Primeiro-ministro turco diz haver motivos de guerra

http://www.haber2b.com/wp-content/uploads/recep-tayyip-erdogan.jpg

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou em entrevista à Al Jazeera que o assalto ao navio turco da “Flotilha da Liberdade”, em 31 de maio do ano passado, teria constituído motivo bastante para uma declaração de guerra da Turquia a Israel. Isso, acrescentou, só não terá sucedido graças à “grandeza” evidenciada pela Turquia. Mas também foi dizendo que doravante a marinha de guerra turca não voltará a permitir que navios turcos sejam assaltados em águas internacionais.

A Agência noticiosa turca Anatolia publicou ontem à noite uma transcrição integral da entrevista de Erdogan, incluindo partes que não foram emitidas pela televisão qatariana Al Jazeera. Segundo o diário israelita Haaretz, a transcrição divulgada pela Anatolia parece ser da responsabilidade do gabinete de Erdogan. Aí se encontra uma das declarações mais explosivas do primeiro-ministro turco: “O ataque ocorrido em águas internacionais não respeitou nenhuma lei internacional. De facto, era um motivo para a guerra. No entanto, como é próprio da grandeza da Turquia, decidimos agir com paciência”.

Quanto ao futuro, nada parece garantir que a mesma paciência continue a pautar o comportamento dos militares turcos. Segundo Erdogan, “agora mesmo, sem dúvida, o primeiro dever dos navios da marinha de guerra turca é o de se protegerem a si próprios”. Seguidamente, explicou: “Este é o primeiro passo. E temos ajuda humanitária que queremos levar para lá [Faixa de Gaza, submetida ao bloqueio israelita]. Esta ajuda humanitária não voltará a ser atacada, como aconteceu com o Mavi Marmara”.

A revelação do teor de partes não publicadas até agora da entrevista coincide com a visita de Erdogan ao Egipto, um contexto em que as relações entre Israel e a Turquia foram praticamente cortadas, e as relações entre o Cairo e Tel-Aviv se encontram no seu ponto mais baixo desde a Guerra de Yom Kippur, em 1973. Israel, por seu lado, tem vindo a afirmar que manterá o bloqueio à Faixa de Gaza, mas que pretende trabalhar pelo restabelecimento das relações com a tradicional aliada Turquia. O único factor de tensão que, por agora, parece não ter sido activado é o da visita que se admitiu vir a ser feita por Erdogan à Faixa de Gaza. Mas o gabinete do primeiro-ministro turco já deixou claro que este não passará a fronteira do Egipto para Gaza.

Fonte: TV2.RTP

39 Comentários

  1. .
    .
    Ontem guerrilheiros curdos abriram o fogo em um posto de fronteira, parece que 3 soldados morreram… será que foi uma medida para distrair, a mando do ocidente, a atenção turca sobre seus velhos inimigos curdos???
    .
    http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/09/rebeldes-separatistas-atacam-posto-de-seguranca-na-fronteira-da-turquia.html
    .
    O cara ja está falando claramente em “Atos de Guerra” sofridos pela Turquia… E ele afirma que vai sim ter mais uma flotilha pra Gaza… e quer ver mesmo o que vai acontecer com seus navios e tripulações!!
    .
    Acho que a OTAN com a maioria de seus países europeus em crise pode muito bem perder o controle sobre esse aliado ai… espero que não, pois a chapa iria esquentar muito!
    .
    O USA o que fará???
    .
    Valeu!!

  2. O Erdogan pegou pesado agora em suas palavras, e isso é preocupante no momento pois como disse o Francoorp, a Europa e os EUA tem muitos problemas hoje, e poderia não haver um pleno suporte a Israel, e sinceramente, nesse momento em que o ódio popular pode ser usado como ferramenta de propaganda política, coisas ruins podem acontecer a inocentes em Israel. Erdogan está jogando para torcida sem dúvida, vendo a crise na Europa e EUA, uma conjuntura política boa para um “acordo” entre turcos, persas e árabes, com todo mundo ganhando com do povão com o discurso anti-israel, Erdogan parece estar querendo forçar Israel a cometer um grande erro para ter um grande motivo para iniciar um grande conflito. Um conflito em meio a uma crise de escala mundial se desenha, e temo pela vida de inocentes, como é o normal, sempre os inocentes pagando pelo jogo do poder.

  3. Olhem o que Israel fez foi abominável,mas a operação saiu de controle,Israel estava realizando essa operação em águas internacionais,não usaram equipamentos com munição não letal,e sim armamento real,uma covardia,mas ai querer partir para uma guerra é algo completamente fora do normal,se morreram por exemplo 10 turcos,quantos morreram em um conflito com israel,nem o Irã foi tão incisivo quanto o Recep Tayyip Erdogan,dizer que vai bombardear,que o estado judeu tem que ser varrido do mapa,sai mais como um discurso para o público do dirigente iraniano,não é algo tão ameaçador quando a declaração do Recep Tayyip Erdogan,o Primeiro Ministro de Israel é um verdadeiro cachorro louco,do nível do Bush,EU VEJO CADA VEZ MAIS,os E.U.A meterem os pés pelas mãos no oriente médio,não apoiaram o ditador aliado do Egito,e a poucos dias atrás atacaram a Embaixada,pelo o motivo da morte dos guardas Egipicios,no Iraque,tiraram o Sadam que era Sunita e minoria do país mas que controlava a maioria Xiita,para uma anarquia,quem saiu fortalecido nisso foi o Irã,que deve ter ligações com seus irmãos iraquianos,Afeganistão estão tomando ferro,quase 4 trilhões de Dolares gastos,só para matar o bicho do Bin Laden foram 1,5 trilhoes e até na hora da morte o Bin deu prejuízo,Os E.U.A deveriam aprender um pouco com os ingleses no tocante a perda da hegemonia global,a inglaterra quando viu que perderia sua hegemonia não saiu surtando como está os E.U.A,o maior perigo para os E.U.A,são os seus falcões da guerra,e o cachorro louco do Primeiro Ministro Israelense que pode meter os E.U.A numa aventura ao nível da Primeira Guerra Mundial,se muitos dos amigos entrarem em blogs americanos vã ver o quanto eles estão cansados disso,alguns chegam a questionar se o EXÉRCIDO DOS E.U.A é para defender os Americanos ou sair pilhando os países dos outros e garantir a segurança para as loucuras de Israel.

  4. o turco ta certo o que israel fez foi um ato de guerra contra a Turquia, a Turquia que foi burra de não envocar a lei de alto defesa da OTAN no dia do ataque. perdeu o bonde da historia

  5. Eu até concordo que Israel agiu de maneira excessiva contra a flotilha, mas os tripulantes “humanitários” partiram pra cima dos fuzileiros israelenses com facas, barras de ferro e etc. Se você tivesse uma pistola na sua mão e um cara viesse com uma faca pra cima de você, o que você faria?

  6. barca:
    .
    “…se muitos dos amigos entrarem em blogs americanos vã ver o quanto eles estão cansados disso,alguns chegam a questionar se o EXÉRCIDO DOS E.U.A é para defender os Americanos ou sair pilhando os países dos outros e garantir a segurança para as loucuras de Israel.”
    ———————————-
    11/09/2011 – 11:28 | Regina Cazzamatta | Berlim
    —————————————————————————————
    Traidores são os que declaram guerras imorais, diz desertor dos EUA que lutou no Iraque
    —————————————————————————————
    Em 21 de abril de 2007, o soldado norte-americano André Shepherd, de 34 anos, fez as malas, sacou todo o dinheiro que tinha na conta bancária e deixou o apartamento em Ansbach, Alemanha, onde há uma base militar dos Estados Unidos. Motivo: ele se recusou a voltar ao Iraque. Para Shepherd, a guerra é ilegal e uma violação dos direitos humanos.
    .

    Tido como “ausente sem autorização” pelo exército, ele viveu na clandestinidade por 19 meses, até…
    .
    http://operamundi.uol.com.br/conteudo/entrevista/TRAIDORES+SAO+OS+QUE+DECLARAM+GUERRA+IMORAIS+DIZ+DESERTOR+DOS+EUA+QUE+LUTOU+NO+IRAQUE_205.shtml

  7. Navio civil, em águas internacionais, invadido por tropas armadas, civis mortos com tiros pelas costa, bem acho que o turco ta certo, para mim essa invasão e a mesma coisa que torpedeia um navio civil em águas internacionais. uma declaração de guerra velada de israel, burro foram os turcos em não tem invocado a lei de autodefesa da OTAN naquela época, se fosse um navio francês ou inglês a historia seria bem diferente.

  8. Pessoal, a Faixa de Gaza é de Israel. No futuro, Israel deve trocar a Faixa de Gaza por terras mais ao norte com o povo palestino, ou então unir os dois Estados. Há interesse da OTAN, de que a Turquia seja destruída ? Pode ser … Os turcos vão acabar caindo numa armadinha terrível.

  9. Que eu saiba, pelas leis do mar, para assaltar um navio estrangeiro em terras nacionais tem de ter mandado não?… Afinal, assaltaram em terras nacionais ou internacionais? Se foi em aguas internacionais pior ainda!…

  10. Se no Brasil há políticos ladrões, na Turquia eles se caracterizam por serem “barraqueiros”.

    Por favor, prezados amigos. Não vai haver guerra nenhuma entre Israel e Turquia. Qualquer guerra fere a economia que é a única coisa que conta para pessoas inteligentes. Islâmicos são os únicos que fazem guerra por sua crença. O TURCO ERDOGAN ESTÁ APENAS OCUPANDO ESPAÇO NA MÍDIA COM DECLARAÇÕES EXPLOSIVAS.

  11. David Queiroz, caríssimo duas perguntas.
    .
    1°)_Se você estivesse em um carro ou em um barco e um estranho estivesse com uma pistola e você não tivesse uma também,más teria que se defender,visto que ali não se tratava de uma autoridade;como você faria para de defender,tendo pau,pedra,facas…menos pistola.
    .
    2°)_E se no caso,você entenda que ali,o estranho,fosse uma autoridade,na sua ótica;como ele deveria fazer(se comportar),para evitar um confronto ou uma carnificina com pessoas que só tem pau ,pedra e facas nas mãos pra se defender?
    .
    A polícia nos manda a não reagir quando estamos a merce de um marginal armado,se for um desalmado ai fica difícil.
    abraços.

  12. Vejam só no que deu a arrogância e estupidez sionista…custava deixar as comidas chegarem aos palestinos? Depois da tremenda cagada feita, custava pedir desculpas??? Agora o caldo entornou e os militares turcos vão levar os barcos até Gaza na marra. Ou então podem rasgar os uniformes e mudar de profissão, pois a honra da Turquia foi tocada pelos idiotas que governam Israel; a troco de nada…O que vai acontecer?? Israel vai é tentar subornar os Turcos, se não der certo vai pedir arrego aos EUA…Mas acho que dessa vez não vai ter muito jeito e vão ter que abrir as pernas e deixar a marinha turca atracar em Gaza.

  13. Parabens ao primeiro-ministro Erdogan, alguém tinha que colocar o dedo na cara dos israelenses, não se mata pessoas sem uma devida resposta, se fossem israelenses os mortos, Israel já teria matado para cada um pelo menos dez palestinos. Chegou a hora de Israel baixar a bola. Parabens Turquia.

  14. Os iankSS vão trair os Turcos, dando apoio logístico aos seus srs.judeuSS, + com os Turcos, a Otan será questinada se o q vale p os iankSS tbm vale p esse “aliado” mulçumano..eles trairam o TIAR em 1982.Os ianglese ñ são confiáveis, nunca foram,quem viver verá.

  15. Kamaradas… o bicho vai pegar…
    .
    “O governo da Turquia iniciou os preparativos para o envio de três fragatas ao Mediterrâneo para escoltar o transporte de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. A informação foi divulgada ontem pelo jornal turco Sabah. Segundo o diário, se os navios encontrarem embarcações israelenses em águas internacionais, eles teriam a orientação de abordá-las e desarmá-las.”
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,turquia-prepara-navios-de-guerra-para-escoltar-ajuda-a-gaza-diz-jornal,771830,0.htm
    .
    É a tal política de reciprocidade!!!
    .
    Falow

  16. A faixa de Gaza não é de Israel, a ONU só reconhece as fronteiras de Israel anteriores a Guerra de 1967. Os territórios invadidos posteriormente não são reconhecidos como território israelense. Em nome da chamada auto defesa, Israel sempre matou inocentes, como os 05 Policiais Egípcios. Quem planta vento e semeia a discórdia, colhe tempestade. A ficha ainda não caiu em Israel, o mundo mudou, e os judeus vão ter que aprender a lidar com essa nova situação.

  17. Esse pessoal da ajuda humanitária e um pouco abusado acho eu. Tentaram furar um bloqueio que sabiam que Nao passariam. Apesar de estar em águas internacionais a própria ONU já declarou ser legal o direito de Israel ao bloqueio a faixa de Gaza. Sendo um bloqueio legalizado e reconhecido internacionalmente, se os turcos tentarem passar serão barrados novamente e se revidarem ao bloqueio com navios de guerra aí sera Israel que se defendera Nao podendo a Turquia contar com o apoio da OTAN. A Nao ser que os israelenses sejam primeiro os agressores que duvido que aconteça. Mas que eles Nao passam, Nao passam.

  18. Então as intransigencias e as arrogancias de Israel servem para distrair a atenção pra quem heim?Para seus genocidios.Amiguinhos venham e se estabeleçam no meu quintal ocupando-o que eu lhes jogareis bombas rsrs….Problemas internos dos Turcos assim como dos judeus ou outros qualquer são problemas unicamente deles e isso não justifica ataques e agressões contra pacificos.Israel errou e errou muito e errou mais ainda quando não teve a humildade de adimitir o erro e foi incapaz de simplesmente publicamente pedir desculpas o que amenizaria o problema.Então se hpouver guerra foi porque Israel preferiu ir a guerra.Humildade para seres humanos é virtude mas para Judeus é vergonha.

  19. aposto que junto dessas 3 fragatas vão uns 4 submarinos de butuca, é o bicho vai pegar.
    __________________________________________________________
    isso e lindo para nós, a OTAN vai acabar esse ano Fato, qual quer traição por partir dos EUA e seu aliados vão por fim nessa maldita aliança.

  20. Eu acho que israel esticou um pouco demais os dedos ao mexer com a turquia,porque agora os yanks não se metem e pedem calma a turquia?porque israel esta errado e a turquia não é um iraque…pela primeira vez israel esta com o rabo entre as pernas…

  21. Falou Paulo Rick, os judeus ñ fazem fronteira c o Egito pela resolução e.242 da ONU pelo traçado de 1967.
    Afinal, quem são os bandidos nessa história?Claro, os judeuSS.Sds.

  22. ccc
    Não é bobagem nenhuma o que o Carlos Argus, falou. De fato os EUA traíram os Argentinas, pois o acordo previa que se caso alguma nação atacasse qualquer país do continente americano todos os países o ajudariam a se defender, mas também previa que se a agressão fosse dado primeiro por um dos países americanos nenhum membro seria obrigado a ajudar essa nação, ok… Mas o acordo também previa que nenhum dos países que assinaram o acordo poderia repassar informações, armas, treinamento, suporte logístico e etc para a nação não americana no conflito.
    Os americanos repassaram informações e armas aos ingleses, ou seja, o colega Carlos não faltou com a verdade.
    .
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_Interamericano_de_Assist%C3%AAncia_Rec%C3%ADproca
    .
    http://members.fortunecity.com/drittreich/traicao.htm

  23. E a declaração do primeiro ministro ta certa, entrar em guerra no primeiro momento seria colocar muitas vidas turcas em perigo, mas da segunda vez não deve se tolerado esse tipo de provocação terrorista. Agora o aviso foi dado em bom tom para que tanto os israelenses como os turcos fiquem em alerta.
    E lembrando além dos turcos irritados tem o Egito e o velho inimigo Irã, isso sem falar nas organizações ditas por Israel como terroristas que em caso de guerra poderiam se unir e atacar o inimigo comum, ou seja, Israel ta em maus lençóis dessa vez…

  24. HMSTIRELESS! O Assunto é Israel! Heuehhe, volte às discussões! O assalto ao navio turco foi em águas nacionais ou internacionais? E possuiam direito de tomar de assalto tal navio?.. Pois se não!.. Já considero sim uma violação grave!.. esta. Já que tal navio seria considerado um pedaço da turquia!..

  25. O TIAR obrigaria aos EUA tomarem partido da Argentina em caso de ataque Ingles ao continente e isso não ocorreu.Não misturem as coisas e foi justamente o Brasil quem pressionou os EUA,apreendeu aviões Ingleses e se posicionou favoravel a Argentina e todos os demais paises latinos aguardavam o pronuciamento do Brasil que foi diplomatico ao invez de belicista.Os Russos passaram as cordenadas para a força aerea Argentina localizar e afundar fragatas Britanicas……..Eu acho que Israel vai botar o galho dentro caso uma flotilha humanitaria se destine a Cisjordania ou então havera sim guerra e mano a mano sou mais Turquia.

  26. Não haverá guerra por causa de frota humanitária, a Palestina vai declarar independencia, e isso tudo é um aviso para Israel não atacar os territórios palestinos, ai esta o verdadeiro motivo.

  27. Não nos esqueçamos tambem da França que nas Malvinas repassaram aos Ingleses os codigos para eles desviarem os Exocets Argentinos.EUA e OTAN são todos merdas da mesma bunda.Usam a Turquia com chantagens como fazem os Americanos com os Paquistaneses.Poderemos ver o afastamento da Turquia da OTAN e uma aproximação da mesma com os BRICS,assim tambem como uma aproximação da Arabia Saudita com a China em caso de os EUA vetarem o Estado Palestino.O Paquistão ja viu que apenas é usado pelos EUA e ja tende a China.A geopolitica no mundo esta se modificando e deveriamos repensar em articularmos BRICS para ajudar financeiramente a Europa deixando-os no vacuo da propria sorte.So otario alimenta Cobras.

  28. ROGERIO SCHNEIDER quer dizer que Judeus não fazem guerras por suas crenças não né rsrs Seus comentarios são sempre tendenciosos em defesa de Sionistas pois com certesa como eu ja disse antes tens descendencia Judia-Européia.Esquece que desde o surgimento de Israel fazem guerras movidos por teologias mas como voce não encherga isso na sua cabeça o Judeu sempre é a vitima e os demais os agressores ímpios rsrs Leia em teu livro da lei esta frase NÃO RESTARA PEDRA SOBRE PEDRA pois o proprio Deus que os alimentou cansou de ser traido e os amaldiçoou rsrs.Estão com medo dos Turcos?Se acreditas em Deus saiba que ele acima de tudo é justo e ser justo é inclusive cortar a propria carne.

  29. carl94fn disse:
    carl eu não sabia disso cara,pelo oque eu entendi todos trairam a argentina,mas como tu disse os eua ainda mais ao repassar imformações aos igleses,esses eua são uns disgrassados tridores que merecem quebrar de vez,e nunca mais levantar,depois eles não querem ser atacados por terroristas…falou carl94fn

  30. ..sobre a traição dos iankSS ao TIAR , foi mt bem respondido por outros bem + informados do q eu. Obrigado e shalom.Os judeus praticaram um ato de pirataria ao atacar uma navio em águas internacionais, a resposta virá em breve, quem viver verá.

  31. OBSERVAÇÕES DE ERDOGAN IRRITA A IRMANDADE MUÇULMANA – por Marc Chamion e Matt Bradley – 14 de setembro de 2011:
    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://online.wsj.com/article/SB10001424053111904491704576570670264116178.html&ei=eUdxToLoDsaftwfS4cyWCg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CB0Q7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dhttp://online.wsj.com/article/SB10001424053111904491704576570670264116178.html%26hl%3Dpt-BR%26prmd%3Dimvns

  32. By MARC CHAMPION And MATT BRADLEY

    CAIRO—The Muslim Brotherhood objected to statements by Turkish Prime Minister Recep Tayyip Erdogan telling Egyptians not to fear building a secular state, in a rare clash that exposes the gap between the so-called Turkish model for building a Muslim democracy and what Islamists in the region believe when they invoke it.

    For much of Mr. Erdogan’s two-day visit to Egypt this week, members of the Muslim Brotherhood made up much of the fan club that followed Mr. Erdogan around Cairo. They championed his tough stance toward Israel and his promotion of Muslim solidarity.

    But the Brotherhood took exception to Mr. Erdogan’s comments on Egyptian television late Monday urging Egyptians not to fear a secular state.

    Speaking on a popular Oprah-style talk show on Egypt’s Dream TV, Mr. Erdogan had said: “Do not be wary of secularism. I hope there will be a secular state in Egypt.”

    The Turkish leader said secularism doesn’t mean a lack of religion, but creating respect for all religions and religious freedoms for individuals.

    “Secularism does not mean that people are secular. For example, I am not secular, but I am the prime minister of a secular state,” said Mr. Erdogan, himself a former Islamist.

    A founding principle of the formation of Mr. Erdogan’s AKP in 2001 was its acceptance of the secular nature of the Turkish state, and renunciation of any ambition to introduce Sharia law, or Islamic jurisprudence, into the constitution. That stance helped the AKP to dramatically widen its appeal beyond what previous overtly Islamic Turkish parties had enjoyed. Had Mr. Erdogan advocated nonsecular law in Egypt, that would likely have created political waves at home.

    But Mr. Erdogan’s use of the term “secular” runs counter to Egyptian Islamists’ conception of Islamic-minded governance, said Essam El Erian, vice president of the Brotherhood’s newly formedpolitical party, Freedom and Justice.

    Secularism has “a very bad perception among Egyptians,” said Mr. El Erian. “We have no need for this term.”

    The criticism of other Brotherhood leaders went further, playing to popular Egyptian fears of foreign intrusion.

    “It’s not allowed for any non-Egyptian to interfere in our constitution,” said Mahmoud Ghazlan, a spokesman for the Brotherhood. “If I was to advise the Turks I’d advise them to crop the secular article in their constitution, but I’m not allowed. It’s not my right.”

    Since a nearly three-weekpopular uprising ousted Egypt’s secular-minded President Hosni Mubarak, the Arab world’s most-populous nation has emerged as a political petri dish for how Islamists can reconcile fervent religious adherence with democratic norms. The Brotherhood’s rejection of Mr. Erdogan’s counsel offers a rare hint as to the kind of political society Egypt’s powerful Islamists would like to see.

    In seeking examples to emulate, Arab Islamists have often pointed to Turkey. Part of Mr. Erdogan’s broad popularity in the Middle East is based on the success his ruling Justice and Development Party has had in balancing the secular and more devout parts of the country’s population.

    On Wednesday, Mr. Erdogan pledged to triple trade and investment with Egypt within four years, after earlier signing ambitious, if largely political, energy agreements.

    Also on Wednesday, he met with the elderly pope of Egypt’s Coptic Christians, who make up more than 10% of Egypt’s population.

    It is the paucity of strong examples of effective Islamist governance—rather than full agreement with the “Turkish model”—that best explains the Brotherhood’s stated affinity for Mr. Erdogan and his political perspective, said Shadi Hamid, an expert on the Brotherhood and the director of research at the Brookings Institution’s Saban Center for Middle East Policy in Doha, Qatar.

    Egypt’s revolution thrust Islamists into a new political role. No longer cast as simply righteous leaders of the opposition to an authoritarian regime, the Brotherhood had to define a moderate political vision to ease concerns of more-secular Egyptians and Westerners. Turkey distinguished itself as an obvious example.

    “They can refer to Iran, Afghanistan, Sudan, Iraq and Turkey” as examples of Islamist leadership, Mr. Hamid said. “There’s only one choice that can work for them: Turkey. It’s kind of by default.”

    Such moderation stands in stark contrast to the political goals the Brotherhood has already pursued in the brief period since Egypt’s revolution liberated them from autocratic rule.

    The Brotherhood led a campaign to accept a set of provisional constitutional amendments in a nationwide referendum March.

    Several Islamist groups implied that rejecting the amendments—which contained no reference to religion or secularism—could jeopardize Article 2 of Egypt’s extant constitution, which states that Sharia law is the source of all legislation in Egypt’s parliament.

    Since then, the Brotherhood has fought hard against efforts by secular-minded politicians to impose a set of guidelines on the country’s still-unwritten constitution that might limit Islamists’ influence in drafting the document.
    —Ayla Albayrak
    and Muneef Halawa
    contributed to this article.

Comentários não permitidos.