Atualizado: Vídeo da operação :FAB ajuda a combater incêndios florestais no Distrito Federal

http://i0.ig.com/bancodeimagens/f3/k9/9t/f3k99tsjifjkvhz5z67sbq8pn.jpgAeronave Hércules irá auxiliar Corpo de Bombeiros a combater focos de incêndio que aumentaram devido ao tempo seco na região.

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai ajudar os bombeiros do Distrito Federal a combater diversas frentes de incêndio que atingem as florestas da capital. A partir deste sábado, um avião Hércules C-130 estará despejando 12,8 mil litros de água a cada decolagem, nas áreas indicadas pelo Corpo de Bombeiros. No início da manhã, as equipes atuaram nos arredores do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek.

“A área foi escolhida devido ao risco de o incêndio próximo às pistas prejudicar o tráfego aéreo. Em seguida, partiremos para as demais regiões afetadas, seguindo as orientações dos bombeiros”, explicou o porta-voz da operação, capitão Paulo Costa, da FAB.


Após atuar na região do aeroporto, o Hércules ajudará no combate ao incêndio na Floresta Nacional, localizada nas proximidades da cidade-satélite de Brazlândia. “Apesar de a equipe de monitoramento pelo ar ainda não ter definido os pontos de incêndio a serem combatidos, a equipe em terra informou-nos que essa é a prioridade para os próximos sobrevoos”, disse o major Florindo, do Corpo de Bombeiros.

Segundo ele, os bombeiros contam com mais quatro aeronaves de menor porte. Uma delas é destinada a fazer monitoramento para identificar as regiões que terão prioridade. “Temos também dois helicópteros com cestas que servem para despejar água, e um avião com capacidade para o transporte de 3,1 mil litros. Eles são mais manobráveis do que o Hércules, que é usado para o combate a linhas de fogo mais extensas”, explicou o major.

A FAB tem, em todo o País, dois equipamentos que possibilitam o despejo de água ou retardante – substância feita à base de argila, água e alguns produtos químicos estabilizantes, usada em áreas ainda não incendiadas, com o objetivo de evitar o alastramento do fogo. Por enquanto, essa substância não pode ser usada porque aguarda liberação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Fonte: Último Segundo

11 Comentários

  1. .
    .
    Um bom trabalho da FAB, mas o ponto é que a FAB deveria ter uma aeronave especifica pra isso, como os Canadair anti incêndio que vemos atuando na Europa e Asia… mas a FAB não tem algo assim especifico!!
    .
    Tai mais uma proposta de novo FX para a FAB, aeronaves especificas para o combate anti-incêndio!!
    .
    E por falar em Helis para esse tipo de missão, os MI-26 tem uma configuração especifica para isso que deixa os outros Helis plantados com vergonha!
    .
    Valeu!!

  2. .
    .
    Verdade Jackson, pelos bombeiros seria melhor… mas vendo o drama e a polemica que a FAB fez por um VANT insignificante, duvido que aceitem uma aeronave de porte nas mãos de outras instituições… ainda mais se for uma frota… lembrando ainda do caso dos caças da marinha no Minas Gerais… hihi a polemica não acabaria tão cedo!
    .
    .

  3. Será que não da para fazer uma versão para este fim do KC-390???
    Esse carrega 12,8 mil litros o kc se feito para tal deve ser muiiito melhor aproveitado, ou não?

  4. Um vídeo de excelente qualidade.
    Só acho que devemos ter aereonaves específicas par este serviço, que se auto abasteçam sob a água, nesse caso não ficou bem claro a tecnologia, mas deve demorar e muito para preparar todo o equipamento e depois o reabastecimento.

  5. Falando ao contrario dos demais, o Governo federal vergonhosamente não possui uma aeronaves especializada em combate a incêndio, não possui uma sequer, o único Estado do Brasil que possuía uma aeronave de combate a incêndio era o Estado do Rio de Janeiro, poderia junto com a Avibras ou Embraer junta à Rússia produzir uma aeronave dessa, mais aqui quem manda mesmo e o Estados Unidos da América.

  6. Uma boa iniciativa seria compra umas 12 aeronaves de Combate a incêndio Russa ( Beriev Be-200 Altair ), forma um esquadrão da Guarda Nacional de Combate a incêndio com pilotos da FAB, Marinha e Exercito, como também de Estados da Federação.

    Obs;
    O Beriev Be-200 Altair (em russo: Бериев Бе-200) é uma aeronave anfíbia para múltiplos propósitos desenvolvidos pela Beriev Aircraft Company e fabricados pela Irkut. Comercializado como aeronave para combate à incêndios, busca e salvamento, patrulha marítima, carga, e transporte de passageiros, tendo uma capacidade de 12 toneladas (12.000 litros) de água, ou até 72 passageiros.

    O nome Altair foi escolhido após uma “competição” entre os funcionários da Beriev e da Irkut em 2002/2003. O nome Altair foi escolhido não somente pela estrela Altair na Constelação Aquila, mas também porque “Al” é a primeira parte do nome da aeronave A-40 Albatross, layout do qual foi a base do desenvolvimento para a criação do Be-200. “ta” é a sílaba inicial da cidade de Taganrog, e “ir” para a cidade de Irkutsk

    http://www.youtube.com/watch?v=oE7-hHWWPUY

Comentários não permitidos.