A evolução da Educação

Não costumo fazer este tipo de coisa, mas acho que vale a pena esta reflexão.

E.M.Pinto


Sugestão: Lauro Fretias

A Evolução da Educação:

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia…
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas…

Leiam o relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?



Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.

Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
(  ) R$ 20,00  (  ) R$ 40,00  (  ) R$ 60,00  (  ) R$ 80,00  (  ) R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
(  ) SIM  (  ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(  ) R$ 20,00  (  ) R$ 40,00  (  ) R$ 60,00  (  ) R$ 80,00  (  ) R$ 100,00

7. Em 2010…:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder, pois é proibido reprová-los).
(  ) R$ 20,00  (  ) R$ 40,00  (  ) R$ 60,00  (  ) R$ 80,00  (  ) R$ 100,00

E se a criança resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos, pois a professora provocou traumas na criança.
Também jamais levante a voz com um aluno, pois isso representa voltar ao passado repressor (Ou pior: O aprendiz de meliante pode estar armado).

Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
Todo mundo está ‘pensando’ em deixar um planeta melhor para nossos filhos…
…Quando é que se ‘pensará’ em deixar filhos melhores para o nosso planeta?”

Passe adiante!
Precisamos começar JÁ! Ou corremos o sério risco de largarmos o mundo para um bando de analfabetos, egocêntricos, alienados e sem a menor noção de vida em sociedade e respeito a qualquer regra que seja!!!

… E aguarde, você será processado por algum crime, delito ou contravensão cometida e contida no conteúdo desta mensagem, porém não se preocupe se seu filho bater na professora, pichar a escola, matar um colega de turma, fumar maconha na sala de aula ou cuspir na cara da diretora. Estes atos inofensívos não são passíveis de punição, ao contrário, não ouse repreendê-lo por estes “direitos”, ou do então, você será enquadrado por crime de violencia e maus tratos a criança prevista por lei…


50 Comentários

  1. Se vocês imaginam que a nova geração é alienada,mal educada,beberrona (adolescentes de 14 anos bebendo), depravada( meninas de 13 anos engravidando), marginalizada, (índices criminais lá no alto) e etc….

    ESPEREM E VOCÊS VERÃO QUE OS FILHOS DESSA NOVA GERAÇÃO SERÃO MUITO PIORES !!! NÃO IMPORTA O QUE FAÇAMOS! O BRASIL ESTÁ DESTINADO A DEPRAVAÇÃO TOTAL !!

  2. Gostaria de não entender o que esta escrito, porem é comum para qualquer brasileiro está cruel realidade.

    No entanto, sinto uma brisa antecedendo um vento forte que trará aos brasileiros o devido valor como nação.

    Nosso processo de educação anda com o freio de mão puxado!

    MAIS INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO!!!

  3. “No entanto, sinto uma brisa antecedendo um vento forte que trará aos brasileiros o devido valor como nação.”

    Gilsafra,Sei exatamente do que você está falando! sinceramente acho que será um remédio amargo, muito amargo, porém extremamente necessário ! NUNCA MAIS SEREMOS OS MESMOS !

  4. No meu primeiro comentário eu dei a entender que não há solução para o nosso país. peço desculpas pois esqueci de uma solução drástica que nos colocará novamente nos trilhos.
    ——————-
    Parece que o amigo Gilsafra já sabe o que é…

  5. o plano dos politicos deu certo
    tirar a educaçao do povo brasileiro e transformar em ignorantes
    assim eles podem roubar o qnto quiser
    pq nd vai acontecer
    ngm vai protestar
    ngm vai lutar .

  6. É isso que ele querem, os senhores do mundo a familia dos 13 rockeffeler, etc… ele é hoje em dia o dono de muitas mineradoras no nosso país é ainda dita as regras. sem educação de verdade nunca saberemos que somos enganados, alguém se perguntou porque os pais tem que se explicar quando uma criança pega um item nos mercados é come, sabendo que tem que pagar por algum para se alimentar, se tudo na natureza foi dado por deus de graçar porque devemos pagar para nossos filhos se alimentarem, isso é um ex: doque o dinheiro pode causar desviar nossa atenção da coisas importantes para vivermos escravos trabalhando para o dinheiro é para os senhores do mundo…

  7. Se for uma piada pra seção humor negro. Tá valendo. Se for pra levar a sério é uma tristeza, pois isso aí vem de uma pessoa que não sabe sequer o que significa o termo educação. Numa semana em que o ENEM divulga uma melhoria nas notas gerais dos alunos do país, chega a ser de mau gosto a brincadeira.

  8. perfeito o texto , parabens por coloca-lo E.M.Pinto, isso demonstra como o povo brasileiro é fraco(desculpem mais tem muita laranja podre no nosso país), educaçao vem de berço, e esse é o maior problema de nosso pais, até animais educam melhor seus filhos do que alguns seres humanos que existem no nosso país.(liberdade é bom mais até a liberdade tem seus limites, deixaram que alguns esquizofrenicos colocassem suas ideias em funcionamento e deu no que deu e com um povo fraco que nao luta por nada “ai vira o fim do mundo mesmo”, o fim da raça humana).

  9. Sou desta geração da educação, porém tive condições de estudar sempre em boas instituições de ensino que mesmo assim tinham pessoas assim…me sinto feliz sendo uma exceção, tendo uma boa visão de mundo e não sendo alienado!

  10. Se queres transformar o mundo, comeces por ti e pelos teus filhos. Educar é transformar pessoas, atribuindo-lhes cidadania e respeito a si próprio e aos outros.

  11. Os professores exigem muita memorização dos alunos. Esse é o grande mal do ensino brasileiro. As provas devem ser feitas com consulta-livre e só de raciocínio. Tem que ser estimulado o raciocínio criativo e intuitivo. O melhor aluno é o que cria e pesquisa, e não o que memoriza. Desenvolver o pensamento crítico é de altíssima importância. O ensino brasileiro tem que ser totalmente mudado. Não se aproveita nada do que está aí.

  12. Que há problemas na educação das gerações recentes com certaza existem mas não creio que a volta da educação “bancária” e baseada no positivismo social seja a solução. Ser bom em números e formulas na área de exatas não significa intelecto geral. Dá a impressão de que o autor desconhece a noção de “sociedade do direito” que impera no mundo de hoje. Vamos começar pelos últimos 40 anos. Primeiro a luta do país se deu pela necessidade de alfabetização da maioria (lembram da campanha do mobral), essa parte está quase concluída. Segundo, a necessidade de massificação e garantia da educação básica e de segundo grau gratuíta ( agora também do ensino superior) também está quase consolidada. Por último , em terceiro, como não é possível conseguir tudo de uma vez (quantidade e qualidade), bem, agora a luta da sociedade é para conseguir a qualidade do ensino. Mas, sinceramente, o passado da educação brasileira para mim é “uma roupa que não nos serve mais”. Se tinha mais conteúdo e mais qualidade não era para todos.

  13. Primeiro, não há muito o que pedir do atual modelo de escolas, elas foram elaboradas e ainda o são para criar “mão de obra operária”, então não espere que de lá saiam cidadãos exemplares amantes da civilidade. a escola tem de mudar muito e para de afundar nossos alunos num poço de matemática e português para querer pedir algo mais dessas pessoas.
    .
    Segundo, temos os pais que aceitaram a ideia de “dar tudo aos filhos que não tiveram”, os pais hoje não sabem/querem/conseguem dizer não aos filhos, não poderia sair anjos de uma educação dessa
    .
    Terceiro, os pais hoje não criam mais os filhos em sua grande maioria, gostam do mais simples, esperam o estado criar leis absurdas para reprimir e oprimir as pessoas para não ter de perder seu tempo tendo de educar seus filhos, é mais fácil contar com a mão opressora do estado, para que então educar as crianças? Só precisamos ensiná-las a ficar sentada na frente da TV e a como acessar a internet, o resto eles fazem.
    .
    E por aí vai indo, as coisas vão desenhando de tal forma e a onda agora é culpar a escola, escola não existe para criar cidadãos e sim operários, quem criar essa nova modalidade de cidadão são os pais e a cultura vigente.

  14. Chegará o dia em que os brasileiros darão valor a sua pátria e haverá novas gerações de brasileirinhos cantando “avante camaradas”.

  15. caiozin,

    rsrsrsrs…sei que sabe o que estou falando.
    Me parece que os ventos são nórdicos por enquanto…
    Caiozin, e se o grito for ip,ip uhaaaaa. sera melhor dormir com uma bruxa ou acordar com o diabo?
    rsrsrsr…

  16. Beto,
    Você esta coberto de razão mas não esqueça que o projeto de hoje “roupa nova” foi colocado em pratica a muitos e muitos anos. E o tema aborda os dias de hoje a real situação nada tem a ver com ENEM ou IDEB criados pra dar explicação do dinheiro emprestado pelo FMI na epoca FHC.
    O Tema tem a ver com a uma das maiores economias do mundo que apresenta o 88 lugar no ranking mundial, veja só que numero grande parece nosso PIB.
    Um estudo Britânico mostrou que nossos vestibulandos são menos preparados em interpretação de textos que um grupo de 5 período da inglaterra. (Fazemos parte nesse grupo).
    Concordo que sem um Paulo Freire seria pior mais o tema acima trata de desordem social proveniente da carência de um modelo de ensino “adequado”. Na minha opinião o projeto adotado no período militar ainda esta em vigor e totalmente defasado. A falta de recursos ou em ter em que investir é o fator limitante no contesto cidadania.
    Como Abraham Lincoln diria, reunir brasileiros simples para fazerem grandes coisas…
    E disso que se trata. Desperdiçamos cérebros brilhantes e gastamos com demagogos quase fascistas…as fileiras escolares deveriam direcionar o cidadão não corrompe-lo.

  17. o texto fala se voce for negro ou indio da minoria ja passou. MENTIRA eles sao a maioria a minoria nos sabemos quem voces sao texto facista falando que a nossa juventude é alienada é logico que nao sobre a mina do caixa eu tenho uma explicaçao ninquem tá querendo esses sub empregos entao o sisteminha que antes colocava um universitario no caixa do supermercado hoje ele tem um colombiano um senegales repondo as mercadorias ate os imoveis hoje ja sao projetados para a familia manter sozinho pela propria escazes de mao de obra barata ae elite nos nao lamberemos a bota dos gringos e a de voces; se virem vai lavar passar fazer seu alimento construir sua casa pois hoje os tempos sao outros. nos iremos disputar mercado sim, mas com a verdadeira minoria que existe aqui

  18. Gilsafra, concordo com você, nosso sistema é baseado em um modelo criado desde o tempo dos militares, que fod*ram o nosso brasil(mesmo que muitas pessoas queiram um regime facista e entreguista de volta).
    Mas também creio que nessa notícia há um pouco de falso alarmismo.
    Nossa educação está evoluindo sim, o nivel tecnico dos professores vem aumentando(MESMO QUE AINDA GANHEM MENOS QUE UM GARI).
    O que está acontecendo sim é que nossos jovens estão cada vez mais cercados de informações inúteis, a vida pessoal do seu artista favorito ganha mais importancia que as prezepadas feitas no congresso….
    O que vemos é uma evolução da educação e ao mesmo tempo uma luta contra essa industria cultural que ta consumindo nossos jovens com futilidades.

  19. AO MESTRE COM CARINHO!!!!!
    Pessoal,lendo esse texto me lembra um pouco a infancia na escola.Tabuada,aula de moral e civica,devo dizer que tudo isso traz uma certa nostalgia.Naquele tempo,livro era pra quem podia comprar,os professores como sempre mal preparados e mal remunerados,mas havia dedicação e calor humano na hora de ensinar aqueles que serian o futuro desse país.Quando conclui o ensino medio,lá em meados dos anos 90,apenas 1 aluno de cada 100 formandos chegavan a universidade, hoje pelo andar da carruagen a situação é um pouco melhor, graças ao prouni,reuni e outras coisas mais.Mas para melhorar a educação em nosso país eu acredito e sempre acreditei que o principal é valorizar aquele que é base do sistema educional: O PROFESSOR.Me digan voces colegas do blog;como ter uma educação decente se politicos como do meu Estado( Minas Gerais),castiga os professores a mais de cem dias,forçando os mesmos a uma greve desgastante;jogando os pais de alunos( pouco politizados)contra os professores e ainda por cima forçando a justiça( como acabo de ver pela tv)declarar a greve ilegal e forçar os professores a voltar ao trabalho.Tudo isso porque estão exigindo o cumprimento de um piso salarial de R$ 1187.00,equivalente ao piso de um trabalhador braçal.Amigos,não sou um genio da matematica,ou um genio intuitivo como nosso colega DANDOLO,mas aprendi muito com meus mestres.Concordo com voces que a educação no Brasil precisa melhorar;formar pessoas com raciocinio intuitivo como diz o DANDOLO,Mas como fazer isso sem valorizar nossos mestres????.Lembro-me certa vez na coluna do economista CLAUDIO DE MOURA CASTRO(especialista em educação),ele diz: “se nossos mestres não sabem ensinar,como irão formar bons alunos????.Portanto esse deve ser o nosso legado.Para formar genios na matematica,na informatica ou Genios como o DANDOLO,Precisamos valorizar antes de tudo O MESTRE!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. Caro Gilsafra, imagino que você conheça Mathew Lipman e An M Sharp que são dois grandes representantes do mundo pedagógico europeu e americano. Em estudos publicados no anos noventa, eles sustentam que o problema cognitivo (dificuldades de aprendizagem, deficiência com operações e raciocínios lógicos, alienação de instintos e pertencimento social básicos) são problemas que acometem jovens adolescente e universitários nos Eua e Europa que os colocam no nivel intelectual de crianças entre 6 e 9 anos. Dessa forma, vê-se por ai que o problema não é somente brasileiro.

  21. Na minha cidade, que é governada por uma prefeita petista, tem parada gay todo ano, e nesse ano o que eu vi foi um monte de meninas novinhas, com no máximo 14 anos e com garrafas de cerveja nas mãos…
    A policia organizava a bagunça toda enquanto aparentemente não se importava com crianças bebendo.

  22. A escolas tem que ensinar apenas três coisas.
    Português para poder comunicar, Matemática para dar ferramentas ao raciocinio natural e o mais importantante… iniciatica.
    Com iniciativa, boa leitura e raciocinio a pessoa apreenderá qualquer coisa através do autodidatismo.
    Não ficara dependente de escolas publicas, nem dos políticos, nem dos professores. Eles seriam apenas para formalização
    É claro que com escolas e professores de qualidade o ensino seria mais rápido. Mas na presente situação não podemos contar com isto.

  23. Trabalho no ramo da educação e descordo veementemente deste artigo.
    Nos ultimos 3 anos houve uma melhora significativa na educação, principalmente no que se refere a area de qualidade do ensino e infraestrutura. O grande problema é a ma administração das escolas pelos diretores que muitas vezes não utilizam de forma correta os recursos financeiros enviados pelo governo, recursos esses que aumentaram significativamente nos ultimos tempos.

  24. A ESCOLA CLÁSSICA FALIU
    .
    .
    Essa forma de ensino,oriunda do clássico grego que fora bem explorada pelo o ocidente e aperfeiçoado pelo o empirismo europeu,já a muito tempo deu sinal de exaustão.
    .
    Há novas fronteiras que a humanidade tem que explorar onde só o empirismo da educação clássica que se vê em nossas sala de aula,não dão as resposta para as novas indagação que surgiram com as novas tecnologia(a informação) que ampliaram o nosso horizonte.
    .
    A era da intuição deve ser também considerada,fazer que o cérebro vá mais adiante,não usamos toda a nossa capacidade mental devido as questões de éticas seculares que engessam o nosso desenvolvimento como indivíduos e como sociedade.
    .
    Nas escolas devem preparar pessoas criticas,pesantes e empreendedoras e não para um vestibular como o ponto alto ou robôs para o mercado de trabalho,esquecendo que somos humanos e não meros consumidores de mercadorias.
    .
    Nas Universidades deveriam estimular mais as novidades do conhecimento e não e somente as mesmas e velhas “verdades” que já estão tão manjadas que perderam graça e o brio.
    .
    Hoje pela logica que ai está,as pessoas buscam nas universidade um diploma para um bom emprego,ela virou uma escola técnica de alto nível;cadê os novos conhecimento?
    .
    É ai que as universidades deveriam entrar,quebrar paradigmas em especial as de caráter religioso.

  25. ANDRE OLIVEIRA… PERCENTUAL DE MELHORA DO ENEM: 1% OU 0.1 PONTOS DECIMAIS… grande melhora… ninguém pode dizer que não ouve progresso… EEEOOO, VIDA DE GADO… POVO MARCADO, POVO FELIZ… desconheço outro modo de ensino, senão o tradicional meritório… “Mas, sinceramente, o passado da educação brasileira para mim é “uma roupa que não nos serve mais”. Se tinha mais conteúdo e mais qualidade não era para todos.”… analise superficial… ta certo… melhor mesmo é IGUALAR POR BAIXO… “nóis fumo, nóis vortemo”…
    ********************************************************
    “SEU MADRUGA”, pela 1ª vez, faço minhas suas palavras… perfeito…
    ********************************************************
    LEONARDO, “liberdade é bom mais até a liberdade tem seus limites, deixaram que alguns esquizofrênicos colocassem suas idéias em funcionamento e deu no que deu e com um povo fraco que não luta por nada “ai vira o fim do mundo mesmo”, o fim da raça humana”… é mais que isso… tudo premeditado… crime de lesa-pátria perpetrado pelos entreguistas do MEC cooptados pela ONU/globalistas… NOSSOS GOVERNOS NOS VENDERAM (tá no plural, tá Francoorp)…
    ********************************************************
    PE DE CAO… ce fumô veio? “MENTIRA eles sao a maioria a minoria nos sabemos quem voces sao texto fascista falando que a nossa juventude é alienada é logico que nao sobre a mina do caixa eu tenho uma explicaçao ninquem tá querendo esses sub empregos entao o sisteminha que antes colocava um universitario no caixa do supermercado hoje ele tem um colombiano um senegales repondo as mercadorias ate os imoveis”… eta fuminho bommmm…
    ********************************************************
    EDER, vc foi sincero… pena nosso pais estar amarrado por GANGSTERS que não deixam educarmos nossos filhos como convêm… FIATLUX, esses fazem parte da mafia…
    *********************************************************
    CAL, é assim que procuro educar meus filhos… tens razão… no tempo atual, é a saida mais obvia…
    *********************************************************
    LUIZ, meias verdades… também fui da educação e realmente esse problema de desvio de verbas existe… mas não notei melhoras no sistema… só maquiagem… qualidade passa ao largo…
    *********************************************************
    Entendo que a educação no pais nunca será prioridade da nação em virtude da solapagem rasteira perpetrada pelos mandatários do poder… Eu, para tentar dar mais oportunidade aos meus filhos matriculei-os em uma escola cristã, paga, e exijo acesso ao material didático e verifico se o mesmo não contem materias indesejáveis… qnto ao pobre, coitado, não vejo saída para os mesmos dentro do sistema publico de educação, que vomita dia e noite postulados equivocados induzidos por profissionais que não tem compromisso com a nação… INFELIZMENTE ESTAMOS ENTREGUES AS FERAS… salve-se quem puder… O LEVIATÃ ESTA SOLTO…

  26. Fiatlux, os policiais talvez até tenham se importado mas não fizeram nada como você.” O estatuto da criança e do adolescente diz que todo o cidadão tem responsabidade pela segurança das crianças”.Vc deveria ter cobrado dos policiais providências. Infelismente essa é a educação que essas meninas tiveram em casa, adolescente de 14 anos em parada gay? Essa nossa tolerância a tudo é que vai nos destruir.

  27. . A COBRA:
    .
    O sistema de ensino de educação básica brasileira sofre de um mal histórico básico:
    .
    O MÉTODO de ensino adotado ou a falta dele, joga toda a responsabilidade de elaboração e sua aplicação, em cima do já sobregarregado professor, que na grande maioria dos casos, trabalha em vários turnos para se manter…
    .
    O lado bom da coisa, a autonomia individual do professor na escolha de material didático e aplicação de método de ensino próprio é todo absorvido pelas deficiências do resto do sistema…
    .
    Tal sistema de difícil aplicação, funciona bem em países com sociedades homogêneas avançadas de tamanhos pequeno a médio… Exige professores altamente capacitados, bem remunerados, motivados, bem equipados e com muito TEMPO LIVRE a disposição…
    .
    No caso do Brasil, tal sistema (ou falta de método unificado) está emburrecendo sociedade e futuros professores que dela irão sair… Vira um ciclo vicioso disolutivo…
    .
    Não estamos na França, vivemos a dura realidade do Brasil em que a má vontade e descaso político com alunos e docentes reina há décadas… A manutenção do atual sistema de ensino (ou falta de um bom método unificado de ensino) não é mais possível… Poucos iriam discordar, que a sociedade brasileira, no geral, está se tornando dia-a-dia cada vez menos consciente e burra… Isso infelizmente, é um sinal claro e preocupante, que o sistema deve mudar urgentemente (presentinho de “grego” esse sistema herdado dos europeus, hein! E pactuado – não quer concorrência para seus filhos em vagas de universidades de ponta – pela “alta” e burra sociedade que não depende de ensino público básico… Burra, pois se esquece que quanto melhor a qualidade do ensino público básico, maior a pressão para aperfeiçoamento de ensino privado e ambos, possibilitam aumento da qualidade no ensino superior por melhoria de seus ingressos… Ciclo virtuoso de opostos complementares…)…
    .
    O PAU:
    .
    A União, estados, municípios, autores, editores e distribuidores de material didático para escolas públicas e profissinais da educação, vão ter que se acostumar com a idéia de uma sistemática de ensino público com MÉTODO (De preferência bem elaborado), ou as coisas só tendem a piorar, em um mundo com países e SOCIEDADES cada vez mais RÁPIDAS e COMPETITIVAS…

  28. O texto tem seus exageros, mas ele é apartidário. Pode-se dizer que começou com os militares que a educação foi desencorajada, porém a verdade é que no estado do RS existe uma regra que não se pode rodar no estado nenhum aluno de 1ª a 4ª série(turmas de aceleração) não interessa se sabe ler ou não. 400 professores pediram demissão na rede pública no ano passado no RS, faltam 7.000 professores na rede pública e o governador pretende fazer um concurso para 10.000. Várias colegas da minha mãe, que é professora estadual, apanharam ou alunos sacaram armas para elas. Os mais civilizados ameaçam com o conselho tutelar para qualquer ordem. Minha mãe foi roubada dentro da sala de aula por um aluno e ela leciona no Tiradentes que é da Brigada Militar. Pela ONU um país desenvolvido deve investir no mínimo 3,5% do PIB em educação o Brasil não chega a 1%. Japão e outros investem 6,5%. Fatos são fatos…

  29. O Brasil planeja aumentar gradualmente entre 7 a 10% do PIB em educacao nessa decada… Esse assunto ja e concenso (aumentar recursos) mesmo para classe politica… Mas ha outros problemas graves em relacao a educacao no Brasil, que esta alem do dinheiro per si (cultura de ensino, modificacoes sociais no perfil dos alunos, etc…)…

    http://www.observatoriodaeducacao.org.br/index.php?view=article&id=891%3Aconae-aprova-investimento-de-10-pib-em-educacao-ate-2014&option=com_content&Itemid=98
    http://www.observatoriodaeducacao.org.br/index.php?view=article&id=1027%3Ainvestimento-de-7-do-pib-em-educacao-proposto-no-novo-plano-nao-e-suficiente-para-cumprir-metas&option=com_content&Itemid=98

  30. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    17/09/2011 às 09:41

    ”… é mais que isso… tudo premeditado… crime de lesa-pátria perpetrado pelos entreguistas do MEC cooptados pela ONU/globalistas… NOSSOS GOVERNOS NOS VENDERAM”

    concerteza amigo Blue Eyes.

  31. Ainda bem que, a despeito do post tosco e medíocre, alguns comentaristas entendem um pouco de educação e já, creio eu, estudaram alguma coisa na área. O Sistema educacional brasileiro está bem longe do ideal, mas melhora a cada ano, pouco, sim, mas melhora. Mas ainda temos muito o que melhorar, principalmente do ponto de vista da remuneração do professor da escola pública e da integração das escolas com as comunidades e as famílias que as cercam, e isso será o grande diferencial para a solução de conflitos e da violência. QUEM SÓ CONHECE UM TIPO DE EDUCAÇÃO, ASSOCIANDO-A ERRADAMENTE A MERITOCRACIA (QUE É UM CONCEITO QUE ENGLOBA TUDO, INCLUSIVE A EDUCAÇÃO ATUAL) DEVERIA SE ABSTER DE COMENTAR COMO SE FOSSE O PROFETA MOISÉS…

  32. Ao Andre Oliveira, cara pesquisa sobre os Rockerffeler, agora se vc vive no mundo da matrix tudo que acontece ao seu redor pode considera uma piada então, vou demostra uma coisa que a ingnoracia pode cega-lo, já ao menos se perguntou quem é rosto da mulher que ta na nota do nosso dinheiro o real começa por ae, http://www.youtube.com/watch?v=gSvlcOVXsOs

  33. Somente colocando uma observação:

    Tenho 16 anos, estudei todo o Ensino Fundamental em escolas públicas e agora estou no 2º Ano do E.M.(escola particular) uma das coisas que notei durante minha estadia no ensino fundamental foi as seguintes:
    1- E praticamente proibido o professor colocar calculos “quebrados” em provas (somente se tiver calculadora)
    2- 90% dos meus colegas ficavam em história/geografia, tanto que eu era um dos melhores alunos nessas matérias e de vez em quando corrigia os professores que aparentavam estar desatualizados
    3- Professores fingem em ensinam e alunos fingem que aprendem
    4- A “educação de berço” marginalizada, ou seja, para com os professores e os alunos os demais alunos eram mal-educados e isso em maioria dos casos levava a agressões físicas (ja aconteceu comigo).

    Ano passado quando cursei o ensino médio em uma das melhores escolas de Brasília, o La Salle, eu por pouco reprovei, claro, tive que fazer uma prova final de recuperação…. Mas o que me deixou de recuperação foi exatamente a minha deficiencia em matemática, ou seja, pre-requisitos… Coisa que nas séries anteriores os professores deveriam ter pego no meu pé por assim dizer, ou seja, cobrar aquilo… mas o que aprendi foi que o professor na maioria das vezes não quer ensinar por isso ele fica empurrando o problema (aluno) para outro, uma hora a bomba estoura…

  34. ###
    Ola, abobrinha por abobrinha, vamos la as minhas,
    Que bom, o estagio de desenvolvimento em que estamos, já avançamos muito alem da sabedoria oral, da escrita cuneiforme em barras de argila, da escrita em papiros em pergaminhos, e ou em papel, atualmente escrevemos em telas de computador, (escrita através de editor de textos),
    Portanto, colecionar informação, sabedoria, conhecimento, fatos, esta tudo muito bem dominado, os processos de registros, e de pesquisa do registrado, esta muito bem resolvida, quem bom,
    E as calculeras da matemática também, com maquinas de calcular, e ou computador, que faz muito mais contas e com a aproximação que se desejar, portanto, forçar se barras para decorebas de tabuadas, e formar exímios calculadores, com o que temos também já esta muito bem resolvido, e em ótima performance,
    Mas, que pena, ainda há quem pense que devemos incentivar leitura, (ate que pode), mas não é o essencial, estamos no mundo da imagem e da animação, um filme, uma animação, transmite uma quantidade de informação muito grande, de forma rápida eficaz e agradável para os que ainda não dominam o que esta sendo passado,
    Só que deveria se ensinar em vez de historia e geográfica, fundir isto, e com consultas, (pelo Google, Bing ou outro), mudar a ênfase, para a geopolítica, e a política de relações internacionais, desde o inicio da coisa, (series iniciais),
    Veja bem, estamos ainda estudando que Cabral era o comandante da esquadra que “descobriu” o Brasil, na realidade o comandante era o Mané e Zé, (Manoel da Nóbrega é que era o comandante, e Zé de Anchieta era seu ajudante de ordens),
    Ou seja, ha muito que mudar se na filosofia e no que ensinar nas escolas do Brasil,
    O que há ainda é muita doutrinação religiosa, e política ideológica, e propaganda, ou aplicação do poder psicossocial,
    A serviço dos dominadores e colonizadores desde sempre amem,
    ####

  35. Colegas. As escolas, as universidades, não servem para ensinar o aluno a pensar. A criar seus caminhos. Servem para ensinar a receita de bolo!.. A ser um tecnicista! E não um criador, um crítico. Pois não querem que pensemos no que fazer, e sim fazer o que querem que façamos.
    Os métodos de ensino no país não ensinam as coisas úteis! E as coisas mais simples, as matematicas, e outras disciplinas mais simples! É que são a base para podermos ver realmente utilidade nos assuntos mais complexos! O que o estudante de ensino medio no brasil tem na grade curricular, é muito mais além do que qualquer outro no mundo. A diferença na qualidade não está na quantidade de conteudo! E sim na forma que se ensina. Chega deste embromation. Está mais que provado que nao funciona este método!

  36. Vamos com calma, o bom ensino de antigamente só era disponível a uma ínfima minoria…
    Hoje o ensino foi MASSIFICADO e é ÓBVIO a qualidade média baixou mas ainda existem excelentes escolas no Brasil.
    Os problemas maiores de permissividade na escola estão nas escolas públicas de periferia e nas particulares que visam só o lucro onde o aluno que paga pode quase tudo…
    O governo federal está fazendo parte do seu trabalho com o ENEM, estabelecendo um piso nacional de salários para os professores e implantando uma RESPEITÁVEL rede de escolas técnicas federais. Mas o tipo de evolução que precisamos para o país NECESSITA de investimentos federais diretos na educação principalmente em municípios e estados que não conseguem/querem comprometer-se a buscar uma educação de QUALIDADE…
    Deixar a educação fundamental na mão dos municípios exclusivamente foi O MAIOR ERRO da constituição de 1988…

    QUE PAGAMOS ATÉ HOJE…

  37. “Deixar a educação fundamental na mão dos municípios exclusivamente foi O MAIOR ERRO da constituição de 1988…
    QUE PAGAMOS ATÉ HOJE…”… não foi erro… tudo premeditado… é o modo esquerdista de pensar a educação…

  38. Concordo com os srs.
    A educação é um agente transformador da sociedade.
    Se é falha.. a sociedade consequentemente vai se estagnar, não sustentando seu crescimento de forma estável e rápida.

  39. Se vc tanto vanglorizam a educação aqui, é porque alguns Brasileiros fazem milagre onde a educação é levada a sério, é nos países de primeiro mundo, é outra o enem e o atestado da burrice dos brasileiros, oras melhorous um valor ínfimo insignificante, porque o nosso pais ta contratando engenheiros de fora, porque séra, é outra é muito desigual compara nosso enem com as intistuíções de fora, aqui so investe 1,23% do PIB na educação se nos paises ricos, China,Eua, Russia, investem no mínimo 10% é outra vai estudar no MIT, é aqui no Brasil pra ver a diferença muito anos luz, é ainda tem uns alienados aqui que te tão hipocritas defedem uma educação fraca, onde um aluno tira qualquer nota vermelha já que matar o professor, oras notas foram feitas para saber o aprendizado dos alunos, vão na Grécia então lá sairam grandes mestres,filosofos,matématicos,etc. não tinha nota é todos aprendiam como isso é possivel é hoje dia so vejo isso, uns disputando quem tira a maior nota sem saber de uma coisa, aprender é # de entender é compreender ë & logo á lógica que estudamos esta # >= a ingnorancia aplicada nos tornas como certa pessoas que em vez de ajudar fazem piadas, isso mostra o grau de maturidade que se chegou, diferente de outros que buscam entender a situação.

Comentários não permitidos.