CMO divulga nesta terça-feira primeira parcial da operação Ágata 2

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/09/A%C3%A7%C3%A3o-coordenada-entre-a-aeronave-UH-12-%E2%80%9CEsquilo%E2%80%9D-e-a-lancha-da-Capitania-Fluvial-do-Rio-Paran%C3%A1.jpg

O CMO (Comando Militar do Oeste) informou nesta segunda-feira que a primeira parcial da operação Ágata 2, iniciada na sexta-feira em Mato Grosso do Sul e outros três estados, será divulgada amanhã.

Ação entra hoje no quarto dia. Pelo menos 42 pontos serão monitorados no Estado

A ação entra hoje no quarto dia. No final de semana, militares do Exército bloquearam diversos pontos das estradas do Estado para vistoriar veículos. Pelo menos 42 pontos serão rastreados.

Em Mato Grosso do Sul participam da operação 1,6 mil militares do Exército, 300 da Marinha e 450 da Força Aérea Brasileira, além do efetivo de apoio de policiais federais, rodoviários federais e da Polícia Militar.

Ainda integram a ação Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Receita Federal, Força Nacional de Segurança Pública e Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

O principal objetivo da Ágata 2 é combater os ilícitos transfonteiriços, nas regiões com Paraguai, Uruguai e Argentina, como contrabando de gado, pessoas, bem como tráfico de armas e drogas.


Esta é a segunda fase da operação, já que os trabalhos de inteligência começaram há mais de 20 dias. Fazem parte da terceira fase ações pontuais indicadas pelo serviço de inteligência.

No Estado, os militares estão instalados em bases de municípios como Dourados, Amambai, Corumbá, Iguatemi, Porto Murtinho, Jardim, Ponta Porã e Bela Vista. De cada local eles são remanejados para os postos de fiscalização.

A operação mobiliza 7 mil militares nos quatro estados. A operação prevê até interceptação de aeronaves suspeitas no espaço aéreo em toda fronteira de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, bem como patrulha naval na calha dos rios.

A ação é desdobramento da Ágata 1, que foi realizada na Amazônia no mês passado, com destruição de pistas de pousos clandestinas e combate a crimes ambientais. Ambas fazem parte do plano estratégico de fronteiras lançado pelo governo federal.

Fonte: Campo Grande News

17 Comentários

  1. O pior é que tanta propaganda deixa os vagabundos em alerta . Logo o dinheiro acaba e ai fica tudo igual .Estou achando que o General Heleno falou tanto em fronteiras que ficou feio para o governo .Deram uma moral para o novo ministro da defesa e liberaram uma grana para a operação ágata I,II .Querem tirar o general Heleno da mídia .

  2. Symon So lembramos que Foi o General Heleno que sempre disse isso… Foi “ideia” dele para fazer esses planos contra o Narcotrafico

  3. Louvável operação,estamos mostrando serviço mas é preciso mais que vontade e empenho.É preciso reequipar nossas forças armadas com equipamento moderno para fazer frente a grandes ameaças que podem estar por vir.Com as armas atuais só podemos fazer frente à este tipo de ameaças(que não é missão constitucional das forças armadas).
    Libera a verba dos caças e sistemas anti-aéreos Dilma!!!

  4. Matéria publicada hoje no site :

    http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2011/09/OVN-Loris.jpg

    O Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro concluiu a produção de óculos de visão noturna (OVN) – modelo Loris. Os OVN utilizam a tecnologia da otimização da imagem, que funciona através da coleta das minúsculas porções de luz residual, imperceptível ao olho humano, e realiza sua ampliação ao passar pelo tubo intensificador de imagem. Assim, é possível observar a imagem, mesmo estando em ambiente escuro.

    Todas as peças e acessórios dos óculos de visão noturna são importadas e recebidas completamente desmontadas pelo Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro, no processo conhecido como CKD (completely knock-down).

    Os óculos são alimentados por uma bateria alcalina de 1,5 Volt e têm capacidade de ampliação da imagem de 1 vez, com ajuste focal da objetiva de 25 cm ao infinito, sem possibilidade de aumento ou aproximação. Os OVN permitem o ajuste focal da ocular de – 6 a + 2 dioptrias, permitindo corrigir a deficiência visual do usuário do aparelho.

    FONTE e FOTOS: EB

  5. Aquele gen. e eu advogo e quero ver presidente do BRASIL no peíodp de 2014? Só falta equipar n FAs p enfrentar uma IV frota e os caças do NAE deles..ñ são confiáveis.P Ontem.

  6. tem mesmo q se prepara pra ver se enfrenta os blackwater q operam em partes escondidas da amazonia em meio a igarapeis e em reservas indigenas.

  7. Caramba

    vcs viram os equipamentos de mira nos fuzis dos Soldados da Aeronautica ???

    nem parecem soldados brasileiros…..

    imaginem quando sair o projeto COBRA do Exercito

  8. Temos um exercito competente mas contra o narcotráfico esses tipos de operação ainda sao ineficientes, sendo que o ideal seria o governo liberar verbas para que a presença das forcas armadas e assim o combate as drogas e atividades ilícitas seja algo constante.

  9. Caramba, os soldados e pilotos da FAB estão até parecendo soldado americano! rsrsrs
    Parabéns a FAB por mais esta tecnologia.

  10. lembrando aos senhores do novo tecido q a FAB desenvolveu que é invisível a visão noturna na mata

    acho q os soldados de infantaria da FAB estão no mesmo patamar dos soldados de paises de 1º mundo

  11. O Brasil se derem chance.. vai ter até pelé da tecnologia. Genética mais variada da terra!.. A possibilidade de nascer “um alien” crânio é muito maior!.. Mas para isto terá de desvincular-se de instituições de pesquisa e desenvolvimento financiadas por capital estrangeiro, e tratar esta questão como condição sine qua non para o desenvolvimento real do país.
    Corruptos!.. É to falando com vocês mesmo!.. Largam de serem burros!.. E corram atrás disto que expus, os srs ganhariam muito mais por fora.. e ainda permitiria um crescimento real ao país refletindo nos votos.

Comentários não permitidos.