EUA venderam secretamente bombas anti-bunkers a Israel

http://www.dcn.or.kr/files/attach/images/62/403/059/GBU-28-3A.jpg

Os Estados Unidos autorizaram secretamente a venda de 55 poderosas bombas anti-bunkers a Israel, indicou nesta sexta-feira a revista Newsweek em seu site.

Israel pedia desde 2005 o fornecimento de bombas GBU-28 de alta penetração, capazes de destruir um bunker embaixo da terra. Mas o Pentágono chegou a bloquear o projeto, temendo que Israel transferisse a tecnologia para a China, informou a Newsweek.

O presidente George W. Bush informou ao primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, que as bombas seriam fornecidas em 2009-2010, segundo a Newsweek, que cita autoridades americanas e israelenses, que pediram para não serem identificadas.

Embora não haja sinal algum da venda de 55 dessas armas no site da Agência de Cooperação de Defesa e de Segurança (DSCA) encarregada das vendas de armas americanas, uma autorização de venda de 50 dessas bombas foi notificada pela DSCA no dia 3 de agosto de 2007.

As vendas de armas para o exterior são normalmente alvo de notificações públicas no Congresso, que tem autoridade para eventualmente bloqueá-las.

“Não faremos comentários”, declarou o porta-voz do Pentágono, George Little, que, entretanto, indicou que os Estados Unidos permanecem comprometidos a ajudar Israel a manter sua superioridade militar na região.

Fonte: AFP

25 comentários em “EUA venderam secretamente bombas anti-bunkers a Israel

  1. “vendeu secretamente” ?? Rsrsrsr…ok . Mas quando o Irã debaixo de várias ameaças; compra mesmo com embargo, algum alfinete no exterior o mundo acha um escândalo. A imprensa grita sem parar, etc. Quanta hipocrisia.

  2. Que pais mais escroto esse Estados Unidos!!!

    E ainda tem gente pq existem pessoas que não “gostam” deles!!

    O engraçado é que se fosse a Russia vendendo para a Siria ou Iran ia sair ate no jornal nacional!!!

  3. Israel diz que os palestinos não querem a paz,será que Israel e EUA querem a paz se armando desse jeito?
    Acredito que pela natureza desse armamento, Israel queira utilizá-lo contra o Irã !

  4. “(…) Os Estados Unidos autorizaram secretamente a venda de 55 poderosas bombas anti-bunkers a Israel, indicou nesta sexta-feira a revista Newsweek em seu site.(…)”
    ********
    .
    Quando existe algo errado ou escuso,se faz na calada da noite,escondidinho.
    .
    Para mim,não vejo nada de anormal os EUA venderem armas ao seu protegido e rebelde Israel.
    .
    Más porque fazer isso as escondidas…não entendi…se não é mais uma falcatrua deles…..?

  5. Se for imoral, ilegal estão dentro..violando normas e leis internacionais, vide a guerra do Irak. Falar + o quê sobre a mesma moeda de efígia comum aos dois países (quase q coloco os esses maiúsculos ).sds.

  6. E os EUA continuam usando o povo de Israel nas suas formas de controle armado. Quem perde com isso é a população comum que esta fora dessas políticas, pois quando a coisa apertar pra Israel a sua elite dominante cai fora e com o dinheiro que ganha com isto pode viver em qualquer lugar do mundo.
    E agente vê em andamento um futuro ataque ao Irã.
    Enfim as coisas não mudam na história pois Roma utilizava de Israel em sua política belicista contra todos daquela região e principalmente contra a Pérsia, hoje Irã.

  7. A aquisição dessas armas não seria necessária se o regime fascista iraniano não fosse tão agressivo, em especial a retórica do celerado Adolfinejad

  8. Agressivo?

    Agressivo pra mim é quem ataca um navio cheio de civis e mata uma dúzia deles. Desde a era medieval quem o Irã atacou? Já Israel, só de 1947 pra cá formenta mais guerras que em toda a história milenar do Irã.

    Não entendo como os pró-EUA podem ser tão alienados pela mídia assim.

  9. Eu não acredito no poder destas bombas de penetração. Talvez porque uma ainda nao caiu na minha cabeça, heheh.
    Mas acho que mesclando.. vários materiais.. formatos.. inibe.

  10. Vamos ver o cenário de guerra, onde o alvo será o Irão, eu digo “Será”, pq?:1 – O Atake ao Irã, terá resposta de = ou > intensidade, o ianks podem fazer o q quiser, + ñ impedirá essa resposta, direito legal dos Persas.2- Será uma chacina, pois essas instalações ditas nucleares estão dentro do setor urbano. 3- Se esses atakes forem bem sucedidos a nuvem radioaativa vai chegar até o coração da europa, possivelmente , > q a de Chernobyl.4- O estreito de Ormuz será bloqueado com os mini subs dos Medos e vai causar um afundamento e ou avarias de grande porte nos NAE’s dos ianks e outros navios de guerra dos mesmos.5 – O petróleo vai dar um salto no preço q vai lançar a minha vida , a sua, e do planeta na > mlerda, países vão quebrar de x e os governos “democraticos” q apoiar tal loucura estaram condenados ao ostracismo das urnas.6- O mundo , as populçoes dos mesmo vão culpar os atacantes pela situação vigênte, eu digo,MT BOM. Quem viver verá.

  11. ..ou seja, ninguém vai atacar os Persas , pelos motivos acima exposto e por outros , como a incapacidade ianks de se auto financiar p uma guerra de proporções bem maiores q a do Irak,sebe-se como começa , nunca como irá terminar, se terminar…q são desnecessarios falar; então estão chovendo no molhado. Se fosse o BRASIL o atake seria ontem, ñ temos armas , só estilingues último tipo como os dos miseraveis Palestinos pela covardia expansionistas dos judeus( quase q coloco os êsses maiúsculos ) e Curdos. Sds.

  12. O fato que a cada nova descoberta como essa, Israel corre mais riscos e dá-se mais motivos para o sentimento anti-israel crescer na região e no mundo, o que pensará a Turquia, o Egito e o Irã disso? Mais motivos para uma união, mesmo que temporária para derrotar um “inimigo”.

  13. Carlos Argus,

    È nessa hora que o Israel vai se fazer de vítima do Irã.Vai começar exibir a imagem de holocausto para sensibilizar o mundo.

    Se atacar o Irã, Israel vai inicar uma guerra em que não pode vencer.
    Isarel só tem esse exercíto todo porque os EUA fornecem tecnologia e armas para eles.

  14. Relojoeiro:

    Ao contrário da lavagem cerebral perpetrada pelo grêmio estudantil, o diretório do partido ou subexemplares de uma pseudoimprensa que se autodenomina progressista, O Irã possui um projeto político claro para se tornar o poder hegemônico no O.M. Por isso desenvolve um programa nuclear clandestino cujo propósito é obter armas nucleares, arma e financia a guerra assimétrica travada por Hamas e Hezbollah contra Israel e certamente estava por trás dos protesto no Bahrein. Em reposta a Arábia Saudita compra US$ 60 bi de armas dos EUA e Israel tenta obeter armas como essa. Mas sei que sua mente já encontra-se previamente programada para repetir mais frases prontas contra o sionismo mau

  15. Israel não tem como peitar o Irã ou mesmo a Turquia sozinho. Não tem população, nem exército para isso…muito menos economia para isso. Israel vive valente por aí porque se esconde atrás dos EUA; e enfrenta inimigos muiito mais fracos. E daí que podem jogar bombas no Irã…ela aguenta o tranco da resposta??? Com apenas 11mil Km2( não contando o que roubaram dos palestinos..)como território efetivo, onde Israel acha que vai esconder suas cidades? suas fábricas? seus portos? seus hospitais? suas usinas elétricas e nuclear?? Da chuva de mísseis do Irã!! Se o ataque for nuclear ao Irã ( pura fantasia!) onde os israelenses vão se esconder da respostas de “bombas sujas” ??? Vocês acompanharam a pouco tempo Fukuchima no Japão; pois é, imagina todo o territórios israelense assim…Se os EUA não entrarem nessa junto pode esquecer, Israel não é de nada..mídia não ganha guerra nenhuma. Esses mísseis é para no máximo atacar alguma instalação subterrânea e se esconder depois atrás de algum porta-aviões americano. Mas acho que com o atual Dólar e a dívida monstruosa..pode esquecer…

  16. Até pode ser, + os Persas “ainda” estão desenvolvendo armas atômicas, sobre premissas,enquanto td o planeta sabe q os Franceses ajudaram e a Africa do sul os mesmo, os judeus,(Sem os esses maiúsculos) a montarem o seu arsenal atômico.Então , eu pergunto:Pq os judeu( sem os esses maiúsculos, já falei isso ) podem e o Irã ñ?Ou o BRASIL? O q a nefasta AIEA faz p coibir , pressionar, os judeus(conforme eu disse no acima) a acabarem c suas armas nuclears secretas?ou seus aliados ianks, o fazem contra tais armas?Nada?!?! Então, q os Medos se armem, pois os judeus tbm ñ são confiávies, os Palestinos q o digam.Sds.

  17. EUA vendem secretamente bombas a Israel?
    Como assim secretamente? Secretamente de quem?
    Desde quando os EUA deixaram de vender bombas para Israel?
    Seria o governo Bush que teria vendido sem que o Congresso tivesse aprovado previamente?
    Teria o Congresso negado caso houvesse sido avisado?
    Essas bombas são especiais por algum motivo que sua venda poderia ter sido negada pelo Congresso?
    Pra mim essa é uma informação sem pé nem cabeça.

  18. Ahmadinejad nunca disse que “queria exterminar o judeu de bem”, disse que “é contra os mentirosos, corruptos e chantagistas que dizem ser judeus e que só pensam em dinheiro” (sionistas que governam Israel), mesmo porque o judaísmo não tem nada a ver com o sionismo.

  19. Essas bombas de 5.000 libras (2,5 t) são as maiores armas ar-sup existente no arsenal americano passível de ser levado por um caça, e assim mesmo só pelo F-15.
    Existem “brinquedos” maiores, mas transportáveis apenas por bombardeiros e aviões de transporte, que são a MOAB, a MOP e a BLU-82.
    Na verdade essas armas de 5000 libras de peso só são menores que os mísseis ICBM Minuteman, os SLBM Trident II e o míssil antibalístico GBI, além é claro das bombas que mencionei antes.

  20. Dieg0 disse:
    24/09/2011 às 17:35
    Ahmadinejad nunca disse que “queria exterminar o judeu de bem”, disse que “é contra os mentirosos, corruptos e chantagistas que dizem ser judeus e que só pensam em dinheiro” (sionistas que governam Israel), mesmo porque o judaísmo não tem nada a ver com o sionismo.
    .
    Se existe uma fronteira assim tão bem delimitada entre “judeus do bem” e judeus do mal, qual seria essa fronteira na mente doentia do celerado fascista Adolfinejad? e sendo que ele seria “contra” os judeus adeptos do sionismo,movimento cujo propósito é a criação de um Estado Judeu(Israel) resta claro a oposição do celerado à existência de Israel como Estado ou seja, resta evidente que ele realmente pregou(e prega) a destruição do Estado judeu.

Comentários não permitidos.