Tempos difíceis

http://uprootedpalestinian.files.wordpress.com/2009/10/8961.jpgTurquia adota política exterior mais agressiva .
Por Marc Champion

A Turquia está sinalizando que pretende trocar a alardeada política externa de “nenhum problema com os vizinhos” por uma abordagem mais marcante, em sua tentativa de se transformar na principal potência política do Oriente Médio e norte da África.

A mudança, dizem analistas e diplomatas, pode desencadear conflitos com Israel e forçar Washington a ter de escolher entre seus aliados mais próximos na região.

Essa abordagem ficou evidente nas últimas semanas, quando o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, ameaçou enviar a marinha do país em uma disputa com Israel, aprovou um bombardeio aéreo de peso contra rebeldes curdos no norte do Iraque e pressionou o Egito a deixá-lo fazer uma provocadora visita à Faixa de Gaza, controlada pelo grupo Hamas.

Um ministro do gabinete turco também ameaçou que a Turquia pode usar sua marinha para evitar que Chipre e Israel desenvolvam campos de gás natural em alto mar, sem o envolvimento da região norte de Chipre, que tem o apoio do governo turco.

O primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, no centro, visita o mausoléu do fundador da Turquia moderna, Ataturk, com membros de seu novo gabinente, em Ancara, Turquia, em 13 de julho.

Na segunda-feira, Erdogan inicia uma série de visitas importantes ao Egito, Tunísia e Líbia — três campos de batalha centrais em meio à onda de revoluções populares que varreram o mundo árabe nos últimos 12 meses.

A Turquia não está trocando um poder suave por um mais rígido, diz Ibrahim Kalin, assessor do alto escalão de Erdogan, mas está usando um “poder inteligente” para recorrer à força quando necessário. “O poder suave ainda está lá”, diz.

A Primavera Árabe forçou a Turquia a redesenhar sua política externa, dizem analistas e diplomatas, depois que as revoluções derrubaram os regimes do presidente da Síria, Bashar al-Assad, e do ditador da Líbia, Muamar Gadafi — parceiros da Turquia na abordagem “sem problemas” — e que por um tempo colocaram Ancara em conflito com o sentimento popular árabe.

A repressão conduzida por Assad também levou Ancara a uma competição mais direta com o aliado da Síria, o Irã, cujo regime foi cortejado assiduamente pela Turquia. Semana passada, Ancara concordou em sediar o radar da Organização do Tratado do Atlântico Norte, para um sistema de mísseis de defesa apontado para o Irã.

Autoridades da Turquia avaliam que os movimentos no mundo árabe em 2011 podem destacar os pontos fortes do país como um modelo muçulmano de democracia. Eles dizem que a política de “nenhum problema” segue afinada com a Primavera Árabe, porque compartilha os mesmos valores dos rebeldes.

Os membros do governo agora se sentem prontos para fazer pressão com essas vantagens, durante a viagem de Erdogan na próxima semana. “Deixamos claro que nunca tivemos nenhuma intenção imperialista, mas existe uma demanda nas ruas [do mundo] arábe”, disse Kalin em uma entrevista por telefone quinta-feira.

O quanto de liderança turca os líderes árabes irão aceitar ainda é uma questão em aberto. Erdogan pressionou bastante, por exemplo, para conseguir permissão de cruzar sua fronteira com Gaza, onde ele provavelmente seria recebido como um herói por sua oposição declarada à política de Israel. Até agora, o Egito parece ter recusado a autorização para a viagem.

Ainda há pouco sinais de que Israel irá ceder às ameaças e atender as exigências da Turquia, para que o país peça desculpas pela morte de nove pessoas que partiram no navio turco Mavi Marmara em direção à Gaza, em maio de 2010.

Nem Chipre parece estar com pressa de se comprometer com negociações para a reunificação, enquanto a Síria até o momento tem ignorado a pressão de Ancara por reformas, bem como de outras capitais. No Irã, o ex-ministro da Justiça, Ayatollah Hashemi Shahroudi, se queixou de que a Turquia estaria promovendo o “Islã liberal.”

Mas, por enquanto, pesquisas sugerem que Erdogan é o líder mais popular do Oriente Médio.

(Colaboraram Joshua Mitnick, att Bradley e Jay Solomon)

Fonte: TheWallStreetJournal


Israel critica ameaça turca de escoltar frotas humanitárias rumo a Gaza

Retaliação de Israel

De acordo como jornal israelense Yediot Ahronot, o ministro do Exterior de Israel, Avigdor Lieberman, já prepara possíveis retaliações contra Ancara. Israel pensa, por exemplo, numa campanha para levar o Senado dos EUA a classificar de genocídio o assassinato em massa de armênios durante o Império Otomano, realizado entre 1915 e 1917.

Também haveria planos para apoiar os curdos em sua luta contra Ancara e lançar uma ofensiva diplomática contra a Turquia. Um alto funcionário do Ministério do Exterior israelense sublinhou, entretanto, que esses projetos ainda são somente ideias que, em princípio, refletem apenas “a irritação do Ministro do Exterior”.

A briga entre os dois Estados do Mediterrâneo recomeçou após um relatório da ONU sobre o ataque de soldados israelenses contra o navio turco Mavi Marmara, que pertencia a uma frota de ajuda humanitária que rumava em direção à Faixa de Gaza.

No assalto ao navio, em 31 de maio de 2010, foram mortos nove ativistas turcos. O ataque foi classificado pelo documento como “excessivo” e “desproporcional”. O bloqueio à Faixa de Gaza por Israel, entretanto, foi considerado legal.

Esperanças

Israel rejeita um pedido de desculpas pelo ataque, como foi exigido pela Turquia. Na sexta-feira da semana passada, Ancara expulsou o embaixador israelense e suspendeu a cooperação militar com Israel.

No entanto, os Estados Unidos têm esperança de conseguir aliviar as tensões entre seus dois principais aliados no Oriente Médio. “Estamos incentivando os dois países a encontrarem uma maneira de trabalharem juntos para superar suas diferenças e restaurar pelo menos algo da amizade que tinham anteriormente”, afirmou Dan Shapiro, embaixador dos EUA em Israel, em entrevista a uma rádio israelense.

Além de um pedido de desculpas, a Turquia exigiu que Israel também ponha fim ao bloqueio imposto à Faixa de Gaza. Israel diz que a medida é necessária para impedir que armamentos cheguem aos guerrilheiros palestinos por mar.

Revisão: Carlos Albuquerque

Fonte: DW.WORLD.DE


Israel considera graves as advertências de Erdogan; EUA pedem calma

As declarações do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, sobre o envio de forças navais do país para escoltar os barcos turcos que transportarão ajuda humanitária a Gaza são “graves”, afirmou o ministro da Informação israelense, em meio a um clima de tensão que preocupa os Estados Unidos.

“Estas declarações são graves e difíceis, mas não queremos alimentar a polêmica”, declarou Dan Meridor à rádio militar israelense.

“É melhor ficar calado e esperar, não há interesse em agravar a situação respondendo com ataques” verbais”, completou o ministro.

Meridor ressaltou, no entanto, que a Turquia violaria o direito internacional se tentasse romper à força o bloqueio marítimo israelense da Faixa de Gaza, já que uma comissão da ONU o considerou legal.

Em Washington, o governo americano pediu nesta sexta-feira que os dois países evitem “provocações” na grave crise diplomática em que estão envolvidos.

“Pedimos insistentemente que as duas partes evitem atos de provocação para manterem um tom construtivo e produtivo em seus atos e discursos”, declarou Victoria Nuland, porta-voz do departamento de Estado.

Um alto funcionário israelense, que pediu para não ser identificado, disse à AFP nesta sexta que a ameaça do primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan de enviar a Marinha para acompanhar navios de ajuda humanitária a Gaza constituirá uma provocação muito grave, caso se concretize.

O Estado judeu se mantém tranquilo por hora e duvida da implementação desta medida, indicou.

Esta disputa complica as relações entre os Estados Unidos e a Turquia, aliados na Otan.

Fonte: AFP

26 Comentários

  1. Affff!! Não aguento mais… essa novela, que se passa num distante deserto, é compriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    E têm todos os ingredientes de uma enjoativa trama bollywoodiana:
    A donzela… Israel
    O chorão… Palestina
    A patricinha… Arábia Saudita
    O patricinho… Abu Dhabi
    O herói USA
    O pobre… Curdos
    O falso…França
    O valentão… Inglaterra
    A vadia… Síria
    O bandido… Irã
    O advogado do diabo… OTAN
    O morto… Iraque
    A morta… Líbia
    O traficante… Afeganistão
    O vovô… Turquia
    A cantora… ONU
    O pipoqueiro… Brasil
    Agora chega!!!!! Senão de novela vai virar o funk da cachorrada.
    PS: como todo bom romance de suspense de tempos em tempos alguns papeis podem ser trocados e serem enganadores.

  2. De fato a Turquia deseja ser líder absoluta na região, aproveita o momento de turbulência para fixar sua posição inclusive entre os árabes (população), óbvio deve ser o desagrado dos árabes (políticos) quanto a esses movimentos, e pobre o Irã que vive em bloqueio, a Turquia tem tudo para aumentar ainda mais seu poderio frente aos outros países da região e com isso talvez afastar-se dos EUA e tornar-se mais independente, Israel não tem outra alternativa que não seja contar com a ajuda dos EUA (que não muito pode fazer), nada pode fazer frente ao “motor” turco que é bem mais forte que o seu. O Brasil no momento está mais próximo da Turquia, mas de fato não tomará outra medida que não seja o pedido de paz e manter a neutralidade militar.



  3. vai dar em nada.. EUA ainda… detem o poder militar global.. estacionam um PA no quintal de Israel e acabou a pendenga…

    e a França(legitimada pela OTAN em conluio com EUA) vai sapecar uns misseis no Irã qdo .. o demora..

  4. Os turcos estão implicando com os judeus. A razão ? Querem ser os líderes no OM. A ideia dos turcos não é ruim, pois poderiam ajudar a Líbia, Egito, entre outros países, a se organizarem.
    Israel poderia conversar amigavelmente com a Turquia, para chegar num acordo bom para ambas as partes.

  5. ViventtBR .
    .
    Também ri muito, haja criatividade hein! rsrsrs
    .
    felipe augusto.
    .
    “Israel não tem outra alternativa que não seja contar com a ajuda dos EUA (que não muito pode fazer).”
    ————————-
    Tem certeza amigo? Então você não conhece a extensão e o poder da máquina de guerra norte-americana… Como disse o xtreme, basta os EUA estacionarem um NAe no quintal de Israel e acaba a pendenga.
    Desse jeito a Turquia tá parecendo a Venezuela de Hugo Chávez, fala pra caramba e não faz porr* nenhuma.

  6. “e a França(legitimada pela OTAN em conluio com EUA) vai sapecar uns misseis no Irã qdo .. o demora..” eu ri foi do xtreme… rsrsrsrsr… essa foi boa… rsrsrsr…

  7. ”Israel pensa, por exemplo, numa campanha para levar o Senado dos EUA a classificar de genocídio o assassinato em massa de armênios durante o Império Otomano, realizado entre 1915 e 1917”
    O caso armênio foi um genocídio sim,mas é incrível Israel usar esse episódio só agora como propaganda contra a Turquia,Israel só lembrou das vítimas armênias para tirar proveito da situação!

  8. A reação turca é bem normal e previsível. Como o Brasil e os brasileiros reagiriam se 9 civis brasileiros carregando comida fossem assassinados por piratas marginais que só são machos contra gente desarmada? E Israel com a maior arrogância e cara de pau, se negasse a indenizar ou pelo menos pedir desculpa?
    ————————————————————————————–
    Se eu fosse a Turquia; exigia uma posição firme da OTAN imediatamente, ou abandonava o tratado…Para que escudinho e radarzinho na Turquia; se quando seus cidadãos são mortos por criminosos em águas internacionais a OTAN fica calada? Eu falaria: “Ou nos apoiam ou tira tudo daqui agora!!” Quer saber? Israel jpa afinou..rsrs e correu para os EUA pedindo arrego para para pressionar a Turquia; é sempre assim…são uns cagões.

  9. NO FINAL;O PIPOQUEIRO,O ESPERTO DA TRAMA,VIVE…JÁ SEI O FIM DELA!
    .
    .
    Pelo que estou vendo, nesse roteiro de novela mexicana, o único esperto é o pipoqueiro;provavelmente ele será o único vivo para contar o final melo-dramático dessa estória de uma trágio comédia_Hehehe…..

  10. “Lucena disse:
    10/09/2011 às 12:09
    NO FINAL;O PIPOQUEIRO,O ESPERTO DA TRAMA,VIVE…JÁ SEI O FIM DELA!
    .
    .
    Pelo que estou vendo, nesse roteiro de novela mexicana, o único esperto é o pipoqueiro;provavelmente ele será o único vivo para contar o final melo-dramático dessa estória de uma trágio comédia_Hehehe…..”
    .
    Como o pipoqueiro pode ser o esperto da trama se fez amizade com o bandido? Ao pipoqueiro, que com o intuito de aparecer mais que outros ofereceu-se como “mediador” junto ao bandido mas no final ficou falando sozinho e fazendo cara de criança birrenta, restou também o papel de palhaço….Pena que o povo brasileiro e as pessoas esclarecidas não tenham achado graça nenhuma….

  11. ViventtBR,

    Essa foi boa!
    .
    Só não esqueça que o Pipoqueiro já têm um representante lá por perto. Afinal de contas, este comanda a Força Naval da ONU no Líbano.
    ..
    O problema é que o Pipoqueiro só enviou o Comandante, pois a frota de carrinhos de pipoca não é suficiente para cobrir estas bandas.

  12. Bom, Nao acho que que os israelenses sejam Tao ruins, afinal os turcos tentaram furar um bloqueio sabendo que Nao ia dar em coisa boa. Talvez ate fosse o objetivo deles criar essa confusão para tentar acabar com esse bloqueio. E igual acontece aqui no Brasil. Vc pode estar carregando só sua marmita mas tenta furar um bloqueio da PM. Leva chumbo. Igual eles.

  13. Até os estados unidos chegarem ao ponto de atacar a turquia, o pal ja vai ter comido e muito entre israel e turquia.
    Turquia é um dos pouquissimos paises que esta na lista de espera do f-35. O que demonstra a confiança e a boa relação. Pelo menos com o presidente antigo.
    Resta esperar, tomara que o circo não pegue fogo, a frota turca inteira estará de prontidão para um eventual ataque israelence a escolta para gaza. e a marinha turca é significativamente maior que a de israel.

  14. David, os EUA não muito podem fazer não por falta de poderio militar, mas sim por problemas financeiros e políticos e além do mais o recursos deles não é ilimitado, eles possuem muitas frentes de batalhas e não podem sair abrindo frentes de batalhas a reveria, eles mesmos pedem diplomacia a ambos pois sabem de suas limitações e atuais problemas, e além do mais a Turquia não ficará sozinha nessa, não ficará mesmo.

  15. afinal voces acham que nos brasileiros temos que fazer algo para judeus e arabes é logico que não voces que se virem o maximo que vamos fazer é desejar a paz entre voces de resto se voces arabes e judeus forem para vias de fato pouco importa alias quando os portuqueses vinheram para o brasil nossas bandeiras são aquela da ordem de cristo nada mudou guerreiro se matem. voces judeus e arabes nunca fariam nada a nosso favor porque temos que mover uma palha para voces e outra vinheram para o nosso pais fugidos de guerra agora querem um envolvimento do maior pais cristão do mundo eu acho que voces arabes e judeus já sabem que quando os cristãos foram ”ajudar” na terra santa so piorou a situaçao entre as religioes.nao dependam de nos pois nao dependemos em nada de voces

  16. Vou fazer umas alterações e peço licença ao autor:

    A donzela… Palestina
    O chorão… Israel
    A patricinha prostitura… Arábia Saudita
    O patricinho prostituto… Abu Dhabi
    O falso herói USA
    O pobre… Curdos
    O falso…França
    O valentão… Inglaterra
    A moça arábe… Síria
    O mordomo… Irã
    O advogado do anjo da Morte… OTAN
    O morto… Iraque
    A morta-viva… Líbia
    O traficante dos EUA… Afeganistão
    O vovô… Turquia
    A ADVOGADA DO DIABO… ONU
    O BOM MOÇO… Brasil

    E tem mais personagens, mas fica para o proxímo episodio, pois, CHINA, RÚSSIA, AFRICA DO SUL E UNIÃO EUROPÉIA, E VATICADO SÃO PARTICIPANTES ATIVOS NESTE DRAMA DO CACHORRO LOUCO (DIABO) E VEM AÍ O ROMANCE: Sobreviventes da 3ª GUERRA MUNDIAL. Só não sei se vai ter atores, se é que me entendem.

  17. “PQ sera que so se lembram do genocidio armenio so agora”
    .
    Um lembrete aos Turcos: quem tem telhado de vidro não joga pedra para o alto.

Comentários não permitidos.