Rússia vê com prudência compra de títulos da dívida de países da zona do euro

Vice-ministro da Fazenda russo, Serguêi Storchak Foto: RIA Nóvosti

A Rússia vai abordar com muita prudência e ponderação a hipótese de compra de debêntures dos países da zona do euro, incluindo os títulos da dívida da Itália e Espanha.

O anúncio foi feito hoje pelo vice-ministro da Fazenda russo, Serguêi Storchak, que não excluiu, entretanto, que tais investimentos possam acontecer.

“Isso é bem possível. Devemos analisar a situação e abordar essa questão com prudência”, disse o vice-ministro em entrevista à agência Reuters.

Ao comentar as declarações do Brasil sobre a iniciativa dos países do grupo Brics (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) de tentar salvar a zona do euro mediante a compra maciça de eurobônus, Serguêi Storchak mostrou-se surpreso, dizendo que não ouviu falar de negociações preliminares a esse respeito.

Ao mesmo tempo, Storchak disse que a Rússia não descarta a hipótese de sua participação nas negociações, caso essas aconteçam durante a reunião dos ministros da Fazenda dos países do grupo BRICS por ocasião do congresso semestral do FMI, que se realizará em 22 de setembro em Washington.

Nos últimos dias, a imprensa tem veiculado a notícia de que o processo de salvação da zona do euro iria contar também com a participação dos países desenvolvidos. Um pouco antes, circularam os boatos de que os títulos italianos teriam sido comprados pela China e que a Rússia e a China teriam investido nas obrigações gregas. Mas nenhum desses boatos foi confirmado pelas autoridades oficiais.

Atualmente, os países problemáticos na zona do euro (Grécia, Espanha, Portugal, Irlanda e Itália) estão enfrentando dificuldades em termos de refinanciamento de suas dívidas mediante novos empréstimos. Devido à difícil situação financeira, as taxas de juro de títulos da dívida desses países estão em alta, o que dificulta muito sua venda. Enquanto isso, os programas de apoio do Banco Central Europeu (BCE) preveem a compra de títulos da dívida só no mercado secundário.

Fonte: Gazeta Rússa

15 Comentários

  1. Tá certo ele, por que se meter nessa enrascada!Se fosse o inverso eles certamente logo se disporiam a adquirir bens valioso que temos, poderemos fazer o mesmo na área de tecnologia deles, esse é o caminho!

  2. Pelo amor do Brasil, não me venha com essa de ajudar europeu falido, o Brasil tem muitos problemas para serem resolvidos, o Brasil não pode cair nessa conversa de ufanista, os europeus que se lasquem.

  3. “Pelo amor do Brasil, não me venha com essa de ajudar europeu falido, o Brasil tem muitos problemas para serem resolvidos, o Brasil não pode cair nessa conversa de ufanista, os europeus que se lasquem.”
    .
    Assino embaixo. os europeus falidos que se explodam!Vamos pegar essa grana e investir em educação e em ciência e tecnologia que ganhamos muito mais!

  4. Só mesmo a Dilma e o seu MINISTRO DA FAZENDA, para falar em ajudar os países europeus, e o pior que a pouco tempo atrás eu li uma notícia em que o Mantega não queria neihem ouvir falar de caça para a FAB, agora esse mesmo homem esta falando em ajudar os países endividados da Europa, comprando bônus de suas dividas, não dá para entender tanta loucura.

  5. Minha campanha… *** Calma Colegas ***
    Se a Europa for para as cucunhas, e os USA de arrasto, quem vai comprar nossos sucos de laranja, manga, uva; nosso côco ralado; nosso suco de açai; nossa castanha do Pará; nossas havaianas; nossos aviões, cirurgias plásticas etc? A nigéria? Ou a China? A China só compra de nós matéria prima pesada. Justamente os maiores consumidores do mundo são eles. Se eles quebrarem é claro que nós sofreremos consequências. O que não podemos é ficar dependentes e ajudando apenas os USA na confiança de que eles honrarão, para sempre, seus compromissos.
    Outra coisa, no fim da SGM fomos convidados a ajudar na restauração da Austria (caracas um dos mais importantes países europeus, mesmo naquela época), pois nós declinamos. Querer ser poderoso tem sim suas obrigações, e uma delas é não perder as oportunidades que aparecem.

  6. ViventtBR. A campanha continua firme e com muita clareza..rs
    No mais a China e o pior parceiro que se possa ter no mundo. So querem “raw material” e querem vender ate cabo de vassouras pra todo mundo. Sao como gafanhotos biblicos soltos no mundo para destruir industrias.
    Facilmente os EUA e a Europa sao os que compram o que queremos vender e nao o que eles somente querem comprar, como e o caso chines.

  7. Meus chinelos de veludo (tipo pantufa) e a minha calça de pijama veio dos zumbis-robôs-operários chineses. É incrível a quantidade de coisas made in china na minha casa… até parece aquelas invasões de cupins… caro nelore.

  8. Apoi a opinião de nelore e ViventtBR, parabéns pelos comentários sóbrios, esse é o caminho! Mas é claro que o apoio brasileiro não será de graça! Estando bom para ambas as partes… Brasil neles!

  9. Vivemos nos anos 80 e 90 uma dura crise economica,é ruim é! e uma M#£@ é! mas não é o fim do mundo.Quando estávamos falidos queriam levar até nossas cuecas e meias.
    Hoje a situação se inverteu nosso país está em DESENVOLVIMENTO, temos muitas carências e necessidades como nossa infraestrutura de transporte por exemplo que está em frangalhos.Eles são economias MADURAS rsrsrs saberão se virar como nós nos viramos.
    Eu como contribuinte gostaria de ver esse dinheiro investido no reaparelhamento de nossas forças armadas, eles nos vendem suas tecnologias no estado da arte(sem serem degradadas e “chipadas”) e nós lhe damos dinheiro para suas economias falidas.
    Assim ninguém sai perdendo,todos ganham.
    Não gostaria,como contribuinte de participar de um PROER de magnitude mundial,onde os fanfarões dos bancos europeus individualizam os lucros e socializam os prejuizos com o resto do mundo,assim é fácil!!!!! Isso é pura chantagem,temos que fortalecer o nosso mercado interno e incentivar nossa indústria,não temam,porque toda crise gera oportunidades.

  10. Meu comentário no outro post serve muito bem aqui.
    ——————-
    17/09/2011 às 22:01
    Esse texto é uma tentativa de convencimento e justificativa para ajudar essa crise causada pelas elites?
    Não é a toa que o diabo justifica tudo mesmo.
    Todo mundo sabe que terremoto não tem fronteira.
    Quem mandou escrever isso deve ter muita grana pra perder ou quem sabe a própria cabeça, provavelmente não anda de lotação,deve ter plano de saúde, mais de um carro na garagem
    , não entra em brechó pra comprar agasalho de dois reais e por aí vai.
    Já disse que o povo desses países não tem culpa dessa M. que as elites fizeram, falar em elites, os royal acabam de anunciar que descobriram mais um poço de petróleo nas Malvinas e possuem três navios de guerra lá prontos para agir .
    Meu povo tá com fome , maltrapilho, desempregado, mal educado, sem saúde adequada, com dentes cariados quando os tem e ameaçado de guerra pela ganância dessas elites e ainda vão tomar o nosso dinheiro ou nosso território ou nossa honra.
    Um dia desses falei sobre ALTA TRAIÇÃO.
    Haverá gente neste país que é patriota e tem poder para agir?

  11. A China está fazendo exigências para ajudar a Europa, o Brasil também não poderia se beneficiar com crise dos outros? Não existem algumas “barreiras” que dificultam as exportações do Brasil para a Europa? A queda de possíveis barreiras poderia ser uma exigência para o Brasil ajudar a Europa…

  12. Concordo contigo ViventtBR… que façamos um “plano Marshall” para a europa em troca de mercados para nossos produtos… assim agiram os USA apos a 2ªGM e enriqueceram… comercio com a china é o famoso caracu…

Comentários não permitidos.