Defesa & Geopolítica

Empresa canadense encomenda dirigíveis para uso no Ártico

Posted by

http://da-innovations.com/app/media/1008

Nova geração de aeronaves adota balões de hélio no transporte de carga

A companhia aérea canadense Discovery Air comprometeu-se a comprar mais de 40 das chamadas “aeronaves híbridas” desenvolvidas pela empresa britânica Hybrid Air Vehicles (HAV). Essas aeronaves combinam as características de aviões às dos dirigíveis, usando gás hélio para obter 60% de sua sustentação no ar.

De acordo com nota publicada pela revista NewScientist, a Discovery Air pretende empregar os híbridos no transporte de carga pela região ártica do território canadense. A mudança climática, diz a publicação, vem tornando as estradas da região cada mais perigosas no inverno.

http://hybridairvehicles.com/images/imagegallery/main_image1.jpg

A firma canadense encomendou o Modelo 366, que tem uma capacidade de carga de 50 toneladas, para decolagem horizontal, ou 30 toneladas, para decolagem vertical, como um balão tradicional. A velocidade máxima do veículo é de 185 km/h e, de acordo com nota emitida pelo fabricante, o aparelho é capaz de pousar em “terra, água, neve ou gelo”.

Antes do contrato assinado com a companhia canadense, a HAV já havia, em parceria com a Northrop Grumman, conquistado um contrato com as Forças Armadas dos EUA para o desenvolvimento de um veículo híbrido de reconhecimento, que deve ser entregue em 2012.

Já os veículos híbridos encomendados pela Discovery Air estão em “fase de projeto detalhado”. As primeiras aeronaves devem entrar em operação comercial em 2014.

Fonte: Inovação Unicamp

11 Comments

shared on wplocker.com