BAE Systems estuda capa de invisibilidade para veículos militares

CV90 – Veículo Blindado da BAE Systems Land Systems Hägglunds

A BAE Systems esta estudando uma “capa de invisibilidade” que permite aos veículos militares “misturar-se” com o ambiente que os rodeiam. O sistema, cuja concepção permite que ele opere dentro do espectro eletromagnético infra-vermelho (IR) e de outros comprimentos de onda invisíveis a olho nú, foi demonstrado no modo IR instalado em um veículo blindado CV90 durante a exibição UK Defence & Security Equipament International no mês passado.

Conhecido como “Adaptiv”, a tecnologia nele empregada é patenteada e foi baseada em um revestimento composto de laminas de pixels hexagonais capazes de mudar de temperatura muito rapidamente. Câmeras especiais instaladas a bordo do veículo experimental captam as imagens infra-vermelhas do cenário de fundo existente ao redor do veículo. Ao transmitir essas informações para um computador de bordo, o sistema irá programar o “Adaptiv” para que equalize sua emissão IR de acordo com aquela existente no ambiente exterior. Adicionalmente, o sistema pode calibrar suas emissões IR de acordo com padrões que simulem radiações emitidas por determinados tipos de veículos, ou então, para que ele as emitam de forma a avisar Forças amigas que se trata de um veículo pertencente ao lado aliado, evitando-se assim os possíveis equívocos já observados nos campos de batalha.

Os trabalhos de aperfeiçoamento do “Adaptiv” estão concentrados no espectro IR, área considerada a mais importante pela Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV), financiadora de parte do projeto. Contudo, a engenharia da BAE Systems vem combinando o escudo de pixels com outras tecnologias, que proporcionam camuflagem por meio de diferentes faixas do espectro eletromagnético ao mesmo tempo que asseguram furtividade em todos os quadrantes. Segundo a BAE Systems, o estágio operacional ideal será alcançado dentro de poucos anos.


Ensaios realizados pela BAE Systems em meados de julho demonstraram que uma das laterais do veículo de provas CV90 tornou-se efetivamente invisível ou foi visualizado como sendo outro tipo de objeto quando visto por meios de imageamento IR, como um pequeno veículo 4×4, por exemplo.

Peder Sjölund, gerente do projeto e executivo da subsidiária sueca da BAE Systems, explicou que os dispositivos de cobertura similares testados anteriormente apresentaram problemas devido a custos relativamente altos, elevada necessidade de energização desses sistemas ou robustez aquém da adequada. Sjölund ressaltou que os painéis integrantes do“Adaptiv” são construídos de forma a reforçar as capas blindadas já existentes nos veículos, e ao mesmo tempo, foram projetados para consumir níveis de energia elétrica relativamente baixos durante seu funcionamento, principalmente quando o veículo está imóvel.


“Nós podemos redimensionar as células pixels para obter invisibilidade em diferentes níveis. Uma embarcação de guerra, por exemplo, não necessita de um projeto contendo complicados recursos de engenharia para tornar sua assinatura IR menos detectável. Para alcançar os mesmos níveis, basta instalar painéis de pixels maiores”, conclui Sjölund.

Fonte: Tecnologia & Defesa

18 Comentários

  1. .
    .
    Sumiu mesmo… muito interessante essa tecnologia!!
    .
    Esses pixels poderiam até ser montados em navios de guerra, pow, realmente as coisas estão caminhado para a guerra a olho nù mesmo, pois instrumentos estão avançando demais e se auto anularão em futuro!!
    .
    Valeu!!

  2. Um momento ai!!! Eu acho que essa empresa roubou essa tecnologia do DANDOLO,um projeto muito avançado para ser desenvolvido em pouco tempo,Rzs.Se eu fosse ele pedia reconhecimento de patentes.Pode contar conosco em relação aos custos judiciais,Rzs…Brincadeiras a parte,a BAE Systens esta de parabens por essa descoberta,nun futuro não muito distante poderá usar essa mesma tecnologia para tornar invisivel grandes navios de guerra,avioes e toda uma variedade de armas.Enquanto isso num certo pais da America do sul,politicos travan uma guerra de espadas para ver quem fica com a maior parte dos royaltes do pre-sal,e nada de investimentos em refinarias,centros tecnologicos,projetos academicos,nada!!!!!.Mas de qualquer forma valeu pela materia.Abraço a todos!!!!!

  3. Por essa e outras que bato na mesma tecla… Brasil está perigosamente desprotegido.
    Proporcionalmente a nossa condição econômica no mundo estamos miseravelmente pobres de capacitade de combate.
    E as tecnologias bélicas avançam sem parar.
    Uma variante dessa tecnologia de adaptação de radiação luminosa artificial a natural tem para vender nas Casas Bahia… tv philips com sistema, patenteado por ela, Ambilight – projeção de luz na parede atrás da tv de acordo com as que estão aparecendo na tela.
    Do jeito que a coisa vai logo teremos um satélite geoestacionário projetando holograficamente uma frota inteira sobre o oceano, um exército sobre o campo, ou aviões de combate voando nos céus. E se o Brasil fosse o primeiro a ter essa tecnologia?? Que poder de mentirinha hem???
    PS: Não trabalho na philips nem nas casas bahia, mas comprei uma dessas tvs com ambilight, tem quem não goste, mas gostei – parece que estou num teatro, recomendo, assim como também recomendo a modernização urgente de nossas forças armadas.

  4. Manter o material bélico na temperatura ambiente do local, não tem mistério. Criar uma capa de leds com a cor do fundo, também não tem mistério. Até o polvo faz isso.
    Vocês não são criativos e intuitivos como eu. E se tal tecnologia não funcionar, crio várias outras.

  5. Interassante mesmo. Agora imaginem um caça, com material RAM e também com esse material e os leds do Dandolo. Seria o caça furtivo mais furtivo do mundo! Indetectável à 100 metros! Por ae se vê que a tecnologia de furtividade está em franca evolução. 🙂

    []’s

  6. Acho essa idéia muito interessante… e sobre guerras a olho nú, apesar de ser, digamos, mais difícil, voltamos ao tempo em que ganha o melhor, e não o mais equipado.

    Sobre o Brasil… bem, não há nem mais o que comentar :

    Dandolo, acho que já acabou a graça não amigo?

    Abraços,

    // Tukith

  7. Eu acho que é mais uma que inventam pra sustentar a indústria de armas, depois é só achar uma vítima para usá-lo, apesar de não ser possível sua dispensa, um tanque é sempre um tanque, um gigante de várias toneladas de lentidão.

  8. Caro Dandolo

    Se vc é mesmo capaz de criar várias soluções tecnológicas avançadas,eu pergunto, o que falta para que efetivamente projetos dessa natureza possa sair do papel? Seria a falta de interesse público ou privado para financiamentos? Quais seriam as rasões? Eu da minha parte acho que ta faltando uma atitude bem mais afirmativa por parte do poder central, no sentido de fomentar pesquisas avançadas em vários setores, inclusive o militar.Não acredito que seja de verba.Agora, com certeza, falta uma visão mais criativa à nossa classe política. Precisamos de lideres políticos com visão de futuro. Sem esse importante ingrediente, dificilmente esse quadro muda.

  9. Queria mesmo que fossem relevadas as vestimentas das equipes de ação secreta. Vestimentas também com intuito de invisibilidade, só que pelos relatos muito mais invisíveis que as recentemente anunciadas e abertamente produzidas.

  10. A Alemanha com capacidade de produzir 2 leopard 2A6 x 1 tanque invisível em estado de guerra total mesmo sem essa tecnologia de invisibilidade poderia aniquilar qualquer cavalaria blindada do mundo. Essa frescura é para guerra estrelar o emprego em quantidade e qualidade é que fazem a diferença na cavalaria que disputa um terreno em segundo plano, depois dos caças e e bombardeiros. A menos que queiram investir blindados em Marte.
    Guardem o custo elevado para os Caças.

  11. Caro DANDOLO participo do Plano Brasil como leitor a quase dois anos e ja li comentários seus muito bons a ponto de concordar com você e começar a participar. Nos poupe de seu momento professor pardal.
    Att, Gilsafra.

  12. É PAPO DE VENDEDOR
    .
    .

    No escuro todos gatos são pardos,principalmente se tem com pano de fundo o negro.
    .
    .

    “dois corpos distintos não podem ocupar ao mesmo tempo o mesmo espaço”
    .
    .
    .
    A não ser que a BAE Sistems,uma excelente empresa para mim;tenha burlado ou derrubado esta lei da física.
    .
    Vejo mais efeito gráfico de computador(maquiagem gráfica),de uma realidade daquilo que se fala.
    .
    Pelo fato de ser “invisível”(imperceptível),não quer dizer transparente.
    .
    transparência e invisibilidade não são a mesma coisa!.
    .
    .
    Vejam o filme e prestem atenção nele,por favor.

  13. UMA QUESTÃO DE VISÃO
    .
    .
    Uma vez,eu quebrei uma vidraça com a cara,bem em frente dos meus “lindos olhos azuis”.
    .
    -tô brincando-rss…,
    .
    Simplesmente por que não o vi,mas estava lá…refletindo a luz,parcialmente(transparente,não invisível…. e sim imperceptível).
    .
    Era só uma questão de ponto de vista….entenderam….”ponto de vista”;não vi más os outros viram e gritaram…..dooooeu p’ra caramba-Hahah….

  14. Os comentários utópicos do Dandolo, servem para deixar o blog menos sisudo. Tem comentários infinitamente piores, de pessoas que se julgam donas da verdade,inclusive com erros grosseiros de português.



  15. importante eh comentar… senão gosta não le .. critique.. etc…

    agora os erros de portugues são uma tragédia mesmo..

    raSões..rsrsrssr.. mais um que fugiu da aula da lingua pátria…se for militar é um crime lesa-pátria..rsrsrs

    o dandolo e o mascote aloprado do PB… rsrsrs

  16. Esta notícia demonstra o atraso em que estamos. A tecnologia já está sendo desenvolvida também por uma empresa israelense e se chama Black Fox Thermal Stealth…Enquanto isso há também os sistemas de defesa ativa contra inclusiva mísseis antitanque e RPGs…chamados Iron Fist e Trophy…

Comentários não permitidos.