Novo foguete da NASA é herança dos ônibus espaciais

A NASA apresentou seu mais novo projeto de foguete, substituindo o Ares V, que foi aposentado ainda na prancheta.

Será o maior foguete da agência espacial norte-americana desde o Saturno V, que impulsionou a missão Apollo até a Lua. Chamado SLS (Space Launch System: sistema de lançamento espacial), o novo foguete será responsável por colocar em órbita a nave Órion, uma cápsula Apollo reestilizada e que começou a ser construída há poucos dias.

A NASA não tem hoje um nem um foguete e nem uma nave capazes de levar astronautas para o espaço.

Recauchutado

Não há nenhuma novidade técnica no projeto. O SLS será basicamente um sistema de propulsão dos ônibus espaciais remontado em uma configuração diferente.

O SLS usará motores RS-25D/E – os mesmos motores dos ônibus espaciais – alimentados por hidrogênio e oxigênio líquidos. Ao seu núcleo central serão adicionados dois motores de combustível sólido, igualmente os mesmos que equipavam os ônibus espaciais.

Nessa versão inicial, ele será capaz de levar 70 toneladas. No futuro, o projeto inclui um upgrade para 130 toneladas, com a adição de um segundo estágio com o motor J2X, este sim, inédito, mas ainda em desenvolvimento.

Para não passar totalmente em branco, o SLS usará a cápsula de escape dos astronautas, chamada MLAS, que poderá ser usada em caso de problemas no foguete.

Fonte: InovaçãoTecnologica

10 Comentários

  1. CUSTOMIZAÇÃO,É…
    .
    .

    Isso se chama de customização,é quando você tem uma calça velha e que reutilizá-la transformando-a em uma bermuda.
    .
    Quando você transforma uma blusa polo de mangas em uma sem manga(regata).
    .
    É aquele pãozinho de dias atrás que você usa para fazer umas fatias ou rabanada.
    .
    É aquele feijão que sobrou e se faz um bom caldo.
    .
    .
    Pois é…..faço muito isso,sou adepto a essas coisa também,quando o cinto aperta e a vaca vai pro brejo a customização é a solução…..eles estão mais do que certos.-Hehehe….

  2. É né, ninguém dá um contra na “customização” dos ianques, mas se fosse brasileiro eu duvido que muita gente aqui não cairia de pau em cima!
    Pa lha ça da, viu..
    Norte americano é bom enquanto há projetos novos (e desconhecidos) para copiar..

  3. oi jonnas, apenas a ISS tem mais tecnologia q o onibus espacial. oq nao quer dizer q o onibus supera a soyuz na capacidade logistica, visto q ate hoje, as velhas soyuz voam, sem problemas operacionais e de custo.
    sobre o SLS, este nao é nada mais q o proprio Are V com outro nome, claro, s o lançador tiver esse aspecto.
    bom, novidades? depois da sopa de letrinhas — o orion mesmo — nao vejo mais nada. falta na verdade é criatividade a NASA. oq nunca faltou a Energia, a Roskomos, e nenhum OKB russo. abraços.
    [ERRATA] nest link temos mais informações sobre o lançador. [http://moraisvinna.blogspot.com/2011/09/orion-multi-purpose-crew-vehicle-nasa.html]ele apresenta otima capacidade de carga paga, e tem a cara do saturno V. otima noticia acerca da Nasa. abraços d novo.

  4. É questão de criatividade.
    Pegaram o que já estava pronto para o ônibus espacial (tanque de combustível, boosters, motores foguetes, etc) e combinaram de diversas formas para as diversas cargas, variando de 20 até 130 t para uma órbita baixa.

  5. Grande!.. não me expressei direito.. Era deste link aqui!

    http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5258481-EI301,00-Russia+recupera+hegemonia+com+fim+de+onibus+espaciais+dos+EUA.html

    “As Soyuz e os ônibus espaciais americanos são incomparáveis. São naves de distinta classe. Nossas naves são planejadas para a mudança e o retorno de cosmonautas, mas não para o transporte de carga, enquanto os ônibus espaciais podem levar até 30 toneladas”, ressaltou.( O Subdiretor da Agencia Espacial Russa)

  6. Cassio,
    .
    Pois é colega,como você já pode observar; quando os brasileiros fazem isso,vem os entendidos e cai de pau em cima dos brasileiro,com todo tipos de adjetivos negativos e até depreciativo….menos de sermos criativos.
    .
    Más……bem…..é muito difícil….faze o quê né.
    .
    abraços.

  7. jonnas, é isso msm. bem colocado.
    bosco, sim falta de criatividade, mas 130 tn mesmo para altura orbital, é uma grande coisa. na verdade, uma capacidade invejavel. falo isso pq o projeto n-1 previa levar pouco mais d 100tn para a lua, e era um foguete de proporções enormes. o msm devo dizer do saturno V.
    outra coisa, um dos objetivos da ‘sopa de letrinhas’ é ser isso mesmo, multi-funcional, nao duvido q ele nao va a lua por exemplo. e vai ser lançado por esse mesmo SLS, oq significa q provavelmente teremos um lançador com capacidade alem de orbital. mas pra isso, so podemos esperar para ver, visto q o espaço, apesar de tudo, é decisao politica, nao tecnologica. abraços.

  8. Pois é, mas esse povinho yanque arrogante, gostam de ser os melhores do melhores e o maior dos maiores. Não está sendo fácil pra eles engolir a decadencia dos EUA agora.
    Chuuuupa!

Comentários não permitidos.