Por um BRICS forte: As relações bilaterais entre Brasil e Rússia

Quanto mais fortes as relações bilaterais, mais fortes as relações sociais e econômicas com China, Índia e África do Sul

Fábio Pereira Ribeiro

As duas últimas crises internacionais, as novas direções do século XXI, uma nova balança de poder, a guerra ao terror e o crescimento das novas potências, como diria Parag Khanna em seu trabalho “O Segundo Mundo”, mostram que o mundo tem uma nova direção, e principalmente uma nova ótica de entender as reais relações internacionais, e seus equilíbrios de trocas, de poder, cooperação e principalmente integração.

Para o potencial bloco BRICS (relações exteriores entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), independente de relações multipolares, as relações bilaterais entre os países devem estar fortes, e, no caso com a Rússia, tanto Brasil como Rússia têm muito a ganhar. Os dois países durante anos fortaleceram suas relações, e com maior intensidade a partir de 2003 ampliaram suas relações através de acordos e pactos de transferência tecnológica e militar, tecnologia espacial, cooperação educacional, tecnologia energética com foco no etanol brasileiro, ampliação das agendas comerciais entre os países e suas empresas, e disseminação das culturas brasileiras e russas em ambos os territórios.

A distância geográfica não é uma distância geopolítica, e os governos brasileiros e russos estão trabalhando fortemente para que as agendas comercial, social e cultural sejam ampliadas, com o potencial de relações entre América Latina e Ásia.

Recentemente a visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, à Rússia fortalece as direções estratégicas e bilaterais para a construção de um bloco forte de negócios e projetos futuros, considerando as novas grandes potências no sistema internacional, como Rússia, China, Índia, Coreia do Sul, Brasil e países potenciais da África.

É importante destacar que nas discussões entre Brasil e Rússia o crescimento da agenda militar (defesa e intercâmbio tecnológico) e principalmente a agenda energética, considerando que a Rússia é um dos grandes produtores de energia do mundo, o Brasil tem uma relação estratégica para a troca de experiências e ideias dentro deste processo. Mas as relações bilaterais são mais amplas em função das integrações de forças dos dois países para questões como África e Oriente Médio, novos focos de negócios e intercâmbio comercial, ampliação da diplomacia multilateral para fortalecimento da agenda BRICS, além da consolidação da última reunião da Comissão Intergovernamental Russo-Brasileira de Cooperação Comercial, Econômica e Científico-Tecnológica, e das agendas políticas governamentais.

As relações bilaterais e fortes entre Brasil e Rússia no futuro ajudarão a consolidar definitivamente as relações do BRICS. Quanto mais fortes as relações bilaterais, mais fortes as relações sociais e econômicas com China, Índia e África do Sul.

Fonte: Diário da Rússia

7 Comentários

  1. A Rússia, sempre foi um ponto de equilíbrio no mundo, mesmo quando ela própria se desequilibrou ideologicamente.
    Por que? Porque a Rússia bateu Bonaparte, porque a Rússia parou Hitler, ela no momento exato surgiu para dizer não com o sangue de seus homens e mulheres patriotas.
    Não acredito que ela deixe de ter uma agenda própria, inclusive com o Brasil, para ficar nas esferas de influências de outros o qual se revelaram o outro post do Sete de Setembro.
    Não sou comunista nem nunca serei, é um erro não somente ideológico , é outro erro…
    Devo dizer que mesmo se a elite russa se vender, seu povo vai se insurgir de novo, sabemos que a verdadeira Rússia não se rende.
    Parece fora de assunto? Pense bem.
    Que cada pais dos Brics, sem perder a identidade própria, trabalhe para um bem comum, por que até hoje, isoladamente, fomos alvos fáceis.
    ———
    http://lionprides.files.wordpress.com/2008/07/copy_of_100_0028_2a6.jpg

  2. StadeuR concordo com vc, tbm admiro muito o povo russo, e vc esqueceu de falar que os russos tbm param o avanço do império otomano sobre a europa, a verdade e que a Rússia salvo a europa 3 vez, e os europeus sempre trataram os russos mal como se fosse bárbaros só por que eles são um pais gingante que tem um pé na europa e outro na asia.
    __________________________________________________________
    mais um dia a conta chega e duzido que os europeus dão conta de pagar.

  3. Sejam bem vindos amigos russos, no momento atual mundial Brasil é Russia tem muito em comum. E os BRICS são o melhor caminho para um futuro melhor para ambos.

  4. Sempre achei que na russia teriamos um gde aliado, não só por aquilo que eles representam, mas sobretudo pelo que poderemos ganhar em termos de avanço tecnológico em vários campos; o Brasil já deveria ter aprofundado essa relação há tempos!Fica comendo no prato americano, estamos no compasso de espera!

  5. E muito bom para o Brasil que as relações Nao só com a Russia mas com todos os paises do BRICS sejam fortalecidos para que juntos possam enfrentar os desafios dessa nova ordem mundial. Sem essas relações estaremos todos muito vulneráveis aos atuais acontecimentos como a quase falência da Europa e EUA que terão forte influencia no cenário mundial. Fora a ameaça da ” Santa Aliança” que promete ser uma grande dor de cabeça aos paises emergentes com sua interferência em assuntos internos de outros paises soberanos. Devemos sim apostar no BRICS e nos fortalecer em todos os campos, do econômico ao Militar para enfrentar esses novos desafios.

Comentários não permitidos.