Avião comprado nos EUA vai combater o fogo em Brasília

http://www.aviationtrivia.info/images/AT802F.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

O governador Agnelo Queiroz autorizou o Corpo de Bombeiros a utilizar a aeronave Air Tractor, modelo AT-802F, uma das mais modernas do mundo

http://www.maiscomunidade.com/upload/foto/7/b/7b449855b8b139102dedfdbd7787c97ada46501dDepois de 92 dias sem chuvas, com a baixa umidade do ar em 10% e com mais de 200 focos de incêndio ameaçando vários pontos da cidade, a solução para tudo isso só podia vir do céu: ontem, o governador Agnelo Queiroz autorizou o Corpo de Bombeiros a usar o avião americano Air Tractor, modelo AT-802F, um dos mais modernos do mundo, no combate às chamas.

A aeronave, recém-adquirida pela corporação, é capaz de carregar 3,1 mil litros de água por viagem e já pode entrar em operação depois de um período de testes e do treinamento de pilotos, segundo o piloto bombeiro, major Wallace Brandão. Além dele, o também major Florindo e os capitães Pimentel e Dias Silva receberam treinamento dos estados americanos da Georgia e da Flórida, para operar o novo equipamento.

O modelo adquirido é a versão mais completa já fabricada deste avião. No Brasil, apenas o DF conta com o equipamento, que também é usado pela Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Israel, Austrália e Nova Zelândia. O avião tem motor turboélice, com 1,3 mil cavalos de potência, e autonomia para realizar quatro horas de voo ininterruptas, sem a necessidade de reabastecer. Segundo o major Brandão, o avião faz disparos múltiplos e só desce para receber nova carga de água. Em três minutos carregamos com água e ele decola novamente, explicou. Um segundo avião do mesmo modelo será entregue em novembro. Cada aeronave custou cerca de US$ 1,9 mil.


FAB também manda ajuda

Também, ontem, uma aeronave C-130 Hércules da FAB chegou ao DF para ser usada no combate a incêndios na cidade. A prioridade, segundo a FAB, é controlar o fogo que atinge uma área próxima à Base Aérea de Brasília e que fez, ontem, o Aeroporto JK operar por instrumentos. A aeronave da FAB tem capacidade para lançar 12 mil litros de água por voo. Além do incêndio próximo à pista do Aeroporto JK, duas grandes queimadas atingem a cidade: uma na Estação Ecológica Jardim Botânico e outra na Floresta Nacional de Brasília. Cerca de 300 bombeiros atuaram no combate ao fogo, segundo informou o Ciade, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

38 Comentários

  1. SÓ UMA PERGUNTA, A EMBRAER NÃO FABRICA O AVIÃO IPANEMA QUE ALÉM DE PULVERIZADOR DE INSETICIDA / ADUBO, TAMBÉM NÃO PODERIA PULVERIZAR ÁGUA ?

  2. .
    .
    Tipico do Brasil, pensamento limitado, soluções limitadas… Porque não fazem a coisa como deveria ser feita no Brasil que tem incêndios com vários KM de extensão, as vezes até centenas de KM… e compram esse teco-teco ai que não dá conta do recado, é pra incêndios localizados e não extensos, coisa de focos isolados, não incêndios alastrados e verdadeiros !
    .
    Isso ai não transporta nada, 3,1 mil litros, três caixas d’agua eternit… é pra incendiozinho, deve fazer varias viagens, e enquanto pára e espera reabastecimento de combustível e de água, o tempo passa e a área do incêndio que ele combateu antes já foi retomada pelos outros focos vizinhos… melhor seria para o Brasil, um Canadair Fire Bomber tem grande autonomia de combustível, reabasteceria os tanques de água diretamente no lago Paranoá sem pousar ou parar sobre a lagoa para isso, e decolaria novamente para combater o incêndio, levando umas 2 vezes(5.440 Litros) mais água que esse Air Tractor ai!!
    .
    Isso sem falar do uso no país inteiro, pois o Brasil é cheio de rios, e essas unidade do DF poderiam ser enviadas para o país inteiro, pois logística não falta, pode pousar em campos de aviação ou aeroportos, e no Brasil temos mais de 3.000 campos de aviação ou pistas de pouso asfaltadas,para o combustível, e usar os rios e lagoas próximas das áreas de incêndio para reabastecer de água, fazendo varias viagens antes de acabar o combustível!
    .
    Faz a coisa direito, uma viagem do Canadair Fire Bomber vale 2 viagens desse teco-teco ai, sem para pra coligar mangueira!!
    .
    O Canadair Cl-215/415 é a aeronave mais usada na Europa no combate à incêndios, e a aeronave é de fabrico canadense!
    .
    Mas o Brasil é sempre isso mesmo soluções paliativas e não definitivas ou em grande escala!!
    .
    Nesse vídeo abaixo se vê dois Canadair dos italianos em serviço na Russia, recolhendo água no rio Volga perto de Togliattigrad, sem pousar definitivamente para isso, a velocidade da missão seria muitas vezes agilizada em confronto com esses Teco-Teco que compramos no DF:
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=fgsW1p3STWA
    .
    Neste vídeo abaixo nota-se quanto pouco espaço serve para fazer o reabastecimento de água, e a manobrabilidade da aeronave que faz isso em uma represa com montanhas ao redor:
    .
    http://youtu.be/YzJEfTMGELs
    .
    Valeu!!

  3. .
    .
    Uma correção do que escrevi acima, a capacidade de água é de 17.000 lts, retirando a água do Rio ou lagoa e não 5.440 como disse antes, essa ai é a taxa de enchimento dos tankes internos do sistema anti incêndio em 12 segundos de atuação… em terra a capacidade total de enchimento é de 19 mil litros!
    .
    “CL-215 firebomber – Empty 12,220kg (26,941lb), max takeoff from water 17,100kg (37,700lb), from land 19,730kg (43,500lb). CL-415 firebomber – Operating empty 12,333kg (28,353lb), max takeoff from land 19,890kg (43,850lb), from water 17,168kg (37,850lb).”
    .
    http://www.airliners.net/aircraft-data/stats.main?id=119
    .
    Valeu!!

  4. De fato apenas o DF conta com esse equipamento o AT-802F,mas em minas gerais a Força-Tarefa Previncêndio conta com veículos adaptados para combate a incêndios, caminhão especial para abastecimento de aviões, três aviões Air-Tractor para combate ao fogo e duas aeronaves de reconhecimento, quatro helicópteros e aeronaves de transporte de pessoal, equipamento, e ainda sistema de recepção de focos de calor via satélite.

    A base conta com o apoio de 300 servidores e dois mil brigadistas que são membros permanentes da Força Tarefa em todo o Estado.

  5. O ipanema não é semelhante à este pequeno avião que estão comprando? Se não em engano o Ipanema já foi usado em combate a incêndio.

  6. Está na hora do governo do Mato Grosso comprar um desses também. Mas como o negócio aqui só gira em torno dos interesses dos produtores, o estado vai pegar fogo e nada será feito.

  7. Temos que criar essa cultura de usar aviões para esses fins.
    .
    Já que temos muitos rios e lagos…
    A FAB poderia adquirir alguns daqueles hidroaviões Canadense anti-incêndio.
    Atuaria em apoio aos corpo de bombeiros de todo o país, principalmente na região Norte,

  8. O avião russo Beriev o melhor do mundo para incendios
    já usado por Portugal. São coisas puramente ideologicas, adquirir um Teco-Teco ou outros interesses.É identico ao Ipanema, que pulveriza lavouras.Quero saber quando vamos nos livrar disso.

  9. Só para complementar os comentários anteriores, o Beriev Be 200 é um avião polivalente, projetado para combate a incêndio, busca e salvamento e patrulha marítima, Uma pequena frota deste avião resolveria muitos problemas por exemplo na amazônia, busca e salvamento no oceano e combate a incêndio.

  10. .
    .
    Por mim que venha então o Beriev 200, mesmo que o custo de manutenção seja maior em todos os sentidos… mas para a FAB!!
    .
    Para um corpo de Bombeiros acho melhor o Canadair CL-415 mesmo, pois os custos são menores, e tem possibilidade de SAR e patrulha maritima também assim como o Beriev, mas é Turbo Helice e não Jet como o outro!!
    .
    http://www.haf.gr/en/mission/weapons/cl415.asp
    .
    Agora ter os Ipanema nacional(Parte) e ainda por cima comprar do exterior é que não dá pra engolir… e ainda tem pouca efetividade nos incêndios grandes que estamos acostumados no Brasil!
    .
    Parece que o vira-latismo nesse país é endêmico e começa do alto dos comandos nacionais!!
    .
    Valeu!!

  11. Por: Eduardo Beni | Categoria: Acidentes, Segurança Operacional
    3 comentários

    O avião modelo monomotor de prefixo PR-EBM, “Bombeiro o1″, de combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, caiu por volta das 16h de terça-feira (27/04/2010) na Rua José Estevan da Mota, no bairro Santa Isabel, em Resende, pois não poderia ter usado o aeroporto municipal, que está interditado desde o dia 29 de setembro do ano passado. A afirmação foi feita por Nélio Silva Sampaio, coordenador operacional do aeroporto, que disse ter alertado o piloto do avião, o Major BM Jasper Sanderson, de 31 anos. O piloto morreu, juntamente com o Aspirante BM Guilherme Augusto Rocha Neto, de 28 anos, que serviam no Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros. A declaração de Nélio foi dada em uma entrevista nesta quarta-feira à TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo.

    Foto: Lúcia Pires

    – Tive o cuidado de alertar o piloto. Fiz contato com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e com o Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio, de onde ele decolou. Eles confirmaram que o piloto deveria ter ciência de que o aeroporto está interditado – disse o coordenador, explicando que nas duas cabeceiras há um “X”, o que indica a interdição da pista. – Não temos o poder de policiamento, só nos cabendo reportar ao órgão superior, que é a Anac”, acrescentou Nélio, em entrevista ao RJ TV, da TV Rio Sul.

    Ainda de acordo com Nélio, a conversa com o piloto ocorreu cerca de uma hora e meia antes da queda do avião, na Rua José Estevan da Mota.

    O comandante do grupamento de Resende, Ernani da Mota Leal, chegou a voar no monomotor pouco antes da queda. O avião, de fabricação canadense e o único da América Latina para combate a incêndios florestais, foi adquirido pelo Corpo de Bombeiros em 2002 e tinha capacidade para transportar três mil litros de água. A queda ocorreu depois de a aeronave voar apenas 300 metros além do aeroporto de Resende.

    Foto: Lúcia Pires

    A Anac enviou um ofício à prefeitura de Resende no dia 29 de setembro anunciando a interdição do aeroporto. Segundo o documento, durante uma vistoria realizada nas dependências do aeroporto, técnicos da agência constataram falhas na cerca de arame em torno do local, o que motivou a interdição, por motivos de segurança.

    De acordo com nota enviada pela Anac, após a realização das reformas solicitadas, a agência deverá fazer outra vistoria para verificar se podeá liberar o local. O aeroporto, ainda segundo a nota, está interditado para as operações de pouso e decolagem por um período de 180 dias contados a partir de 16 de setembro ou até que as adequações sejam feitas.

    No dia seguinte ao aviso, a prefeitura avisou à agência sobre o projeto de construção do muro. Na época, a obra estava orçada em R$ 700 mil.

    Os corpos dos dois bombeiros mortos foram transladados para o Rio, onde as vítimas moravam, e sepultados nesta quarta. O voo seria para reconhecimento da área no entorno do Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional de Itatiaia. A rota serviria para futuros treinamentos da corporação para combater incêndios florestais. O monomotor teria perdido altitude, pouco depois de levantar vôo do Aeroporto de Resende.

    Air Tractor do GOA/CBMRJ em demonstração no Domingo Aéreo do MUSAL 2006/RJ. Foto exclusiva: Roberto Caiafa, Jornalista Aeronáutico. Ver nota.

    A aeronave havia saído de Jacarepaguá, no Rio, e pousou no Aeroporto de Resende, antes de decolar novamente e cair. Guilherme estava ansioso para voar e o sargento-bombeiro Castro, cedeu sua vez, para ele. O major e o aspirante foram carbonizados. As labaredas atingiram prédios de cinco andares de um condomínio próximo do local do acidente, aonde moraram 200 pessoas, mas ninguém se feriu. O fogo foi logo debelado.

    Nesta quarta-feira, o coordenador da Defesa Civil de Resende, coronel Marco Resende, esteve novamente onde ocorreu queda do avião, assim como peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). Marco tranqüilizou os moradores alegando que as estruturas dos prédios não foram abaladas por causa do desastre. No final da noite de terça-feira, técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), da Aeronáutica, liberaram a retirada dos corpos fossem dos destroços.

    De acordo com o coronel Antônio Augusto Walter de Almeida, do Cenipa, a Aeronáutica designou uma comissão de três investigadores para atuar no local do acidente. Eles vão colher informações técnicas, realizaram registros fotográficos, além de entrevistar moradores e testemunhas.

    Clique sobre a foto e assista ao vídeo

    – Depois, será redigido um relatório de ações iniciais que deverá ficar pronto em 30 dias. Já o relatório final tem o prazo de até 12 meses para ser concluído – disse Antônio Augusto. – Nós trabalhamos de acordo com normas internacionais, e o nosso objetivo não é procurar culpados, mas sim trabalhar com diversas linhas de pesquisas para prevenir futuros acidentes aéreos. Depois dessa pesquisa preliminar, outras serão desenvolvidas com engenheiros, psicólogos, investigadores científicos. O motor e a hélice, bem como outras partes do avião, serão enviados para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) de São José dos Campos (SP), a fim de serem analisados com profundidade. Serão feitas contas, medições, laudos de engenharia e, ainda, um perfil psicológico do piloto. Tudo isso vai ser investigado, e o relatório final vai ser publicado no site do Cenipa.

    Ainda segundo ele, o piloto Jasper Sanderson fez um plano de vôo de decolagem do Rio de Janeiro por volta de 12h30m, e o avião era um monomotor agrícola da Air Tractor adaptado para o Corpo de Bombeiros. Sobre a hipótese de que o piloto teria desviado de um prédio para evitar um acidente maior, o coronel disse que ainda é muito cedo para se afirmar isso.

    Os moradores do bairro Santa Isabel estão ainda muito abalados com o acidente. Entre eles está a arquiteta Andreza Heringer Tavares, moradora do primeiro andar de um apartamento do bloco 3. O local foi o mais afetado pelo fogo, provocado pela queda do queda do avião, que incendiou. Segundo ela, está até agora em estado de choque, a impressão era a de que estava estourando uma bomba dentro da sua casa.

    – O estrondo foi ensurdecedor. Eu vi uma bola de fogo entrando pela janela. Eu não conseguia entender nada. Só deu tempo de arrastar a cama da minha filha de perto da janela para o colchão não pegar fogo e alastrar mais fogo pelo apartamento. Ela não estava em casa na hora, se estivesse no quarto não quero nem pensar. Depois que eu puxei o colchão, sai do apartamento gritando e chamando todos os outros moradores para saírem. Só fomos entender que era um avião que tinha caído na rua quando chegamos ao térreo do prédio – contou a arquiteta.

    Até a manhã desta quarta-feira, a Rua José Estevan continuava interditada. Havia muita fuligem ainda, e os destroços do avião não tinham sido retirados. O comandante do 23º Grupamento de Incêndio de Resende, tenente-coronel Ernane Motta, acompanhou ontem o trabalho dos peritos. O militar disse que observou a aeronave perder altitude e testemunhou o esforço que o piloto fez para não bater em nenhuma residência. Motta classificou o ato do piloto como heróico.

    Clique e CONHEÇA UM POUCO SOBRE O GOA/CBMRJ (Rota Aérea.com.br)

  12. Uma boa iniciativa seria compra umas 12 aeronaves de Combate a incêndio Russa ( Beriev Be-200 Altair ), forma um esquadrão da Guarda Nacional de Combate a incêndio com pilotos da FAB, Marinha e Exercito, como também de Estados da Federação.

    Obs;
    O Beriev Be-200 Altair (em russo: Бериев Бе-200) é uma aeronave anfíbia para múltiplos propósitos desenvolvidos pela Beriev Aircraft Company e fabricados pela Irkut. Comercializado como aeronave para combate à incêndios, busca e salvamento, patrulha marítima, carga, e transporte de passageiros, tendo uma capacidade de 12 toneladas (12.000 litros) de água, ou até 72 passageiros.

  13. A porcaria do avião ta combatendo incêndio. Não importa onde diabos ele foi feito.
    Não me consta que por parecer com um Ipanema seja igual a um Ipanema e sirva para a mesma coisa.
    Também não quer dizer que é mais barato. Talvez quem comprou tenha pago menos e em melhores condições, ou simplesmente prefira esse avião ao brasileiro.
    O dia que vocês abrirem uma companhia particular de apagar incêndios no mato, comprem o Beriev, o MiG 35, o Ipanema, o Copacabana, a Pedra da Gávea ou o diabo que os parta.

  14. Somos todos patriotas e compramos a gasolina da Petrobrás que é a mais cara do mundo.
    Temos as maiores reservas de água doce do mundo mas pagamos o copo de água mineral mais caro do mundo.
    Quem compra é patriota mas quem vende são uns canalhas.
    Adianta?

  15. A carga útil de um Ipanema é de 600 kg, a do detestável avião americano parecido externamente com o Ipanema é de 4 TONELADAS.
    Quanto ao Beriev, alguém sabe se nas redondezas de Brasília tem um lago que suporta a operação desse avião russo, ou tão reclamando só pra serem do contra mesmo?

  16. Realmente o Sr. Bosco tem razão a respeito das duas aeronaves
    CATEGORIAS DE AERONAVES

    leve = PA-18 e similares
    médio = Ipanema e similares
    pesado = Air tractor e similares

  17. Caro Bosco, vc está sendo parcial e vendo as coisas de um angulo obtuso, desde que, deveria ver de um angulo oblíquo ou seja, deveria ver a mais de 90º. O que a turma ta querendo dizer que é vergonhoso por assim dizer os caras lá de Brasilia pagar uma fortuna por um teco-teco ( FALCATRUA COM DINHEIRO PÚBLICO ) desde que se tem outras opções de maquinas muito mais eficientes do que isso ai.Perdoa a minha colocação. É por isso que eu digo que esse país só teve três cabras muito macho, LAMPIÃO, (TRAÍDO), GETULIO VARGAS ( ASSASSINADO ) E JUSCELINO (ASSASSINADO ). Porque até agora eu não vi nenhum fdp que levantasse a bandeira da moralidade neste tupiniquim país.



  18. BOSCO

    não perca tempo com as ANTAS DIGITAIS do PB.. elas aprendaram a palavra patriotismo e ficam como papagaio de pirata.. rsrsrs

    enxergam traira , pro-americano, em tudo.. não enxergam que o errado esta na cadeia de comando e não naqueles que mostram o erro.

    BOSCO… chuta o balde e critique mesmo.. fo!@-se o que pensam ou digam…

  19. O Beriev decolaria e reabasteceria perfeitamente no Lago Paranoá que fica logo atrás do Congresso Nacional , aqui na capital Federal do Brasil !

    No lago da Usina Hidroelétrica de Corumbá IV a menos de 100 Km da Capital Federal .

    Ou no lago que faz divisa de Goiás com Minas Gerais em Três Ranchos a 30 Km de Catalão .

    Procure no Google e verá o tamanho desses 3 lagos “MINÚSCULOS” !

    Todos eles podem operar pefeitamente o BERIEV .
    E seriam ótimos pra resolver o problema das queimadas descontroladas no cerrado do DF e no Goiás !

    Uma frota de no mínimo 12 seria perfeito !

  20. Até mesmo esse modelo adquirido que está operando no DF é muito bom e seria sensacional se fossem adquiridos pelo menos uns 10 aviões desse tipo mas , que operassem dentro d’gua pra não perder tempo !

    Existe um modelo hidro dessa aeronave e não entendi porque não foi comprado pois , com o Lago Paranoá ao lado do Palácio do Planalto , ele seria melhor aproveitado tendo em vista que fica bem próximo das reservas que mais tem problema com as queimadas que são as : Reserva Ecológica do IBGE ,Parque Nacional de Brasília , Jardim Botãnico de Brasília que é emendado com a Reserva do IBGE e com a Fazenda da UNB .
    Também tem várias fazendas do outro lado da pista que passa ao lado da reserva do IBGE e a gigantesca área da Marinha do Brasil .

    Pra resolver , o conjunto das 3 aeronaves ( C-130 , Beriev e Air Tractor ) com pelo menos 10 unidades cada já seria uma enorme força de combate aos incêndios no DF , Goiás e onde fosse possível !

  21. “Bosco disse:
    12/09/2011 às 20:52
    Somos todos patriotas e compramos a gasolina da Petrobrás que é a mais cara do mundo.
    Temos as maiores reservas de água doce do mundo mas pagamos o copo de água mineral mais caro do mundo.
    Quem compra é patriota mas quem vende são uns canalhas.
    Adianta?”
    Outra verdade dita que o ufanismo eleitoreiro esconde. E eu também não quero saber, porque o que importa é a copa chegando, somus rico de amô, simpaticu, e não temos castatrofi naturaizi.
    E parem de falar mal de coisa americana!.. Só porque sao uns tremendos f…p quando o assunto é transferencia de tecnologia e sabotagem, heueeheh. Continuam tendo tecnologia de respeito!..

  22. Será que esse tal de Air Tractor pode entregar uma carga de óleo de peroba para o congresso? Qualquer coisa pode largar direto em cima, sem problema. Sabem como é, tem muita madeira lá precisando.
    Porém com toda essa discussão aí acima, sobre tipos de aviões, fiquei com uma dúvida…não será melhor a carga de um Beriev para essa entrega “vip”?!!
    rsrsrs!!!!

  23. O lago Paranoá é usado para lazer e quem mora nas suas margens não gostaria que o mesmo fosse usado para pousos e decolagens de um avião do porte de um Beriev.
    Em relação a outros lagos da redondeza eu apenas fiz a pergunta, não afirmei serem ou não capazes.
    E o único quesito a ser adotado para se escolher o local apropriado de operação de um avião do porte do Beriev não é a extensão do lago.
    Existem outros fatores, inclusive ambientais.

  24. .
    .
    Bosco:
    .
    A Gasolina mais cara do mundo não é a do Brasil, a nossa é 11°, e somos a 8° economia…
    .
    A gasolina do Brasil só é tão cara porque o FHC assinou a lei do petróleo que vinculava o preço no mercado interno com a cotação internacional do petróleo… agradeça ao patriotismo dele!!!
    .
    Na Arabia Saudita, Irã, Kuwait, e Venezuela é o contrario, desde que o Chavez assumiu, ali o petróleo para o consumo interno vai cotado de acordo com a produção interna, e a cotação exterior é somente o valor de referencia para a exportação do petróleo, bom assim né, mais justo pelo menos… a gasolina la custa 1 centavo de Real o litro, e o Salario Minimo la é de R$700,00, veja quanto pesa no bolso do Venezuelano!! Por isso ele é odiado pelas multi-nacionais e pelo Lobby politico dos petroleiros…
    .
    Não é culpa da Petrobras não camarada… agradeça ao FHC e ao PSDB que entregaram o Brasil aos interesses estrangeiros, já que a Petrobras somente administra uma grande parte do petróleo brasileiro, retira algum aqui e ali, mas não é tudo dela não, tem mais 150 empresas estrangeiras retirando petróleo do Brasil, ou sondando petróleo debaixo do mar…
    .
    E mudar tudo hoje pode levar à consequências desagradáveis, à falta de confiança de investidores, a uma forma de retaliação que faça a produção cair nos poços ja em funcionamento, aumentando o preço, além de que pode causar dano de imagem séria ao Brasil, sendo que pode passar a foto do “Muda Governo Muda as Leis”, ou seja confirmar que o Brasil não é um país sério, serve manter a imagem de estabilidade legal, segurança jurídica… a coisa é complicada por que alguém no poder complicou, e assim você paga mais do que deveria por morar em um país produtor de petróleo!
    .
    E o Ipanema pode muito bem ser modificado, pois esse Air Tractor ai tem uma versão agrícola também e faz o mesmo que o Ipanema faz… basta algumas modificações ja que a potencia do motor do Ipanema é de 340 HP, o novo movido a Ethanol, e a da versão agrícola da aeronave Yankee, o AT-502, tem varias versões, a menos potente tem 600 Hp…
    .
    A do Air Tractor AT-802, esse ai de tem 1.350 HP, notar que a célula da aeronave é praticamente a mesma, so foi modificada, obviamente o centro de gravidade deve ter sido alterado, a capacidade de carga também, a autonomia e a resistência da fuselagem… deveríamos fazer as mesmas modificações e criar um Ipanema próprio para isso, e não esquecer de trocar o motor por um mais potente e de consequência mais pesado e com maior consumo, e fazer como eles fizeram com o AT-502… MAS VALE A PENA???
    .
    http://www.airtractor.com/aircraft
    .
    Eu sou contra esse Air Tractor ai por achar ele meio inútil para os incêndios que temos no Brasil, e pra falar a verdade até um Ipanema modificado eu acho perda de tempo e dinheiro, melhor ir de Canadair CL-415 mesmo, e ele também é polivalente!
    .
    Valeu!!

  25. Para se ter escolhido esse modelo vários pontos devem ter sido analisados. Naone simplesmente a aparência, só porque temos o Ipanema que e pacecido Nao quer dizer que ele teria a mesma eficiência. Qto as modificações para que um Ipanema pudesse ser equivalente ao americano, compensaria?? Só valeria a pena se fosse adquirido em grande quantidade ou tivesse chances de competir no mercado exterior. Qto ao CL-415 Canadense pode ser melhor que o tractor mas também custa MUITO mais caro. Sao 26 milhões de dólares contra 2 do tractor. Então Nao seria mais interessante termos vários avioes do porte do Tractor espalhados para combater vários focos de incêndio em localidades diferentes? Nao sei quais foram os requisitos para a compra, mas com certeza o importante e que ele se torna uma ajuda a mais aos nossos bombeiros.
    Mais uma curiosidade para os leigos criticadores:
    Qdo o governo pretende adquirir um produto, seja um avião ou um carro abre-se uma concorrência entre as empresas interessadas em oferecer seus produtos para que o vencedor possa assim ser o fornecedor. E duvido muito que o Ipanema tenha sido oferecido para esta funcao. Sendo assim ele NUNCA poderia ser adquirido.

  26. .
    .
    R22:
    .
    Não tem concorrência publica, nem para avião nem para carro, em situação de emergência e aqui é emergência pois o fogo deve ser combatido antes que atinja as casas… nem para a segurança nacional, como armamentos e equipamentos de defesa em geral… nem em caso de que o produto não tenha concorrentes em seu utilizo fim, por ser de um fornecedor único, como é o caso do Air Tractor sendo que é o único fabricante desse produto!
    .
    Valeu!!

Comentários não permitidos.