Ao lado de membros da ONU, Brasil reconhece CNT da Líbia

http://chic.ig.com.br/system/assets/2011/8/23/117600/gallery/kadafi.jpg

Cumprindo com o prometido, o Brasil esperou a instância oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) para, ao lado dos Estados membros, reconhecer oficialmente o Conselho Nacional de Transição (CNT) rebelde como o verdadeiro governo da Líbia. Ontem, a Assembleia Geral da ONU aprovou, com 114 votos favoráveis, 17 contrários e 15 abstenções, o reconhecimento do órgão de representação dos rebeldes que lutam para encerrar a era de Muammar Kadafi no país do norte da África.

A confirmação de que o Brasil foi um dos a reconhecer o CNT veio através de uma rápida nota do Itamaraty, emitida ontem. “A Segunda Sessão Plenária da Assembléia-Geral aprovou na manhã de hoje, 16 de setembro, a recomendação do Comitê de Credenciais de aceitar o Conselho Nacional de Transição como representante líbio nas Nações Unidas, com voto favorável do Brasil”, diz o texto.

Com o voto, cumpre-se o prometido pelo chanceler Antonio Patriota de que a diplomacia brasileira só apoiaria os rebeldes na instância oficial das Nações Unidas. Patriota era contestado por uma suposta demora no reconhecimento do CNT, enquanto que grandes potências ocidentais (como Estados Unidos, França e Reino Unido) e mesmo algumas lideranças muçulmanas (como Turquia) já haviam iniciado os diálogos com os rebeldes. O Itamaraty argumentava que somente a instância internacional da ONU permitiria a devida apreciação da questão.

Na Líbia, os rebeldes ainda lutam pelo controle definitivo do país. Embora a capital, Trípoli, já tenha sido inteiramente tomada pelas forças do CNT, os rebeldes ainda lutam pelo controle de algumas cidades no oeste do país, onde a presença das forças leais ao ditador têm maior presença. O paradeiro do coronel Muammar Kadafi permanece um mistério. Familiares do coronel fugiram para Argélia e Níger.

Fonte: Terra

8 Comentários

  1. O BRASIL agiu certo,reconhecer o CNT de forma individual seria um erro,mais uma vez o Itamaraty acerta,resistiu as investidas de parte da mídia internacional e interna e mostrou-se soberano diante da situação!

  2. Criticado por fazer as coisas dentro da legalidade.
    .
    Esses são nossos “Amigos” do Norte, agem de forma totalmente independente da ONU. Querendo manipular tudo e a todos.
    .
    Brasil fez bem em dar a palavra final junto com os membros da ONU, nostrou fidelidade a instituição, mesmo essa sendo falida e inutil…

  3. O Brasil não é da turminha das “segundas intenções” e foi prudente, não concordou com as estripulias iniciais do conflito.

  4. .
    .
    Trabalhou muito bem o Itamaraty, nada de alinhamentos automáticos ou medidas de força, tem que ser tudo na legalidade, lugar para reconhecer novos lideres não eleitos é sem duvida dentro da assembléia em votação da ONU, confirmando ou rejeitando com o próprio voto… mas muitos não gostam disso!!
    .
    .



  5. Itamaraty .. mais um mico para sua historia..

    Ficou no muro .para depois dizer amem… diplomacia avestruz…

    Ou se é a favor ou contra.. não tem essa de .. quem vencer é o correto…

  6. NÃO tinha nada de RECONHECER estes MERCENÁRIOS GOLPISTAS, esse chanceler e essa Madame Dilma são muito fraquinhos em Política Externa, esse tal de Anthony Patriotic é um m…

  7. O Brasil que ser como os EUA, putz, vai se entromenter lá do outro lado do mundo quero ver quando esses estremistas vierem aqui no Brasil, com seus homens bombas, se for resolver, resolve mais nada de apoiar ou reconhecer uns rebeldes ou rebelião não era mais logicos pedir uma assembléia internacional para desposar o Kadhafi é colocar um membro para governar pelo povo é não pela ditadura como se fosse um estado membro, já pensaram se ha moda pega aqui no Brasil.

Comentários não permitidos.