EUA reafirmam sua rejeição de ação palestina na ONU

Os Estados Unidos reafirmaram nesta sexta-feira sua oposição ao plano palestino de pedir um reconhecimento como Estado na ONU, depois que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse que esse é o caminho para que as negociações de paz com Israel possam prosseguir.

Em entrevista coletiva, o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Mark Toner, reagiu ao discurso de Abbas nesta sexta em Ramala, onde afirmou que a única coisa que falta à Palestina para poder avançar em suas negociações com Israel é obter “a integração plena das Nações Unidas com as fronteiras de 1967”.

“Somos conscientes da posição palestina, e nos esforçamos em explicar porque acreditamos que é uma má ideia, que é contraproducente e que não acabará na solução que tanto nós como eles queremos ver: a de dois Estados que convivem juntos em paz e com segurança”, disse o porta-voz.

Os palestinos pretendem pedir à Assembleia Geral da ONU, que se reúne na semana que vem, que aceite a Palestina como membro com plenos direitos sobre a base das fronteiras de 1967, ou seja, com Faixa de Gaza e os territórios ocupados da Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

Toner declarou que os Estados Unidos deixaram clara sua posição a respeito, e que continuará trabalhando “sexta, sábado, e ao longo da Assembleia Geral em Nova York para chegar à mesa negociadora com o convencimento de que qualquer ação em Nova York prejudicará esse processo”.

Washington afirmou que, se o pedido da Palestina chegar ao Conselho de Segurança, será vetado, ao considerar que essa ação unilateral impedirá de resolver assuntos como o traçado das fronteiras, a situação dos refugiados palestinos ou a segurança.

O enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, David Hale, e o principal assessor da Casa Branca para a região, Dennis Ross, foram esta semana à Jerusalém e Ramala, para evitar que os palestinos levem adiante seu plano perante a ONU.

Eles se reuniram com Abbas, com o presidente israelense Shimon Peres e com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, além do ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, em uma série de conversas que Toner qualificou de “abertas e francas”.

Embora não quisesse compartilhar o conteúdo das reuniões, o porta-voz declarou que, no encontro com Abbas, “ambas as partes afirmaram seu compromisso mútuo com as negociações, como a única via para resolver as diferenças entre as partes e alcançar a paz”.

Fonte:Terra

29 Comentários

  1. Barak Obama, prêmio Nobel da Paz,é inacreditável como alguém
    ainda valoriza esse prêmio fajuto?
    É inacreditável achar que o simples fato de Obama ser negro mudaria alguma coisa em sua política,Obama é cria da política imperialista dos EUA, trabalhará para o império sem cessar !
    OS PALESTINOS CONTINUARAM SOFRENDO NO HOLOCAUSTO SE DEPENDEREM DOS EUA !

  2. COVARDES! deveriam enfrentar países iguais, grandões do mesmo tamanho! deveriam se preocupar com a ameaça da Rússia
    em relação aos mísseis na Romênia.

  3. Qual a novidade?Estão chantageando o Palestinos, caso ele levem adiante esse projeto deles , vão perder os 510 milhões de dólares em ajuda,e os nefastos judeuSS nada concedem aos Palestinos de fato p animar os mesmos a retrocederem em seus objetivos; nem o direito de transitar dentro da Palestina sem ter uma maldita Barreira e passe , caso contrario, vão presos…essde iankgleses são uns cínicos…se cuidem Palestinos, lutem ,pois nada vc vão obter em negociações à mesa..P Ontem.

  4. Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
    .
    Os judeus tem influência e dinheiro nos Estados Unidos. Colaboraram para a construção daquele país. Enriqueceram a ciência, tornaram os Estados Unidos grande. Lutaram e morreram por aqule país.
    .
    – Algúem pode me dizer qual foi a contribuição dos palestinos?

  5. Os palestinos ao menos em tempos modernos nenhuma, mas os palestinos também são árabes e é com o petróleo dos árabes que o judeus ajudaram os EUA a ser o que vinha sendo até hoje, mas bem a saber que boa parte do petróleo foi meio que roubado, mas tudo bem, o petróleo continua saindo de solo árabe.

  6. Resposta a uma pergunta:

    Os palestinos contribuiram inocentemente com as sua terras, objeto das disputas, em que eles nada tiveram a ver com o holocausto…

    Devemos então expulsar todos os nossos indigenas, eles nunca contribuiram com nenhum Premio Nobel ao Brasil…

  7. Costa
    .
    Argumento de retórica furado não vale. Tem que ser contribuição real.
    .
    Fica a pergunta; – Qual tem sido a contribuição dos palestinos?
    Se alguém tiver alguma dificuldade para responder, então eu contribuo com uma pequena lista de atentados terroristas:
    Massacre de Jaffa (1921), massacre de Hebron (1929), massacre de Safed (1929), massacre de Tiberias (1938), massacre de Eilat bus(1954), massacre da sinagoga Shafrir (1956), atentado no mercado Mahaneh Yehuda (1968), vôo 330 da Swissair (1970), massacre do ônibus escolar Avivim (1970), massacre do aeroporto de Lod (1972), massacre das olimpíadas de Munique (1972), vôo 110 da Pan Am (1973), massacre de Kiryat Shmona (1974), massacre da escola Ma’alot (1974), vôo 841 da TWA (1974), massacre do onibus do Fatah (1978), atentado à bomba de Bologna (1980), ataque à sinagoga de Roma (1982), vôo 771 da Gulf Air (1983), Achille Lauro (1985), vôo 648 da EgyptAir Flight (1985), ataque aos aeroportos de Roma e Viena (1985), vôo 840 da TWA (1986), vôo 73 da Pan Am (1986), discoteca Dolphinarium (2001), pizzaria Sbarro (2001), ataque suicida de Páscoa (2002), massacre do restaurante (2002), massacre do ônibus 20 de Jerusalém (2002), massacre do ônibus 2 de Jerusalém (2003), ataque suicida do restaurante Maxim (2003).
    .
    Atacar gente inocente é fácil.
    .
    E ainda há os que os apoiam…………..

  8. Falar sobre os crimes de Israel é fácil,o noticiário mostra todo dia isso!
    Israel usa armas proibidas como o fósforo branco contra civis, mata indiscriminadamente,anexa territórios palestinos desrespeita leis internacionais e etc !
    PARA AQUELES QUE QUEREM SABER MAIS SOBRE A LUTA DE ISRAEL CONTRA OS PALESTINOS VEJAM ESSE SITE
    http://www.culturabrasil.org/israel-2009.htm
    E ainda há os que os apoiam…………..

  9. As contribuições que os árabes deram para humanidade são inúmeras,na matemática,na medicina,arquitetura,música etc,nenhum Prêmio poderá pagar a contribuição do povo árabe para o desenvolvimento da humanidade seja ele qual for!
    Agora falar sobre os crimes de Israel é fácil,o noticiário mostra todo dia isso!
    Israel usa armas proibidas como o fósforo branco contra civis, mata indiscriminadamente,anexa territórios palestinos desrespeita leis internacionais e etc !
    PARA AQUELES QUE QUEREM SABER MAIS SOBRE A LUTA DE ISRAEL CONTRA OS PALESTINOS VEJAM ESSE SITE
    http://www.culturabrasil.org/israel-2009.htm
    E ainda há os que os apoiam…………..

  10. A contribuição dos palestinos está na união do mundo árabe contra o imperialismo e unilateralismo das relações israel-eua com os paises da região.
    Essa arrogancia de manda quem pode, obedece quem tem juízo, demonstra a arrogancia e o desprezo a vida humana que pessoas como você tem schneider.
    É esse tipo de posicionamento que inflama o desejo de liberdade e soberania destas nações que por muitos anos foram subjulgadas.
    E como alguem pode contribuir cientificamente ou tecnologicamente com algo se nem ao mesmo esse ser tem uma casa, um lar, um seeviç publico de educação decente, um governo dedicado ao povo.
    Como fazer isso se nem meu pedacinho de chão que foi dos meus avós, bisavós está na mão de uma elite, apoiada pela nação mais poderosa da terra(por enqanto)?
    Jaja essa sua regra de manda quem pode e obedece quem tem juiso vai ser aplicada sim schneider, mas de forma diferente…
    A justiça tarda mais nao falha
    VIVA A PALESTINA E A SOBERANIA DE TODOS OS PAISES.

  11. Inocente? os judeus são na verdade o maior movimento MST do mundo.
    Não temos terras? vamos pegar de uns pobres coitados que nada podem fazer.
    O maior atentado terrorista da historia schneider foi IROSHIMA E NAGAZAKI, sem contar a ocupação, expulsão e subjulgação de uma civilização como a palestina. que apesar de seus dados, historicamente foi sempre pacifica.
    E retórica furada é esse seu discurso unilateral que apenas acuas os palestinos, mas nada tem a dizer aos fatos por mim citados e por varios outras pessoas aqui.
    VC TEM CERTEZA QUE NAO GANHA NADINHA DOS SIONISTAS PRA POSTAR AQUI SEUS POSICIONAMENTOS RIDICULOS, NA ESPERANÇA DE CONSEGUIR ALGUNS ADEPTOS DESSES ARGUMENTOS FURADOS E REPETITIVOS?

  12. é, mas transcrevo um artigo interessante do blog abaixo:
    http://soldodeserto.blogspot.com/2008/01/vergonha-mundial-massacre-de-palestinos.html

    A situação dos Palestinos em Gaza é revoltante!

    UM VERDADEIRO GENOCÍDIO!

    Mesmo estando a milhas de distância, impossível não sentir a dor desses seres humanos que têm sido massacrados diariamente pelo exército de Israel!!!!!!!!!!
    Onde estão os órgãos competentes que nada fazem para terminar com isso?
    Quando os verdadeiros criminosos e terroristas serão punidos?

    Abaixo seguem depoimentos acerca da situação dos Palestinos

    É o pior holocausto da nossa civilização,em duração, em omissão da midia e no tamanho dos campos de concentração.Hitler não bombardeava seus campos de concentração.Muitos sobreviveram sera que nesse holocausto teremos sobreviventes? Em relação a Resistência Palestina devemos pensar o que leva um jovem a amarrar uma bomba em seu corpo não consigo pensar que ele esta se divertindo com o ato.

    Enquanto houver OCUPAÇÃO, haverão sempre homens-bomba, porque ninguem, eu disse NINGUEM tem o direito de ocupar território alheio sob quaisquer argumentos. No dia em que Israel fizer o dever de casa, retirando incondicionalmente suas tropas dos territórios palestinos, daí os homens-bomba não terão razão de existir. Os palestinos não tem direito de ir e vir, não tem sequer uma pátria, são submetidos a humilhações cotidianamente, sofrem de cortes de água, tem ambulâncias fuziliadas por soldados de Israel, tem casas demolidas para dar espaço a estradas que favorecem colonos judeus…poderia ficar aqui a noite inteira descrevendo atrocidades cometidas por militares de Israel contra civis palestinos. Mas quem tiver paciência (e estômago) que leia os relatórios da Anistia Internacional e do Crescente Vermelho. Não se pode imaginar um povo subjulgado que não tenha algum tipo de reação. Os homens-bomba são resultado direto da ocupação. E mesmo assim não representam a totalidade do povo palestino, assim como Sharon não representa o povo judeu. Vale lembrar que os tanques, aviões e helicópteros de Israel matam muito mais do que qualquer atentado a bomba dos palestinos. Os números falam por sí. 2,608 palestinos assassinados contra 819 israelenses. Fim da ocupação. Por um estado palestino independente. Shana Tová.

    Bem, como nos meus tempos de escola, vamos decorar a tabuada: Dois vezes um, dois. Dois vezes dois, quatro. Ocupação gera terrorismo. Atentados são resultado da ocupação. Tem gente que precisa escrever isso num quadro negro por cem vezes. Mas, a julgar pelo entendimento embotado de alguns, nem se fosse um milhão de vezes adiantaria alguma coisa. Israel não tem de sair e voltar. Tem de sair e só. Repetindo: Ninguem tem o direito de ocupar território alheio sob quaisquer argumento. A ONU já demandou diversas vezes a saída das tropas isralenses do território palestino e Israel simplesmente ignora todas estas resoluções, sob a cobertura do Tio Sam. É preciso entender quem é a força agressora e quem é vítima dela. Atribuir aos palestinos a responsabilidade integral pela violência do Oriente Médio seria o mesmo que culpar as vítimas de bala perdida na favela por estarem no local errado na hora errada. A vítima não é a culpada e os palestinos são vítimas. Até porque, pelo que eu saiba, É Israel quem recebe bilhões de dólares dos Estados Unidos e não a Palestina. É Israel quem tem tanques, helicópteros e aviões, além de uma das tropas mais bem treinadas do mundo e não a Palestina. Não é Israel que está ocupada por tropas palestinas, e sim a Palestina que está ocupada por tropas de Israel. Portanto, não adianta ficar aqui jogando conversa fora tentando culpabilizar os palestinos. Já disse e repito, um tanque israelense Merkava destrói e mata muito mais do que qualquer homem-bomba. Dizer que os palestinos querem destruir o estado de Israel simplesmente se explodindo dentro de coletivos e pizzarias é um completo absurdo. Mas os atentados tem muito mais peso na mídia do que as campanhas de agressão de Israel que matam três vezes mais. Escrevam estes números em seus cadernos de escola: Foram 2,608 palestinos assassinados contra 819 israelenses. Quando houverem dois estados vivendo lado a lado, então poderemos pensar em paz. Israel sái dos territórios, é estabelecido um estado palestino independente, pronto! Se ainda assim os atentados continuarem, aí sim, eu dirigirei minhas críticas ao governo palestino. Por enquanto, a Palestina é vítima e Israel o agressor. E a retórica barata de que os palestinos não querem a paz não vai mudar essa realidade. Shaná Tová.

  13. Ambos querem a terra santa !Plestinos querem a terra santa como capital .Nunca haverá solução para este impasse .Ou fação como o vaticano ,onde Jesus nasceu e morreu sege um local de todas as nações ,e se cobre uma taxa de entrada e se divida o dinheiro para os palestinos e judeus .

  14. Gustavo G
    .
    Postei inúmeros atentados que fizeram centenas de vítimas. Não tenha de ridículo. Tenho certeza que você mudaria de opinião se tivesse pai ou mãe mortos por essa turma. Você esperava por alguém falando abobrinhas? Fatos são fatos. Opinião é coisa diferente. Listei apenas dezenas de atentados feitos pelos palestinos. É história. Não tem nada de invenção.

    Como fatos incomodam, coube a você o recurso desesperado de taxar de ridículo o relato dos fatos. Sugiro que melhores teus argumentos, pois desse jeito estás muito fraco.
    .
    Sugiro que tomes fortificante para melhorar o cérebro.

  15. *
    Ao Schneider…..
    Pelo que vejo (sobrenome) vç é Judeu, estou certo????,,,,apenas lhe digo uma coisa, se os Judeus continuarem com este belicismo, só trarão mais desgraça sobre suas cabeças,,,,não esqueça que Deus ou Alá ou Javé (não sei como os Judeus chamam a Deus), não apoia o que os Judeus (estado, não religião) estão fazendo…..pense bem,,,,,,analise a situação sem paixões,,,,,,É CERTO O QUE ISRAEL ANDA FAZENDO????…..(Não sou contra o povo judeu,,,,,mas sim contra a política do Estado de Israel)

  16. proteger um povo que parece com os nazi,transforma todos os judeus criminosos como os nazistas,isto é o nazisionismo,eles entraram roubaram as terras dos palestinos roubaram sua cultura,sua paz,seu orgulho,seu futuro,roubaram até o direito de ser gente,este sim é o holocausto sionista.E AGORA VEM FALAR EM TERRORISMO TENHA A SANTA PACIENCIA.

  17. Se os judeus jamais tivessem saído da antiga Israel, hoje Palestina, seriam, fora a religião, como os árabes que lá vivem, ou talvez como os judeus etíopes…
    .
    Foi o ocidente que enriqueceu e acrescentou cultura ao povo judeu, não o contrário…

  18. Concordo que devo recuar no caso desses atentados.. jamais pessoas inocentes devem ser mortas.
    Mas alguns pontos que citei em meus comentarios vc fingiu que nao leu, mudou o foco(voltando a velha ladainha dos ataques terroristas, a grande arma dos estados unidos):
    .
    voce sabe como foi a ocupação? eles pediram licença aos palestinos?
    .
    O que você tem a me dizer sobre os posicionamentos unilaterais(apoiados pela potencia do norte) de israel sobre a região?
    .
    Porque israel critica tanto ditaduras islamicas(iran) ao mesmo tempo que apoiou por décadas os regimes ditatoriais da arabia saudita, egito, libia, jordania e siria por exemplo? Os governantes são tao hipocritas assim?
    .
    Porque israel se sente no direito de bloquear e isolar totalmente a faixa de gaza impedindo-a de se desenvolver e de receber ajuda humanitária, em uma terra que historicamente foi dos palestinos? tornando-a um verdadeiro enclave?
    .
    Porque o governo de israel age de forma tão desproporcional aos ataques dos extremistas do hammas? Para os israelenses todos os palestinos sao terroristas do hammas? Dois ou tres misseis lançados sobre israel com um numero infimo de vitimas justifica as mega ações militares que sempre esmagaram não so militantes mas civis inocentes palestinos?
    .
    Oque da o direto ao mossad de se infiltrar em solo iraniano e matar engenheiros do programa atomico do IRAN?
    .
    Porque israel, detentora de milhares de armas atomicas simplesmente abomina a ideia de um pais como o iran ter um projeto de armas de auto defesa? mesmo sabendo que mesmo se o iran tiver a audacia de usa-las ele seria varrido do mapa por misseis de israel e dos estados unidos?
    .
    Se eu fosse lhe perguntar o que voce acha das incoerencias das inegaveis decisões tomadas de israel eu teria tema para escrever um livro, tamanho o absurdo dos fatos.
    Esse argumentos de atentados ja me conveceu, agora eu so peço que voce responda algumas perguntas que voce sempre se negou a responder ou mesmo argumentar.
    Se você apresentar alguma explicação plausivel para alguns desses questionamentos que aqui citei eu prometo nunca mais te encher o saco.
    .
    E quanto ao fortificante para o cerebro eu acho uma boa, voce tem algum para me indicar?
    Pra você eu recomendaria um bom óleo de peroba.

  19. HIPÓCRITAS E DISSIMULADOS MALÉFICOS E MENTIROSOS!
    .
    .
    .
    “(…)“Somos conscientes da posição palestina, e nos esforçamos em explicar porque acreditamos que é uma má ideia, que é contraproducente e que não acabará na solução que tanto nós como eles queremos ver: a de dois Estados que convivem juntos em paz e com segurança”, disse o porta-voz (…)”
    *******
    .
    .
    A bata desses hipócritas está bem assadinha,no ponto!

  20. CHINA ADVERTE OS EUA CONTRA O VETO
    .
    Israel ficará ainda mais isolado e tensões na região aumentarão, diz imprensa chinesa.
    .
    .
    “(…) Se o governo dos Estados Unidos utilizar o poder de veto para bloquear o pedido de adesão do Estado da Palestina à ONU (Organização das Nações Unidas), isso aumentará a tensão no Oriente Médio, afirma um editorial do jornal China Daily nesta sexta-feira (16). (…)”
    .

    http://noticias.r7.com/internacional/noticias/china-adverte-eua-contra-veto-a-estado-palestino-20110916.html

  21. Israel admite que não pode impedir
    palestinos de pedir adesão à ONU

    .
    Governo israelense e União Européia pedem que solução seja negociada pelos dois lados.
    .
    .

    “(…) Israel não pode impedir a solicitação de adesão de um Estado palestino à ONU (Organização das Nações Unidas), admitiu neste sábado (17) o ministro israelense sem pasta Yosi Peled, que, no entanto considerou possível a retomada do processo de paz.
    .
    Infelizmente, Israel não tem meios para impedir que os palestinos solicitem a adesão de seu Estado à ONU e é impossível detê-los.
    .
    Em declarações à rádio estatal israelense, Peled, do partido Likud, disse que Israel ainda terá “margem de manobra para negociar”.(…)”
    ********
    .
    http://noticias.r7.com/internacional/noticias/israel-admite-que-nao-pode-impedir-palestinos-de-pedir-adesao-a-onu-20110917.html
    .
    .
    esses grileiros querem fazer uso “capião” em terras dos outros,são uma espécie de MST internacional.
    .
    Com ajuda do seu capanga,eles promovem todo tipo de atrocidade contra os palestinos,que se defendem como podem.
    .
    A mentira eles buscam a verdade para se defender,e contra os tanques e armas doadas pelo seu capanga,eles usam o próprio corpo como bomba.

  22. FAZENDO CORTEZIA COM O CHAPEL DOS OUTROS
    .
    .
    ******

    Centenas de mulheres fazem
    manifestação em apoio ao Estado palestino.

    .
    Presidente palestino disse que vai solicitar ingresso da Palestina na ONU
    .
    “(…) Cerca de 300 mulheres israelenses e palestinas fizeram uma manifestação neste sábado (17) no posto de controle militar de Kalandia para expressar seu apoio à aprovação da Palestina como Estado membro da ONU.
    .
    O protesto, convocado pelo “Movimento de Solidariedade de Sheikh Jarrah” e grupos de mulheres ativistas, acontece um dia depois do discurso do presidente palestino, Mahmoud Abbas, no qual informou que na próxima semana apresentará ao Conselho de Segurança da ONU a solicitação para que a Palestina ingresse na organização como membro de pleno direito.(…)”
    *******
    .
    http://noticias.r7.com/internacional/noticias/centenas-de-mulheres-fazem-manifestacao-em-apoio-ao-estado-palestino-20110917.html
    .
    .
    Esses que moram lá,cidadão palestino e israelenses ;acórdão todo santo dia e vão para o trabalho,tem o seu cotidiano envoltas com a incerteza do regresso dos seus entes queridos que são salvos da violência patrocinada por uns bandos de pervertidos e hipócritas;(igual ao meu Brasil faroeste);sabem bem daquela realidade.
    .
    É diferentes de uns e de outros que não estão lá,morando ali,seria interessante que morasse ali para sentir o drama desse povo;da questão palestina e israelense.

  23. Lucena, muitos bons os conteúdos destes seus últimos comentários, são informações que demonstram que a maioria das pessoas não querem mais sustentar um erro repetido por décadas, o colapso parece estar próximo, e 2012/2013 promete muitas coisas boas e/ou ruins para ambos os lados.

  24. Meus amigos isso só tem uma solução, o mesmo meteoro estratosférico que aniquilou os dinossauros, caia bem ali naquela região pois não ficara mais nada além de uma quilométrica cratera gigante e sem esses dois povos que provoca a ira das potencias ocidentais, orientais e cáucasos

Comentários não permitidos.