Dilma envia mensagem a Obama pelos 10 anos do 11 de setembro

http://www.bahiatodahora.com.br/wp-content/uploads/2011/09/atentado-11-de-setembro.jpgEm nota, presidenta expressa solidariedade ao povo americano e diz ainda que Obama “pode contar com o Brasil” na busca pela paz.

A presidenta Dilma Rousseff enviou neste sábado uma mensagem ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pelo aniversário dos 10 anos dos atentados terroristas de 11 de Setembro. Em nota, a presidenta expressa a solidariedade do povo e do governo do Brasil e pesar à nação norte-americana pela data.

“Creio que a maior homenagem que podemos prestar aos mais de três mil inocentes que morreram naquela data é, tendo por inspiração a coragem exibida pelo povo dos EUA em face da tragédia, continuar a trabalhar, incessantemente, por um mundo de paz e desenvolvimento”, disse a presidenta, em nota veiculada pelo Blog do Planalto.

Na mensagem, Dilma diz compartilhar plenamente a visão de Obama, expressa em discurso na cidade do Cairo, de que “o extremismo violento deve ser combatido em todas as suas formas”. O texto enumera que esse combate deve considerar, inclusive, a reconciliação entre o Ocidente e o mundo árabe, a eliminação do armamentismo nuclear, a afirmação da democracia, o respeito à liberdade religiosa e aos direitos humanos e da mulher. Além disso, Dilma cita ainda a promoção do desenvolvimento econômico e da criação de oportunidades para todos “em um mundo de paz e cooperação”.

Ao finalizar a mensagem, a presidenta disse ainda que Obama pode “contar com o Brasil” na construção dessa ordem internacional mais pacífica e mais justa.

Quem também enviou uma mensagem em relação à data foi o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota. Em nota endereçada à secretária de Estado americana, Hillary Clinton, ele transmitiu a solidariedade do Brasil ao governo e povo norte-americano, em especial às famílias das vítimas dos atentados. “É com grande pesar que recordamos a perda de inúmeras vidas inocentes, inclusive de cidadãos brasileiros, causadas por brutais e injustificáveis atos de violência.”

Patriota lembrou a Resolução 1368, de 2001, adotada pelo Conselho de Segurança da ONU, que caracterizou os atentados do 11 de Setembro como “verdadeira ameaça à paz e à segurança internacionais”.

O ministro afirmou que, desde 2001, ficou claro que o terrorismo exige novas formas de coordenação entre as nações. “A comunidade internacional desenvolveu estratégias globais para combater e prevenir o problema do terrorismo, que incluem, entre outros, o combate a suas causas, o fortalecimento das capacidades nacionais de prevenção e o respeito aos direitos humanos.”

Patriota enfatizou que o Brasil “reafirma sua determinação, em estrito respeito ao Direito Internacional, de somar-se a esses esforços globais e ajudar a construir uma ordem internacional mais justa”.

* Com Agência Estado

Fonte: Último Segundo

14 Comentários

  1. Tenho penas dos inocentes,
    Eles Dizem que foi o maior atentado terrorista da História….
    .
    Agora eu pergunto, e as duas bombas no japão?
    Tembém não foi um ato terrorista.

  2. @ Rafael-JF
    assino embaixo o que você disse!

    É uma hipocrisia só. A nossa mídia massacrando a gente com a semana do 11set, como se os americanos fossem inocentes no extermínio e evaporação de mais de 200.000 pessoas nas duas bombas do Japão. Como diria o Gérson: É brincadeira!

    Com todo o respeito às inocentes vítimas do 11/09.

    wiki
    “As estimativas, do primeiro massacre por armas de destruição maciça, sobre uma população civil, apontam para um número total de mortos a variar entre 140 mil em Hiroshima e 80 mil em Nagasaki, sendo algumas estimativas consideravelmente mais elevadas quando são contabilizadas as mortes posteriores devido à exposição à radiação.A maioria dos mortos eram civis.”
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardeamentos_de_Hiroshima_e_Nagasaki

  3. Sr. Rafael-JF não sou americanisado sou sobretudo brasileiro mais posso lhe segurar que a verdade não se esconde por traz da historia e que da forma que um dia cada japonês ao ver o temível Genghis Khan aportar o japão com varias embarcações de guerra e um grande tufão arrastar o perigo para longe dos japoneses ante uma invasão terrível o que fez nascer um conceito de que o kamikaze (deus Vento) arrastou o perigo para longe do Japão e o mesmo conceito nominado kamikaze em pearl harbor colocou os EUA na Segunda grande Guerra o que desequilibrou totalmente as forças do (EIXO).
    Os Japoneses nunca se renderiam por sua cultura e um ataque nuclear (supremo, desconhecido) foi um “aviso
    dos Deuses” novamente para um povo que morreria por sua ideologia antes de se render.
    Por favor não confunda a “nobre grande guerra” travada por nossos antepassados com o mal que se impõe através do terrorismo contemporâneo.
    Reveja que no pós guerra os Japoneses se tornarão grandes aliados americanos se tornando uma grande economia com grande influencia bélica na Ásia sendo sobrepujada somente nos dias de hoje pela China.

    Att, Gilsafra.

  4. Mas quer comparar uma época para outra na altura bombardeiros com baixas civis era normal e a invasão do Japão custaria muitas baixas para os dois lados, claro que se fosse agora eles deviam ser punidos,mas na altura era normal,a mulheres alemãs costumavam dizer que preferiam um russo na barriga do que um americanos na cabeça.
    E quem mandou os EUA foi o Japão se ele tivesse quieto nada lhe acontecia

  5. Grande pena a Dilma ter feito isso, até mesmo por não tratar da mesma forma o maior atentado terrorista da história, as bombas nucleares jogadas sobre Hiroshima e Nagasaki, até hoje eles sofrem as consequências, e sequer pedidos de desculpa foram enviados, 11/09 é uma farsa, prédios demolidos por programação, ouro roubado, até mesmo os bombeiros que lá estiveram sabem que algo de muito errado há nessa história, história que é montada, gente ficando rica, a FOX espalhando ódio, um erro da Dilma que fez isso para “jogar para a torcida”.

  6. Apesar das consequências serem parecidas, a morte de muitos inocentes, há como se separar em casos distintos certos fatos.
    Quando o Paraguai invadiu o BRASIL, ele não tinha boas intenções para conosco. Buscava uma saída para o mar e conquistaria para si o máximo de terras brasileiras possível, destruindo toda resistência que encontrasse pela frente, o povo brasileiro (60.000 brasileiros pereceram). Más em sua meta de conquista o ditador paraguaio se deparou com o soldado brasileiro que lhe impôs uma humilhante derrota e a perda de 2/3 de sua população (300.000 paraguaios se estima-se). Devemos nos censurar por isso? Claro que não! Se não fosse eles seriamos nós. Assim como o Paraguai, O Japão invadiu, neste caso: China, Coreia, e outros na Ásia Oceania. Impôs regime de terror: matou, estuprou, torturou e escravizou quem estava sob suas botas e continuaria a avançar busca de riquezas minerais e terras atacando os antigos donos e rivais que atrapalhassem seus objetivos. Isso abriu um precedente para que os USA o atacasse com nuks da mesma maneira que o BRASIL “contra-atacou” o Paraguai aniquilando a ameaça. Quem ataca e extermina em busca do poder e riquezas deve estar preparado para as consequências, E não espere nenhuma compaixão.
    Estes tidos como terroristas hoje foram treinados pelos próprios aliados da OTAN, num passado recente, para combater a CCCP no Afeganistão durante o jogo do poder na guerra fria. Quando esta CCCP deixa o Afeganistão estes combatentes estão “viciados” em guerras e ficam sem rumo à busca de um novo front e se voltam contra seus antigos mestres. São agora “extremistas viciados em guerra, morte e destruição” Matam até os do próprio sangue em nome do ódio/intolerância, seus novos ideais. Para piorar, um pequeno grupo nos USA, os especuladores extremistas, subverte as regras colocando a economia financeira acima da economia produtiva gerando monopólios e outros anacronismos guiando a política americana de acordo com seus interesses, guerras artificiais em nome do lucro, desequilíbrios financeiros mundiais, desemprego, falências, ganhando altas somas, destruindo o ideal de “terra da liberdade e oportunidade” que foi a semente dos USA, o sonho americano, atraindo o ódio e a desconfiança para si.
    Estes extremistas fundamentalistas intolerantes, extremistas especuladores do lucro fácil, extremistas fascistas, extremistas comunistas, que censuram, matam, roubam, subvertem os ideais de liberdade e destroem as oportunidades dos seus e dos outros, têm de ser obliterados para se ter um mundo melhor. E o BRASIL não deve ficar a mercê destes, deitado em berço esplêndido…

  7. Os americanos praticam todo tipo de terror ao redor do mundo só que com a cara mais lavada dizendo que é sempre para o bem do mundo e assim colecionou muitos inimigos e foi ai que alguns deles arquitetaram esse atentado como uma resposta a sua prepotencia e arrogancia…como disseram quem planta,colhe e colheram da pior maneira já que o terror não respeita fronteira,moral ou ética só pensa em cumprir o pré-determinado mesmo que para isso tenha que morrer muitos inocentes!..Fato

  8. 3000 inocentes morram no WTC.
    É, triste.
    Mas quantos inocentes morreram no Afeganistão desde 2001?
    Como dizia STALIN “Quando uma pessoa morre, é uma tragedia, quando milhares morrem, é uma estatistica.”

Comentários não permitidos.