Aumento da influência islâmica impõe perguntas difíceis à Líbia

Rebeldes líbios depuseram um ditador que reprimiu islamitas de linha dura, mas há sinais inquietantes sobre qual governo o substituirá.

Na emergente Líbia pós-Kadafi, o político mais influente no país pode muito bem ser Sallabi Ali, que não tem título formal, mas impõe respeito como um grande estudioso islâmico e orador populista que foi fundamental nos levantes em massa.

O mais poderoso líder militar é agora Abdel Hakim Belhaj, ex-líder de um grupo linha dura que já se acreditou ser alinhado à Al-Qaeda. A crescente influência dos islâmicos na Líbia levanta questões difíceis sobre o caráter final do governo e da sociedade que substituirá a autocracia de Muamar Kadafi.

Os EUA e os novos líderes da Líbia dizem que os islâmicos, um grupo bem organizado em um país em sua maioria moderado, dão sinais de dedicação ao pluralismo democrático. Eles dizem que não há nenhuma razão para duvidar da sinceridade dos islâmicos.

Mas, como no Egito e na Tunísia, a mais recente revolta da Primavera Árabe depôs um ditador que havia reprimido os islâmicos com rigor, e há alguns sinais preocupantes sobre que tipo de governo terá o poder.

Está longe de ser definido onde esse movimento da Líbia dará, em um espectro de possibilidades que vai desde o modelo turco do pluralismo democrático até a confusão do Egito, passando, na pior das hipóteses, pela teocracia xiita do Irã ou modelos sunitas como o Taleban ou mesmo a Al-Qaeda.

Em uma entrevista, Sallabi deixou claro que ele e seus seguidores querem construir um partido político baseado nos princípios islâmicos e chegar ao poder por meio de eleições democráticas. Mas, se o partido não conseguir conquistar o apoio generalizado, disse, que assim seja.

Durante os 42 anos de governo de Kadafi, organizações clandestinas, como o Grupo Belhaj de Combate Islâmico e a Irmandade Muçulmana formavam a única oposição. Apesar de proibidos e perseguidos,  tinham uma rede formada pelas mesquitas que seus adversários seculares do governo não tinham como conquistar.

Isso também lhes deu uma vantagem inicial na organização política agora, e parecem não perder tempo. “Haverá tentativas de alguns partidos em assumir o poder – isso é natural”, disse um oficial do governo do Conselho Nacional de Transição (órgão político dos rebeldes líbios), que falou anonimamente, para não alienar os islâmicos. “E nós estamos ouvindo muito mais do islâmicos na mídia porque eles são mais organizados e articulados.”

Fonte: Último Segundo

13 Comentários

  1. “Rebeldes líbios depuseram um ditador que reprimiu islamitas de linha dura”

    huahuahhaahauha, eles queriam o que, um governo Judeu ou católico.
    Eles simplesmente tiraram os sunitas do poder. Agora guenta.

  2. Após uma revolução, é necessário esfriar atmosfera (uso da razão)… Nesse momento é necessário muito trabalho para colocar estado em ordem e sangue frio para traçar futuro do país…

    Unir com religião torna as coisas bem mais complicadas, explosivas e com alto pontecial de fragmentação do país e de seu povo… Gera probabilidade grande de desunião (luta entre facções) e caos no médio e longo prazo…

  3. Acredito que secular, com partidos de matriz religiosa moderada (“liberais”) e fortes (“conservadores”), como muitos no ocidente…

    O problema é moderação por aquelas bandas…

  4. Pessoal, quem escreveu o Alcorão para Maomé foram os judeus seus amigos. Essa é a realidade. Reis e ditadores do OM usam a fé islâmica para enganar o povo. A crença em Deus não pode ser imposta, pois é individual. O Estado ser Teocrático é um grande absurdo. Essa prática é da Idade Antiga e Média. Estamos no Sec XXI.

  5. Eu criei uma nova crença, chamada de Dinamização. Tal crença dá para ser escrita em 10 folhas de papel A-4. É a união de Deus com a Ciência.
    Não se pode matar em nome de Deus. É por isso que a humanidade está perdendo para as forças negativas.

  6. Dandolo ciencia e deus nunca estarão lado a lado.
    o metafisico nunca podera ser comprovado atraves de experimentos e testes que podem ser reproduzidos igualmente em outras cituações.
    Et, papai noel, experiencia pos morte, espiritos são coisas que são comprovadas apenas individualmente, é impossivel outra pessoa comprova-la.
    Mas para os que acreditam nos devaneios dos outros sem ao menos questionar a sua veracidade ou a sua lucidez, ciencia pode ser sim misturada com deus dandolo

  7. Tradução Google…O original, em francês, está aqui:
    .
    http://allainjules.com/2011/09/17/libye-lincroyable-debandade-des-rebelles/?utm_medium=facebook&utm_source=NNG

    ———————————————-
    Líbia – A incrível debandada dos rebeldes
    ——————————————-

    Postado em 17 setembro de 2011 par Allain Jules
    .
    Brega e Ras Lanouf ontem cairam nas mãos dos legalistas(pró Kadafi).
    .
    Infelizmente, a mídia “meanstream” se recusam a falar.
    Em uma democracia, quando as pessoas não querem, você organiza as eleições. Obviamente, este não é o caso dos renegados que querem Benghazi por todos os meios ser impostas pela força. Esta foi atribuído a Gaddafi Misrata, certo? Hoje, o povo de Sirte e Walid Bani não são os rebeldes. E o que é a NATO? Ela, então, bombardear essas pessoas com o aval da ONU, que se atreve a reconhecer rébellion.L da ONU é uma cadela, não vamos medir as palavras. Oferece-se para o maior lance, ou seja, os países ricos fundo que. Então, eles querem impor seus pontos de vista na Líbia por cometer crimes de guerra contra a humanidade. Quem vai proteger as pessoas dessas duas cidades mártires que NÃO SÃO ameaçadas pelas forças de Gaddafi ?
    .
    Mas é inegável, greves pequena Ocidental vai viajar em breve para as provas. Até o bombardeio que vem, como eu digo, o fim dos atentados que estão ocorrendo em ambas as cidades, a população resistiu. Assim, em primeiro lugar na noite da cidade, muitos cadáveres desarrumar os renegados nos arredores da cidade. Carcass pick-ups também. Este é apenas o começo.
    .
    Vimos hoje, colunas de combatentes roteado, fugiram da cidade. Infelizmente, mau perdedor, como sempre, falar retirada táctica … meu olho. Vimos, também, rugindo veículos junk revolucionários, para aposentar-se a toda a velocidade na cidade de Bani Walid, fugindo do ataque dos legalistas.
    .
    É agora que a guerra começa. Abençoados são aqueles que rapidamente declarou vitória! A verdade é que a Líbia, como mostrado neste vídeo, as pessoas vivem sob o terror dos terroristas da CNT. Democracia engraçado onde ninguém deve falar contra eles. O que está errado!
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=vWvBnKBYXy8&feature=player_embedded

  8. Ras Lanouf: 12 de setembro, os legalistas, sem sucesso, atacaram ontem as posições dos renegados, perto da refinaria na cidade, matando 15 rebeldes , eles aumentaram a pressão e os fez fugir (CNT). É um golpe para a CNT, porque Ras Lanouf, 13 000 habitantes, é o principal centro de refino de petróleo no país. Ele está localizado na costa do Mediterrâneo para o Golfo de Sirte, a 600 km a leste da capital de Tripoli.
    .
    Quem disse que acabou?

  9. .
    .
    Dandolo, ja existe uma crença assim, chama-se Scientology… Tom Cruise é adepto, mistura teologia acadêmica com ciência e métodos científicos… e recebe $$$ dizimo como todas!!
    .
    Agora é esperar que os novos lideres da Líbia não se filiem-se aos extremistas Islâmicos radicais Xiitas, senão a Europa estaria em maus lençóis!!
    .

Comentários não permitidos.