Chefe militar dos EUA acusa Paquistão de apoiar ataque a embaixada

http://www.pakistankakhudahafiz.com/wordpress/wp-content/uploads/2011/07/large_US_Pakistan_Mike-Mullen_Dec10-08-Meye.jpg

O mais graduado oficial militar americano, o almirante Mike Mullen, acusou nesta quinta-feira a agência de inteligência do Paquistão de dar apoio ao grupo militante Haqqani, supostamente responsável pelo ataque à embaixada dos Estados Unidos no Afeganistão, na última semana.

Durante audiência no Senado, Mullen, que é chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos, disse que “a rede Haqqani atua como um verdadeiro braço da Agência de Inteligência do Paquistão”.

ataque à embaixada e outros prédios oficiais na terça-feira da última semana deixou 25 mortos, entre eles 11 civis, quatro policiais e dez militantes.

O ministro do Interior do Paquistão, Rehman Malik, no entanto, já havia negado declarações parecidas de oficiais da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e de diplomatas americanos.

Em entrevista à BBC, Malik disse que o Paquistão está determinado a lutar contra todos os grupos militantes que atuam na fronteira com o Afeganistão.

‘Informação consistente’

O almirante Mullen disse aos senadores que com apoio do serviço de inteligência paquistanês, o Haqqani “planejou e conduziu o ataque com um caminhão-bomba”.

“Também temos informações consistentes de que eles estiveram por trás dos ataques contra o Hotel Inter-Continental de Cabul em 28 de junho e de uma série de outras operações pequenas, mas efetivas”, disse Mullen, que no fim do mês deixa a chefia do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas.

Em julho, o almirante Mullen já havia responsabilizado o governo paquistanês pela morte do jornalista investigativo Saleem Shahzad, o que foi negado por Islamabad.

A rede Haqqani, um aliado do grupo afegão Talebã, é acusada de comandar vários ataques contra alvos ocidentais e também indianos (dada a animosidade entre Índia e Paquistão), bem como contra prédios do governo do Afeganistão.

Autoridades paquistanesas com frequência descrevem a rede Haqqani como um grupo predominantemente afegão. Segundo especialistas, no entanto, a rede tem origem no interior do Paquistão.

As declarações de Mullen são mais uma mostra da deterioração das relações entre Estados Unidos e Paquistão, que ficou aparente durante a morte do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, em território paquistanês. Na época, autoridades americanas acusaram Islamabad de dar apoio aos militantes islâmicos.

Ação no Paquistão

No início deste mês, autoridades em Washington deixaram claro que podem atacar alvos da Haqqani em solo paquistanês se Islamabad não combater os militantes.

Na entrevista à BBC, o ministro do Interior paquistanês disse que seu país tem tomado “ações estritas” contra o grupo.

Segundo Malik, os esforços do governo muitas vezes são frustrados porque nem o Paquistão nem o Afeganistão têm o controle pleno de suas fronteiras.

Fonte: BBC Brasil

25 Comentários

  1. Invadem a casa do cara, e ainda chingam ele! Depois que saem. Heueheh..
    OTAN quadrilha!.. Detona Geral!..
    EUA:” Sim o Paquistão é terrorista! Se eu digo que sim é porque sim! Por que? Vai encarar?..”

  2. .
    .
    —–
    “No início deste mês, autoridades em Washington deixaram claro que podem atacar alvos da Haqqani em solo paquistanês se Islamabad não combater os militantes.”
    —–
    .
    Vai usar os Drones que matam milhares civis em efeitos colaterais???
    .
    Está querendo até o Paquistão como inimigo… um dia isso tudo acaba, esse poder e essa capacidade de usar o porrete… e quando acabar, eu não vou ter pena nenhuma de vocês, pois cada um colhe aquilo que planta…
    .

  3. “um dia isso tudo acaba, esse poder e essa capacidade de usar o porrete… e quando acabar, eu não vou ter pena nenhuma de vocês, pois cada um colhe aquilo que planta…”

    Disse tudo! não podemos ter pena dos yankees, porque quando esse dia chegar eles vão pagar. cada criança, cada velho,cada mulher, cada homem americano vai ter-de pagar …

  4. um dia eles iram entra em uma briga que não vão conseguir escapar por falta de aliados e o brasil esta se aliando a eles.
    um dia a casa cai e quando cair cai toda a rede… fica esperto Brasil.

  5. Futuramente, o Paquistão será inimigo dos EUA. O Paquistão ainda não engoliu a invasão do território deles, que levou a morte do Bin Laden. OS EUA violaram a Soberania do Paquistão.



  6. matar terrorista chefe de genocidas.. que soberania o kct.. vai para cima e bala na cabeça…

    senta o dedo… depois a gente negocia os termos da rendição(ok, jogaremos seu corpo no mar)…rsrsrsr

  7. Gilad Atzmon: American Tragedy
    .
    http://www.gilad.co.uk/writings/gilad-atzmon-american-tragedy.html
    .
    Traduzido pelo Coletivo da Vila Vudu
    ———————————————-

    O repórter Yitzhak Ben-Horin de Ynet, em Washington, produziu ontem leitura clara e sucinta do recente discurso de Obama à Assembléia Geral da ONU:
    .
    “Um Likudnic [1] na Casa Branca.” / “Netanyahu não teria escrito melhor.” / “Obama hoje, está alinhado com o partido Likud.” / “Obama é presidente pró-Israel (…) Desde janeiro de 2009, ofereceu a Israel tudo de que Israel precisou no campo diplomático e em termos de segurança”. [2]
    .
    Obama vai mal nas pesquisas. Claramente precisa ter o lobby Judeu ao seu lado. Ontem, o presidente dos EUA “entregou”; e o lobby reagiu rapidamente – “Israel não tem melhor amigo no mundo, hoje [que Obama]”, escreveu o presidente do Conselho Nacional dos Judeus Democratas [ing. National Council of Jewish Democrats], David Harris.
    .
    Segundo Ynet, horas antes do discurso à Assembleia Geral da ONU Obama tomou providências para que eleitores judeus prestassem atenção ao que diria lá.
    .
    “Três assessores de Obama organizaram reunião com apoiadores do presidente e líderes da comunidade judaica. Os assessores, todos judeus, pediram aos apoiadores que “divulgassem a palavra” de que Obama faria discurso pró-Israel, que “manifesta suas posições mais sinceras e genuínas” e “implorou que todos prestassem muita atenção ao discurso do presidente.”
    .
    Os três assessores judeus “destacaram que os Republicanos distorceram intencionalmente as palavras de Obama, para mostrá-lo como presidente anti-Israel, sem, de fato, qualquer argumento que confirme as palavras dos Republicanos.”
    .
    Se ainda havia alguém idiota o bastante para crer que os EUA poderiam algum dia ajudar a construir alguma paz no Oriente Médio, a verdade, agora, apareceu, à vista, inegável. O mundo político nos EUA está evidentemente sequestrado por um lobby estrangeiro, que representa interesses estrangeiros. Os EUA não conseguirão salvar-se, sozinhos, desse sequestro. O que vemos hoje, frente aos nossos olhos, é, basicamente, uma tragédia.
    .
    A tragédia grega sempre mostra a queda de um herói nobre, que cai, quase sempre, por uma combinação de húbris, destino e a vontade dos deuses. A tragédia dos EUA contém os mesmos elementos. Os EUA sempre se viram eles mesmos como ‘herói nobre’ desde a fundação da nação, e a húbris não é estranha à cultura norte-americana. O destino dos EUA está escrito na parede já há algum tempo. E, sobre deuses, alguém adivinha de que deuses se trata? Acho que Obama e seu partido acreditam que conheçam muito bem os que tentavam acalmar, ontem à noite. Acham que conhecem muito bem os deuses deles, porque vergonhosamente se misturam, o presidente e aquelas pessoas, uma vez por ano, na reunião anual do AIPAC [American-Israel Public Affairs Comittee].
    .
    Mas é possível que Obama e seus “assessores” estejam errados, nesse ponto. Os “deuses” deles não são absolutamente estúpidos, e já entenderam o que Obama está tentando arquitetar, como escreveu Ben Horin ontem. Eles sabem o que “segundo mandato de Obama” significa para Israel, em termos de política. Lembram, por exemplo, que na campanha eleitoral em 2000, George Bush prometeu transferir a embaixada dos EUA, de Telavive para Jerusalém; mas, quando foi reeleito, pressionou Sharon a retirar-se da Faixa de Gaza. Lembram também que o mesmo George Bush foi o presidente que apareceu ao lado de Mahamoud Abbas (Abu Mazen) e declarou que as negociações com os palestinos deveriam considerar a fronteira do armistício de 49.
    .
    Obama ilude-se, se supõe que tenha conseguido seduzir os “deuses”, e que eles agora estariam ao seu lado.
    .
    Ontem Obama cometeu grave erro pessoal. Mas pelo qual pagarão os norte-americanos, os israelenses e os palestinos. O que se vê aí é uma tragédia clássica, porque os EUA não têm poder político para salvarem-se, eles mesmos, dessa sua própria tragédia.
    .
    A única questão que talvez ainda interesse, nesse ponto da história, é quanto tempo os EUA demorarão para conseguir emancipar-se desses “deuses.

    .

    Notas dos tradutores
    [1] Do partido Likud (“União”, em hebraico), israelense, da direita conservadora; é uma coligação liderada pelo partido Herut dos sionistas conservadores. O Likud lidera o governo hoje em Israel, tendo como primeiro-ministro Benjamin Netanyahu; o partido tem 27 cadeiras no Parlamento, numa coligação que conta com 66 votos.
    [2] 19/9/2011, em: “Obama is the best thing Israel has going for it”

  8. “os EUA são obrigados a obedecer ao que Israel ordene, ao mesmo tempo em que fingem que não são pau mandado de Israel.”
    .
    “Washington paga pelas colônias ilegais(Palestina/Cisjordania). Washington guerreia contra virtualmente todos os inimigos de Israel. Washington antagoniza letalmente 1,3 bilhão de muçulmanos em todo o mundo. Washington consome trilhões de (seus) dólares… e entrou em bancarrota, para manter uma “guerra ao terror” – que é guerra de Israel.”
    .
    (Pepe Escobar)

  9. Entanto os drones atacam no Paquistão, lá “em casa”, na blessed América, loiras de olhos verdes viram muçulmanas.

    http://www.youtube.com/watch?v=OFnQQahZMag
    americanos e europeus estão com muuuuito meeeedo do ISLÃ
    .
    Cidadãos desses países foram cúmplices das suas elites durante décadas, agora a consciência reclama afastar-se dos crimes contra a humanidade cometidos por americanos e sionistas, e o Islã é o caminho mais rápido.
    .
    Aqui no Brasil, não temos esse problema, o Brasil chegou a sétima economia sem invadir(roubar) outros países, acho um caso único no ocidente. (ainda que considero o BR já não ser ocidente nem 50%, ou talvez seja um novo tipo de ocidente).
    .
    A diferença do Brasil com EUA (e seus lacaios França e Israel) é tão grande, que talvez seja mesmo o Brasil um novo tipo de civilização, como vários temos comentado neste espaço de liberdade e análise que é o PlanoBrasil.
    ———-

    Pergunta: Por que o povo americano não responde maciçamente ao chamado dos técnicos que demonstraram a demolição das torres gêmeas?

    Porque o povo americano é cúmplice, foi cooptado pelo governo paralelo (CIA NSA Bancos) e ainda sabendo prefere continuar fingindo que está todo ok.
    .
    Mas esse não é problema nosso, nosso ‘problema’ é sim que mais e mais brasileiros analisem as notícias da TV e a mídia, entendam que a maioria não passam de mentiras inventadas por psicólogos publicistas roteiristas etc.

    Seguramente o Osama nem estava naquela casa, e obviamente o cara está vivo, como seguramente está vivo também o outro agente americano o Saddam Hussein (a mudança de visual, barba etc, ocultou o truque).

    Está chegando a hora de avaliar se realmente o regime americano foi melhor que o nazismo.
    A tática nazista era invadir e anexar, a tática dos americanos é a destruição de todas as demais nações por guerra entre elas ou por guerras civis.

  10. Loira Britânica fica chocada e parte para as lágrimas ao sentir o chamado para a oração.
    http://www.youtube.com/watch?v=Fae71DYzGpo
    Vamos estudar o caso,
    os americanos e europeus tem uma vida espiritual quase nula, a maioria vive num mundo de frivolidade cujo verdadeiro deus é o dinheiro, é o lugar ideal para a difusão do fundamentalismo.
    .
    O cara acorda para uma vida sem sentido, se reconhece cúmplice dos que levam a destruição a todos os cantos do globo, e obviamente ou continua sua vidinha opaca ou se revolta.
    .
    É o problema por exemplo dos sionistas, não existe coisa que incomode mais um sionista que o fato de uma mulher ou um adolescente cometer suicídio (homens-bomba) provavelmente para vingar a morte de algum familiar.
    .
    O que está por tras disto é o idealismo, ou seja viver para cumprir um ideal não pra roubar o vizinho.
    Que ideais têm hoje os americanos?
    “levar a democracia” ao Iraque Líbia e agora Paquistão?
    Mas tudo mundo sabe que os EUA o que realmente levam é a guerra civil, a divisão, a instabilidade.
    .
    O povo americano agora é vítima da elite que ele apoiou, mas como dizia o poema daquele religioso luterano “agora me levam a mim, mas já é tarde” (comunas e judeus por engano atribuem esse poema a Brecht)

    a música original:
    http://www.youtube.com/watch?v=27HRW0R30RE
    Para mim a lógica está por cima de qq religião, mas reconheço que a religião é parte da cultura de um povo.
    Quando um cara dá a vida por uma religião, não está dando a vida por essa religião, mas por sua cultura seu povo sua terra sua familia.
    É provável no futuro nós vamos ter que pôr nossa vida ao serviço da nação. A mídia internacional vai falar de nós como terroristas etc, todo o que falam de outros povos. Aí nós vamos dizer como o monge alemão “agora é nossa vez, mas já é tarde”.
    —————————-
    Independência Militar
    Mais uma vez: não adianta compras de prateleira, só a produção nacional o domínio do processo tecnológico da fabricação de armas garantirá a independência militar do Brasil.
    A idéia de o governo ser dono de pelo menos 51% das ações com direito a voto deve se difundir o mais amplamente possível. Fábricas controladas por investidores extrangeiros não garantem nada.
    O que os americanos chamam a guerra contra o terror, é simplesmente uma guerra dos EUA contra o resto do mundo (mundo onde nós estamos inclusos).
    ————————–
    Os EUA são governados pela elite de banqueiros, existe algum judeu, como existe algúm árabe sei lá. Mas isso de os judeus governar os EUA é invento sionista. A “guerra contra o terror” não é do Israel é da elite financeira ocidental, Bilderberg, Israel é só um soldado.

  11. A GUERRA DAS COREIAS,NOVA VERSÃO?
    .
    De um lado,o Império decadente americano e a sua gang do norte,e do outro;os Paquistanês,alquaeda,China e a Russia
    .
    .
    *********
    “(…) o almirante Mike Mullen, acusou nesta quinta-feira a agência de inteligência do Paquistão de dar apoio ao grupo militante Haqqani, supostamente responsável pelo ataque à embaixada dos Estados Unidos no Afeganistão, na última semana.(…)”
    *********
    .
    .
    Quando o EUA estava dando dinheiro ao governo paquistanês,o serviço secreto deles,do Paquistão,fazia o jogo duplo sendo anfitrião do Bim Laden.
    .
    E agora com o ocorrido e a redução da mesada,ajuda financeira ao Paquistão,eles ficaram mais a vontade de ajudar a queles que eles tem afinidade ideológica.
    .
    Só que Almirante,os Paquistaneses tem bombas nucleares assim como vocês;o risco de um artefato nuclear cair nas mão de terrorista nunca esteva tão propicio como agora.
    .
    *******
    Obama já aprovou o ataque furtivo às Armas Nucleares Paquistanesas.
    .
    http://dinamicaglobal.blogspot.com/2011/06/obama-ja-aprovou-o-ataque-furtivo-as.html
    .
    ******
    .
    OBS:
    .
    .
    O Paquistão com a China como seu guarda-costa,os EUA deveram ter mais cautela!
    .
    Nem a Índia que entra nesse rolo,a não ser que a CIA arranje um jeito de comprometê-los neste rolo todo.

  12. kkkk…duvido os EUA peitarem o Paquistão que tem armas nucleares..que isso meu povo, vcs estão loucos? hahahha eles só invadem país pobre e favelado. Esquece isso..

  13. “(…)AMIZADE É VOLÚVEL.
    .
    Contra os russos, os Talibãs eram os aliados, aliás, eram os heróicos combatentes da liberdade. Depois, acusados do ataque às Torres Gêmeas, foram demonizados como os mais cruéis dos inimigos. Agora, influentes no ataque ao Kadafi, estão prestes a serem reabilitados.
    (…)”

    ********( Cometário Gelio Fregapani;DEFESANET)
    .
    http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/2887/Cometario-Gelio-Fregapani—Rumos-da-Politica-Internacional—Politica-Governamental

  14. Ta na hora do Paquistão tomar medidas mais firmes às alegações dos EUA, eles já são uma potência nuclear e mesmo assim tem uma postura mais subjugada que nós brasileiros, o Paquistão já pode seguir o exemplo da China e da Rússia e começar a cortar as asinhas dos EUA.

    Não custa nada fazer uma aliança militar com a China, já que os EUA treinam frequentemente com os indianos.

Comentários não permitidos.