DEFESA: NECESSIDADE ÍMPAR

http://www.uspak.net/test/wp-content/uploads/2011/06/Defense-Milatary.jpgSugestão: Paulo Ricardo Paiva
Prof.ª Aileda de Mattos Oliveira*

O instinto de sobrevivência é ontológico, fazendo parte, por este mesmo motivo, da essência do indivíduo. Não é sem razão que os animais, além de defenderem a sua integridade física da agressão de outros predadores, estendem essa defesa ao espaço geográfico que ocupam e ao qual se adaptam, por dar a eles os meios de subsistência e de proteção, necessários à sua vida e à de suas crias. Diz-se, então, nas ocasiões em que entram em luta contra seus inimigos naturais, “que defendem o seu território”.

Isto porque a reação que leva um indivíduo à defesa tem, como mola propulsora, o instinto de sobrevivência, o que permite concluir que o manter-se vivo é o objetivo de todo ser animado e uma consequência lógica da escolha adequada da estratégia posta em prática pelos contendores, estratégia cujo resultado positivo advém do conhecimento prévio da força do adversário, de suas preferências de ataque e de ser ele estranho ao ambiente.

Se há, por instinto, a defesa do corpo físico e a do espaço geográfico, provedor das matérias básicas necessárias aos irracionais que nele se abrigam, é porque pressentem que virão do exterior às suas áreas de ocupação, ataques de inimigos, isolados ou em grupos, para tentarem desalojar ou eliminar os que ali se resguardam da fome e das intempéries.

Não é diferente tal comportamento ao homem, que se destaca dos outros animais, pela sua capacidade única de racionalizar os acontecimentos e de verbalizá-los. Isto significa que poderá, primeiramente, expor as necessidades primárias de defesa aos seus iguais, para convencer-lhes da importância de determinarem as ações conjuntas e urgentes, em defesa do bem comum: a unidade territorial e a soberania da nação e, como consequência, a defesa de seu patrimônio e a de sua vida.

Do mesmo modo que é levado à reflexão, ressaltam-se nele características psicológicas tais, que o tornam um ser complexo, de reações mutáveis, nervosas ou equilibradas, dependentes das variáveis situações das quais é participante ou nas quais é chamado a intervir.

Por esta razão, cabe aos dirigentes brasileiros estabelecerem metas de defesa e adquirirem a cultura de pô-las em prática, transformarem a letra da END em atividades concretas, com visão perscrutadora, sem a qual recairão sobre eles as consequências da desatenção à obviedade dos detalhes.

Para tal complexidade estratégica, somente os especialistas no assunto poderão determinar as ações ideais, num território fantástico como o do Brasil. Leigos, preenchedores de cargos, não podem enfeixar em suas mãos, o destino da Nação, num dos ministérios mais importantes da República.

Adquire, assim, a manifestação psicossocial importância fundamental por determinar, pelas ações humanas, as diretrizes que seguirão a política do Estado, responsável, por sua vez, pelo acerto dos caminhos a serem tomados em relação à economia, ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, visando a aumentar a capacitação bélica dos comandos militares na defesa da Nação.

Tendo o homem a capacidade de analisar os acontecimentos já ocorridos, compará-los com os que estão em evidência e com os que ainda se mantêm embrionários, no plano dos eventos futuros, poderá, como diz Sun Tzu, “planejar o difícil enquanto ainda é fácil1, numa antevisão dos fatos, sem a turbulência das emoções, comuns em momentos de imprevidência, mas, ao contrário, com equilíbrio de espírito e sensatez.

Clausewitz2, por sua vez, demonstra a superioridade da defesa enquanto elemento de dissuasão e enquanto tática de combate, pois ela permite desde o desgaste do invasor em uma guerra de atrito até a possibilidade de escolha do momento correto para contra-atacar as forças adversárias.

É a visão holística dos dirigentes da Nação que determina a implantação de medidas, não apenas acauteladoras, mas de cunho altamente defensivo, proporcional à grandeza territorial e às riquezas naturais de que esta Nação é possuidora. Entra-se, então, no campo não só da geopolítica, onde o Pais se avulta como um Estado de porte, mas também no da geoestratégia, quando o poder diplomático deve desincumbir-se, com maestria, no cenário político internacional, por contar, atrás de si, com a força das armas, a logística do convencimento, como senhora das decisões.

As relações internacionais devem ser uma das formas prioritárias de manutenção da defesa, tendo em vista que cabe aos homens porem em prática, primeiramente, a capacidade de resolverem as questões políticas por meio das armas do raciocínio e esgotarem todos os argumentos que sejam favoráveis à Nação que defendem, e terem certeza de que os resultados acordados serão cumpridos, à risca, pela nação interlocutora.

O arsenal militar deverá permanecer como espectro àqueles, coincidentemente, da mesma origem dos piratas que aqui estiveram na época colonial, porém, deverá fazer-se sempre presente, no caso desses belicosos amigos tentarem sobrepor-se à soberana terra brasileira. Para isso, é indiscutível, de imediato, o reaparelhamento das Forças Armadas, porque, relegá-lo a segundo plano, é assumirem os governantes e seus, nem sempre patrióticos conselheiros, uma responsabilidade de proporções inconcebíveis.

(*Prof.ª Dr.ª em Língua Portuguesa.  ADESG 2008 (CEPE XXXIV); ESG 2010 (CLMN)

Membro da Academia Brasileira de Defesa. A opinião expressa é particular da autora.)

1. A arte da guerra.

2 Da guerra.

20 Comentários

  1. .
    .
    Manda essa carta pra DILMA pois ela parece não perceber isso… nem o FHC e nem o LULA… e pra falar mesmo como estão as coisas, nem o COLLOR e nem o SARNEY, muito menos o ITAMAR FRANCO…
    .
    Tristeza, a gente perde mesmo a cabeça vendo um paìs desse jeito…

  2. Caramba pessoal.. a coisa ta feia mesmo!…
    Nunca imaginaria que isto fosse acontecer com meu país.
    Tá muito pior que antes. E tende a piorar.
    Tecer palavras bonitas sobre o mundo, a nação.. pra depois largar a africa cm tá.. bolsas-tudo no brasil como tá.. invadir país com recursos naturais.. manipular a população.. o que é isto?… VAI FICAR PIOR QUE NOS FILMES DE HOLLYWOOD!.. Depois estes elementos tem cara de pau de chegar na TV e posar de político. Nem bandido, ou f..p merecem ser chamados. Isto nenhum animal na terra faz…
    Também né, olha o naipe! das figuras que estão envolvidas com isto. Ex-guerrilheira, sabotador, degustador de vinhos, baba-ovo.. por aí vai.

  3. Cuide do que tens, proteja-se, cerquem-se, previna-se, não espere o teu adversário, adiante-se, teu amigo de hoje pode ser teu inimigo no próximo momento. O dever nos aguarda. Cumpriremos? Estamos prontos?

    -MEIOS! São MEIOS para atender as situações. Quando os MEIOS não atendem as situações, remova-os (tira-os de sena) até que percebam a falta de meios e si dêem conta da situação. A recuperação de velharias, sem que, no entanto, tornem-se verdadeiramente meios adequados é o endosso para não provisão de MEIOS QUE ADENTENDEN AS REAIS NECESSIDADES. O inimigo é sutil, está de longe, mas a sua visão e suas garras nos alcançam.
    Neĥemiá de Gois há-Sefaradí



  4. votam em palhaço..corruptos..lixos humanos…ano apos ano…e vem dar piti pelo texto acima.

    cada país democrático tem o governo e a gerência que a si próprio permite.. FATO!!!

  5. Esqueçam Sun Tzu e Clausewitz, pois viveram na época da não-tecnologia.
    Se não partirmos para a tecnologia do futuro,ai de nós.

  6. Eu gosto mt de vinho e se estive onde mt desse caras estão, com cewrteza estarimos em pelno vapor construindo td tipo de armas de defesas..+s entreguistas são outra coisa, o Francoorp , Jonnas , enfim td acima disseram td do eu penso como BRASUCA e observador da movimentação militar de mt potencias altamente belicosas…trágico.

  7. Vejam a que ponto estamos chegando…
    Uma mulher, da área de humanas (nada a ver com a de segurança), expressa sua angustia com a insegurança palpável de seu país. E com um argumento impactante… se até os irracionais se preocupam com sua defesa, o que está havendo com nossos governantes que estão tratando com verdadeira malevolência escandalosa a proteção de nossa nação?

    Pois, atualmente no Brasil, o desnivelamento entre os recursos criados pela natureza e pelo homem e os meios para protegê-los é muito grande.

    Nossas FAs são proporcionais a um país, no mínimo, dez vezes menor (comparem com a força aérea da suiça que cuida de um território de meros 41.300km²) que o nosso.

    E ainda por cima nossas riquezas humanas não param de crescer e as naturais também, pelas constantes novas explorações e descobertas.

    A não ser que algum medíocre do governo ache que nossos inimigos possam ser algum pífio vizinho regional, essas programações orçamentárias e equipamentos planejados são de uma fraqueza imensa, e no fundo, se assim permanecerem, serão apenas dinheiro jogado no bolso de alguns, e não um verdadeiro investimento na defesa e dissuasão brasileiras contra quem quer que seja.

    Campanha: *** Mísseis Longo Alcance Já ***
    PS: O inimigo só fica quietinho quando ele sente a possibilidade de ser atingido em sua própria casa.

  8. Mais um bom texto, creio que a sua leitura e interpretação com isenção, contribuirá para fortalecer o convencimento dos que têm a mesma percepção e por certo auxiliará alguns céticos e desviados ou até então desinteressados a compreenderem melhor o tema em apreço.
    A propósito, li um artigo, a poucos instantes atrás, onde o o Secretário de Defesa dos USA, Leo Panetta teria declarado que o Brasil e o demais integrantes dos BRICS constituem uma ameaça aos USA e ao planeta, face as novas propostas e posturas políticas desse grupo. Ora meus senhores, se esse senhor não estivesse sob o efeito de algum alucinógeno no momento da declaração, eu diria que o que ele colocou é gravíssimo para as já conturbadas relações bilaterais e com os demais membros.
    Na leitura do texto fica bem claro que até os animais irracionais preservam e empregam o seu instinto direito de defesa, principalmente quando se sentem ameaçados física e territorialmente. Pois bem, é imperioso que haja um elemento catalizador desse processo reacionário, ou seja: uma ameaça em potencial.
    Confesso que diante da declaração desse senhor, caso seja verdadeira, e se ele de fato não estivesse drogado, é preciso adotarmos uma defesa passiva urgentemente, ainda mais se tomarmos como exemplo alguns dos acontecimentos ocorridos recentemente e com o aval da venal ONU.
    Jamais nos declaramos oficialmente inimigos dos USA, mas se é assim que o senhor Panetta nos enxerga, temos que nos acautelar e nos preparar dissuasivamente, sem medo e com determinação.

  9. A crise do capitalismo é a crise dos recursos pra alimentar a máquina produtiva, a demanda da china só coloca isso em evidencia!Tá faltando lastro para o dinheiro simplesmente impresso pelo mundo!

  10. É muito estranho os fatos do Brasil nunca ser invadido abetamente desde a guerra do Paraguai.
    Isto para mim é uma anomalia muito estranha.

  11. NÃO É HORA PARA CHORAR!
    .
    .

    “(…)Tendo o homem a capacidade de analisar os acontecimentos já ocorridos, compará-los com os que estão em evidência e com os que ainda se mantêm embrionários, no plano dos eventos futuros, poderá, como diz Sun Tzu,- “planejar o difícil enquanto ainda é fácil”; numa antevisão dos fatos, sem a turbulência das emoções, comuns em momentos de imprevidência, mas, ao contrário, com equilíbrio de espírito e sensatez.”
    .
    .
    O Brasil deve está preparado para o futuro em todos os sentidos,quer para o bem(paz) ou para o mal(guerra),o que não se pode é pagar pela negligência e incompetência dos governos,o atual ou dos outros do passado.
    .
    Observo que os incautos maliciosamente insistem em afirmá que tal negligência é produto de um governo/partido e esquecem que tal vilania e indolência é antigo,quer seja governo de doutrina socialista ou capitalista.
    .
    A incompetência e a politicagem neste pais,permeia em todas as facções partidária e em todo os seguimento na sociedade.
    .
    Todo povo merece o governo que tem e todo o governo merecem o povo que o coloca lá.
    .
    Este pais passou por diversos governos de diferentes doutrinas ideológica,quer da esquerda ou da direita,más etá agora não houve um que levasse à sério a defesa como deveria ser;nem na era da ditadura militar;eram capitalistas más não havia democracia(botando por terra as teoria dos parvos);estes se satisfazia com as sucatas vendidas a peso de ouro pelos os americanos ao Brasil;o resultado é isso ai,subserviência cega e total a eles,e até dentro da caserna.
    .
    E se fazendo justiça aqui,nunca houve momento em que a sociedade livre brasileira ponderasse sobre a defesa nacional como é hoje,nesse últimos governo de FHC e LULA para cá,onde antes esses temas eram restritos a alguns segmentos acadêmicos(militar ou não),ou especializações literária que eram pouquíssimos.
    .
    E falando em eventos futuros;como um general russo vê o futuro bem próximo?
    .
    *******
    .
    “(…) Alerta máximo depois do tumulto no Oriente Médio. Jogos de Guerra até o final de setembro.
    .
    O chefe maior do pessoal militar da Rússia afirmou que militares do país devem estar prontos para os piores cenários possíveis, observando que a situação política no mundo está se revelando complicada e inesperada.
    (…)”

    .
    *******
    .
    http://dinamicaglobal.blogspot.com/2011/09/russia-prepara-se-para-os-piores.html?utm_source=BP_recent
    .
    TE CUIDA BRASIL,principalmente contra os mentirosos e corruptos!

  12. Acredito que o povo brasileiro ainda sofrerá muito em matéria de conquistas na área de segurança e defesa nacional. Tal assertiva se deve ao fato de: primeiro não sermos praticantes pró-ativos dessa cultura, depois não há o interesse social pelo tema e muito menos divulgação em massa dos assuntos relacionados, de maneira a informar e a envolver a sociedade como um todo.
    Para piorar, temos um Congresso Nacional desinformado, corrupto e essencialmente reacionário as questões militares, produto de uma anacrônica e defasada propaganda e da compreensão que ali se instalou, no período dos governos militares e pós e que pouquíssima ou nenhuma alteração sofreu nos tempos atuais, procurando romper paradigmas e se enquadrar aos novos tempos.
    Basta que se observe a formação e o resultado do empenho das comissões que tratam da matéria dentro do órgão, nada acrescentam, não conseguem inflamar os demais, mobilizando-os de forma a assimilarem a importância da liberação sem contenções de recursos para o sucesso da END.
    Por que nenhum dos senadores ou deputados das comissões aqui descrita jamais apresentou ou apresenta um projeto de lei de sua autoria com o objetivo de acabar com o contingenciamento de recursos para a Defesa Nacional? Por que os congressistas não aprovam uma lei destinando 01%( Um por cento ) do PIB para gastos com segurança e defesa no Brasil?
    Tenho quase certeza de que se as “negociatas espúrias” nessa área fossem tão fáceis como em outras que já são do nosso conhecimento: (saúde, compra de remédios, merenda escolar, empreiteiras, material escolar didático, marketing de campanha,etc), aí o nobres parlamentares se movimentariam para aprovar verbas com muito desembaraço, pois já conhecem perfeitamente os “atores” envolvidos nessas tramas, enquanto que subornar generais ou pessoas que lidam nesse meio lhes parece mais difícil e estranho face ao aumento do risco embutido. E atentem que eu falei mais difícil e não impossível, pois como se sabe, o vil metal já pôs por terra o conceito que se tinha de muita gente.
    Enfim, sem envolvimento dos congressistas nessa área da política, inexiste a pressão sobre a decisão do mandatário supremo, então resta apenas nós os incansáveis colaboradores, comentaristas e simpatizantes da causa, os eternos e imbatíveis guerreiros da esperança. A luta continua companheiros e agora mais do que nunca!

  13. Sábia palavras, ViventtBR (Campanha: *** Mísseis Longo Alcance Já ***
    PS: O inimigo só fica quietinho quando ele sente a possibilidade de ser atingido em sua própria casa).

    Dandolo, não importa que arma ou tecnologia, Sun Tzu e Clausewitz sempre serão atuais.

  14. Francoorp, quem disse que não concordo em alguma coisa contigo… nisso, somos unissonos… falta corda e lei nesse pais… tomara que não queiram usar no povo qndo tomarem completamente o poder, totalitariamente…

  15. Se houver uma guerra no território nacional e os invasores forem os homens da gringolandia, a resistência brasileira vai se basear em princípios de guerra assimétrica. Portanto será uma guerra longa… vem aí uma nova geração de brasileirinhos acostumados com a guerra, forjados a ferro e fogo! e mais conscientes de seus deveres como cidadãos.
    Por incrível que pareça, uma boa guerra é a única solução a médio e longo prazo para colocar vergonha na cara desse povinho da terra brazilis…

    Bem lembrado, lucena!

  16. Eu só digo uma coisa,acorda brasileir@s,deixar o futebol,carnaval,pagode,funk e pensar no futuro dos seus filhos,já que o futuro são eles,e que merda de futuro vamos deixar pra eles o brasil empemhado,vendido,alugado,despedaçado,mutilado.Vamos trocar de mentalidade e sabemos que o povo unido jámas será vencido,ai está o problema temos que estar unidos e dar um chute nesses politicos safados que só pensa em robar o povo e o pais que se fod…,despois do seu mandato ele se vai de aqui,para o exterior .

Comentários não permitidos.