Os esqueletos caem do armário

O ex-diretor de Segurança de Uribe vai para a cadeia por assassinato. Foto: AFP

Redação Carta Capital

O governo Álvaro Uribe terminou há pouco mais de um ano, mas seus abusos rivalizam com os piores momentos das ditaduras do Cone Sul nos anos 1970. No início de setembro, foi condenado a 40 anos de prisão Pedro Antonio Agámez, suposto “gato” que em 2007 recrutou dezenas de jovens oferecendo-lhes trabalho no campo e os entregou a militares para que os executassem e assim cumprissem sua cota de “guerrilheiros mortos em combate”. Desde 2008, a procuradoria-geral recebeu denúncias de 2.701 pessoas mortas dessa maneira, os chamados “falsos positivos”.

Em 14 de setembro, Jorge Noguera, diretor do Departamento de Segurança de Uribe até 2004, depois cônsul na Itália, foi condenado a 25 anos de prisão por planejar a morte do professor Alfredo Correa de Andreis, suposto­ ideó­logo das Farc que trabalhou com refugiados da guerra civil em Barranquilla e foi executado por paramilitares em setembro de 2004. O ex-presidente comentou no Twitter: “Nomeei Jorge Noguera por sua folha de vida e sua família, confiei nele, se por acaso delinquiu, me dói e ofereço desculpas à cidadania”.

Esses grupos paramilitares, supostamente “desmobilizados” e perdoados no governo Uribe, continuam ativos no crime. No mesmo dia, a defensoria pública da Colômbia denunciou que os corpos de dois camponeses mortos em Nariño foram desmembrados e jogados em um rio e outros 13 foram sequestrados por um mesmo bando, vestido com uniformes militares.

Fonte: Carta Capital

33 Comentários

  1. Esse Uribe estava criticando o Lula pelo twiter um dia desses, está ai a sua verdadeira face, criminoso, bandido, deve ser julgado em haia, é impossível ele não estar por trás desses crimes contra a humanidade.

  2. Esqueletos, não no armário, más em valas!
    É que não faltam no governo Uribe, um grande criminoso, que apesar de todas as denuncias, as empresas de mídia a serviço do império, só se preocupavam em denunciar o vizinho, o “perigoso ditador” Chavez, que nunca sequer chegou perto de fazer barbaridades como esta.
    .
    Já foram descobertas valas comuns clandestinas, deste período do governo Uribe, com mais de 2.000 corpos, todos “falsos positivos”…

  3. E foi justamente a repressão indiscriminada sobre qualquer forma de organização da sociedade civil colombiana mais pobre, que fez surgir a 60 anos, os movimentos guerrilheiros, que há principio não tinham ideologias socialistas ou comunistas, eram organizações de auto defesa contra os assassinatos em massa que já ocorriam na década de 50..
    ……………….
    “Na Colômbia, afirmava um líder comunitário, é mais fácil organizar uma guerrilha que um sindicato. Se alguém tem dúvidas, que o tente no seu local de trabalho. A Central Unitária dos Trabalhadores (CUT), criada em 1987, contabilizava, doze anos depois, 2.500 filiados assassinados, sendo os empregados das plantações de banana os mais atingidos, seguidos dos professores e dos petroleiros. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) declarou que a Colômbia é o país do mundo onde qualquer atividade sindical representa um alto grau de risco. E usou a expressão “genocídio sindical” para caracterizar os constantes massacres da população organizada.”
    ……………….

  4. “Quando o pai do presidente (Uribe) foi atacado pelas FARC em sua fazenda, Uribe se utilizou do helicóptero mais moderno do país, de propriedade de Pablo Escobar Gavíria, para chegar ao local do enfrentamento.
    .
    Perguntado sobre o uso da aeronave, o presidente simplesmente respondeu que “embarquei quase de noite no primeiro helicóptero que conseguiram […] O jornal “El Mundo” disse, no dia seguinte, que o helicóptero era do fazendeiro Pablo Escobar”.
    .
    Em 1984, quando a polícia chegou ao maior laboratório de cocaína do mundo, de Pablo Escobar – o Tranquilandia -, encontrou várias aeronaves, três das quais tinham licença de funcionamento expedida pela Aeronáutica Civil quando seu diretor fora Álvaro Uribe Vélez.
    .

    No entanto, o mais grave estaria por vir. Em 30 de julho de 2004, a presidência da Colômbia rechaçou um documento da Defense Intelligence Agency (DIA), um dos serviços de segurança mais secretos e poderosos dos Estados Unidos, que classificava Uribe “um político e senador colombiano dedicado a colaborar com o Cartel de Medellín nas altas esferas do governo”. E continuava:
    .
    “Esteve vinculado com os negócios relacionados com as atividades dos narcóticos nos Estados Unidos. Seu pai foi assassinado na Colômbia por sua conexão com os traficantes de narcóticos. Uribe tem trabalhado para o Cartel de Medellín e é um próximo amigo pessoal de Pablo Escobar Gaviria (sic)”.

  5. .
    .
    Que isso… nem as FARCS fariam coisas assim desumanas, isso ai é extermínio em massa… mas tem gente que gosta destes velhos métodos fascistas direitistas!
    .
    Cadê a ONU pra colocar na cadeia os autores desses crimes contra a humanidade na Colômbia??… cadê o aliado deles, os USA, que diz que no Irã, na Síria não respeita e nem preserva-se a vida e os direitos humanos???
    .
    Lembrei agora quando o Uribe acusou o Chavez de violar os direitos humanos, e isso ai o que é, não extermínio em massa em plena Democracia??… o Chávez mandou matar quantos em suas décadas de governo, teve execução em massa na Venezuela???
    .
    Ué, cadê os defensores da Colômbia aliada dos Yankees, onde estão os que defendem os modelos praticados por eles e seus aliados na América latina e no mundo???
    .
    E não temos dados das prisões secretas da Colômbia, onde estão e quantos são os presos sem julgamento e sob tortura, mas isso não passa na TV então não existe, certo?
    .
    Na Colômbia pode SIM… Yes We Can!!
    .
    Incrível isso, e tem gente que acredita em papai noel, coelhinho da pascoa e tudo mais!!

  6. Pessoal, o pessoal da esquerda são tão assassinos como os de centro e da direita. Se julgar um dos lados, tem que julgar a todos, caso contrário configura revanchismo.

  7. E bom a turma de esquerda abaixar o tom,os governos de esquerda tambem cometem estes crimes,as farcs idem,entao deixem de vomitar hipocrisia ,adoram atirar pedras,eta turminha desmemorada ,Uribe fez um excelente governo,o povo colombiano o aprovou,nao cabe a nos brasileiros criticar ,estamos sendo governados por vermelhos que aprenderam a roubar,desviar,sao iguais ou piores aqueles que eles criticam,deixem de ser manes !

  8. Queria que fosse mentira , más não é…
    .
    E que tem haver a esta vala com o capitalismo?ou comunismo? tem a ver com corrupção, crime, falta de humanidade e foram sim os paramilitares, narcotráfico e exercito corrompido que fizeram isto !
    .
    http://rsurgente.opsblog.org/files/fosa-comun3.jpg
    .
    http://www.publico.es/internacional/288773/aparece-en-colombia-una-fosa-comun-con-2-000-cadaveres
    .
    http://rsurgente.opsblog.org/2010/08/12/imprensa-brasileira-silencia-sobre-fossa-com-milhares-de-corpos-na-colombia/
    .
    -Em uma audiência pública realizada dia 22 de julho de 2010 – uma delegação internacional composta por 10 dirigentes sindicais, 6 membros do Parlamento europeu, 3 membros do Parlamento britânico, 3 delegados da Espanha e 2 dos Estados Unidos testemunharam a existência da gigantesca fossa comum encontrada no povoado de Macarena, no Departamento de Meta, Colômbia. Trata-se da maior fossa comum da história recente da América Latina, com aproximadamente 2.000 cadáveres.

  9. O secretário do Comitê Permanente de Defesa dos Direitos Humanos da Colômbia, Jairo Ramírez, descreveu assim o que testemunhou:
    .
    “O que vimos foi de arrepiar, uma infinidade de corpos e na superfície centenas de placas de madeira de cor branca com a inscrição NN e com datas que vem desde 2005 até hoje”. Segundo Ramírez, o comandante do Exército colombiano disse que os corpos eram de guerrilheiros mortos em combate, mas moradores da região garantem que, entre os mortos, estão líderes sociais, comunitários e camponeses que desapareceram sem deixar rastro.
    .
    Já há na Colômbia um movimento para denunciar Álvaro Uribe ao Tribunal Penal Internacional pela prática de crimes contra a humanidade.

  10. APARECEU UMA VIÚVA PARA CHORAR
    .
    .

    Tem certas coisas que é realmente engraçada,Uribe o endiabrado matou esfolou,tudo que um ditador comum pode fazer e falam que o cara foi eleito democraticamente e o povo o aprovou e que as FARCS faz a mesma coisa,……pipi e popo.
    .
    Hugo Chaves,o maluco beleza,também diz as mesmas coisas,só falta encontra os esqueletos dele,com certeza não ficará atras do endiabrado.
    .
    Dá para levá essa gente à sério?
    .
    É realmente uns manés mesmo……Hahahaha…..

  11. Cara voce wi é um dos melhores comentaristas deste site os paramilitares mataram camponeses para mostrar a midia sionista que estao acabando com as farcs mas na verdade as farcs esta la e domina grande parte do pais colombia eles a elite branca colombiana nao quer a paz pois ela lucra com a fome a miseria do seu povo esse uribe é o maior comedia que existiu como presidente atuais do nosso continente os estados unidos faz o que quer com a colombia com esse papinho furado de esquerda e direita ali o que existe é o povo contra uma elite que as vezes nem decendente de espanhois com indio e negro sao as vezes sao oriundos de outras nacionalidades tomara que o povo colombiano abra os olhos como fez o Brasil.e entre logo na unasul da um pe na bun@ dos gringos em seu territorio e volte a ser um pais latino americano pois agora é um pais colonia gringa tipo guantanamo .um salve pros guerreiros

  12. Francoorp,
    Aliás, não temos dados da prisão de lugar nenhum, nem em governos de direita e nem em governos de esquerda, como no Brasil, em que meninas vão parar em prisão de macho.
    E o post se refere ao ex-diretor de segurança do Uribe, e não ao Uribe.
    Se no Brasil o presidente é inimputável e “não sabe” o que o ministro da Casa Civil, nem o que o ministro dos transportes, nem o que o ministro do turismo, faz, por que culpar o Uribe das ações do seu ex-diretor de segurança?
    Provavelmente o Uribe não sabia também, né?

  13. Se o lula não sabia do mensalão, porque o uribe saberia das mortes?… rsrsrsr… a hipocresia das vermelhetes não tem limites… é muito provavel que essa noticia seja fake… “o povo colombiano o aprovou,nao cabe a nos brasileiros criticar ,estamos sendo governados por vermelhos que aprenderam a roubar,desviar,sao iguais ou piores aqueles que eles criticam,deixem de ser manes !”… qndo é para criticar a cara de broa, os pai-de-santo babalorixas baba-ovos esquerdistas fazem até santo baixar no terreiro da falacia, vem com o mesmo discurso que o povo aprovou a turma que ai esta… então também não critiquem o governo colombiano… excelente jose carlos…

  14. Já que no Brasil o governo é de esquerda, e não é nada de mais matar 2000, 3000 pessoas e jogar numa vala comum, que a Dilma começe matando os direitopatas de plantão, tenho um sítio que dá pra enterrar umas centenas, depois é só dizer que não sabia, tudo a ver comparar crime contra a humanidade com mensalão que todos os governos do mundo praticam.

  15. Falando em vala, eis a comum: “mensalão que todos os governos do mundo praticam.”… esta é a mentalidade progressista que assola o pais… justificavel a incompetencia em gerir o dinheiro publico… depois não reclamem se o dinheiro para a educação, saude, segurança e caças 0km não vem… ele vai… vai para longe… mais precisamente no ABCD de “sun paulo”…

  16. Alexandre,
    Você sabe quantas pessoas morrem no Brasil porque não temos estradas que prestam, hospitais ou saneamento público de qualidade, mas que o Brasil é a 7º economia do mundo?
    Ou seja, não é por falta de dinheiro que temos esse quadro lamentável, e sim por má administração e pelos mensalões, mensalinhos, propinões e propininhas, superfaturamentões e superfaturamentinhos.
    Tenho que concordar que a corrupção no Brasil não surgiu no governo de esquerda, mas esse governo foi colocado no poder, inclusive pelo meu voto, com a promessa de acabar com ela.
    Infelizmente a tarefa se mostrou mais difícil do que a esquerda, ingenuamente e inocentemente, rsrs, acreditava. Por outro lado eles não tiveram nenhuma dificuldade em nos convencer que seria possível fazê-lo, inclusive nos convencendo que a corrupção só existia porque o poder estava nas mãos da direita à serviço do capitalismo selvagem e de potências imperialistas e não comprometidas com a seriedade e com o bem comum e que só bastaria a esquerda, que nunca foi poder, assumir, para que o país se tornasse o “Éden”.
    Eu acreditei!
    Hoje sei, à duras penas, que só existem 2 tipos de políticos, os que estão no poder e os que querem chegar lá.
    Eu de minha parte não defendo genocida algum. Só respondo à provocação fazendo uma releitura do post, já que muitos intelectuais do blog não conseguem fazer um simples comentário sobre qualquer post sem provocar, agredir ou usar de ironia.
    Na verdade nem deveria aceitar a provocação e responder, já que sou escolado pela experiência prévia antes relatada e sei que os mais críticos não são nem nem um pouco melhores dos que aqueles que são alvos de suas críticas.

  17. “Por outro lado eles não tiveram nenhuma dificuldade em nos convencer que seria possível fazê-lo, inclusive nos convencendo que a corrupção só existia porque o poder estava nas mãos da direita à serviço do capitalismo selvagem e de potências imperialistas e não comprometidas com a seriedade e com o bem comum e que só bastaria a esquerda, que nunca foi poder, assumir, para que o país se tornasse o “Éden”.”… realmente, a grande falacia da esquerda… fazer parecer que ela era justa e grandiosa… rsrsrsrs… enganou a todos… tornou-se como o cão que volta ao vomito… falar é facil… governar sem corrupção e com ética é que é dificil… não é para qualquer um apregoador da inverdade…

  18. O fato é que o post sendo sobre eventos que se passaram no governo Uribe, valas comuns com milhares de corpos… Soa como uma defesa de Uribe inusitada, para dizer o mínimo, a tentativa de tergiversar, colocando mensalão, Lula, PT , corrupção no Brasil e o diabo a quatro! Como uma cortina de fumaça, para encobrir o fato em si, que são as horrendas valas comuns produzidas durante o governo Uribe…
    .
    Parece que, para os que fazem política pró EUA e também os anti petistas, as acusações contra Uribe incomodaram bastante , o denominador comum dos defensores de Uribe deve ser o fato doe Uribe ter uma fidelidade canina para com o EUA..

  19. Más porque defendem Uribe? O que ele tem?
    .
    O que é que o Uribe tem?
    O que é que o Uribe tem?
    Tem cadaver na cova tem (tem)
    Tem droga na mala tem(tem)
    Tem coca na veia tem (tem)
    Tem bases yankees na pátria tem(tem)
    Tem rabo preso tem (tem)
    É capacho do USA como ninguém…!
    .
    O que que o Uribe tem?
    Há!como ele entrega bem…!
    …rsrsr

  20. Wi, tô aqui tentando imaginar vc, com o abacaxi na cabeça, cantarolando a sua musiquinha… rsrsrsr… formaria bem um grupo com chavito, lulinha e cara de broa dançando à moda “can-can” no proximo foro esquerdista cucaracha… rsrsrsr…

  21. hehehe… poxa, não me faça desfeita, “fiz” esta música pensando em você, com sua pele e lindos olhos azuis é o melhor interprete…rsrs

  22. APARECEU MAIS VIÚVAS PARA O ENTERRO-Hahaha…..
    .
    .
    Essa mesma rapaziada que procura explicar e justificar os erros com os erros dos outros,com muita hipocrisia e às vezes cheias de contradição com o que eles falaram anteriormente,sem o pleno controle das sua convicções,com se vê de novo aqui.
    .
    Sempre atacam o Brasil exaltando o lado negativo e menosprezando o seu lado positivo,a corrupção tem em todo lugar e em toda ideologia;é de conveniência para que sempre “cai do cavalo”,são típicos argumentos fantásticos de zé manes;
    .
    Más já ficaram mudos e caladinhos;como sempre fazem quando estão decepcionados com os seus gurus decadentes;quando o endiabrado Uribe,que é o seus xodó, for para o banco dos réus e quem sabe,por questão de justiça divina,apodrecer na cadeia como qualquer criminoso.
    .
    Más não se preocupem,lá é igual aqui,esse tipo de bandido nunca vai para a prisão,assim se salvam os maus lá e cá.

  23. ESSA É PARA OS PATOS DONALDS E OS PATETAS DE PLANTÃO
    .
    .

    Para EUA, Veja fabricou proximidade do PT com as FARC por objetivos políticos
    .
    .
    Para embaixada norte-americana, a revista “exagerou o real nível das relações entre as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o PT”, segundo o documento datado de março de 2005.
    .
    Isso porque, após as acusações, membros da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) em Brasília, que de acordo com a revista, estavam infiltrados no encontro, não obtiveram provas concretas sobre o recebimento de dinheiro.
    .
    .
    http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticia/WIKILEAKS+PARA+EUA+VEJA+FABRICOU+PROXIMIDADE+DO+PT+COM+AS+FARC+POR+OBJETIVOS+POLITICOS_14641.shtml
    .
    .
    Meu Deus….eu adoro fazer isso com esses caras…é sério
    .
    Hahahahahahahah…

  24. Olá Bosco, primeiro meu sitio é produtivo, segundo é pequeno, não estaria classificado como latifúndio rsrs, no mais concordo com vc, meu comentário foi no sentido da comparação entre crime contra a humanidade e mensalão, uma coisa é ultrajante para qualquer sociedade, a outra é comum e vc que é um cara inteligente sabe que todos praticam e que é impossível no regime democrata governar sem o apoio do legislativo, esse apoio se dá através da divisão de cargos públicos, dos mensalões, mensalinhos, verbas publicitárias, concessões de serviços públicos etc… e funciona assim em todo o mundo. Portanto é como vc diz, não foi inventada pela esquerda ou pelo PT, e ninguém ainda conseguiu sobreviver politicamente fora desse sistema, espero que o Dandolo invente uma maneira que acabe com esssas praticas. Abcs

  25. Blue Eyes, não concordo com a prática do mensalão, mas dou a vc a possibilidade de me orientar na próxima eleição, diga-me em quem eu voto na certeza de que ñão haverá mensalão, corrupção, negociata etc… Me diga quem vai usar honestamente os recursos públicos e resolver os problemas da saúde , educação, saneamento etc… só não vale o DEM e o PSDB, pois estes já governaram e foram mais corruptos e menos capazes. Estou esperando sua sugestão , Abcs.

  26. .
    .
    Totalmente diferente as prisões daqui com prisões de tortura e EXTERMÍNIO por la… quantos foram os exterminados nas prisões do Brasil nos últimos anos???… nada a ver como sempre Bosco, nada a ver mesmo com o contexto somente uma defesa sem nexo dos crimes praticados pelos aliados dos Yankees, com exemplos que tem nada a ver com o crime cometido em si!!
    .
    E ainda vem colocar crime contra a humanidade no mesmo pé de mensalão… e o mensalão do PSDB no metrô de SP ninguém fala nada né, e o do DEM… e nem compara se isso com extermínio em massa… pessoal, isso ai é querer desviar o foco dos CRIMES COMETIDOS NO GOVERNO do Uribe… vai pra la então, não fala sempre isso pra mim, vai morar la ja que é tudo uma conspiração esquerdista e é tudo uma mentira!!
    .
    O que tem a ver mortos nas estradas com execuções em massa… de novo desvia o foco.. vejo que usam sempre as mesmas técnicas de desviar o assunto, tirar o foco da questão dos assassinatos em massa e levar pra estradas, mensalões, ministérios, tudo isso pra não entrar no mérito da questão em si, desviar o foco da questão… Não FALAR MAIS DOS HOMICÍDIOS EM MASSA NO GOVERNO URIBE… vão pra la, pelo menos la não se morre como aqui não é mesmo, em estradas, hospitais e etc, e nem mesmo tem mensalão por la né ou desvio em ministério e coisas assim,… vão morar la na Colômbia justa e sem estradas ruins e esburacadas, sem corrupção, vão viver la e defender o Uribe que não sabia de nada o que passava em seu governo… pra mim o Lula sabia e sim e levou um $$$, Igual fez o Serra com o metrô de SP, ou o Arruda do DEM… e dai, o que tem isso a ver com o extermínio em massa aqui descrito???
    .
    E então, a Venezuela vermelha quantos foram os homicídios em massa mesmo??? Respondam ai ò direitetes (uso o termo em resposta a Esquerdetes usada pelo colega)!!
    Mas na Colômbia teve sim extermínio em massa, e sob o Governo Uribe, esses são os fatos!!!
    .
    Cadê a ONU pra fazer alguma coisa??? Verdade… so funciona contra os inimigos dos Yankees, contra os aliados nada de corte internacional pelos direitos humanos e crimes contra a humanidade… mais uma prova está ai, na cara de todos!!
    .
    E o MST procura mesmo é latifúndios, propriedades maiores de 400 alqueires… terras gigantes e improdutivas, ja assisti reuniões pessoalmente!! E se o Brasil fosse realmente justo com a posse das terras não existiria o MST, pois não precisaria acabar com a grande concentração de terras nas mãos de poucos, e segundo a nossa constituição a propriedade privada deve cumprir a sua função social! E o que tem a ver MST com um neo-holocausto na Colômbia aliada dos Yankees…
    .
    WI, Alexandre, Lucena, e outros amigos, desta vez parece que concordamos em algo… e ELES defenderem assassinatos e extermínios em massa, é o mesmo que ser cúmplice e sujar as mãos de sangue, defendendo os assassinos e os criminais… mas mesmo que alguns não queiram ver a verdade e ficar ai somente pra fazer politica barata, só demonstra que não dão o minimo valor à vida humana, o que interessa é somente ser “Contra” o outro e nunca admitir os esqueletos do próprio lado…
    .
    Parece que desta vez vimos as coisas como são e falamos como estão, e as ovelhas da Mídia PIG internacional não gostam de ver a verdade sobre os regimes que consideram aliados do patrão contra outros não alinhados e considerados “Vermelhos”… problema deles, que vivam da ilusão ou que se mudem pra la pra ver como é bom, democrático e justo o sistema na Colômbia!!
    .
    Valeu!!

Comentários não permitidos.