Índios guarani-kaiowá sofrem atentado em MS

http://www.correiodoestado.com.br/uploads/1855019581.jpg

Grupo foi atacado a tiros; procurador diz que a situação no estado é a pior do país

A Polícia Federal investiga um atentado cometido no fim de agosto contra um grupo de índios guarani-kaiowá na cidade de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul.

– Foram atacados a tiros simplesmente porque são índios. É a tentativa de um grupo de se verem livres desses índios – diz o procurador da República em Naviraí, Marco Antônio Delfino de Almeida.

Segundo ele, a situação dos índios no estado é a pior do Brasil. Relatório do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) mostrou que, só em 2010, 34 índios foram assassinados no Mato Grosso do Sul, 57% de todos os casos do país.

Iguatemi está próxima à divisa com o Paraná, região que é uma das principais produtoras de soja do país. A Funai está finalizando estudos no local para demarcar terras indígenas.

O atentado ocorreu às margens de uma estrada de terra.

– Estávamos rezando quando chegaram dois caminhões cheios de homens. Atiraram e ordenaram para queimar barracas e roupas e amarrar os índios – relatou ao Ministério Público um dos líderes do grupo.

Foram usadas espingardas de calibre 12 com balas de borracha. Não há informações sobre o estado das vítimas.

– Muitos se embrenharam na mata com medo. Está difícil o contato – diz Hegon Heck, coordenador do Cimi no estado.

Fonte: O Globo via Resenha

34 Comentários

  1. Faz-se necessario urgentemente criar reservas indigenas e consolidar o poder publico nessas áreas.
    Assim terminam de vez essas tentativas de grilagem de terras que pertencem historicamente a um povo que infelizmente era mais fraco belicamente e foi dominado.
    Hoje eles são até mais brasileiros do que os que chegaram depois…

  2. Estão querendo criar uma situação p o BRASIL q poderá redundar em grande conflito, q a n PF entre no caso e prendam logo esse causadores desta mlerda.E cadeia neles. Tá cheirando a organização grande. Sds.

  3. “Foram atacados a tiros simplesmente porque são índios.”
    ——————————-
    Errado, foram atacados a tiro porque tem muitas terras,algo que conflita com a forte expansão agrícola que ocorre no MS…
    .
    Para evitar este tipo de coisa é preciso ser realista, não dá para manter no MS, em pleno século 21, um estilo de vida indígena pré-histórico, que exige grandes extensões de terra.
    .
    As terras nem precisam sair da mão dos índios, basta que as tornem competitivamente produtivas e paguem impostos, como qualquer cidadão brasileiro…
    .
    Os índios precisam terem educação, inclusive de nível superior ,serem modernizados e integrados ao Brasil e não mortos, desintegrados…

  4. é, mais não disseram aqui na reportagem que metade dos “índios” são paraguaios, e que um arsenal foi achado em posse dos índios em outra aldeia em sidrolandia..
    quem mora no ms ja ta cansado de ver isto.

  5. O problema é a política indigenista do governo brasileiro… esses indios não sao tão inocentes assim….eles do MS…assim como do amazonas são tb manipulados por ongs internacionais para pedirem demarcações absurdas e em terras contínuas….acontece que a população do MS é um pouco mais antenada que do amazonas e estão reagindo com violencia, uma vez que o estado manipulado só vê o lado do indígena e nao das pessoas que compraram, pagaram e ainda pagam impostos pelas suas terras alem de produzirem nela….abre o olho gente… a questao indigena é a apenas uma falsa bandeira que soa politicamente correta, mas na verdade é uma arma nas mãos dos grupos internacionais que querem o maior tamanho possivel de terras indigenas mal divididas pela FUNAI (sem criterio antropológico)para impedir que a fronteira agricola brasileira cresça e produza divizas…nao se esqueçam que nossas riquezas, aquela que esta alavancando a nossa economia, permitindo que o povo coma melhor, se vista melhor, etc, etc….vem em maior parte da nossa agricultura. abre o olho gente…leiam nas entrelinhas das noticias…. cuidado com os meios de noticias entreguistas…É errado agir com violencia? sim é errado…mas temos que precionar o governo para rever o seu modelo indigenista…que é cruel principalmente com o índio, alem de ser anti-crescimento da nosso pais. Penso que os índio já aculturados (que são todos do MS) devam ser inseridos na sociedade como cidadão comum….mesmo que se delienei prazos para isso…torne-os fazendeiros…dêem infra-estrutura para trabalharem…e quem nao quiser…que sejam tratados como qualquer brasileiro…po….estamos criando um país dentro do nosso gente…atenção.

  6. Operation False flag.Problema,reação,solução.
    Um problema é criado(massacre de Índios).
    O estado vai reagir(provavelmente revidando os tiros).
    Solução(O eixo OTAN/USA virão intervir sob o pretesto de ajuda humanitária exatamente como fizeram na líbia,alías não foi a IV Frota criada para realizar “missões humanitárias”).

  7. Adilson posso até concordar com você.
    Quando tu comenta que se a pessoa pagou, ocupou produziu ele ja tem direito a terra.
    Eu sou de mato grosso sei bem como funciona esse sistema.
    Muitas vezes esses conflitos são decorrentes de ocupação, grilagem, que depois de muito tempo, atraves de uma propina aqui e ali regularizam essas terras e as vendem.
    Eu acho sim que deve haver a demarcacão das terras levado em consideração a necessidade de auto-sustento da comunidade indigena, isso envolve caça, pesca e agricultura.
    Tambem discordo da demarcação absurda que algumas aldeias recebem, como no caso da raposa do sol la no nortao… mas nem por isso devemos generalizar e dizer que todos os indios sao mal intecionados ou que todas as ongs sao estrangeiras com outros interesses

  8. “Moniz Bandeira: PARA INVADIR A AMAZÔNIA, EUA, GRÃ-BRETANHA E FRANÇA PODEM ALEGAR “DEFESA DA POPULAÇÃO INDÍGENA”

    “Índios guarani-kaiowá sofrem atentado em MS”

    Duas matérias interessantes do plano brasil… 😉
    Não se esquecendo é claro que uma parte da amazônia fica no Mato Grosso.

  9. Operation False flag.Problema,reação,solução.
    Um problema é criado(massacre de Índios).
    O estado vai reagir(provavelmente revidando os tiros).
    Solução(O eixo OTAN/USA virão intervir sob o pretesto de ajuda humanitária exatamente como fizeram na líbia,alías não foi a IV Frota criada para realizar.

    QUEM ESCREVEU ISSO É UM VIDENTE! É EXATAMENTE ISSO QUE VAI ACONTECER! 😉

  10. Caiozin meu querido,
    O Brasil tem 8 milhões de quilômetros quadrados.
    Tem uma população de 180 milhões de pessoas.
    É a sétima economia mundial.
    Vivemos em uma democracia invejável, com eleições livres, alternância de poder, liberdade de expressão, enfim, vivemos em pleno Estado de Direito.
    Há políticas públicas afirmativas voltadas para a população indígena e para a Amazônia. Elas são reconhecidas internacionalmente.
    Há livre trânsito no Brasil das mais diversas organizações supra estatais e não governamentais.
    Estamos gozando de plena soberania e temos uma política de boa vizinhança.
    Temos tropas brasileiras servindo à ONU no exterior.
    Somos signatários de tratados dos mais diversos, tanto no âmbito de não proliferação de armas quanto relativas ao meio ambiente e à obediência os direitos humanos.
    Somos um ator de peso na Comunidade Internacional.
    Não há clima e nem condições de ocorrer o que você está pressentindo.
    Não somos um principado ou uma republiqueta.
    A Amazônia deve ser preservada pelo governo federal e deve haver um plano a nível de Estado para que as populações indígenas sejam respeitadas e que a região seja explorada de forma a não causar dano ao meio ambiente.
    Desvios dessa conduta devem ser punidas exemplarmente.
    Devemos nos esforçar para integrar as populações indígenas, já que não é concebível que parte dos nossos compatriotas vivam na “idade da pedra lascada”. Urge que elas preservem sua cultura, mas não podem mais serem vistas como um presépio vivo e expostas á curiosidade pública.
    Até onde se sabe o governo federal tem condições plenas de resolver os problemas que ocorrem nas terras indígenas.
    Só se muita passar por debaixo da ponte e ficarmos impassivos é que no dia de São Nunca poderemos ter algum tipo de intervenção externa.
    As riquezas da Amazônia já são exploradas pelos estrangeiros e não há motivo algum para que eles entrem lá na marra.
    Torço para que o Brasil tenha forças armadas dignas de um país com nossas potencialidades, mas não tem nada a ver com deter uma hipotética invasão americana, butanesa ou marciana.

  11. Amigos, os Indios nao sao oitados mas sao gente…. se eles querem Trabalhos….migos, Podem ter certeza que os Indios sao os que mais conhecem as Florestas Onde vivem… fecham ali Forte, Coloque Soldados e Formem mais uma Elite… Porque acha que somos a maior forca da terra em Florestas tropicais? Simplesmnte pelos Indios…

  12. O que me chama atenção é que muita gente defende que a ideia de que o ser humano não pode mais ser simplesmente um animal, como o é ao nascer e morrer, ele tem também que ser “mão de obra”. A terra é dos aborígenes, devolvam a eles para que vivam como queiram!

  13. concordo com o caiozin,aqui no sul os indios estão querendo se apropriar de cidades inteiras alegando que é terra deles,aqui no sul milhares e milhares de hectares de terras foram tirado de agricultores que a ceculos produsiam la,claro o governo pagou ao agricultores e deu aos indios,só que os indios não sabem produsir,e todos aqueles milhares de hectares estão virado em capuera e nimguem planta e os indios no buteco bebendo.Agora me respondem,vale apena dar terras a quem não sabe produsir?quem perde é o brasil,quem é o povo brasileiro,eles não vencem nem as terras que tem.cada um pensa do geito que quer,então junto com as terras o governo deveria mandar alguns agronos para encinar eles a produsi.

  14. O governo deveria dar cursos para os nossos índios, inclusive universitário. Não podem continuar sendo homens pré-históricos. O problema dos nossos índios é um só: Político. Enquanto tivermos políticos populistas e de baixo nível, o povo brasileiro irá sofrer.

  15. bom, sou morador de uma cidade chamada dois irmãos do burití que fica no mato grosso do sul, proximo a sidrolandia e aquidauana, onde há uma grande concentração de aldeias e posso dizer o que vejo e sei;
    1 – semana passada houve uma grande apreensão de armamento em uma aldeia contrabandeada do paraguai, de onde veio a grana pra comprarem armas?
    2 – as terras mais caras e produtivas do MS estão sendo disputadas em demarcações, inclusiva boa parte da antiga colonia militar de dourados, que pega desde a metade do MS e sua fronteira.
    3 – bem lembrado que a maioria dos índios que estão em confronto são paraguaios de etnia guaraní-kaiowa, aqueles mesmos que lutaram pelo lado paraguaio na guerra ( pois os terenas apoiaram o brasil e tem suas terras em aquidauana, sem terem problemas).
    estamos querendo entregar nossas melhores terras para serem usadas como arrendamento, sendo que 95% dos ìndios de MS são amplamente integrados a sociedade, sendo que a caça e a pesca ja não fazem mais parte de seu cotidiano.

  16. ISSO É UMA VERGONHA, ESSA MATANÇA DOS NOSSOS IRMAÕES INDIOS, CADÊ AS AUTORIDADES, PRA QUE SERVE ESTA TAL DE FUNAI,COMO É QUE O GOVERNO QUER QUE O NOSSO PAÍZ, ALMEJE UM LUGAR ENTRE O MUNDO CIVILIZADO OU (PRIMEIRO MUNDO) PERMITINDO UMA BARBARIE DESSA, FAZENDO DE CONTA QUE NÃO SABE DE NADA COM CERTEZA ESSA CHACINA QUE ACONTECE COM NOSSOS INDIOS , PODEM FAZER UM LEVANTAMENTO QUE TEM GRINGOS METIDO NESTA POCILGA, E TEM MAIS CADÊ AS NOSSAS LEIS,OU ESTE TAL DE CODIGO PENAL BRASILEIRO SO EXISTE PARA ATUAR POBRE, NEGROS E INDIOS, ACHAM POUCO O QUE NÓS (CIVILIZADOS) FIZEMOS A ESTA GENTE? SE O GOVERNO DESTE ESTADO NÃO DAR CONTA DO RECADO, (DE PROTEGER BRASILEIROS MENOS FAVORECIDOS) ENTÃO O GOVERNO FEDERAL DEVERIA TOMAR O CABRESTO NESTA SITUAÇÃO, E PROVAR PRA TODOS E PRO MUNDO QUE AQUI NÃO É CASA DE NÓCA, QUE AQUI TEM UM GOVERNO QUE VALORIZA A VIDA DO SER HUMANO, E NÃO FICAR SÓ NO BLA BLA BLA, CADÊ A FORÇA DOS POLITICOS EM BRASILIA, OU FORAM ELEITOS PRA FAZER VISTA GROSSA COM UMA CACHORRADA DESSAS, É SIMPLESMENTE REVOLTANT.

  17. willy falou fatos… também conheço muito bem o MT e sei como funciona a politica indigenista nacional… os indios não levam nada… só fome e miseria… sem saude, educação, perspectivas… os unicos beneficiados são os funcionarios e dirigentes da FUNAI… esse orgão mal intencionado, apadrinhado por politicos desonestos, que buscam na figura romantica do indio selvagem apenas o modo de garantir seus cargos, mamando grosso nas tetas do estado brasileiro… VERGONHA!!!… nos temos que nos organizar e exigir do congresso a mudança do status constitucional que eterniza o indio como ser folclorico desumanizado… indio é gente ou não é?… considero que sim… então, que passem a ser considerados brasileiros, com direitos de propriedade de suas terras… o problema é que o governo esquerdista nacional não tem interesse em dar efetivamente as terras aos brasileiros indios… a intenção do governo e transformar a propriedade de terras nacional em uma grande cooperativa, sem proprietarios… assim, não se corre o perigo de termos pessoas que não dependam do governo, ou seja, pessoas que tirem sua riqueza da terra e se tornem independentes… neste caso, nem os indios poderão…

  18. SGT EDSON PEREIRA meu nobra a 2 meses Indigenistas se esgoelam na internet pedindo socorro na fronteira com o Peru onde vivem 4 etinias selvagens e mais outras que estão fugindo do genocidio no Peru e vindo para o BrasilMilicias Peruanas la estão em nosso territorio e o governo não manda o EB para ir la defender nossos indios e nossa soberania.Mandaram um destacamento da Força Nacional proibido de sairem de um raio de 500 metros da base da Funai enquanto eles colocam nosso EB para ser policia na fronteira com a Colombia para agradar aos EUA e ninguem fala nada,alias,não sai nem nas midias que paramilitares Peruanos estão a mais de 2 meses em nossas terras..

  19. A situação dos indios é realmente estranha.
    Se derem as terras pra eles eles não sabem produzir e caça e pesca não sutentam mais ninguem e vão pedir ajuda ao governo.
    É por isso que eu duvido que os indios queiram tornar suas demarcações em paise autonomos. Uma reserva indigena como a Raposa Serra do Sol seria um pais tão miseravel que faria o Haiti parecer o Paraiso. Eles provalmente dariam direitos de mineração para empresas estrangeiras que destruiriam o ambiente e jogaria eles na pobresa. Ai eles teriam que se submeter a algum pais para poderem sobreviver.

    “Foram usadas espingardas de calibre 12 com balas de borracha. Não há informações sobre o estado das vítimas.”

    Balas de borrachas? Tropa de choque da PM

  20. “(…)- Foram atacados a tiros simplesmente porque são índios. É a tentativa de um grupo de se verem livres desses índios(…)

    ******(diz o procurador da República em Naviraí,Sr.Marco Antônio Delfino de Almeida)
    .
    .
    .
    Os índios assim como muitos excluídos desse meu Brasil querido,são corriqueiramente atacados por uns bandos de marginais só por serem excluídos(ser negro,por ser nordestino,por ser deficiente,por ser mendigos,por ser gay,…etc).
    .
    O que esperá de covardes,o mundo ultimamente está cheios desses tipos de vagabundos…não é mesmo.

  21. Salve BOSCO! – tenho observado que pelo menos aqui neste espaço estamos contribuindo para o amadurecimento e a compreensão de alguns problemas e dos desafios que teremos ainda que enfrentar para que possamos nos considerar uma potência global e mais ainda, para que nos aceitem como tal.
    Temos, entre outras coisas, que vencer a fome, a miséria, o desemprego, a má educação, a discriminação racial contra negros e índios principalmente. Inclusão já.
    Não serão submarinos, porta-aviões, caças, mísseis ou seja lá que tipo de arma se produza ou adquira que irá nos fortalecer, mas a conscientização de que o povo brasileiro deve ser tratado com respeito e dignidade, caso contrário o racha começa de dentro para fora e é justamente nisso que os gringos estão apostando e influenciando.

  22. Wi disse:
    10/09/2011 às 14:22
    Boa Wi, concordo com tudo o que vc disse. Esse caso tem que ser rigorosamente investigado e punido, mas não se pode dar mundos de terras para índios brincarem de cacique..Que se integrem a sociedade vivendo em reservas realísticas e condizentes com a quantidade de índios. E paguem impostos por todas as suas atividades comerciais como todos os brasileiros.

  23. A hora que voces se conscientizarem que as manipulações internacionais e de Ongs extrangeiras aqui instaladas é a de promoverem a independencia dos póvos indigenas Brasileiros nas reservas Amazonicas onde existem riquesas para assim comercializarem direto com eles voces perceberão que este problema é muito mais complexo do que imaginamos.Não é so descaso publico como pensamos mas envolve soberania nacional.Governos extrangeiros e Ongs não se importam em promoverem divisões no nordeste e la tem uma imensa população necessitada mas não tem importantes riquesas para eles fomentarem suas manipulações.Do jeito que vamos com divisões e fracionamento em nosso povo perderemos nossas riquesas por nossa propria culpa pois apesar de pensarmos que estamos tomando atitudes nobres estamos cavando a nossa propria sepultura induzidos por Lobos e seus colaboradores midialiticos e tendencias politicas que apenas disputam promoções eleitoreiras e poder e pouco se importam com nosso Brasil e o nosso povo.

  24. “O governo deveria dar cursos para os nossos índios, inclusive universitário. Não podem continuar sendo homens pré-históricos”
    .
    Esse tipo de pensamento, muito utilizado pela ideia do “american way of life”, uma ideia de desumanização e desculturalização predominante no dias de hoje, o fim de um idioma é o fim de um povo, de uma etnia, de uma nação, pessoas sem cultura e identidade defendem o fim de todas.
    .
    César Muñoz Acebes
    .
    Quito, 15 set (EFE).- A globalização e a pressão sobre comunidades indígenas de integrarem-se à cultura dominante estão acelerando o desaparecimento de centenas de idiomas no mundo todo, o que representa mais que uma perda de palavras, a destruição de uma forma de levar a vida, avaliam analistas reunidos recentemente em Quito.
    .
    Dos 6 mil idiomas recenseados no planeta, mais de 2,5 mil estão em risco de desaparecer, contabiliza a Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
    .
    Entre eles estão, por exemplo, o andoa equatoriano, que tem apenas uma pessoa falante do idioma, e o zapara, com seis idosos fluentes.
    .
    (leia a íntegra em http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/25-mil-idiomas-podem-desaparecer-diz-onu)

  25. toda ação,ocorre uma reação!

    Forças Armadas Brasileiras e Polícia Federal preparam uma mega operação em Mato Grosso fronteira com a Bolívia.
    Não foram divulgados mais detalhes desta operação.

  26. “o fim de um idioma é o fim de um povo, de uma etnia, de uma nação, pessoas sem cultura e identidade defendem o fim de todas.”
    ————————————-
    Eu disse integração, não desintegração!
    .
    Nenhuma cultura é extática, só as culturas mortas… se a cultura indígena não for capaz de evoluir e integrar novos elementos contemporâneos em sí e ainda assim, manter suas características de idioma,cultura e identidade, então não sobreviverá…ou será um povo cada vez mais frágil, prisioneiro em um aquário…

  27. Wi, você não citou meu nome mas citou parte do meu comentário, logo creio que seja resposta a mim ou a minha opinião, logo teria que lhe dizer que meu comentário não foi uma resposta a você, se pareceu foi mera coincidência e peço desculpas. (se estiver só ressaltando o que havia dito, desconsidere esse comentário)

Comentários não permitidos.