Exército norte-coreano continua crescendo, segundo Seul

O Exército da Coreia do Norte aumentou na última década em cerca de 300 tanques, 20 mil soldados e 1.200 peças de artilharia, informou neste domingo a agência local Yonhap. De acordo com o relatório comparativo das Forças Armadas nas duas Coreias apresentado pelo Estado-Maior Conjunto sul-coreano (JCS), se estima que na última década o número de soldados da Coreia do Norte aumentou de 1,17 milhão para 1,19 milhão apesar das graves dificuldades econômicas do país.

No entanto, o relatório também revela que Pyongyang reduziu seus navios militares de 900 para 740, seus submarinos de 90 para 70 e os caças dos 870 com os quais contava no ano de 2000 para os 820 do ano passado. Quanto a seu próprio Exército, a Coreia do Sul assinalou que o número de navios militares com os quais conta se reduziu de 180 para 160, assim como a frota de seus aviões de combate, que passou dos 540 do ano 2000 para os 460 do ano passado.

O JCS disse que a metade de seus aviões de combate são modelos antigos, de cerca de 25 ou 30 anos, e estimou que para 2020 o número de caças se reduzirá para 300. A Coreia do Sul também aumentou seus tanques de 2.360 para 2.400 e suas peças de artilharia de 5.180 para 5.400, segundo a Yonhap.

O número de soldados da Coreia do Sul se reduziu dos 690 mil do ano 2000 para os 650 mil do ano passado, como parte do plano do Ministério da Defesa para reduzir as Forças Armadas do país. As duas Coreias estão tecnicamente em guerra desde o conflito armado que as colocou em conflito de 1950 a 1953, e que terminou com um armistício em vez de um tratado de paz.

Fonte: Terra

25 Comentários

  1. Alguém ae se perguntou porque eles tem 1 milhão de soldados se sua população e de 23 milhões de habitantes posso concluir que se nos brasileiros temos quase 200 milhões de habitantes se usarmos 1% era para nos temors 2 milhões de soldados contra 390 mil isso é uma vergonha isso eu digo somando as 3 forças armadas me corrijam se eu estiver errado nosso plano militar é uma piada perto dos Koreanos.

  2. O Brasil nao ganha de nenhuma das duas infelizmente…. Precisamos nos armar!!! Olhe os submarinos… reduzido a 70… quando terminar a construcao dos nossos eles so teram a mais 60… Mas temos o Nuclear, que e muito bom, mas…

  3. Quantos tanques tem o Brasil mesmo ?? E caças, submarinos, peças de artilharia ??? Sei que não estamos em guerra nem muito próximo a uma, mas do jeito que tá se estourar uma guerra em 2020 estaremos fer…



  4. hj o que conta é o profissionalismo a tecnologia militar..não o número de homens…

    1 soldado profissional tecnologicamente armado vale por 20 buchas de canhão estilo 5 balas e uma bussola..rsrs

  5. Olhando a primeira foto ,não da para dizer que aquela formação é feita por pessoas .E muito perfeito este exercito do olho puxado .

  6. Realmente Dark Sidious. Eles tem que passar por cima das FA’s brasileiras. Esta é defensora do Brasil, e dos brasileiros. Jamais vão se opor à constituição original de 1988. Não importa quantas facadas apliquem hoje na carta magna. Aqui tem povo verde-oliva. Tem onça.. harpia.. carcará. Estes bixos jamais se renderão.

  7. Caso nao saibam,a coreia do norte tem 50%de seus soldados desnutridos,mas em compensaçao tem uma artilharia que nao deixa nem barata se apontada pra seul

  8. O brasil tem 800 peças de artilharia,se juntarmos as três forças.
    A coreia do norte tem só na fronteira 12.000 peças de artilharia apontadas pra coreia do sul, e 11.000 peças de artilharia antiaérea.
    A coreia do norte tem cerca de 200.000 (duzentos mil) soldados nas forças especiais. O brasil tem na sua força terrestre (exercito)cerca de 190.000 e se juntar todas as três forças da cerca de 300.000 soldados…

  9. Olha, nós precisamos montar um simulador de guerra do tipo tabuleiro e auxiliado por microcomputadores. Aí nós iremos saber as nossas reais necessidades.Querem que eu faça esse projeto para as nossas Forças Armadas ? Diariamente ele teria que ser atualizado. Sem essa ferramenta, a guerra fica inviável. Vira achismo e esculhambação.

  10. New Campaign *** Tamu Tudo Fu#i#o ***
    É, é é é é é é é é é é é é…
    Vergonha, vergonha, vergonha, vergonha….
    Nós com apenas dois sub convencional para um mar territorial gigantesco;
    E o resto do nosso armamento… só serve para resto mesmo.
    Isnif, isnif, isnif….
    PS: quanto a arma a usar contra o formigueiro de soldados norte coreanos… ora muito formicida.

  11. Nao se impressionem com os números! Apesar de ser uma forca gigantesca seus equipamentos sao em sua maioria ultrapassados sem chance de fazer frente aos da Coreia do Sul. Fora isso apesar de mais de 1 milhão de soldados, acredito que numa guerra, devido a “situação precária ” e praticamente passando fome teremos uma taxa altíssima de desercoes. Se a Coreia do Sul tiver um bom serviço de inteligência e uma boa estratégia a Coreia do Norte Nao dura uma semana. Temos que levar em conta também que a Coreia do Sul conta com uma logística superior Com o apoio dos EUA.

  12. para variar,muitas opinioes sem base,sem qualquer conhecimento sobre o assunto.

    a coreia do norte possui soldados muito bem treinados,armados e motivados sim.

    na coreia do norte,o soldado e tratado como um cidadao de segunda classe(a primeira sao os politicos e generais obviamente) e tem direitos especiais,inclusive a comida(embora em alguns anos,como em 2011,tenha faltado comida ate para eles tambem).

    nas forcas armadas norte coreanas,o soldados e cobrado TODOS OS DIAS para ter um desempenho execelente,inclusive sao feitos testes de desempenho anualmente,e se o soldado nao passar,e obrigado a voltar a ser um civil,e a trabalhar aonde o governo manda,e isso NINGUEM LA QUER(pode acreditar,ninguem mesmo) e esse sistema faz com que cada soldado norte coreano de o maximo de si sempre,porque disso depende a sua vida e de sua familia.

    ao contrario do que foi dito por um desinformado,o numero de desertores na coreia do norte e MUITO BAIXO,na realidade,existem muito mais traidores do lado dos sul coreanos,inclusive recentemente foi descoberto uma rede de cerca de 10 jovens oficiais sul coreanos que eram espioes do norte e detalhe,a coreia do sul e um pais de primeiro mundo,com alto padrao de vida ou seja,essas traicoes sao de motivacao ideologica(os sul coreanos tem raiva,medo,inveja e admiracao pela imensa capacidade dos norte coreanos de resistir e se tornarem um grande poder militar e ainda desafiar os eua abertamente).

    numa guerra entre as duas coreias hoje,o norte ainda venceria,porque apesar do poder belico dos dois serem equivalente(o norte tem quantidade,o sul qualidade) e o principal fator nessa hora e a coesao,unidade,forca de vontade,e isso e o que nunca faltou aos norte coreanos.

    e para finalizar,a coreia do norte dispoe de no minimo 20 ogivas nucleares.

  13. vocês esquecem muito das forças adicionais…
    Só o Estado de SP tem 100.000 “soldados da PM”, que são uma força reserva do exercito.. por isso se chama “policia militar”.

  14. Heber,
    Não seria porque a Coréia do Sul libera a informação de quantos traidores há, enquanto a Coréia do Norte não libera tais informações?
    Também não seria porque o culto à personalidade, a lavagem cerebral a que todos são submetidos desde a infância, à falta de acesso à informação e à forte fiscalização e repressão do Estado não deixa o cidadão norte coreano sequer pensar em uma outra possibilidade que não a onipresente ditadura, por pior que ela seja?

  15. Os norte-coreanos podem ate fazer alguma coisa erradas mais e um povo que deve ser respeitado, eles como os russos são povos com grande tenacidade, os norte-coreanos ganhara a guerra na verdader , quando os EUA intervieram os norte-coreanos já controlava 95% do território.
    __________________________________________________________
    Hoje as coisas mudaram por que a coreia do sul tem tecnologia melhor, mais mesmo assim dificilmente a coreia do sul ganha da coreia do norte sem ajuda. eu gosto do povo coreano tantos os do sul como os do norte, meu sonho era casar com uma coreana elas são lindas. falow

  16. Ótimo comentário Bosco. Realmente a Coreia do Norte NUNCA divulgaria qualquer informação, como no caso de desercoes, que pudesse de qualquer forma afetar a moral das tropas. Depois a situação a que me refiro seria numa possível situação de guerra. Com certeza em tempos de paz há poucas desercoes afinal realmente seria puro suicídio. Em qualquer guerra, veja no Iraque e Libia por exemplo, as desercoes em massa ocorrem após o inicio da mesma.(obvio)

  17. bem para um exercito que passa fome e tem 50% do seu efetivo desnutrido até que esta bom quanto ao brasil se juntarmos de cabeça uns 300 mil soldados ( eb, mb, e fab) mais uns 7 milhoes de pms etc.. e uns 20 milhoes de bandidos até que não estamos tão mal ….será ?

Comentários não permitidos.