Antártica: Tesouros sob os gelos

http://www.ufrgs.br/antartica/imagens/artico_antartico.gif

O aquecimento global e sua influência sobre os gelos do oceano Glacial Ártico e o Continente Antártico atrai nestes momentos o interesse das companhias que buscam novas fontes de recursos.

O Ártico está derretendo-se a um ritmo acelerado, motivo pelo qual zonas costeiras e profundezas marinhas de países como Rússia, Canadá, Estados Unidos, Noruega e Dinamarca, ricas em recursos fósseis e pesca, ficarão cada vez mais acessíveis.

Segundo calcula-se, nas zonas árticas acumula-se uma quantidade de petróleo e gás natural equivalente a 25 por cento de todas as reservas conhecidas atualmente, o que alimenta múltiplas reivindicações territoriais.

Ainda que também seja cobiçada, a Antártica é um caso diferente, pois se trata de um continente, com cerca de 14 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, o dobro do tamanho de Austrália, e com 70 por cento da água doce do mundo.

A Antártica perde a cada ano cerca de 150 quilômetros cúbicos de gelo e nos últimos anos, devido ao aquecimento global, gigantescos blocos desprenderam-se dos gelos flutuantes da região continental.

Além de contar com uma altura média de dois mil metros acima do nível do mar, o continente está coberto por uma camada gelada que atinge, segundo os lugares, entre 2.500 e 4.800 metros de espessura.

Esta camada é um dos obstáculos mais formidáveis para qualquer atividade de prospecção e/ou exploração dos eventuais depósitos minerais que se suspeita existirem em abundância nesta região gelada do planeta.

Os outros impedimentos são as baixíssimas temperaturas e os ventos violentos que sopram em quase toda a zona.

As temperaturas descem a 50 graus Celsius abaixo de zero, com um recorde de -89,3 graus em 1983 na estação de observação russa Vostok, e os ventos atingem normalmente mais de 200 quilômetros por hora.

A Península Antártica, que se projeta como uma língua de terra para o extremo sul do continente americano, é a que no verão mostra as maiores áreas desprovidas de gelo e onde se avaliou a existência de recursos minerais.

A outra maneira de projetar essas potenciais riquezas é considerando que a Antártica fazia parte do continente da Godwana, do qual se desprenderam todos os atuais.

Por tanto, infere-se que aqui existe uma estrutura geológica similar à do Cone Sul de América, África do Sul, Índia, Austrália e Nova Zelândia.

Daí que com essa informação, comprovável nas terras antárticas emergidas, se considere que há depósitos importantes de carvão e ferro, bem como a presença de antimônio, cromo, ouro, molibdênio, urânio e petróleo, entre outros.

Mas a exploração de tais jazidas está proibida até 2048, por um protocolo assinado em Madri em 1991, pelos signatários do Tratado Antártico, que entrou em vigor a 23 de junho de 1961.

São membros do Tratado 26 países de todos os continentes, enquanto a Secretaria permanente radica em Buenos Aires.

Ainda que alguns desses estados mantêm reclamações territoriais sobre partes da Antártica, estas não são reconhecidas pelas Nações Unidas, e estão na prática congeladas em virtude do Tratado.

No entanto, o que mais protege os recursos naturais da zona da exploração intensiva é o inóspito do lugar e os altíssimos custos que implicaria qualquer investimento.

E se com o aquecimento global mudam as coisas? Se os investimentos resultassem um dia rentáveis, resistiriam os preceitos do Tratado às pressões do mundo financeiro?

Aparte dos acordos para proibir por ora a exploração mineira e proteger o meio ambiente, as leis internacionais com respeito a outras questões são bastante deficientes e confusas, segundo especialistas.

Tal é o caso das investigações que se realizam sobre os chamados extremófilos, bactérias e organismos microscópicos capazes de viver em ambientes extremos, cujos genes poderiam ser patenteados para desenvolver com eles medicamentos inovadores.

Um relatório das Nações Unidas advertiu que há uma espécie de febre do ouro com as investigações sobre estes microorganismos capazes de resistir níveis de temperatura, radiações, salinidade e toxicidade foras do comum.

Mas há algo mais a ter em conta: se os gelos antárticos se derreterem, a catástrofe mundial seria indescritível, com um aumento de até 60 metros no nível dos oceanos.

Até esse momento teria que passar muito tempo, e um se pergunta se não seria melhor desde já tratar de evitar a aceleração da mudança climática, que já se nos vem em cima com tudo o que isso vai implicar.

Fonte: Prensalatina

18 Comentários



  1. sei… vamos parar de explorar o pré-sal para diminuir o aquecimento global..proibir novas fábricas.. o crescimento da atividade industrial.. rsrssr

    pimenta nos olhos dos outros…

    tem que explorar tudo.. amazonia (a floresta) vai sumir (e não sera por desmatamento) FATO !!

    esse papo de conservar A para salvar B .. não rola.. a exploração gera novas tecnologias que indiretamente revertem destruições passadas…

    “Estamos irrevogavelmente em um caminho que nos levará às estrelas. A não ser que, por uma monstruosa capitulação ao egoísmo e à estupidez, acabemos nos destruindo.”
    Carl Sagan

  2. A imagem acima está errada,,,,,estamos falando a Antártida (sul) e não do ártico (norte)……..
    Abraços patrióticos……

  3. Estabilizar o clima é fácil:
    1) Pintar as cidades e estradas de branco;
    2) Jogar bolinhas brancas no oceano, que flutuem;
    3) Enterrar as árvores das florestas a 600 metros de profundidade, para aprisionar novamente o carbono;
    4) Suspender o uso do petróleo carburante e do carvão;
    5) Impedir a emissão de microondas;
    6) Enterrar o lixo e os cadáveres em grandes profundidades.
    Isso bastaria para esfriar um pouco a Terra.

  4. Mais cedo ou mais tarde a exploração mineral da Antártica vai começar com força, é questão técnica que ainda impede. Infelizmente o homem destrói tudo por onde pisa atrás de lucro…

    Agora o autor do texto se enganou : “Tal é o caso das investigações que se realizam sobre os chamados extremófilos, bactérias e organismos microscópicos capazes de viver em ambientes extremos, cujos genes poderiam ser patenteados para desenvolver com eles medicamentos inovadores.” — Genes não podem ser patenteado meus amigos..É como patentear um pêssego, uma laranja, um pombo, um cavalo, etc…

  5. Não é o filme avatar mais o planeta terra é um unico organismo ele se auto regula e sempri apos o aquecimento vem o resfriamento.
    Nos teremos um pico de atividade solar em 2012 e se encerra em 2013. …………………………………

    Cinetistas alertam sobre iminente “Era de gelo”
    Plantão | Publicada em 17/08/2008 às 15h38m
    EFE / OGLOBO
    MÉXICO – Estudo desenvolvido na Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) preve que o planeta Terra está perto de uma “pequena Era de gelo”, que duraria entre 60 e 80 anos como conseqüência de uma diminuição da atividade solar. O trabalho foi apresentado pelo pesquisador do Instituto de Geofísica da Unam, Víctor Manuel Velasco Herrera, em um ato público em que foi defendido que a recente ruptura da geleira argentina Perito Moreno, incomum por ter ocorrido em pleno inverno, não foi devido à mudança climática. Segundo ele, se trata de um processo natural provocado pela temperatura e pela precipitação do rio.


    Neste século, as geleiras vão aumentar como se pode observar na cordilheira dos Andes e em Perito Moreno

    ——————————————————————————–
    .O especialista disse na conferência “Los derrumbes del Glaciar Perito Moreno” (“A destruição da geleira Perito Moreno”, em tradução livre) que este tipo de fenômeno natural ocorre a cada dois ou quatro anos, “ainda no inverno”. Depois, Velasco afirmou que as previsões do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPPC), onde se informa que a temperatura vai aumentar por causa da mudança climática, são errôneas.

    – [Essas previsões] são incorretas porque se baseiam apenas em modelos matemáticos e apresentam resultados em cenários que não incluem, por exemplo, a atividade solar – disse.

    Ele acrescentou que dentro da mudança climática há fatores internos como os vulcões e a atividade humana, e externos como a solar.

    – Curiosamente o astro nunca foi visto como um agente de esfriamento, mas de aquecimento, mas tem os dois papéis – apontou.


    Curiosamente o Sol nunca foi visto como um agente de esfriamento, só de aquecimento, mas tem os dois papéis

    ——————————————————————————–
    .Segundo ele, atualmente o mundo vive uma etapa de transição onde a atividade solar diminui consideravelmente, “portanto, haverá uma pequena Era de gelo que durará de 60 a 80 anos”, e a conseqüência imediata disso será a seca.

    – Neste século, as geleiras vão aumentar como se pode observar na cordilheira dos Andes e em Perito Moreno.

  6. Aquecimento global.. Não estão a ver que com esta história de aquecimento global mundial estão a criar uma corrida-aos-recursos-naturais-energeticos-dois? E a industria verde?.. Vai bem? Minha camisa é de algodão natural! Sem defensivos agrícolas.. custou o dobro! Mas to feliz! Heheh.. porque to fazendo bem ao meio-ambiente! =)).. ???

    E o braziliano disse tudo!..

  7. A receita do Dandolo parece mágica, mas fazer isso tem custo e renúncias que a humanidade não está disposta a pagar, pelo menos até agora!Além do que, quem efetivamente está aquecendo a terra é o SOL, e não há nada que a humanidade possa fazer, só mudar de planeta, que seria impossivel no atual estágio da nossa capacidade evolutiva! Salvo se os americanos pedissem aos seus amigos alienigenas milhares de naves emprestada!Não é a toa que as previsões apocaliptica da humanidade remete-se sempre para esse começo de século!O fim vem, o fim vem…!(leram isso no livro sagrado?!)

  8. Vão ver os créditos dos fundos de pesquisa para os argumentos que reforçam o aquecimento global, e vejam os mesmos para com os contra o aquecimento global. Vejam se os sensores que acusam o tal aquecimento global não tiveram influencia de orgãos internacionais nos relatorios oficiais.
    Vejam se os “entertainers” verdes não tem empresas e ações que lucram com esta história.

    Antes era o argumento de que poluir fazia bem para o progresso. Mundo dos ditos 1º mundo em alta, os demais progrediam mal por causa que nem tinham industria ou ainda tavam engatinhando..

    Agora é o argumento de que poluir está fazendo mal ao meio-ambiente. Industria dos ditos 1º mundo agora mais avançada, industria dos outros crescendo chegando ao patamar das industrias primárias que nao podem crescer, agora por causa do Meio Ambiente.. ???
    Pesquisem sobre os ciclos da terra, e a possibilidade de isto não ter sido por ação do homem! Se de fato existir o tal aquecimento global.

  9. “Antártida… Antártica é cerveja não??!!”… os dois estão certos, meu caro… visite o wikipedia mais constantemente…

Comentários não permitidos.