Uruguai recebe M41-C do Brasil

M41-C

Por Hélio Higuchi e Paulo Roberto Bastos Jr.

Já se encontram em poder do Exército Uruguaio (EU) os quatro primeiros carros de combate (CC) M41-C, que foram doados pelo governo brasileiro.

O veículo é resultado de um reprojeto do carro de combate leve estadunidense M41/M41-A3 Walker Bulldog, dotado com o canhão M32, de 76mm, que o Exército Brasileiro (EB) começou a receber em quantidade cada vez maiores a partir dos anos de 1950, tornou-se a espinha dorsal da força de blindados brasileira. A partir da década de 1970, depois da explosão do preço dos combustíveis, o custo de operação de seu motor original, o Continental AOS 895-3 6 cilindros à gasolina, tornou-se proibitivo e começaram estudos para analisar a viabilidade de sua troca e uma possível atualização desse bom veículo. Chegou-se ao M41-C Caxias, projeto do CTEx com a empresa paulista Bernardini, que era um CC atualizado para os padrões da época, com um alto índice de nacionalização de componentes, dotado de um motor Scania DS14 V8 Turbo diesel e com o canhão recalibrado para calçar munição de 90mm, entre outras modificações. A partir da virada do século, com a chegada de equipamentos mais modernos, o EB gradualmente retirou os M41-C de suas unidades entregando-os aos Parques de Manutenção,  onde ficam aguardando sua baixa.

O EU, que há tempos vem sofrendo com uma quantidade insuficiente de meios, demonstrou interesse em receber até 80 M41-C já desativados, ou em processo de descarga dos Regimentos de Cavalaria Blindada (RCB), que ainda o utilizavam, para serem colocados em uso e também para servirem de repositório de peças. Este ano, já esteve no 9º RCB, de São Gabriel (RS), uma das unidades que cederá os M41-C, o capitan Javier Buscone, do EU, para vistoriar as viaturas disponíveis. Foram selecionados 25 dos 29 oferecidos.

Outro motivo do interesse uruguaio pelo carro é o fato de que já operam uma versão muito parecida com a brasileira, o M41A1 UR, da qual foral adquiridos 22 da Bélgica, depois de recuperados na Alemanha e, em 1998, foram modernizados também pela Bernardini, onde que receberam um motor similar ao dos brasileiros. Entretanto, optaram por equipá-lo com um canhão novo, o Cockerill Mk IV, de 90mm. Receberam as matrículas de E3048 a E3069, sendo que 20 deles estão baseados no Regimiento de Caballeria Blindado Nº 2, na cidade de Durazno, juntamente com um esquadrão de M113 e, os dois restantes estão no Regimiento de Caballeria Nº 4, em Montevideu. Os M41-C destinados ao Uruguai estão no 3º Batalhão Logístico, de Bagé (RS), onde serão revisados antes de serem entregues.

Fonte: Tecnologia & Defesa

29 Comentários

  1. OHHHH ja tava na hora de dar ou joga fora esas

    tranqueiras esse tank foi maior tiro alvo que os

    Chinas e

    Coreano tiverao na guerra das Coreias .

    outra tranqueira que serviu de tiro a o alvo foi Sherman

  2. Pura falta de imaginação.
    Esses blindados poderiam ser aproveitados pelo EB com a adaptação de uma bateria de lançadores de mísseis produzida pela Avibrás. O veículo sobre largatas poderia ter acesso a vários tipos de terrenos. Uma outra opção seria dotar o velho M41 de um sistema de controle remoto similar aos VANTs para não expor soldados em determinadas circunstâncias.
    O país não tem visão nessa área, apesar de possuir vários centros tecnológicos e de engenharia militar. Temos q ser ousados e temos que inovar.

  3. Estou com pena do Exército Uruguaio,receber material do Exército Brasileiro que já o adquiriu usado é mesmo o fim!
    Se o Exército Brasileiro ,com todo o respeito aos que la trabalham tirando água de pedra, já é uma sucata! imagine o Exército Uruguaio ?

  4. A doação é para trazer mais para o nosso lado o Uruguay, da mesma forma que o governo brasileiro procura fazer com os outros vizinhos. Nunca se sabe o dia de amanhã! No caso do Uruguay, na fronteira com a Argentina, é melhor eles estarem mais “próximos” de nós do que dos argentinos. Como eu disse, nunca se sabe…

  5. Como dizem: Putz Grilo, doar…!!!??? Fazer escolha, revisar… não entendi nada. Nasci no tempo errado. Depois me dizem que não tem orçamento…tatati tatatá. E a criatividade onde fica??? Esta certo o Eduardo Wanderley. Outra, se for para dar porque não usam para tiro ao alvo, treinam a tropa, e depois vende o ferro velho para siderurgica? Te garanto que com o peso deles dá uns dimdim.



  6. essa porcaria de tanque de guerra… so serve para pavimentar o chão com os corpos dos que são contrários a ditadores…

    atualmente tanque de guerra é um trambolho… nada que um aviao robotizado a 4000m não pulverize…

    não foi uma doação e sim um novo alvo…rsrsrs

  7. Olha a maldade do Francoorp…
    O Eduardo Wanderley é bom pacas. Bem lembrado.
    Vamos fazer valer para o M-60, antes que o Francoorp faça outra maldade.

  8. Ótima idéia.
    O Brasil já tem seu programa de blindados com o Guarani, Leopard 1A5, revitalização dos M 113 e por aí vai.
    Esse material está em ótima condição de uso e mais uma garibadinha e o Uruguai que é da UNASUL terá material a disposição.
    Nós estamos comprando avião usado e reformando e eles podem receber doação de blindados , sim.

  9. Tem que trazer para o nosso lado sim!.. Tem muita região chave para invasão na AS que Uruguai, e outros países próximos possuem. Mas poderiam fazer mais!.. Armar toda a AS com um programa de produção e fornecimento de materiais bélicos. Melhor nossos vizinhos armados e do nosso lado, ajudando a soerguermos nossa industria bélica, com mais mercado para tais armamentos, do que continuarmos nesta, e os vizinhos nesta também. Porque EUA.. França.. China.. Russia.. estão todos aliciando estes países! Ou tentando!.. Com toda a certeza. Para no final corrermos o risco de ficarmos sozinhos na AS.

  10. Ser ousados e inovar, são palvras q ñ existem na cabeças de certos comandantes Brucas, se um desses cair possivelmente vai ficar de 4 p sempre…trágico p´ser dizer o mínimo.

  11. Não vejo problemas em fazer a manutenção na amizade de dois vizinhos – não estavas sendo usados mesmo e agora pelo menos tiveram alguma utilidade, afinal o Uruguai é um país aliado.

    sds

  12. Vai parecer maluquice ou besteira o que vou falar aqui, mas seria de suma importância um estudo aprofundado nesse e em outros veículos blindados do EB ( OSÓRIO , M60-A3TTS , LEOPARD-1 A3 etc..) , assim reaprenderemos a tecnologia para desenvolvimento e fabricação de veículos blindados sobre lagartas .
    Muito dos armamentos novos hoje em dia , advem de tecnologia de armamentos ultrapassados ( BERETA M82-A2 , M4 , METRALHADORAS , M1A2-ABRANS etc..), mas no Brasil ,acreditam que a tecnologia moderna foi repassada para os Americanos por alienigenas rsrs , complicado essa falta de visão !!!

  13. Esses blindados estavam enferrujando, sem utilidade real a anos.
    Melhor doar aos amigos uruguaios, para que tenham uma condição mais util.
    Brasileiro também só pensa no “proprio nariz”…
    Com o perdão da palavra.. “só quer comer.. mas não quer dar”.

    E não é assim que funciona.

  14. Qual mal tem em doar os tanques aos Uruguaios?
    Nenhum.Mais eu doaria era mesmo para a policia civil e militar do estado do Rio,para ser utilizado no combate ao narcotráfico!

  15. Esse é o nosso Brasil!
    Aqui se doa de tudo: aviões, helicópteros,tanques, dinheiro,etc…

    Será que não dava pra transformar a carcaça(aproveitar a lagarta) do M41 em um sistema de lançamento de mísseis anti-aéreo.??

    Vão dizer que não tem um engenheiro capacitado e competente que não consiga projetar um troço desse???

  16. Ótima iniciativa do governo brasileiro manter boas relações com nossos vizinhos. Para nosso exercito esses tanques já tinham passado da hora de serem desativados e porque Nao aproveita-los para reforçar nossa amizade com o Uruguai? Economicamente eles Nao tem mais valor e reaproveita-los em outra tarefa e uma ideia um tanto idiota. Nao precisamos de carros de combate antigos sendo remanejados e sim uma modernização de nossas forcas adquirindo novos e modernos meios.

  17. e dizer que não faz muito tempo em que eu estava no 9ºRCB em São gabriel olhando um amontoado de shermans que estavam sendo sucateados, os Oficiais tudo orgulhoso com os M-41…eo que mais me corroe é que hoje estamos passando adiante estes e recebendo o que os outros não querem mais…

  18. Bobagem doar faz bem, mantém a força de blindados Uruguaia ativa e ai depois entram no sistema dos novos tanques como a Argentina, usem a cabeça.

  19. Senhores,

    Fui comandante de esquadrao cc na epoca dos M41C. Esse projeto de modernizacao feito pela Bernardini foi o supra sumo da incompetencia e do mau uso do dinheiro publico. O CC tinha varios problemas como canhao com raia excentrica, nao foi substituido o sistema de pontaria, ou seja, era o original dos anos 50. Foi feito um “puxadinho” na blindagem para acomodar o novo motor q transformou o carro num frankestein. Lixo, lixo e lixo. No maximo podia ser usado para alvo.

Comentários não permitidos.