PARAGUAI OFICIALIZA ADESÃO A UNASUL

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f4/Paraguay-Unasur.PNG

O Paraguai aderiu de forma oficial à União das Nações Sul-americanas (Unasul) após entregar o documento que ratifica o tratado constitutivo do bloco ao Equador, nação que sedia a secretaria-geral do organismo de integração regional.

O documento foi entregue na tarde de ontem pelo ministro de Relações Exteriores paraguaio, Jorge Lara Castro, a seu homólogo equatoriano, Ricardo Patiño, durante uma cerimônia na sede da Chancelaria do Equador.

Lara Castro declarou se sentir honrado de fazer parte “deste momento de tanta importância para o presente e futuro” dos povos regionais. Assunção deve assumir ainda neste ano a Presidência pro tempore do bloco no lugar da Guiana.

O Paraguai é a décima primeira nação que adere oficialmente ao convênio que já é integrado por Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. A Colômbia deve ser o último país a entregar sua ratificação ao tratado.
Durante sua visita, Lara Castro ainda irá se reuniu com a secretária-geral da Unasul, María Emma Mejía.

Fonte: Ansalatina

14 Comentários

  1. Um passo importante para a integração sul-americana e sobretudo para o desenvolvimento do Paraguai aproveitando a estabilidade econômica brasileira e as oportunidades de negócios que estamos atraindo para America do Sul.
    Bem vindo paraguaios.

  2. Seja bem vinda pirataria de China legalizada.
    .
    Com uma fronteira que NUNCA tivemos controle, vai ser uma grande porta aberta para China entrar ainda mais no Brasil.
    .
    Com a carga tributária chegando a 40%, quem sofre são nossas empresas.

  3. A unica forma de controlarmos ilícitos é entendendo mais da nossa fronteira que os contrabandistas e traficantes, nos aproximar do governo paraguaio e levar um modelo de controle de fronteira para eles e os demais países vizinhos é nossa função visto o papel que ocupamos na UNASUL.

  4. ao que me lembro o paraguai não possui portos, muitos dos produtos exportados vensdidos em Cidade de Leste, Pedro Juan Caballero, Guaíra etc…entram pelo porto de Paranagua e em conteiners são levados atravesando o Paraná e transpondo nossa RF legalmente.
    Ou seja chamar paraguaios de traficantes e contrabandistas é mesma coisa que chamar carioca de favelado e traficante.
    O problema é da UNASUL não do Paraguai.
    Bem vindo povo paraguaio!!!

  5. Bem vindo ao Paraguai.
    Invistam nos equipamentos que podem pagar e fazer manutenção, cada um de nós vai ter que lutar com as armas que possui em mãos.
    Fuzis, pistolas,coletes, pistolas, facas ,granadas, minas, artilharia, Iglas e ou siminalares, terra terra e terra ar,vants ainda que pequenos, seleção e treinamento de homens e mulheres, etc, etc.Daremos muito trabalho juntos, acredite.
    E para não esquecer a segurança de todo material é FUNDAMENTAL importância.
    ——–
    http://www.worldmapsimages.com/wp-content/uploads/2011/07/Map-Of-Ancient-World.jpg

  6. O sul vai se fortalecendo, e cabe o Brasil e ao povo brasileiro, ou seja, NÓS, a saber da futuro a essa força que poderá tornar inclusive o Brasil um país mais forte num futuro breve.

  7. A adesão do Paraguai carimba mais ainda a influência brasileira na região e rechaça qualquer tentativa estadunidense de manter influência na AS isso é o mais importante

  8. Sem esquecer de dizer que Lugo expulsou em 2009 as tropas ianques em território Paraguaio justamente por optar pela integração



  9. Paraguai é país ??? não é uma zona E franca ???..rsrsrs

    piada xenofoba escrota ..admito.. so sorry boys..rsrs

    lembrei do afamado espaço vital nazi.. não sei porq..

  10. Rafael-JF, não seja simplório, meu caro, nos shopings populares das grandes cidades europeías e americanas também estão cheios de comerciantes vendendo coisas “made in China”. Tenho um walkmen cd-player da Sony comprado em Londres em 2005 com nota e tudo e adivinhe a origem: isso mesmo, China. O mesmo especificava que reproduzia mp3, nunca consegui ouvir música nesse formato no bendito aparelho. A Sony não reconhece o serial number do mesmo. Minha irmã enfrentou o mesmo problema com dois produtos, um comprado em Toronto no Canadá e outro em New York, cujo produto e serial number estava incrito “Made in Japan”. Pirataria não é exclusividade chinesa, nem tolerãncia com o mesmo é exclusividade do nosso país. Atente, também, para o fato de que as formas de sobrevivência econõmica em muitos grandes centros urbanos no mundo se diversificam e aumentam em épocas de crise econômica, com pouca oferta de emprego formal, sempre será a economia informal e o mercado negro a garantir o sustento de parte da população.

Comentários não permitidos.