Sistema Plataforma de Lançamento do VLS-1 0

http://www.iae.cta.br/admin/galeria/109/thumb1.jpgPor Campo Montenegro

O Sistema Plataforma de Lançamento do VLS-1 (SISPLAT) está em fase de conclusão no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Os painéis já estão instalados fisicamente, as iluminações instaladas, câmeras do Circuito Fechado de TV instaladas, sistema de ar refrigerado e pressurização instalado, Sistema de Detecção e Alarme de Combate a Incêndio em fase final, sistema de proteção contra descargas atmosféricas em fase final. Pelo cronograma do Consórcio JARAGUÁ/LAVITTA, em outubro próximo iniciará os ajustes e testes para iniciar a instalação do sistema de automação.

Essas atividades acontecerão até o final de dezembro ou início de janeiro de 2012. Concluído essa fase está previsto a integração do mock-up (MIR), para recebimento definitivo da obra, nos meses de março e abril. Essa integração só é possível em março devido ser o mesmo mock-up que está em testes de separação.

Fonte: IAE

22 Comentários

  1. .
    .
    Olha so finalmente hein… agora é fazer a tal zona de exclusão militar em toda a área e ainda patrulhar os mares vizinhos constantemente pra evitar sabotagens, principalmente eletrônicas ou de corpos especiais que desembarquem e sabotem o combustível do foguete… servem sistemas de defesa passivos em Alcântara imediatamente, pois lembrem-se que a ABIN encontrou sondas e boias estrangeiras na área, coisa de guerra eletrônica!
    .
    Então todo cuidado é pouco!
    .
    Valeu!!

  2. A Plataforma de Lançamento é um sistema bastante complexo , anteriormente à explosão que vitimou dezenas de engenheiros em Alcântara, o Brasil usava uma Plataforma importada. Se esta for nacional é um grande avanço.

  3. se demorarmos ate 2013 para lancar o nosso veiculo espacial,nao iremos entrar para a historia como o primeiro pais latino a ser capaz de lancar satelites por meios proprios, se demorarmos demais,vamos perder para a argentina.

  4. pois é… isso é resultado dos governos petralhas e esquerdotapas né….

    a gentalha da direita não quer dar o braço a torcer….

    então q morram

  5. BOA BRASIL!!! Finalmente esse foguete vai voar..Temos que ficar de olho nas sabotagens dessa vez!! Espero que não demore a versão ICBM dos VLS..para lançar nossas W87 genéricas 🙂

  6. Estou na torcida p q td dê certo, e ver esse amarrado VLS no espaço colocando em orbita os n satélites militares e civis.E mt cuidado c os n “amigos”, zona de exclusão de 15km, td estrangeiros nesse perímetro tem de dar mt explicações..p ontem.

  7. Espero que depois do ocorrido em 2003 onde cerca de 21 pessoas morreram, os militares e demais pessoas envolvidas no projeto tenham a vergonha na cara de preparar dispositivos que tornem mais difícil uma quase certa prática de sabotagem.
    Creio que as seguintes medidas podem ser tomadas:

    – Informar uma data equivocada para o lançamento do foguete deixando uma margem de tempo tanto antes quanto depois para o lançamento ser feito de surpresa, diminuindo assim a chance de sabotagem com essa simples medida;
    – Colocar o serviço de inteligência trabalhando na identificação de supostos agentes estrangeiros que estejam perambulando pela região. O serviço de inteligência poderia mantê los sob rigoroso acompanhamento e verificar que tipo de materiais estejam transportando. Muito provavelmente vão mostrar credenciais diplomáticas para impedir que sejam vistoriados mas o serviço de inteligência pode questionar o motivo da sua estada no local e determinar a sua retirada imediata;
    – Criar uma zona de exclusão terrestre, marítima e aérea no entorno do CLA;
    – Fazer uma varredura por toda região a procura de dispositivos de interferência eletrônica;
    – Proteger o lançamento do foguete através do uso de MAGE, colocação de aparelhos especiais para detecção de emissões eletrônicas e sua direção, colocação de câmeras especiais que possam detectar algum objeto (tiro) que possa ser dirigido ao foguete, etc…
    Se eu que não sou especialista na área sei de todas essas medidas preventivas, os militares e técnicos envolvidos tem a obrigação e o dever de ofício de saber muito mais do que eu e principalmente colocá las em prática.

  8. Dandolo, por mim tirava toda a cidade de alcântara. Heheh, sem brincadeira!.. Um projeto destes.. vai desde entregar um presentinho radioativo a alguém à por em orbita um satelite essencial para a nação. É prioridade estratégica máxima!

    Nenhuma embarcação num raio de 100 km.
    Somente em alcântara o pessoal envolvido com o lançamento.
    Um escudo anti-radiação e microondas em volta do lançador e centro de controle.
    Aeronaves de guerra eletrônica em volta fazendo a defesa eletrônica.
    Aeronaves Radar patrulhando a área.
    Navios fazendo a defesa.
    Caças de prontidão caso algum avião estranho se aproxime. E com permissão já assinada pra abater.
    ABIN fazendo um programa de contra-inteligencia com todas aspessoas e ferramentas envolvidas, meses antes do lançamentos.
    Só assim teremos o mínimo de segurança.

  9. Ainda vai demorar para que se tenha um lançamento no CLA,esses procedimentos são apenas de montagem da plataforma!
    Mas como muitos aqui disseram,devemos tomar precauções ainda maiores em respeito à aqueles que morreram em 2003 e a todos os brasileiros que torcem para o sucesso do programa espacial!

  10. Fazem milagres com a má gerência e os trocos que recebem…
    .
    Espero que agora fiquem esperto com as boinhas francesas perdidas “estranhamente” próxima a base ahahahahahhaha

  11. ALCANTARA FOI SABOTADA!
    afastem qualquer possibilidade de infiltrados la dentro pelo amor de deus.
    Por exemplo, cuidem esses repatriados que trabalharam nas agencias espaciais americanas.!

  12. Até os americano ou os soviéticos lançarem alguma coisa para o espaço foi destruído muitos foguetes .Quantos nós já destruímos ? Calma galera, eles tem o segredo porque pegaram dos alemães após a segunda guerra .

  13. Sou um grande ‘torcedor'(pois pouco além disso posso fazer…) do nosso programa espacial.
    Infelizmente nossos dirigentes nunca olham com a devida atenção para isso, e em parte até não estão errados, pois a solução de problemas sociais acumulados ao longo de séculos tem mesmo prioridade. Um povo desvalido e abandonado não terá o que defende r, e quem defende a nação são seus cidadãos, seu povo…
    E sou a favor de se excluir toda área de qualquer tipo de revindicação, direitos e ações de ‘locais’. Aquela área toda deve ser para o complexo de lançamentos, e ponto final.
    No mais, é melhor pingar que secar. Vamos indo, muito devagar, mas ainda é melhor que parar de vez.

Comentários não permitidos.