Em foco: Embraer

Embraer mantém produção e vê forte demanda na China Por Carolina Marcondes A crise que está atingindo principalmente os Estados Unidos e a Europa preocupa, mas a fabricante brasileira de jatos Embraer não está vendo sinais de que isso possa afetar a carteira de pedidos da companhia. A Embraer descarta a possibilidade de reduzir a produção em 2012, segundo o vice-presidente de aviação comercial da fabricante, Paulo Cesar de Souza e Silva.

A fabricante deve manter ou elevar o ritmo de entregas de aviões comerciais em 2012, disse o executivo. “Estamos com um nível de produção muito forte, estamos com uma carteira (de pedidos) bastante forte… Não temos necessidade de um plano para reduzir a nossa produção”, disse ele a jornalistas nesta quarta-feira após entrega de um avião Embraer 190 para a Alitalia.

Na terça-feira, a rival mais próxima da Embraer, a canadense Bombardier, anunciou que diminuirá a fabricação de jatos regionais modelo CRJ a partir de janeiro do ano que vem. “A situação da Embraer hoje é diferente da Bombardier. Nossos E-jets (jatos de 70 a 118 assentos) são muito bem aceitos pelo mercado”, afirmou o vice-presidente da Embraer. A Embraer deve entregar cerca de 100 jatos comerciais em 2011. “Para o ano que vem não estamos vendo um número que seja menor que o desse ano.” As ações da Embraer avançavam 6,35 por cento às 15h55, cotadas a 12,05 reais, contra alta de quase 1 por cento do Ibovespa no mesmo horário.

DEMANDA CHINES

A Mais cedo nesta quarta, a Embraer informou que estima uma demanda de 975 novos jatos regionais nos próximos 20 anos na China, um dos mercados de mais rápido crescimento no setor aéreo no mundo. Segundo a companhia, da demanda total prevista para China nas próximas duas décadas, 520 aviões serão para entre 91 e 120 passageiros.

Outros 440 jatos terão capacidade para 61 a 90 assentos e os 15 restantes serão de jatos menores, com entre 30 e 60 lugares. Nas contas da fabricante brasileira, os 975 jatos para o mercado chinês correspondem a 13 por cento da demanda global no período. A Embraer afirmou que o mercado mundial de aviação mostrou sinais de recuperação em 2010, após a crise econômica de 2008, e que a China tem se destacado como região com crescimento mais rápido do mundo no setor.

PROJETO NA AVIAÇÃO COMERCIAL

Até o final deste ano haverá uma definição da Embraer sobre alongar o avião Embraer 195 ou lançar uma nova família de aeronaves de maior porte. “A gente tem uma informação importante… A Boeing finalmente anunciou que vai fazer a remodelação dos aviões dela (modelo 737). Essa é uma informação importantíssima que estava faltando para que a gente possa concluir os estudos e anunciar até o final do ano”, disse o vice-presidente da fabricante.

Fonte: O Globo


Embraer: fábrica na China continua inoperante

Por Silvana Mautone

A Embraer continua negociando com o governo chinês para produzir aviões executivos no País. “A negociação ainda está em curso, ainda faltam detalhes”, afirmou hoje o vice-presidente de aviação comercial da Embraer, Paulo Cesar Souza e Silva. Questionado sobre quando deve ocorrer o início da produção, ele disse acreditar “que no começo do ano que vem já tenha alguma coisa”. O executivo também informou que ainda não há encomendas para os aviões Legacy 600 que devem ser produzidos na fábrica chinesa.

No último mês de abril, durante visita da presidente Dilma Rousseff à China, a Embraer fechou acordo para produzir no País o jato executivo Legacy 600, o que evitaria o fechamento da fábrica que a companhia possui desde 2002 na cidade de Harbin, em parceria com a estatal Aviation Industry Corporation of China (Avic). Anteriormente, a Embraer produzia no local o modelo 145, para o segmento de aviação comercial, mas a China, que está incentivando o desenvolvimento da sua indústria de aviação, não quis que a Embraer continuasse produzindo no País aeronaves comerciais.

De acordo com Silva, a Embraer possui hoje na China mais de 70% do mercado de aviões entre 70 e 120 lugares e, apesar da China estar desenvolvendo aviões para esse mercado, ele acredita que a Embraer deve manter a liderança nesse segmento no País nas próximas décadas. “Já temos uma grande presença nas principais empresas aéreas da China. Por isso acreditamos que será possível manter uma posição de liderança nesse mercado.”

Fonte: Veja


Jato chega ao mercado em 2015

O jato cargueiro militar KC-390 tem previsão de chegar ao mercado em 2015, caso o cronograma inicial do projeto não tenha atraso.

A previsão é que o jato deve começar a ser produzido em 2013 (primeiro protótipo) e o primeiro voo deve ser programado para 2014.

A expectativa da Embraer é que a produção seriada do jato seja iniciada no final de 2015.

A FAB tem a intenção de comprar pelo menos 28 unidades do cargueiro, para substituir a frota de aeronaves.

A Embraer Defesa e Segurança, responsável pelo desenvolvimento do projeto, tem firmado parceria com empresas e outros países para participação conjunta no programa.

A empresa já firmou acordos e eventual compromisso de venda da aeronave para Argentina, Chile, República Checa, Colômbia, entre outros.

Fonte: O VALE

18 Comentários

  1. Dandolo, estatal no Brasil não dá certo. Botam logo um indicado político!.. Parecendo fatia de bolo!.. E raramente alguém competente para a função. Demoram mais tentando entender as coisas do que fazendo de fato, aí depois de já quase engrenarem o sistema, termina os 4 anos!.. heheh

  2. Que a EMBRAER ,então, crie uma empresa p construir o n caça , ainda q frankstain, turbinas dum país, aviônico de outros….+ por favor, construam p o próximo anos um CAÇA p as condições e necessidaddes BRASILeira,com carateristicas furtivas, multitudo,mach 2,5 com supercrusseir e td essas tecnológias; com certeza vai ter mercado tbm p o mesmo.

  3. A China produz o seu material bélico em estatais. A Nasa é estatal. Deve haver parceria das Estatais com as Empresas Privadas na fase de desenvolvimento. O problema é o seguinte: A Avibrás vai cobrar quanto por um foguete ? Digamos que seja 300 mil dólares. Esse foguete na estatal sairia por 10 x menos. Poderá ser uma empresa mista, do tipo Petrobrás e BB, mas sob o controle do governo. A sociedade deve impedir que políticos venais se apossem dessas empresas em proveito próprio. A China manda fuzilar os políticos corruptos,o Irã manda cortar as mãos e os EUA dão uma pena severíssima. No Brasil tem que ser assim também. Desviar dinheiro público é coisa muito séria, pois é menos recursos na saude,saneamento e segurança, e muitas pessoas estão morrendo por causa disso.Desviar o dinheiro do povo é um assassinato em massa, por isso os chineses furam a nuca de um indivíduo desses, para servir de exemplo.

  4. Jába,o corpulento;

    Nada de meritocracia e estabilidade no emprego. CLT e medida do desempenho na prática. Se o cara não produzir, rua. Não pode politizar e chamar os amigos, os amigos dos amigos, os fidalgos (filhos de algo), os bajuladores e apadrinhados políticos. Se não houver uma boa gestão, nada vai pra frente.
    Como é na NASA e na China ? Vamos pesquisar.

  5. O interessante nesse caso , seria uma PPP ( Parceria Público Privada.)50% das ações da Montaer ( Embraer) nas mãos dos atuais sócios & 50% das ações nas mãos do Governo Federal.
    Mas preferiram dar a antiga Embraer de ” mãos beijadas ” para os Europeus , agora já era !!!

  6. Amigos, vejo muito criticarem a Embraer por montar aviões como se fosse uma montadora.Mas TODAS as empresas de aviação são assim,a Boeing não produz 100% das peças que necessita o mesmo ocorre com todas as empresas da Europa a China.
    Temos que incentivar e CAPACITAR empresas nacionais a orbitarem em torno da Embraer suprindo de toda a tecnologia que ela precisa,mas as mesmas precisam estar plenamente habilitadas a tanto,tal qual está a Embraer.

  7. Seria muito bom que tivéssemos mais do que 1(uma) fábrica de aviões;uma para aeronaves civis e a outra para militares. Elevaria o nosso status tecnológico e industrial. Há também o problema do sigilo tecnológico (espionagem industrial), por isso é interessante que esteja nas mãos dos militares.

  8. A Embraer é da especulação financeira faz é tempo.
    Voces acham que teria condições dela estatal projetar o kc-390? Ser lider em aviões executivos? Nesta bananada que é nossa sociedade?.. É gringo que projeta la dentro. E brasileiro que monta, e cuida das atividades secundárias.
    Sabem quanto que engenheiro brasileiro na embraer deveria ganhar?.. Pelo valor que tem? Muuito mais. A diferença é que a embraer nasceu aqui, e ja nao é mais brasileira. E a boeing era americana, e ainda é americana.

  9. .
    .
    Concordo Dandolo, temos exemplos de estatais que funcionam, como a Embrapa, Caixa Econômica(100% estatal) Correios, hoje deu uma caída, mas lembrem-se que era eficientíssimo os Correios nos anos 80-90 e até inicio de 2000… razão de orgulho nacional!!
    .
    Mas ai os capitalistas cresceram o olho nos Correios e querem ver ela privada, pois os Correios privados como Fedex, DHL, TNT, UPS, dão dinheiro pra todo lado, mas aqui não, pois o Correio tem reserva de mercado em alguns produtos…. depois que os empresários viram que pode ser uma mina de ouro pra eles, foram até os amigos políticos e dai pra frente a politica deu um jeito de fazer ela não funcionar mais para trazer consenso popular à privatização…
    .
    Mesmo roteiro da Embraer, tudo igual mesmo ao caso da Embraer… lembra que era sucesso com as aeronaves Brasilia e Bandeirantes??… Depois fizeram ela quase falir sem financiamento do BNDES para seus clientes comprarem seus produtos, o bloqueio do BNDES começou ainda na era Collor e depois passou pro Itamar… mas foi em pleno “Neo-Liberalismo” da era FHC que foi tudo vendido, com Golden Share… privatizando ela com os projetos dos aviões ERJ quase prontos… por isso os empresários amigos dos políticos queriam a Embraer “Privada”, pra ganhar com os novos projetos que vinham por ai, sabiam que a nova família de aeronaves ERJ seria um sucesso de mercado, e foi o que aconteceu, pois os ERJ fizeram frenesi no mundo inteiro, como sempre foi pra todos os produtos da Embraer, e eles ganharam baldes de $$$!! E o Brasil perdeu “Militarmente” a Embraer…
    .
    Porque você vê sempre políticos de todos os partidos dizendo que os FX ou outros devem ir pra Embraer e não para uma nova Joint-Venture no Brasil que concorra com a Embraer??? Porque todos eles ganham com esse monopólio da Embraer, e ganham muito!!

    E o Capitalismo de Políticos, quando não entregam tudo, ganham encima com o monopólio deles e dos amigos empresários, pro povo fica pouco, mas você não queria ser feliz na democracia e no estado de direito Tupiniquim?? Agora aguenta…
    .
    Então, enquanto isso a China avança com sua estatais militares, e mais, todas as fabricantes estrangeiras de automóveis na China tem obrigação de fabricar no país dentro de uma Joint Venture com uma estatal criada para isso… e aqui as multinacionais chegam e ditam as regras!
    .
    Valeu!!

  10. Quem vive mamando na teta do governo,no Brasil e no mundo,é a iniciativa privada.Basta olhar a explosaõ de dívida do governo dos EUA para salvar empresa privadas que não querem capitalismo com risco.
    Ou basta ver a iniciativa privada brasileira,que não paga impostos,sonega e ainda reclama de altos tributos que só o povão paga.
    Se retirarmos isenções fiscais,sonegação,benesses tributárias e outras mamatas para as empresas privadas,a carga tributária cai para menos de 20%.
    Quando vejo aquele IMPOSTÔMETRO em frente da Associação Comercial de São Paulo,que fez maior campanha contra a CPMF(que permitia mapear os sonegadores e daí o interesse da oligarquia no fim do imposto),tenho vontade de vomitar com tamanha hipocrisia.Ah,pilantras!!!!!!!

  11. “Marco Aurelio disse:23/09/2011 às 17:33 Quem vive mamando na teta do governo,no Brasil e no mundo,é a iniciativa privada.”… realmente… só que isso acontece porque a maquina estatal é corrupta… criam dificuldades para vender facilidades… exemplos: FUNAI, IBAMA, TODAS AS AGENCIAS REGULADORAS, etc, etc, etc… o estado brasileiro é corrupto até os fios de cabelo… não há excessões… esse é o nosso VERDADEIRO MAU… a corrupção grassa de uma pequena escola municipal até empresas estatais, bancos, ministerios… não temos saida… é o LEVIATÃ da burocracia prostituta…

  12. Dandolo, vc tem meu total apoio, a idéia de uma segunda empresa de aviação foi proposta aqui por o colega Al Carvalho, faz bastante tempo, essa idéia depois evoluiu nos debates aqui, e terminou na proposta de

    o governo brasileiro ser dono do 50%+1 das ações com direito a voto (além da golden share) de todas as empresas militares que contrate

    Eu partindo da proposta do Al Carvalho acordei para o fato de que a defesa de uma “potência emergente” não deveria estar nas mãos de investidores privados, porque eles só visam lucro e até vendem suas empresas [criadas com créditos do BNDES] para os EUA.
    [Os EUA já desenvolveram sua indústria militar e os donos dessa indústria são os próprios donos dos EUA, Rockefeller & Co. então eles não precisam criar estatais.]
    .
    Mas como colocou o Jonnas essas empresas não podem ser 100% do estado, é preferível um regime como o da Petrobrás (acho que isso foi algo bom que podemos dizer deixou a era neoliberal, o fato de revalorizar a participação do capital privado).
    .
    Então a proposta que devemos difundir acho é essa, empresas mistas mas sob controle do estado.
    ———-
    CHINA
    Caro Dandolo eu sou um seguidor dos seus comentários, mas sua ênfase em usar de modelo o sistema chinês me deixa como mínimo, perplexo, rsrs. Aquele regime é uma ditadura, ou seja ninguém sabe realmente quanta corrupção existe, eu tô convencido que os filhos dos líderes têm suas empresas milhonárias com o apoio dos pais. O regime atual nosso como vc sempre coloca é um desastre, mas ainda não existe outro que o substitua. As únicas novidades são: (1)no regime venezuelano a possibilidade dos deputados ser cassados em qualquer momento do seu mandato e (2)na Bolívia onde os juízes são eleitos (sem direito a publicidade). Eu não gosto dos bolivarianos mas reconheço esses avanços dos caras.
    ———–
    Francoorp, estamos num regime digamos democrático, o governo não pode fazer qq coisa, tem que cumprir e fazer cumprir as leis, eu sei, a maioria das leis estão feitas para defender os milhonários, mas esse é o sistema que temos.
    O negócio é modificar as leis, e controlar os deputados e vereadores.
    .
    Chegamos aí ao nosso verdadeiro problema: o povo não controla seus representantes e volta votar nos mesmos caras. Então? o que fazer? acho que o problema é bem mais profundo e já se tem debatido aqui bastante.
    Até o povo não conquistar sua indepêndencia económica vai depender desses políticos corruptos.
    Eu já tenho postado a seguinte frase:

    Quando um pai ou uma mãe não precisem de políticos para conseguir um emprego ou algum benefício do estado pra eles ou seus filhos, nesse momento vamos dar por vencida a batalha contra a corrupção. O cara que não tem medo de ficar sem emprego, sem teto sem comida, esse cara é o cara que controla o estado.

    Exemplo: todos nós aqui no blog.
    É claro a pergunta agora é como chegar a esse momento de bonança económica, acho o governo do torneiro deu o primeiro passo.
    ——————–
    A PROFISSIONALIZAÇÃO
    Penso também nesse cara que não precisa de políticos corruptos e penso num cara que por exemplo tem uma profissão, ou seja um cara confiante nas suas próprias forças para se erguer todas as vezes que for preciso.
    Obviamente falta muito tempo para o povo brasileiro controlar os políticos, mas esse é o caminho a profissionalização ou seja a independência económica.
    .
    Acho que o importante é isso a ‘profissionalização’, ou seja não a educação ou talvez um outro tipo de educação que permita o cara progredir económicamente no imediato.

    O governo deveria fazer campanha para o cidadão entender que estamos no século XXI, que a educação depende só dele, que ele conta com a internet para aprender qualquer coisa.

    Como comentaram vários colegas, parece que investir milhões na educação tradicional quase não muda a situação do povo, então é preciso o cidadão entender que ele deve ESTUDAR, talvez fazendo cursos curtos, mas que todo vai depender dele, que não existem atalhos (as ditas “carreiras” das universidades privadas).
    .
    O cidadão deve se focar na APRENDIZAGEM não em se formar (e não saber nada), ele deve se focar na aprendizagem e não em títulos.
    .
    Difundir que quando um cara de classes C ou D se apresenta numa entrevista, a empresa o primeiro que quer saber não é quantos títulos ele tem mas o que ele realmente sabe, o que ele treinou.

Comentários não permitidos.