70 anos da Base Aérea de São Paulo, o Plano Brasil esteve lá.

COMEMORAÇÃO:  70 ANOS DE BASP – BASE AÉREA DE SÃO PAULO

Autor: Harry Plano Brasil

Fotos e Vídeo: Harry & Gabriel


Sob o comando do  Tenente-Coronel-Aviador FRIGINI, a BASP faz história,  comemorou seus 70 anos   no dia 17/09 com o 1° Portões Abertos da BASP, o  Plano Brasil cobriu o  evento ocorrido tendo a oportunidade de verificar a grande participação do público, e os cuidados dos organizadores que possibilitou uma organização impecável no atendimento ao público que teve oportunidade de ver exposição de aeronaves, palestras,  gincanas, aeromodelismo, balonismo e desfile de viaturas antigas assim como  o grupo Dogs of War que simulou a prisão de um militar alemão na segunda guerra mundial e a atuação.


Situado na Av. Monteiro Lobato, 6365 – Cumbica – Guarulhos – SP, a Base Aérea de São Paulo foi criada em 21 de agosto de 1941 e tem por finalidade hoje de apoiar o 4º Esquadrão de Transporte Aéreos que fornece o transporte necessário para que o pessoal do IV COMAR.
Batalhão de Infantaria de Aeronáutica da Base, o BINFA-54 . Participar de missões de segurança desencadeadas pelo IV COMAR. Distingue-se também por prover o serviço contra-incêndio ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior da América Latina.

A saúde também ocupa lugar de destaque no leque de atividades desenvolvidas no âmbito da BASP. Seja na área médica seja na odontológica, os dedicados profissionais de branco atendem com carinho seus pacientes. O Esquadrão de Saúde, tanto da área médica como da odontológica  recentemente reativou o atendimento ambulatorial, reduzindo a necessidade de deslocamento até o Hospital de Aeronáutica de São Paulo.

Atualmente a BASP, dividindo seu espaço com o Aeroporto Internacional de São Paulo, sedia o 4º ETA e a Divisão de Catalogação da Diretoria de Material.

O gerenciamento dos  prédios, das áreas e dos equipamentos situados na Base está sob o responsabilidade do Esquadrão de Infra-Estrutura.

Veja mais na galeria de fotos do evento

11 Comentários

  1. Parabens ao Blog
    BOA PARTICIPACAO

    QUANTO AO DEMAIS TIRANDO
    Ese uniforme americano da 2 guerra mundial emprestado ao Brasil e uma falta de bom gosto

    alem de feio vai termina naquele capacete de CABECA DE FORMIGA



  2. NC: MLAJ*

    Tudo muito bonito, limpo e organizado. Parabéns ao PB pela visita e pela filmagem e fotos mostradas.

    Contudo…
    Triste, muito triste… parecia uma volta no tempo, aos anos 70…
    Onde estavam caças de turbinas com saidas vetoradas, ou seja, caças dos anos 90 para cima – nadica de nada; ou helicópteros de ataque modernos; ou baterias de defesa antiaérea de última geração, para a importante base, com mísseis, de novo: nadica de nada.


    Uma bela comemoração, mas que mostra mais uma vez que estamos com FAs praticamente obsoletas e muito frágeis, na verdade estamos brincando de sermos grandes.

    *New Campaign: *** Mísseis Longo Alcance Já ***

  3. .
    .
    Parabéns ao Plano Brasil pela participação e por trazer as imagens pra gente!
    .
    E realmente não gostei desse uniformes americanos usados pelos brasileiros não, e esses cartões de jogo para crianças também não desceu… muita propaganda estrangeira dentro de uma nossa base militar!!
    .
    Por outro lado também é triste ver que os meios ainda são antigos reformados… quem sabe um dia…
    .
    Valeu!!

  4. Pessoal, sou contra haver muitas festividades nos quartéis, pois faz a produtividade cair. No meio político também. Vejo deputados e senadores perdendo horas a fio, fazendo elogios aos outros. É perda de homem-hora de trabalho. Muita solenidade é coisa de país atrasado.

  5. Faz exatamente 30 anos, que não visito a Base, mais se parece com uma capsula do tempo, onde nada mudou, são as mesmas aeronaves e tudo mais.

    O que será preciso para mudar isso …??? Fico triste.!!!

    O General Charles de Gaulle estava certo, “Não fazer nada,é ser vencido” mas vocês esperavam a outra frase dele. rsss abraços

  6. concordo q devemos cobrar forças armadas mais bem equipadas e com equipamentos atualizados,mas devemos levar em conta o proficionalismo dos militares q mantem o que esta disponivel operando de forma satisfatoria com os poucos recursos que tem, e se esse equipamento, apasar de antigo cupre ou nao a missão que se espera dele, lembrando que a força aerea mais poderosa do mundo ainda utiliza aeronaves de ate 40 anos de uso ou mais, B52, U2,F5 ( para treinamento de de combete simulado ) entre outos, a diferença e que eles tem recursos para atualizações, pesquisa ,e meios modernos para complementar a missão, e tambem e tambem um povo atento as questões de defesa e soberania, e nao alienado em novela e futebol !!!

  7. e por favor nao comparem equipamento militar com carros ou outras coisa como eu ja li por ai, equipamento militar e ESTRATEGICO, e nao artigo de luxo, devemos sim cobrar o reequipamento das forças, mas de forma inteligente realista e compativel com nossa geopolitica, e nao como o playboyzinho do condominio que fica se gabando que ele ja tem o play3 enquanto ps outros ainda tem o play2, isso soa mais a viralatismo de paga pau da disneylandia !!!

Comentários não permitidos.