Chip faz com que arma só dispare nas mãos do dono

http://f.i.uol.com.br/folha/ciencia/images/11268105.jpegUm pesquisador decidiu encontrar um meio radical -antes existente apenas na ficção científica- para diminuir a violência e os acidentes domésticos: um revólver que só dispara quando reconhece o microchip implantado na mão de seu dono.

O sistema funciona por meio de detecção por rádio. É o mesmo sistema usado, entre outras coisas, para reconhecer os cartões do metrô.

“É um método muito eficiente e, além disso, um dos mais seguros do mundo”, afirma Mário Gazziro, professor da USP de São Carlos e criador do projeto, batizado de “arma inteligente”.

De acordo com ele, o revólver equipado com o sistema de detecção é capaz de disparar em velocidade semelhante a dos “comuns”, o que permitiria, por exemplo, que fosse usado normalmente pela Polícia ou pelo Exército.

Fã de “paint ball”, Gazziro uniu sua experiência nas partidas com uma ideia saída do filme “Distrito 9”. No longa, as armas dos alienígenas não funcionam nas mãos dos humanos.

“Muitas vezes, as armas roubadas de quem tem porte ou mesmo de policiais são usadas contra seus donos em assaltos. Além disso, há cada vez mais acidentes com jovens que encontram as armas dos pais em casa. O sistema de identificação evitaria que isso acontecesse.”

Para adaptar o conceito do filme à realidade, ele usou um microchip comum e já amplamente empregado nos Estados Unidos.

O dispositivo, pouco maior que um grão de arroz, tem um número único de identificação por radiofrequência. É por meio dele que o leitor na arma reconhece o dono.

“O procedimento para implantar o microchip é rápido e praticamente não há inconvenientes”, diz o cientista.

E ele sabe o que está falando. Além de criador, Gazziro foi também a primeira cobaia de seu sistema.

IMPLANTE

Há um ano, ele se submeteu a uma microcirurgia com anestesia local -similar à usada para inserir implantes hormonais contraceptivos. O microchip foi colocado pouco abaixo do dedo mínimo.

O local é estratégico: tem um bom ângulo para o sistema de detecção da arma e também é uma área com alta concentração de gordura e poucos vasos sanguíneos.

RISCOS

Para ser usado no Brasil, o sistema de microchip precisa, primeiro, ser liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que não tem previsão para acontecer. Nos EUA, o chip foi aprovado pelo FDA (órgão americano que regula alimentos e remédios) em 2004.

Como qualquer dispositivo eletrônico, o mecanismo está sujeito a fraudes. Mas a possibilidade de alguém clonar a identificação -a exemplo do que acontece com cartões de crédito- é remota.

“É possível, mas é realmente complicado e exige conhecimentos técnicos avançados. Um criminoso comum não teria esse tipo de habilidade”, avalia Gazziro.

Fonte: Folha

19 Comentários

  1. Como qualquer dispositivo eletrônico, o mecanismo está sujeito a fraudes. Mas a possibilidade de alguém clonar a identificação -a exemplo do que acontece com cartões de crédito- é remota.

    Meu amigo estamos no brasil remota aonde aqui se clona cartão de credito com chip, se lava dinheiro manchado de tinta especial .

  2. É duro convencer um proprietário de arma a implantar um chip na mão.
    Porque não configurar a arma a se comunicar com o chip do celular do proprietário. Difícil alguém que não tenha um celular hoje em dia e não o tenha a vista todo o dia.
    Descomplique, implante de chip nem no Minority Report, o filme.
    [ ]s

  3. Um sistema de criptografia cairia bem, porém elevaria os custos, pois a quantidade de dados à se processar pra liberar a arma seria bem maior.

  4. Concordo implantar chip na mão, não aceito, podemos usar um cartão ou no celular, por exemplo a ORDEM DOS ADVOGADOS nas suas carteiras tem chip.

  5. MEUS PARABÉNS,Mário Gazziro
    .
    .

    O governo deveria obrigar as empresas brasileiras e as importadoras colocar tal dispositivo,embora que o mercado negro não estejam nem ai para isso.
    .
    Más parabéns ao inventou,que com isso irá evitar muitas tragedias nos lares brasileiros,pois para mim era onde nunca se deveria ter tal coisa…..as armas de fogo.



  6. quanta M …

    aquele assassino suicida de 10 anos… matou por culpa dos PAIS .. que ate o presente não foram presos por terem cumplicidade numa tentativa de homicidio ..abandono de incapaz.. contribuirem para um suicidio…cuplicidade em homicidio…ao contrário se solidarizam com o lixo de pai que forneceu a arma do crime

    esse país… em vez de prender os pais que possibilitaram uma crianca ter acesso a arma … fica discutindo motivos do psicotico ter atirado…agora até o colegio é culpado… por não ter detector de metais..fazer revista em lancheira…PQP

    Eu nunca teria uma arma travada por eletronica..vai q a M trava na hora errada…

    tipico de nossa cultura…atiramos a sujeira para debaixo do tapete…o culpado é o vendedor das capsulas deflagradas…é de chorar

  7. Tá loco. Já corre risco de nao funcionar sem isto, imagine com. Mais variáveis de risco de se tomar um tiro?
    Na minha arma que nao vao por esta porcaria. Um bom cadeado em sequencia num estojo blindado ja é suficiente.
    Só falta porem no estatuto do desarmamento este chip como obrigatorio. Já que o totalitarismo exemplar está pondo chip e tecnologia em tudo quanto é canto.. mas reparem.. SEMPRE em situações para controlar as ações da sociedade.
    Sabem quando que vão por para controlar os agentes de serviços e concessões publicas? NUNCA.

  8. Logo vai aparecer algum demagogo que vai querer implantar essa porcaria nas armas regularizadas do pais e dizer que isso diminuira a violencia… a merda é o povo que cai nessas falacias… Brasil, um pais de tolos…

  9. Vejam como o policial americano é tratado pelo estado http://www.autoblog.com/photos/2012-dodge-charger-pursuit-1/#photo-4476476/… aqui é Gol 1.0 pelado, sem ar, direção hidraulica, ou seja, carroça… somente alguns estados disponibilizam viaturas decentes para alguns grupamentos de seus policiais… mas com acesso a intranet via radio, nenhum… o estado brasileiro gosta mesmo é de cobrar imposto e criar mais meios de cobra-lo… o proximo passo deve instituir mais taxas para o cidadão de bem adquirir uma arma para sua defesa… agora, bandido, compra, não recolhe imposto e ainda a usa como instrumento de “trabalho”… ACORDA BRASIL…

  10. Seria um instrumento que teria validade só para evitar acidentes domésticos, mas Nao teria nenhuma validade no combate ao crime, já que criminosos Nao usam armas legalizadas.
    A desculpa ” as armas roubadas muitas vezes sao usadas contra seus donos” também Nao tem validade pois e uma coisa lógica que o assaltante também tinha uma arma e usou-a para realizar o assalto sendo que a vitima somente Nao teve tempo de reagir. E depois o assaltante simplesmente decidiu usar a arma roubada em vez da sua.
    Seria Também muita idiotice colocar esses chips nas armas do exercito e policia. Imagine um confronto no qual vc precise usar a arma de um companheiro para continuar a luta? Nao e algo Tao incomum essa situação, e muito pelo contrário acabaria pondo em risco as vidas dessas pessoas.

  11. Concordo Blue Eyes. E o Ceará? Que comprou Hilux para suas rondas!.. http://1.bp.blogspot.com/-5R81yWW45FY/TcbxA66cmFI/AAAAAAAADcY/YZRLsT1ff-w/s1600/HILUX.bmp
    Eu acho um completo absurdo as forças de segurança usarem veículos comuns.
    Tinha de ter veiculo próprio para isto!.. E blindado!.. Feito por um conjunto de empresas nacionais. Diferentes tipos de carros de segurança.
    Fronteira, Cidade, Rodovias de alta velocidade, Área Rural.

    Uma rajada de fuzil mata todos desta hilux. $$ Que foi pro ralo.

  12. Sou favorável, é uma bela ideia que guardará a vida de muitos. Não me incomodo, pelo contrario, a minha arma é minha e ninguém deve tocar mesmo e muito menos usa-la contra um inocente ou até eu mesmo.

  13. Eu só acho uma coisa não sei se todos ja repararam que o mal tem sempre cara de bem,e o bem tem sempre cara de mal,neste caso este tal chips não passa de ser os sinal da besta isso sim,claro que vai parecer ótimo para enganar trouxas,jamais vão dizer que naõ pode porque é perigoso,senao ninguém colocaria, mas com face de fazer o bem estão é fazendo a vontade de satã,desculpe mas estou sendo sincera, pois no fim de tudo isso o que vai resultar mesmo vai ser uma bela ulcera em quem colocar, pois estão atiçando a ira de Deus!
    Mas claro cada um é livre para fazer o que quer,mas sinceramente as pessoas parecem anestesiados e cegas para achar que tudo vem para o bem,sendo que é tudo ao contrário.
    Fiquem na paz!

Comentários não permitidos.