Indios querem lotear a Amazonia !!!

Tribos da Amazônia exigem o direito de mineração

É o primeiro passo rumo à independência política, econômica e administrativa

Carlos Newton

Demorou, mas acabou acontecendo, como era mais do que previsível. As tribos indígenas da chamada Amazônia Legal, que detêm cerca de 25% do território brasileiro de reserva ambiental onde é proibida atividade econômica, estão mobilizados para defender a mineração nessas áreas de preservação. E não se trata de um movimento brasileiro, mas de caráter internacional.

Representantes de etnias do Brasil, da Colômbia, do Canadá e do Alasca preparam uma “carta declaratória” aos governos brasileiro e colombiano, reivindicando os direitos indígenas à terra e o apoio à mineração.

“Solicitamos ao Estado brasileiro a aprovação da regulamentação sobre mineração em territórios indígenas, porque entendemos que a atividade legalmente constituída contribui com a erradicação da pobreza”, diz o documento ao qual a Folha de S. Paulo teve acesso.

A mineração em terras indígenas é debatida desde a Constituição de 1988, que permitiu a atividade nessas áreas, caso regulamentadas. O projeto de lei nº 1.610, que trata dessa regulamentação, está em tramitação no Congresso desde 1996.

Mas este é apenas o primeiro passo. Quando se fala em tribos indígenas, na verdade está se tratando de um movimento internacional muito poderoso, integrado pelas mais de 100 mil ONGs nacionais e estrangeiras que atuam na Amazônia. A reivindicação da extração mineral é apenas a ponta do iceberg. Os índios querem mais, muito mais.

Com a progressiva ocupação da Amazônia, a partir do período colonial as tribos foram se afastando, subindo os afluentes do Rio Amazonas, para ficarem o mais longe possível dos colonizadores. Resultado: por questões geológicas, as terras mais altas que hoje as tribos ocupam são justamente onde estão localizadas as mais ricas jazidas minerais da região.

As tribos na verdade estão exigindo que o Brasil reconheça e obedeça os termos da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas. O Brasil em 2007 assinou esse tratado da ONU, que reconhece a independência administrativa, política, econômica e cultural das chamadas nações indígenas, mas depois se arrependeu e não quer cumprir as determinações do documento.

Se o governo brasileiro já estivesse cumprindo os termos do tratado, as tribos nem precisariam estar reivindicando o direito de mineração em suas respectivas reservas, porque seriam países independentes, onde nem mesmo as Forças Armadas brasileiras teriam o direito de entrar, segundo os incisivos termos da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas, que está disponível a todos na internet, mas poucos se interessam em ler.

O tratado foi assinado pelo Brasil no governo Lula, quando Celso Amorim era ministro das Relações Exteriores. O fato de o Brasil ter aceitado sem ressalvas o acordo internacional, que foi rejeitado por vários países, como Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Rússia e Argentina, é um dos motivos do baixo prestígio de Celso Amorim junto à cúpula das Forças Armadas.

FONTE: www.tribunadaimprensa.com.br

50 Comentários

  1. Que bela cagada assinar esse papel da ONU!
    O ruim do Brasil e do brasileiro é que sempre querem se destacar no mundo seja de um jeito ou outro, se do contra em tudo, assinar documentos que nenhum país sério assina e por ai vai.

  2. .
    .
    Está ai, e agora o que fazer??? Obviamente não são os índios que querem isso, mas os “Índios” estrangeiros que são canadenses e USA (Alaska)… pensavam o quê? que todo esse movimento era pra proteger os índios ou a Floreta amazônica, a natureza e o aquecimento global??… não me façam rir…
    .
    O próximo passo é transformar de fato as nações indígenas em nações reais… meus parabéns, se um dia acreditou nas boas intenções das ONG Yankees e Europeias no Brasil, trazendo suas liberdades e modos de vida, agora veja que essas tribos no fim ficaram mesmo livres do Brasil sendo nações independentes!!
    .
    Teremos que fazer novas demarcações na inteira área da Amazônia legal, demarcando e fazendo claramente a distinção entre Tribo indígena, Área Ecológica, Área Urbana, Área Rural, Área de Mineração e extração natural, Área Madeireira, e fazer todas elas seguirem regras ecológicas rigidissimas…
    .
    O que fazer com as tribos indígenas segundo o meu parecer leigo, eu ja disse em outra postagem sobre o tema, e para reduzir a pobreza não precisa de mineração não, basta fazer com que cada tribo possa sobreviver sozinha sem nada do externo, como Criação de Porcos, Vacas, Galinhas em granjas na tribo, agricultura de subsistência pra tribo, e uma area de agricultura de exploração exclusiva como a de Urucum para a industria de cosméticos, assim tenso alguma entrada $$$, Horta comunitária, escolas publicas com 3 salas de aulas, centro médico e Fora as ONG’s do lugar… mas não, aqui é o Brasil todos devem se vender ao interesse estrangeiro $$$$
    .
    Isso ai, as guerras não convencionais ou de 4° e 5° geração para dividir o Brasil ja começaram e os Yankees estão na primeira linha para isso, reduzir o Brasil em pedacinhos independentes para que fique fraco e servil… mais um exemplo está ai para os seguidores, amadores e apreciadores dos Americanos e outras nações estrangeiras, mas creio que devemos colocar daqui pra frente quem colabora com a mentira estrangeira em nosso país e quem quer viver em um Brasil unido forte e independente dos mandos, clichês e julgo dos USA e companhias varias… ou com o Brasil ou contra ele, cansei de meias palavras, daqui pra frente vamos colocar a coisa com é, ou joga pelo Brasil ou é Anti_Brasileiro, assim como eles pregam essa propaganda nós faremos o mesmo!!!
    .
    Brasil soberano sem ser dividido pelas intenções e colaboradores internos dos USA e outras nações pelo mundo… pra mim quem quer dividir o Brasil é inimigo e não amigo!!
    .
    Tribo do Canada e Alaska(USA) querem a mineração no Brasil, depois as Tribos se fazem independentes para que os países estrangeiros que recebem os minérios paguem menos imposto ou fiquem isentos completamente, dando “Espelhinhos” para os nativos assim como fazem na Nigéria… quem é o inimigo e quem é colaboracionista de 5° coluna interna???
    .
    Está na hora de decidir, ser capacho dos Yankees e viver em um Brasil dividido em pedaços ou ser contra esse tipo de guerra não convencional e lutar contra a propaganda Separatista no Brasil… decida!!
    .
    Valeu!!

  3. E ainda aparece o Guido Mantega para querer dar dinheiro para paises da Europa, deixando o Brasil desarmado e a mercer dos países piratas e salteadores.

  4. Deixe-me ver se entendi,

    Os índios querem direito a exploração em suas terras sem a intervenção do Estado Brasileiro, ou seja, é como se existisse outro país dentro do nosso, aonde não temos autoridade política, econômica e administrativa??
    Sem mais palavras, acho que não preciso expressar minha opinião sobre o tema, já basta Belo-Monte, ou será que esta também esta em território indígena e não temos autnomia lá, e por isso tantos protestos??
    Ora por favor, é cada coisa que me acontece com esse Braziuuuuuuuuuu que dão ânsia, e pra finalizar ainda queremos vaga no CS da ONU, mas não mandamos nem dentro do nosso território, imaginem fora.

    Lucasu.

  5. Ora a Raposa Serra Do Sol encostada na froteira é simplesmente isso aí… um futuro território a declarar sua independência.

    O mais triste de tudo é se saber que tanto as tribos como as ONGS estão doidinhas para meterem milhares de tratores, plantadeiras, colheitadeiras e caminhões para dentro de seus espaços, dados pelo Brasil, dentro da amazonia.

    Só não fazem isso porque estão atreladas ao Brasil e as leis preservacionistas aqui existentes. Assim sendo, a solução é simplesmente se separar, se tornar independente sob uma justificativa qualquer. É tudo, portanto, de um cinismo e pilantragem sem fim.

    Mas o pior é que tem gente, dentro do país, que pensa ser tudo isso fantasia de uns imbecis criadores e divulgadores de Teorias de Conspirações. Surge então uma questão, esses críticos, que desacreditam na divisão de nosso território, são tudo otários, ou pior, tudo vendidos??

    Campanha: *** Mísseis Longo Alcance Já ***

  6. Culpa do PT + PMDB.

    Eu disse que esses políticos que nós temos iriam destruir o Brasil.

    Cada povo merece o político que merece.

    Vai ser a maior desgraça do nosso país.

  7. Vai ver que nosso ” Ilustre cumpanheiro” Mula assinou sem ler.É perdoável já que o ex-sindicalista não gosta de ler jornal,mas o aloprado do Amorim não tem perdão.É tão tolo quanto o FHC.

  8. O caminho para solucionar a cagada com relação a assinatura do Tratado é muito simples e contemplada no ambito das Relações Internacionais.
    Denunciar e retirar a adesão ao mesmo. Simples assim, pois afinal de contas somos ou não somos uma nação soberana?

  9. Porque essas ONGS nao atuam no nordeste brasileiro para da apoio as vitímas da seca lá nao tem riqueza nenhuma essas ONGS estao onde a riquezas .Nossas autoridades tem que ficar espertas se nao eles vao querer criar um outro pais dentro do brasil eles querem os minerios da amazónia temos que fortalecer nossas forças armadas podemos precisar delas antes que imaginamos

  10. Cria empresa pública de mineração e a mesma, distribui as cotas legais aos índios (índio vira empresário)… Governo, sociedade brasileira e índios, sócios em um mesmo empreendimento para o progresso de todos… União e não separação… Todos ganham…

  11. hahahahaha…olha aí; para os ainda vivem no mundo da fantasia e não acreditam nas conspirações junto com os índios dessas ONGs estrangeiras na Amazônia. O governo tem que declarar a Amazônia território restrito já; e expulsar todas as ONGs estrangeiras da região. Isso não tem mais cabimento; existem mais ONGs “humanitárias” estrangeiras no Pará do que na África toda!! ACORDA BRASIL!! O brasil só tem dois caminhos para manter sua integridade territorial: Ou expulsa da Amazônia esses vampiros internacionais ou se torna uma potência militar e nuclear..caso contrário um futuro para o norte do país sombrio nos aguarda. E antes de 2050 teremos movimentos separatistas armados com forte apoio internacional naquelas bandas..

  12. nossa, que novidade emmm, é quilombas é indio é tudo, estou vendo uma forma de reivindicar um pedaço de terra para mim tb. rsrsrsrs.
    “”BRASIL UM PAIS DE TOLOS.””

  13. essa historia de invasao da amazonia e flouclori….esse indios sao uma piada..na hora que a burrachada comecar a estralar nas costa de uns la essa bobeira vai acabar…recurso mineral sera extraido pra divisao de toda a nacao brasileira…..se for invadir a nossa parte o pau vai cantar e havera muitas mortes…..ja invadirao a colombia com 7 bases sem dar um unico tiro e la ja ta tudo dominado….eles nao vao se arrisca a pular pro nosso lado..pq se pular pro nosso lado pode me buscar aqui em casa que vou pra amazonia brasileira pra beber o sangue desse safados americanos…vamos mostrar pra eles como se faz com gente safado que gosta de ir no pais dos outros e esculhanbar tudo…vamos fazer igual no vietinan…….o CIGS JA TA NA PORTA ESPERANDO ELES…..SELVAAAAAAAAAAAAA !!!!!1

  14. Vários confrontos separatistas ao longo da História, patrocinados por interesses estrangeiros e o Brasil sempre se manteve uno; até cresceu suas fronteiras. Essa nova tentação separatista não é diferente, a não ser pelo soldados. Não é mais um enfrentamento militar, com canhões e rifles, mas é um enfrentamento de inteligência e propaganda, na forma de ONGs e organização social. E a única resposta q o Brasil tem, há mais de 40 anos, é a FUNAI q, muitas vezes, joga contra. Precisa reformular a FUNAI, transformar em órgão sério, com funções de inteligência e controle real de atividades indígenas, no contra-ataque da influência externa. Os EUA perceberam o quanto foi desgastante uma guerra no Iraque, não vão querer invadir o Brasil; melhor patrocinar um movimento separatista e deixar q a comunidade internacional faça pressão, “terceirizar o trabalho”. Não dou muito tempo para aparecerem universidades e instituições de ensino aos montes em algumas regiões de reservas, com “atendimento especial” e bolsas de estudos aos índios. Muitos já fizeram curso no exterior, agora é hora de aplicar localmente.

    Ah, sem esquecer q a comunidade quilombola tb tem suas afinidades com as ONGs. Deixadas ao isolamento, podem fazer muito mais do q prejudicar o Programa Espacial Brasileiro.

  15. Expulsem TODAS as ONGs da Amazônia. Mandem eles sitiarem a “ponte que caiu”. Rasguem esse tratado de meia tijela.
    O Exército tem o aval do povo brasileiro para rechaçar qualquer tipo de insurgência dos “caipiras sebosos e falidos” na Amazônia.
    E esses índios desequilibrados, quem eles pensam que são? A amazônia do nosso lado é do povo brasileiro, não é só deles. Eles viraram burgueses? Querem ser barões do minério agora?

  16. Quer queira, quer não queira a hora está chegando!
    e você que esta lendo ? esta pronto para dar sua vida por sua pátria ????

  17. Não compartilho o pensamento da maioria dos comentário aqui feitos,Nos estados unidos os indios recebem royalties quando suas terras são exploradas. Não sou contra o pagamento ao indio brasileiro um valor para que suas terras sejam explorada por empresas brasileiras. Seria contra sim, se fossem empresas estrangeiras que explorassem esses recursos ou que os indios que tivessem poder de decisão a quem poderia explorar tais terras.Isso ja acontece no brasil com as minas dos carajás.É melhor integra-los a sociedade brasileira do que ver-los com essas ong’s estrangeiras.

  18. Aiai…
    tem gente que também exagera….
    porque proibi-los de fazer um extração regulamentada? porque você acha que o governo simplesmente abriria as pernas para multinacionais chegarem aqui…
    se chegar a esse ponto ai eu vejo como uma verdadeira ocupação mesmo como muitos alarmistas estao aqui falando..
    mas se o governo e o estado se mantiverem presentes nesse processo, desde o inicio isso pode sim se direcionar para um desenvolvimento dessas etnias, que a anos ordependem do governo para se manter. Voce acha que um agricultor do mato grosso ta emprego para algum idio que venha pedir a ele?
    Deem a eles meios de se manterem e se desenvolverem de maneira justa, melhor do que negligencia-los e trocarmos suas reservar por pasto e gado.

  19. bando de vagabundo, bando de ladroes, eles mesmo conseguiram uma liminar para vender madeira, bando de filhas das putas, eles nao sao indios, sao pessoas normais que tinham seus avos indigenas, nao podem mais ser tratados como indios, mete pau neles

  20. Alguém aí quer fazer parte de um tribo aí que fica bem em cima do pré-sal comigo aí? Chamaria a tribo de:

    “brazilisfolgadoseendinheiradosnobres”

  21. Pessoal, a questão central não são os índios em sim, mas as ONGs que estão por trás disso tudo e usam ALGUNS “índios” como fantoches.

  22. o govermo brasileiro, tem qua abrir os olhos, pois países do mundo, já invadiram a amazônia, através de investimentos comerciais e industriais, Ong’s e tribos indigenas que recebem dinheiro estrangeiro para deixarem fazer pewsquisas em suas terras. O começamos a nos proteger efetivamente, inclusive e principalmente militarmente ou vamos entregar sem luta a amazônia para que os “gringos” tirem toda a sua riqueza mineral,animal e florestal, como fizeram com as suas própias riquezas e agora queram as dos outros. Alguns países, como EUA, JAPÃO, SUÉCIA e ALEMANHA já possuem grandes extenções de terra na amazônia brasileira

  23. ATÉ PARECE QUE O PESSOAL NÃO SE LEMBRA DE UMA REPORTAGEM QUE PASSOU NO FANTASTICO SOBRE O TRABALHOS DE ONGS PRATICAMENTE FANTASMAS NA AMAZONIA,

  24. E territorio indigina com o cacike eua,só se o brasil for muito fraco mesmo em deixar essas ongs mandarem no brasi,estãmos perdendo terras produtivas porque o governo não faz nada,o governo teria que ter um pouco mais de raça e botar essas ongs internacionais para correr daqui,como disse o nosso amigo KAIO…………PREFIRO MORRER AO VER ISSO,PODEM TER CERTESA,EU VOU CRIAR CALO DO DEDO DE TANTO DAR TIRO…

  25. As ONG’s estrangeiras criticaram o BRASIL pela construção da Usina de Belo Monte, q vai levar melhorias no IDH/GINI desta populações, agr, querem destruir com mineração, compraram esse coitados, se venderam barato, vão perder a cultura deles e sua matas…Espero q o governso autorize sobre as + severas exegêbcias e as + pesadas multas q uma empresa possa suportar, e q as mesmas sejam internacionais ou Brasucas, era inevitável; srs. vem coisa mt pior por aíh, estamos preparando e equipando as n FAs?….p ontem.

  26. O Senhor Ministro da Defesa Celso Amorim jamais assumira sua estupidez, defendi muitas de suas posições, neste caso causo ao pais um GRANDE prejuízo , um ato indefensável que ele jamais terá coragem de vir a público assumir o erro.
    E agora vai, desrespeita o Tratado Internacional do qual é signatário??
    Vai subornar.
    Quem vai oferecer o que em Troca dos Direitos do Povo Indígena Brasileiro:.
    ” Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas “.
    §8. Respaldando os esforços para consolidar e fortalecer … povos indígenas, através de seu controle sobre … suas terras, territórios e recursos.
    §9. Enfatizando a necessidade da desmilitarização das terras e territórios dos povos indígenas…
    Conclamando os Estados a cumprir …. instrumentos internacionais aplicáveis aos povos indígenas.
    Parte 1

    §1 – Os povos indígenas têm o direito à autodeterminação, de acordo com a lei internacional.
    §13 – Os povos indígenas têm o direito a uma adequada assistência financeira e técnica, por parte dos Estados e, através da cooperação internacional…
    §15 – Os povos indígenas têm o direito coletivo e individual de possuir, controlar e usar as terras e territórios que eles têm ocupado ….. Isto inclui o direito ao pleno reconhecimento de suas próprias leis…
    §17 – Os povos indígenas têm o direito à proteção de seu ambiente e à produtividade de suas terra e territórios, e o direito à assistência adequada, incluindo a cooperação internacional para este fim…
    §27 “O direito de exigir que os Estados cumpram os tratados e outros acordos concluídos com os povos indígenas……instâncias competentes, nacionais ou internacionais”.
    Parte 6
    §28 – “O direito coletivo e individual de acesso e pronta decisão a procedimentos justos e mutuamente aceitáveis para resolver conflitos …entre os Estados e os povos indígenas. Estes procedimentos deveriam incluir, mediação, arbitragem, cortes nacionais e revisão e mecanismos de apelação sobre direitos humanos, regionais e internacionais”.
    É AGORA VAI IGNORAR, O ACORDADO.
    QUEM É QUE ESTA LESANDO ESSE PAIS, OS INDIOS DO ALASCA, DO CANADA???,
    QUEM ASSINOU O ACORDO EM NOME DO BRASIL NÃO FORAM ELES.
    sds

  27. “O Brasil em 2007 assinou esse tratado da ONU, que reconhece a independência administrativa, política, econômica e cultural das chamadas nações indígenas”…”O tratado foi assinado pelo Brasil no governo Lula, quando Celso Amorim era ministro das Relações Exteriores. O fato de o Brasil ter aceitado sem ressalvas o acordo internacional, que foi rejeitado por vários países, como Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Rússia e Argentina, é um dos motivos do baixo prestígio de Celso Amorim junto à cúpula das Forças Armadas.”… QUEM SÃO OS ENTREGUISTAS DO BRASIL, MESMO?…

  28. ALEXANDRE…ACORDOU meu amigo… ATÉ QUE ENFIM… meus parabéns… O UNICO GOVERNO QUE PRESTARIA SERIA O CONSERVADOR… os outros estão ligados a interesses internacionais escusos… é só verificar… nas proximas eleições, o partido que tiver uma discurso conservador e nacionalista GANHA MEU VOTO… fora kit gay, deseducação da ONU, roubalheira da esquerda, ONGS, e o c… a 4… VAMOS DEFERDER O NOSSO PAIS dessa ESCÓRIA… politico que se ligar a interesses internacionalistas e votar a contra interesses nacionalistas VAMOS colocar na geladeira eterna…

  29. marcelo… POR PURA COINCIDENCIA, hoje eu “entrevistei” um militar que seviu em manaus… ele afirmou, CATEGORICAMENTE que estamos PRONTOS e que, se pularem para dentro o PAU VAI CANTAR… as FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS ainda são as ÚNICAS instituições brasileiras que REALMENTE não se venderam aos internacionalistas… temos que cuidar para que não acabem com a moral das mesmas… O VERDADEIRO INIMIGO HABITA CONOSCO… essa gente é que é perigosa… FACA NA CAVEIRA meus caros militares… façam como fizeram na cabeça do cachorro… ESTRANGEIRO em territorio patrio, sem autorização, vai comer capim pela raiz… VIVA AS FORÇAS ARMADAS NACIONAIS… se precisar podem nos chamar… A COBRA VAI FUMAR!!!

  30. Isso sim foi no mínimo uma demonstração de burrice, se é que não houve má fé, o que duvido muito, gerando um crime de lesa-pátria por parte de quem autorizou e/ou de quem assinou esse tratado, pois só nos causou ou nos causará arrependimentos e prejuízos caso não seja descumprido. Digo isso porque fica claro que a sua intenção era de fato a ocupação e a exploração das terras, negociando-as diretamente com os chefes tribais.
    Obtendo-se assim as concessões necessárias para a exploração das riquezas desses territórios em detrimento dos países que legalmente possuem o seu domínio.
    Não só no Brasil, mas nos demais países onde esses grupos étnicos foram aquinhoados com enormes concessões de terras, ricas em minerais, fauna diversificada, flora medicinal, madeiras de lei, ouro, urânio, reservas de água doce e outros bens estratégicos, corre-se um enorme risco de desagregação política e possibilidade de intervenção.
    Urge pois, que se tome medidas enérgicas para evitar um mal maior. É preciso fazer valer a nossa Carta Magna, não podemos se quer sermos tolerantes com qualquer política de divisão do nosso território e muito menos vê-lo ser solapado por estrangeiros sob a bandeira de que querem ajudar os nossos indígenas a se desenvolverem. Não vem com esse papo, que não tem moleza para ninguém.

Comentários não permitidos.