Governo suspende planos de novas usinas nucleares, diz Tolmasquim

http://www.alide.com.br/joomla/images/notas/UsinaAngra-3.jpg

O excedente de energia na matriz energética brasileira — de até 6 mil MW médios em 2013 e 2014 — permitiu ao governo reavaliar algumas posições sobre o setor. O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, afirmou nesta quinta-feira que não se trabalha mais com a previsão de novas usinas nucleares no país, ao contrário do que disse no mesmo dia o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e minimizou o atraso na construção das usinas termelétricas do grupo Bertin.

Durante evento realizado na sede da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), em São Paulo, Tolmasquim disse que após o acidente envolvendo a usina nuclear japonesa de Fukushima, no começo do ano, o governo decidiu deixar em segundo plano a construção de quatro novas plantas para gerar esse tipo de energia até 2030. “Não estou dizendo que elas estão descartadas, mas os planos estão em suspensão. Estamos aguardando para tomar uma decisão e, como temos muitas opções de matrizes, não temos pressa.”

Apesar da suspensão dos novos projetos, a construção de Angra III, que está em andamento pela Eletronuclear, deve continuar. “Essa já começou, não tem volta”, disse Tolmasquim.

A sobra no potencial de geração de energia em relação ao consumo do país também deu ao governo federal mais tranquilidade para resolver o problema dos atrasos das usinas termelétricas do grupo Bertin. Segundo Tolmasquim, o governo ainda está avaliando se é possível dar mais tempo para a empresa ou se será o caso de cassar a concessão. “A sobra de energia hoje é maior do que essas usinas, por isso o atraso não afeta nosso abastecimento.”

Ralf Terra, vice-presidente da Abdib, concorda que o momento é de tranquilidade no setor elétrico. “Há pouco tempo, cinco anos, vivíamos um momento de incertezas. Hoje temos resultados significativos e um planejamento importante no setor”, diz o executivo. Ele afirma, no entanto, que ainda há gargalos a serem vencidos para dar mais agilidade aos investimentos, como entraves na área ambiental e a falta de mão de obra especializada.

Fonte: Valor

23 Comentários

  1. É Claro!.. diminuição de investimentos no país, por causa do corte em ‘despesas’, vai diminuir o crescimento do país. Consequentemente, a industria vai crescer lentamente.. as cidades também.. por aí vai. Tsc tsc tsc. Enquanto isto as usinas hidrelétricas estão de pé neh? Heheh, e mais gente sem seus peixes de cada dia. Bonito! isto.. Realmente não dá para confiar no governo… estava como certa a instalação das usinas, a presidenta inclusive chegou a ressaltar isto muitas vezes. É lamentável..

  2. eu gostei da noticia soque não e porque não vamos construir usina nuclear que nos não vamos pensar em ogivas nuclear para a areá de defesa.
    vantagem da hidriátrica : desconcentração da população dos grandes centros e controle sobe aguá doce .
    desvantagem : retiradas de povos indi-guinas que causa muito protesto de ONGs e outras entidades internacional e se o governo não tiver pulso firme o crescimento vai pro ralo

  3. Uma constatação é certa: o Brasil é um país muito fraco, seja em termos militares, seja em desenvolvimento, seja em tecnologia e carente de senso crítico – aceita pressão externa. Somos um país que sempre deixa para segundo plano projetos importantes. É claro que o setor energético não ficaria de fora.
    Para um país como o Brasil que ja sofreu apagões, esnobar excedente de energia como faz e desmerecer a energia nuclear é descepcionante (ainda mais com grandes eventos esportivos pela frente).
    Parece que o governo não sabe avaliar uma crise energética em outro país e não considera os interesses do Brasil com a energia atômica, que é estratégica! O Japão é um país muito diferente do Brasil. A causa do acidente de Fukushima não foi originada por falha do reator e sim por um fenômino natural.
    Em outras palavras, a usina também foi vítima não só da fúria da natureza como também da irresponsabilidade de se instalar uma planta nuclear em um país históricamente vulnerável a abalos sismicos. De quebra, esse tipo de energia acaba sendo como um dos vilões da história. Isso foi um prato cheio para o greenpeace difamar o setor nuclear e o povo aceita isso como verdade por causa do meio ambiente, repercurtindo negativamente essa energia pelo mundo. É muita hipocrisia.
    Agora os interesses do Brasil nesse setor devem ser novamente abalados por que um país tradicionalmente instável negligenciou os risco de danos ao reator considerando que o Japão é uma ilha sujeita a tais riscos? Pergunta longa! Se falava muito que o psdb era entreguista, mas o pt está fazendo o jogo dos interesses externos também.
    Essas “opções de matrizes” não justificam a falta de investimento na energia atômica. Enfim, o Brasil é um nação vai com as outras, onde pouco importa seus próprios interesses estratégicos.

  4. 40 anos de pesquisa em energia nuclear sendo jogado no lixo!.. Isto não se faz com tecnologia de ponta!.. Isto é uma brincadeira!.. ‘Parece uma onça enjaulada sem saber pra onde ir!..
    Só não morreu ainda porque o zoológico é ‘bonzinho’ e lucra com ela!’

  5. Eu sabia que isso ia acontecer uma hora.

    Verdade seja dita, após o regime militar o LULA foi o único presidente que simpatizou com a energia nuclear.

    Deviam manter o plano inicial de 20 usinas nucleares até 2050 e a aposentadoria das termoelétricas.

  6. Sou mais Lobão na hora de falar o Tolmasquim fala fino perto de Lobão se disse que vai continuar é por que tem o verde de Dilma.

  7. Recuo estratégico na “pimenta” (desejos e receios – que paradoxalmente, une Americanos e que também, pode separar se exagerado) em prol de um relacionamento conflituoso, porém, duradouro…
    Um diminui pressão na questão de energia nuclear e outro sobre amazônia…
    Vão diminuir a “paixão”…
    http://youtu.be/mTo5TI5JmLs
    É o amor… rs…

  8. A questao não é essa. O que ele quis dizer é que a EPE não trabalha contando com a energia nuclear, não faz parte da conta. E não faz porque existem enormes pressões sobre essa matriz que adicionam uma série de incertezas ao planejamento.
    A EPE, por ser quem é, esta certa em não contar com a geração nuclear. Se fizer, tudo bem, mas eles não contam com isso no seu planejamento.

    A matéria, do Valor, não tem nada a ver com energia nuclear.
    Provavelmente o grupo Bertim fez algum “acerto” e a matéria serve pra mandar or ecado que esta tudo certo, não precisamos da energia, logo, não cobraremos as multas contratuais.
    Quem acompanhou o noticiário deste grupo sabe do que estou falando. Eles estavam sobre pressão para pagar…alguma coisa. Pelo visto, esta tudo acertado.
    Pra quem não sabe, o grupo Bertim é a terceira maior empresa do Brasil. Só perde para Petrobras e Vale em faturamento. Abatem 150mil cabeças de gado, POR DIA.

    Aprendam a ler nas entrelinhas…

    PS. Tenho motivos para utilizar o nick neste comentário.

  9. acabei de ler em outro site que vão construir + usinas ,+ 4, ta meio estranho,mas tem que construir sim essas usinas flws…

  10. heber nao sonha usina nuclear é tiro no proprio pe!!!!

    vamos pensar que estoura uma guerra um dos primeiros lugares a serem atacados sera a usina nuclear, vcs lembrao do caso do cesio???,por isso eu sou contra.
    a alemanha sim esta a alguns passos na frente de todo o mundo.

    mas eu sou a favor que pelo menos tem uma usina para pesquisas.

  11. Pelos recentes fatos ocorridos tanto no Japão como na França, agravados com a instabilidade gerada pela atual crise econômica mundial e pela necessidade de diminuir gastos e, ainda, a julgar pelos interesses políticos desse atual governo, creio que politicamente esse não seja o melhor momento para tratar dessa questão.
    Contudo fica bastante claro que o nosso país, não pode e não deve abrir mão dessa matriz energética, pois temos as maiores reservas de urânio do planeta e o Brasil precisa dessas usinas para desenvolver o seu potencial tecnológico e produtivo e também para a sua defesa estratégica nuclear.

  12. Perfeito…

    A pressão por ampliação de energia nuclear é um fato político interno para pressão externa, creio eu, para atenuar pressão externa em assuntos internos: ex. amazônia)…

    Técnicamente – o que trata a matéria -, temos quantidades enormes de recursos energéticos hidrológicos, renovavéis e fósseis subaproveitados que dispensam opção nuclear…

    Há duas óticas de se ver uma mesma notícia ou a ligação entre notícias… No caso, uma técnica (entre linhas do próprio texto) e outra política (extra linhas – interpretação de ligação entre duas notícias, por exemplo)…

    Abs…

  13. Os alemães só acabaram com as deles porque lá a consciencia de energia regional.. residencial.. é muito maior! Mesclam energia eolica, com solar, com gás.. de lixo, esgoto, madeira de reflorestamento… aí! se formos apresentar algo assim aqui no Brasil.. os conglomerados que dependem do nosso dim-dim de combustivel e de energia eletrica residencial e industrial pra existirem vão vetar tudo com todas as forças imagináveis.

  14. Isso e a + completa idiotice q se pode fazer, estamos precisando de energia p avalancar o n progresso,de td os tipos e fonte,eólica, …mares e a nuclear e a q apresenta beneficio…Com certeza tem as famigerads ONG estrangeiras peitando-no p q tomemos essa decisão.Olho vivo q cavalo ñ sobe escada dona dilma.P Ontem .

  15. Apoiado já que foi jogado para 2030, deveremos pesquisar novas alternativa até lá a fissão vai ser passado vamos direto para a fusão das estrelas, é uma pena que o matérial para construir esse sonho o Brasil não da tanta importancia, vendeu nossa Maior mineradora de Nióbio em Minas Gerais para o grupo dos senhors do mundo Rockerfeller, agradece é FHC tmb…

  16. Nossa que problema heim……queria ter esse “problema”.
    O brasil não tem problema na area energética e dou muita risada quando vejo matéria nesse sentido.
    .
    Energia eólica = Nordeste e Sul
    solar = Ano todo
    hídrica = E todas regiões
    .
    Não sou contra a energia nuclear desde que ela seja usada para fins de conhecimento mesmo como é o caso nosso 2 no máximo 3 usinas.
    Quanto as Termos, somos dependente delas ou melhor do gás da bolívia por exclusivamente incompetência dos *** da independente brasilia, pois temos ao nosso favor todas possibilidades.
    .
    Problema a problema tem o japão, europa…..

  17. Pensem mais adiante, pensem em usinas de Helio 3. Valendo U$ 4 milhões o quilo, o gás hélio-3 não produz subprodutos nocivos e nada menos que 100 toneladas poderiam fornecer energia para o planeta inteiro. Onde tem? Na Lua, devemos entrar rapido na corrida espacial e ir buscar nossa cota. Pensem bem Usinas Nucleares movidas a Hélio 3.

  18. A necessidade de usinas nucleares no Brasil, serve para preservar estrutura de producao e conhecimento de combustiveis nucleares… A questao de suprimento energetico presente ´e de segundo plano… Foi investido muitos recursos e tempo no desenvolvimento dessa capacidade, devido a imensas reservas de uranio em territorio nacional… Muitos paises no mundo (ex. Franca, Japao, etc…) vao depender ainda desse tipo energetico a medio prazo, ate desenvolvimento de tecnologias comerciais de fusao (anos 50 para frente)…
    ´E melhor ter capacidade de exportar combustivel nuclear pronto (o kilo vale mais do que ouro) para paises alinhados que necessitem, do que uranio in natura…
    Manter o conhecimento e a capacidade de processamento de combustiveis nucleares, tambem ´e uma medida de seguranca energetica, caso no futuro, haja problemas climaticos graves (secas persistentes – ja tivemos sinais preocupantes disso a pouco tempo), que afetem a matriz energetica hidrica…
    Acredito que deu para entender, que o programa nuclear brasileiro ´e relacionado com seguranca estrategica energetica da sociedade brasileira e nao com fabricacao de armas (alem dos tratados internacionais assinados, temos controle rigido de insumos pela comunidade internacional e nossa propria Constituicao a proibe)…
    O proximo passo recomendado ´e o desenvolvimento de pesquisas em reatores de fusao… ´E necessario investimentos em pesquisar hoje, para ter algo utilizavel comercialmente pos anos 50 ou vamos deixar mais problemas de gap tecnologico para as futuras geracoes desse pais…

  19. E daí que os alemães terminaram com as usinas deles Dandolo? Nossos interesses devem ser baseados nas decisões da Alemanha? Quando vc diz que não precisamos de energia nuclear lembrei do greenpeace quando disse que não precisamos de submarino nuclear. Igualzinho!

Comentários não permitidos.