OEA volta atrás sobre Belo Monte

http://2.bp.blogspot.com/-_eSzl9c6Tg8/Tfcb-UgztZI/AAAAAAAAAzY/2qGqEH059MM/s1600/Em+defesa+dos+indios+OEA+pede+suspens%25C3%25A3o+de+Belo+Monte+_Charge_Alpino_06-04-2011.jpg

Autora: Eliane Oliveira

Sem fazer alarde, o Palácio do Planalto saboreia, há um mês, uma importante vitória no processo de instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), que há cinco meses havia baixado uma medida cautelar pedindo ao governo brasileiro que suspendesse o empreendimento, enviou uma carta à presidente Dilma Rousseff se retratando e pondo um ponto final no impasse.

A revelação foi feita ontem ao GLOBO pelo especialista em segurança pública da OEA, Adam Blackwell. Ele está em visita ao Brasil desde o último domingo, conversando com autoridades brasileiras sobre desarmamento e processos de pacificação de favelas.

— Esse assunto está encerrado para nós. Creio que o que houve foi falta de informação dos integrantes da comissão — disse Blackwell, acrescentando que a medida cautelar foi retirada no dia 1o de agosto.

Especialista da OEA espera melhora nas relações

A medida cautelar — que despertou a ira do Palácio do Planalto e teve como consequência a divulgação de uma dura nota do chanceler Antonio Patriota — foi publicada para atender a comunidades indígenas representadas por Organizações Não Governamentais (ONGs). Patriota chegou a chamar a Brasília o embaixador do Brasil em Washington junto à OEA, Ruy Casaes, em uma demonstração de descontentamento.

Foi a primeira vez que as pressões contra Belo Monte ultrapassaram a fronteira, e uma comissão da OEA tentou interferir diretamente no processo de construção da hidrelétrica. Se a CIDH mantivesse sua posição e o Brasil não cumprisse a determinação, o país poderia ser julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos e, numa hipótese tida como improvável por técnicos do governo e especialistas, em última instância seria expulso da OEA.

Ao receber o comunicado sobre a medida cautelar, o governo brasileiro enviou uma carta à CIDH com informações técnicas a respeito do processo de licenciamento para a construção da hidrelétrica. A comissão argumentava que as comunidades indígenas não foram ouvidas.

Além de enviar uma resposta sobre Belo Monte baseada em critérios técnicos à CIDH, o governo brasileiro retirou a candidatura de Paulo Vannuchi para representante do país na comissão, no lugar de Paulo Sérgio Pinheiro. Foi encaminhada uma carta ao secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza.

— Vencida essa etapa, vamos melhorar ainda mais nossas relações — afirmou Blackwell.

Ele, que é canadense, esteve no Rio no início da semana, onde conheceu algumas favelas pacificadas, como as do Complexo do Alemão. Em Brasília, conversou com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre a possibilidade de o Brasil transmitir aos vizinhos sua experiência no processo de desarmamento no país.

Fonte: BlogBeloMonte

50 Comentários

  1. mas so voltaram atras porque hoje,finalmente temos um Brasil forte e independente,pelo menos do ponto de vista economico e politico…agora so nos resta conquistar o mais dificil:a independencia tecnologica e militar,porque somente assim poderemos dizer NAO a esses desgracados que servem as potencias do primeiro mundo,especialmente os eua e que desejam(desde sempre) tomar tudo o que nos possuimos.

    uma coisa e certa,se o serra traidor da patria(ver os documentos revelados pelo wikileakis) tivesse vencido a eleicao,hoje nao teriamos nem o pre-sal e nem belo monte.

    paredao para os traidores da patria!

  2. Danem-se eles.
    Fez certo o Brasil de bater o pé firme na questão e sem ferir a lesgislação.
    Provavelmente o Brasil sairia por sua própria conta da OEA e arrastar o resto da América do Sul inteira , só isso. O que não falta aqui na América do Sul são organizações muito mais justas para nós como Mercosul, Unasul, Comunidade Andina, Conselho de Defesa Sul Americano e etc.

  3. As coisas estão mudando mesmo. Quem diria que a OEA um dia baixaria a cabeça para o Brasil.
    Graças a deus vivi para apreciar esse momento.

  4. Se não fosse a atitude soberana tomada pelo BRASIL, a OEA iria tomar as rédeas e interferir em tudo no país!
    PARABÉNS AO BRASIL POR SEU ATO DE CORAGEM É OQUE TODOS ESPERAM DESSA NAÇÃO!

  5. Pessoal
    Nós, seres humanos, somos cheios de dualismos, idiossincrasias e hipocrisias.
    .
    CONSIDERO RIDÍCULO a veiculação do texto do blog com a idéia do cacique americano. Estamos a nos enganar supondo que toda demanda de preservação da Amazônia tem por detrás um gringo, uma ong estrangeira.
    .
    O problema de Belo Monte é que produzirá energia apenas sazonalmente, trabalhando com baixa lâmina de água e inundando uma ampla área (segundo o que li a respeito).
    .
    Basta dessa manipulação de dizer que todo discurso de preservação é contra o interesse do Brasil.
    .
    O discurso “antidesenvolvimentista” do qual ambientalistas são acusados, na verdade é uma ferramenta simples para manipulação das pessoas que compram argumentos fáceis. Ninguém se pergunta que desenvolvimento é esse, para quem, e onde se quer chegar. Falamos tanto em desenvolvimento, mas até um pouco antes do governo Lula, o país, segundo a ONU, possuía a terceira pior concentração de renda do mundo!!!
    .
    Temos que parar de colocar filhos no mundo, pois o planeta é finito e necessitamos dos serviços ambientais produzidos pelo meio ambiente para nossa sobrevivência. Necessitamos de água limpa, ar, ambiente saudável, alimentos sem agrotóxicos.
    .
    Depois que derrubarmos as florestas, não haverá mais nada para derrubarmos.

  6. Salve Rogério,

    A edição de imagem e texto foi de minha responsabilidade, e não corresponde a nenhuma ideologia do site, como se pressupõe em seu comentário, coloquei a imagem pois o próprio texto cita que o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Sr Antonio Patriota, em sinal de descontatamento chamou em Brasília o embaixador brasileiro em Whashington, por isto aquela foto na qual aparece o tio san entre os caciques.
    Deixo meu e-mail para posteriores esclarecimentos sobre o tema (lucasu.p.brasil@gmail.com).
    Grande Abraço,
    Lucasu.

  7. Na minha opinião o que a OEA fez foi testar a motivação e determinação do governo brasileiro. Com os USA na liderança do ato político, tentou aplicar o conhecido golpe do “se colar colou”, como podemos ver não colou. Estamos determinados e prontos.
    Os objetivos e planos estratégicos do governo brasileiro para a Região Amazônica são vitais para o futuro da nossa nação, só os entreguistas e fracassados não concordam, não apoiam e ainda procuram se aliar ao inimigo comum do nosso desenvolvimento e crescimento sustentável.
    A resposta dada pelo Itamaraty é apenas mais uma demonstração da nossa capacidade de remover óbices, venham de onde vier. O povo genuinamente brasileiro está começando a compreender o momento do Brasil no contexto global, independentemente de matizes partidárias o que o povo quer é desenvolvimento, emprego, oportunidades de crescimento, boas escolas, saúde e habitação e isso está ao seu alcance, permitam que o governo faça a sua parte, juntos seremos imbatíveis, divididos seremos presas fáceis.



  8. Belo lixo… usina vaga-lume.. roubalheira de $$$ publico..etc

    So falta agora o BNDES bancar integralmente o trem da alegria-PT (trem-bala)

    Assim o PT-PMDB (e coligados) sacramentam a roubalheira dos proximos 20 anos.

    E vem ai nova CPMF … para saúde… dos políticos que se tratam nos EUA..Europa.. rsrsrsrs

  9. SERÁ…..ME DEUS!
    .
    .
    As vezes,creio que existem muitos estrangeiros por aqui(PB),com nomes aportuguesados ou não,se passando por brasileiro….só pode ser….não tem outra explicação!
    .
    Para explicar tais citações sobre o Brasil pôr alguns aqui,sempre são contra o Brasil….só se for embusteiros se passando por brasileiro.

  10. maxtedy disse:
    16/09/2011 às 11:20
    —–
    Também concordo com sua opinião.
    O que menos interesa à ” alguns ” seria um racha da OEA ou a demonstração pública da força e influências políticas do Brasil; aos olhos de “alguns” seria humilhante e traria para hoje um problemas que ” alguns ” estão evitando e virá mais cedo ou mais tarde. Ou seja uma grande rebelião, que ocorre hoje de forma velada.
    Exemplos dessa atitude estão se tornando comuns, como o caso da fragata royal que tentou encostar no Uruguai e não deixaram, o caso Batisti e agora este.
    Temos que aplaudir nessa o Patriota que não deu pra tráz, a OEA deu.

  11. Quem modera os comentários poderia bloquear esses comentários criticando o Brasil a todo momento, se eu quiser ver criticas ao Brasil entro no You Tube e vejo aquele tucaninho que mete o pau no povo brasileiro todo dia.

    Se o Brasil está ruim, vão pra europa lavar pratos!

  12. lucena disse:
    16/09/2011 às 12:13
    SERÁ…..ME DEUS!
    .
    .
    As vezes,creio que existem muitos estrangeiros por aqui(PB),com nomes aportuguesados ou não,se passando por brasileiro….só pode ser….não tem outra explicação!
    .
    Para explicar tais citações sobre o Brasil pôr alguns aqui,sempre são contra o Brasil….só se for embusteiros se passando por brasileiro.

    ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
    Faço das suas palavras as minhas !!! Concordo contigo tb !!!

  13. Usina vaga-lume????….agradeça as ONGs……o maior erro será a construção de Belo monte hj…….mexeram tanto no projeto original que virou um assombro da estupidez humana…….
    * Construção da Belo Monte pelo projeto original já……não sejamos tolos…..

  14. “Temos que parar de colocar filhos no mundo, pois o planeta é finito e necessitamos dos serviços ambientais produzidos pelo meio ambiente para nossa sobrevivência. Necessitamos de água limpa, ar, ambiente saudável, alimentos sem agrotóxicos.
    .
    Depois que derrubarmos as florestas, não haverá mais nada para derrubarmos.”
    Rogerio Schneider vc deveria dizer isso especialmente para os gringos que ja o devastaram(floresta e recursos naturais) por completo.(e nao é que o brasil por causa disso deva destruir o seu , obvio que nao , mas somos o país no mundo se nao me engano que mais conservou suas reservas naturais(o que tem a maior reserva do mundo)).
    e belo monte sera essencial para o desenvolvimento da regiao norte.

  15. Pois é Lucena, sua colocação foi brilhante, eu sempre vejo o mesmo, mas já sei quem são: os CANSEI, aqueles que apostaram todas as fichas nos EUA, e dentre os CANSEI estão os SIONISTAS, que pelo menos os que colaboram aqui nos comentários, SEMPRE SÃO CONTRA O BRASIL.
    .
    O sionista aqui no Brasil é um tipo de CANSEI, um cara que não gosta da política independente do Brasil (ainda que nem é muito independente por enquanto rsrs, mas é o começo).
    ————————-
    Rogerio disse: “Basta dessa manipulação de dizer que todo discurso de preservação é contra o interesse do Brasil.”
    caro Rogerio, o Brasil na Dinamarca ficou como o LIDER DO VERDE, e deixou o povo-verdeeuropeu reclamando dos SEUS governos e dos americanos.
    Quase ninguém fala aqui no BR que TODO discurso verde é contra o interesse do país, pelo menos o governo não.
    .
    Não gosto da política de DEFESA deste governo, ainda sendo melhor que a dos entreguistas, mas a política verde acho bem, se comparada com a dos outros países. Ou seja, a mensagem para o tio Sam & Co. é não peçam ao Brasil o que vocês não fazem nem fizeram.
    —-
    Rogerio, seu questionamento do caráter do desenvolvimento acho está certo, quem leva os lucros da produção de commodities brasuca? uma das grandes beneficiadas é justamente MONSANTO. Mas fazer o quê, pelo menos temos a Embrapa.
    .
    Por isso sempre falo, não basta falar de GUERREIRO DE SELVA, são nosso orgulho, mas NÃO BASTA, [o ataque já vimos na Líbia, virá do litoral] devem aparecer novas lideranças demonstrando que sabem de ECONOMIA, de INDÚSTRIA NACIONAL, do VERDE, de AGRIBZZ, que sabem, que pensaram soluções, não só mencionar e enrolar.
    ——-
    Enquanto a questionar o ‘cacique’tioSam, acho não procede, porque são os agribzz americanos os que falam: “produção aqui, selva no terceiro mundo”
    Relojoeiro, Mironga, assino embaixo.

  16. Prezado StadeuR, creio que está se formando sob a discreta mais efetiva liderança do Brasil uma nova mentalidade de como dizer NÃO sem ser preciso agredir. Isto sim é uma demonstração inequívoca de emprego moderado de soberania. Os franceses já provaram desse remédio, os ingleses, os italianos e agora os yankees. Como sempre tenho colocado nos meus comentários, creio que o nosso país cometeu e ainda comete alguns erros, mas não pode se dar ao luxo de cometer os mesmos erros dos outros.
    Os USA, a França, o Reino Unido, a Itália todos sabem da nossa importância e conhecem o nosso poder eles observam e estudam isso por anos seguidos, mas parece que o nosso povo, principalmente os mais jovens, ainda desconhecem.
    Não sou vidente nem profeta(rs), mas muito em breve tenho convicção de que todo o mundo conhecerá o poder do Brasil, não apenas pelo futebol, mas pela grandeza política de seu povo.

  17. Sabem porque voltaram atraz?Porque são prostituidos.Bastou o governo Brasileiro dizer que não repassaria grana para a OEA para as Ratazanas e o orquestrador Falido calarem as bocas.As usinas que pretendemos fazermos na região Amazonica são fundamentais para implementarmos infraestrutura,serviços e desenvolvermos a região.Cuidem de seus problemas internos pois os nossos cuidamos nós.Parabens ao Governo Dilma por não ceder aos articulados,aos manipuladores e aos vendidos nacionais e suas ordas extrangeiras.

  18. Em outros países eles iriam invadir ,mais o Brasil mesmo defasado militarmente eles apenas ameaçam retitar a gente da OEA como se fosse fazer falta,mesmo com todo o poder que tem,resumindo deram um tiro no peóprio pé

  19. Neguin fala cada merda que Deus me livre…só gostaria de saber de onde nós tirariamos energia suficiente para uma população de 26 milhões de pessoas(que será a capacidade de Belo Monte)…Vocês preferem o que??? Termoéletrica ou Nuclear??? Deus me livre esses antipatriotas que não sabem a diferença entre decisão de estado e de partido!! Tomaram na Toba! Governo Dilma surpreende mais uma vez.

  20. Kann aonda bem que não estão todos por aqui aliciados pelo controle mental das ONGs naziecologicas , os gringos estão preocupados é com as hidrovias que gerarão desenvolvimento nesta região como a esquecida ligação Madeira Paraná

  21. Teve capachete tomando 2 lexotan hoje só pra conseguir dormir..Concordo com você “Relojoeiro”..O Brasil é mais sério que o PIG e meia dúzia de ONGs financiadas por sua majestade britânica

  22. ACABAR COM A OEA E FORTALECER A UNASUL !!!!
    .

    Gritei mesmo, e com vontade. sem o Brasil na OEA e resto da AS sai junto.
    Seria o fim dos mandos e desmando dos EUA….



  23. rsrsrsrs.. nao aceitam criticas… como tem capacho sub-zero de governo conivente com ladrões…

    se querem ler somente comentários tendenciosos ao governo atual.. simples… filtrem os mesmo..

    façam cadastro permitindo que somente os “filiados” comentem…rsrsrsrrs

  24. Vamos nos afastar dos países da OEA que foram contra nós, e nos aproximar mais do BRICS + Argentina. Precisamos de armas nucleares urgentemente.
    A hipocrisia impera no mundo. O país mais hipócrita que existe chama-se EUA. Claro que eles querem impedir que o Brasil tome a posse da Amazônia.
    O ministro Patriota subiu no meu conceito. Se abaixar a cabeça, eles trepam…

  25. Olha me desculpe , mas quem ñ está satisfeito com o BRASIL e com o rumo que o País está seguindo , sem baixar a cabeça para essas Super Potências, Cara vcs só tem uma saída : Peguem os seus paninhos de bunda e vazaaaaa Powww , para um País que vcs acham melhor !!!Os caras só fazem é meter o Pau no País, pow !!!Neguim só sabe criticar , p*** que o governo é de esquerda , que só tem alienados ,que a Dilma ñ presta , ah váááááá !!!!!!!!!

  26. Se o BRASIL reagir sempre a td q se diz e se faz contra nós, ele vão colocar os rabo entre as pernas,e temos de estar preprerados p aquele q vai pagar pra ver…os ianks , n > inimigo. Afinal, ñ são confiáveis. Td cuidado e pouco c esse corsários.

  27. Os debates sempre são salutares, a críticas também, os elogios na mesma ordem!.. Tem aqui posts que tambem o pessoal elogia o governo!.. Agora se criticar.. debater alguma coisa já é motivo para ‘vazar’? Isto se chama totalitarismo. E nem nos governos militares tinha isto!.. Neguim podia reclamar geral. Só que sem baderna..
    Agora… nos governos atuais que pretendem sim o totalitarismo, não posso dizer nada!.. heheh ‘Dominaram geral!’.. Nossa constituição que o diga!

    mironga_110, “sem baixar a cabeça para essas Super Potências” É referente ao Brasil?..

  28. A direita fica furiosa vendo que não teve competência para alavancar o Brasil, só fizeram jogar o Brasil no caos, na subserviência e no colonialismo!
    .
    Nota 1000 para o Lucena, Corbin07, over e Rafael-JF pelos comentários.

  29. StadeuR :
    Danem-se eles.
    Fez certo o Brasil de bater o pé firme na questão e sem ferir a lesgislação.
    Provavelmente o Brasil sairia por sua própria conta da OEA e arrastar o resto da América do Sul inteira , só isso. O que não falta aqui na América do Sul são organizações muito mais justas para nós como Mercosul, Unasul, Comunidade Andina, Conselho de Defesa Sul Americano e etc.”
    ——————————————–
    Exatamente, a OEA tem muito mais a perder que nós, com a saída do que o Brasil…

  30. Rogerio Schneider:
    .
    “Temos que parar de colocar filhos no mundo, pois o planeta é finito e necessitamos dos serviços ambientais produzidos pelo meio ambiente para nossa sobrevivência.”
    ——————————————–
    Diga isto para os estadunidenses e especialmente. israelenses, estes sim estão com taxas altas de natalidade
    .
    http://www.google.com/publicdata/explore?ds=
    d5bncppjof8f9_&met_y=sp_dyn_tfrt_in&idim=
    country:ISR&dl=pt-BR&hl=pt-BR&q=israel+taxa
    +de+natalidade#ctype=l&strail=false&nselm=
    h&met_y=sp_dyn_tfrt_in&scale_y=lin&ind_y=
    false&rdim=country&idim=country:ISR:BRA:
    USA&ifdim=country&hl=pt_BR&dl=pt_BR
    .
    O Brasil já está com uma taxa de natalidade despencando, caminhando para se tornar um país com um índice muito alto de idosos.
    .
    Aqui no Brasil tem é que fazer uma força “militar” especial, uma Brigada ou melhor ainda uma “Divisão”, a “1ª Divisão Engravidadora do Brasil” rsrs… só para provocar…

  31. eu acho que se os cara falasse que israel jogou uma bomba atomica na palestina ae esses mesmos que criticaram o brasil estariam defendendo israel coitado dos judeus acreditam nos anglo saxiao aonde foi inventado o nazismo e outra ficam pedindo penico pros gringos achando que eles os gringos gostam deles só do dinheiro dos judeus eles gostam na verdade eu tenho pena desses que criticam o brasil pois eles se sentem fora do contesto da naçao se julgam melhores e falam que somos burros e etc e tal mas quando os nazistas correram com eles vinheram para a nossa guarda hoje torcem contra isso é um perigo para a patria brasileiros que acham que nosso povo latino tem que viver sendo capacho de anglo saxiao vai pra la lavar os pratos deles

  32. sobre a charge bem feita bem bolada eu dei muita risada no trampo pois é realmente o que acontece nao so aqui no brasil como no mundo ,pior cego é aquele que nao quer enchergar

  33. Independente de qualquer coisa, a postura firme adotada pelo Brasil foi a melhor que se poderia esperar.
    Não duvide que existe muita coisa por trás dessa retirada estratégica por parte da OEA entre elas claro a financeira mas foi sim uma vitória importante para nós.
    Chega de postura vira-lata, pise firme e segue em frente Brasil!
    sds


  34. Critico mesmo.. quem nao gostar não le … simples..

    E quem tem que ir embora ..eternamente… é o bando de maria vai com as outras.. os mosca-mortas..macunaímas.. rsrsrs

    Acima… diz.. Deixe um Comentário

    Não esta escrito … puxe o saco.. se filie ao partido.. coma capim e seja feliz (bem tem uns que até devem ser)…rsrsrsrs

    Aos que enxergam as mazelas dos que nos governam: “Se hay gobierno, soy contra!”

    ps. não sou argentino..rsrsrsrs

  35. FORA ONGs E PRESSÕES DA OEA
    Aos que desconhecem a verdade sobre Belo Monte, é que a mesma seria uma das maiores do mundo e não apenas uma “fio dágua” como descrita pelo Rogério. Ela teve seu tamanho originalmente proposto, para atender as intervenções indigenistas destas ONG`s com interesses obscutros e bancadas por interesses contrarios ao Brasil.
    Portanto, esta posição soberana do Brasil quanto a esta intromissão da OEA deve ser realmente parabenizada. Que as autoridades brasileiras aprendam a defender o interesse de sua população.
    Mas muito me preocupa este representante da OEA estar conversando com o Minitro da Justiça sobre desarmamento, justamente no momento em que este próprio ministro começa a questionar o plebiscito onde a nação brasileira já disse NÃO AO DESARMAMNETO.
    Não podemos aceitar nenhuma posição deste ministro contrário ao que o plebiscito que demonstrou e se necessário devemos pressionar o congresso e a presidente pela destituição deste ministro que esta contra a vontade já demonstrada pelo povo brasileiro.
    Mesmo com todo o desarmamento já implementado a população brasileira, observamos que não decaiu o nível de violência em nosso país e ainda assim aumento o numero da população carceraria, o que demonstra por si só a mentira das propagandas que assistimos sobre o desarmamento.
    DIGA NÃO AO DESARMAMENTO. TODOS TEM O DIREITO DE SE DEFENDER. DIGA ASIM A SOBERANIA BRASILEIRA CONTRA OS INTERESSES DESTAS ONG`s CONTRARIAS AO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL.
    Acorda Brasil.

  36. Assim caminha a humanidade, hipocrita.
    O pior é gente buscar argumentos para justificar a primeira decisão da OEA. Usina vaga lume? so funciona sazonalmente?
    Essas fontes que voces buscaram não lhe informaram, elas defecaram e voces comeram como se fosse um petit gateau.
    Nem na lua se gastam bilhoes, criam atritos com setores ambientalistas para simplesmente fazer uma usina ineficiente.
    POUPE-ME

  37. vc vão ver as mesmas histórias de sempre, vejam os noticiarios, e depois tirem suas conclusões o resto é especulação da midia.

  38. USINA BELO MONTE – SOBERANIA BRASILEIRA
    Caro Gustavo G. hipocrita são os discursos destas ONG`s que em seus países de origem (pois a grande maioria é financiada por estrangeiros) nunca fizeram uma defesa de recursos naturais, mas vêm aqui no Brasil querer impor sua vontade sobre a vontade do povo brasileiro, verdadeiro herdeiro das terras defendidas por nossos antepassados.
    Novamente, para sua informação, a Usina será a quase fio dágua pelas intervenções destas ONG`s obscuras, porque se seguisse o projeto inicial, teriamos mais uma das maiores usinas do mundo ajudando no suprimento das necessidades energéticas do Brasil.
    Outro ponto, é que o Brasil não esta criando nenhum atrito com setores ambientalistas, mas apenas defendendo os interesses de nossa nação.
    Acorda brasil.

  39. Se a Belo Monte é o projeto que eu vi em um vídeo institucional, vocês não tem ideia de como isso vai mudar a infraestrutura das populações atingidas.
    É de dar inveja.

  40. Alguém viu o navio do Greenpeace no Golfo do México investindo contra a plataforma da British Petroleum ou seus ativistas se acorrentando aos portões da Casa Branca na época daquele vazamento interminável?…A imprensa brasileira só se referia àquela empresa como BP, simplesmente(tal era a preocupação em informar); Imagina se tivesse ocorrido com a Petrobrás algo da mesma magnitude…

  41. Uma coisa é certa. O Dandolo deve ter tomado Ki-suco vencido. Tá 100% em todas aparições. Mas seguinte, perguntar não ofende: Onde estão o índios americanos? Precisamos ter nossa tecnologia, nossa criatividade, nossas Bombinhas Atom., enfim tudo que todos ja sabemos. Também precisamos é fazer o dever de casa: educação para termos massa crítica e não papagaios, caturritas e araras (isto no mato tem), investimento em ciência e tecnologia. Com isso dê a crise que for nos saímos melhor. O Brasil tem alimento, e com barriga cheia a cabeça pensa melhor. Podemos ficar tranquilo. Agora se for o contrário pergunto: quem é que vai dançar? “os brasuquinhas”. Na miséria não existe lei. Vai começar a quebradeira dos “Riquinhos” e ai o pau vai comer, e quem vai defender nossa amazônia verde, azul e terras? Vão querer matar os soldados aramdos só de metralhadora e cantil? Na hora da catástrofe e guerra não existe tratado, nem contrato. O que vale é a velha máxima: “Quem pode mais chora menos.”

  42. Sobre Belo Monte:
    Em reportagem a BBCBrasil em 2010:
    O presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Mauricio Tolmasquim, admite que Belo Monte não produzirá toda a energia que permitiria sua capacidade instalada, mas afirma que, mesmo assim, a tarifa será competitiva o bastante para justificar sua instalação.

    Segundo ele, o motivo para a redução na produção de energia está nas modificações feitas no projeto para diminuir o impacto da usina na região.
    Ou seja meu caros o Brasil se sujeitou, sim, a pressão dos indios e Ongs e ao cineasta americano e outros VAGABUNDOS que não tem o que fazer.
    Silpmesmente REDUZIU o reservatório de agua o que em período de seca ou diminuição de chuva, no Amazonas

    levara a uma diminuição na capacidade de produção de energia ou quem sabe até colapso do sistema.
    Esses vagabundos induziram – e o governo aceitou – a redução do potencial de belo monte.
    Quem paga a conta somos nós.
    Um contraditório, se reduzir o reservatório, por falta de terras e arvores na extensa amazônia.
    Quantos aos ribeirinhos ou indios pura politica de malandro que quer ganhar em cima do contribuinte, quanto a esses ambientalista sacanas o objetivo foi mutilar Belo monte, para justificar a paralisação da construção como fizeram? forçaram a redução do reservatório, tornaram a usina depedente da vazão do rio, com isso diminuiram a produção de energia.
    NÃO PARARAM A CONSTRUÇÃO MAIS MITILARAM.
    MOTIVO do impacto: Falta de Terra para inundar? Falta de local para recolocar os povos ribeirinhos?, afogamento de indios? a morte de algumas arvores ou animais?.
    é ridiculo, vexatório.
    Mas tem boco de boca aberta batendo palmas.
    SDS

Comentários não permitidos.