Submarino (em tempo)

Por Sérgio Barreto Motta

Submarinos

Técnicos do setor revelam que ocorre na Base Naval da Marinha, em Itaguaí (RJ), algo similar ao que se registrou no Estaleiro Atlântico Sul, de Pernambuco: a construção, ao mesmo tempo, do estaleiro e do primeiro equipamento. No EAS, junto com as obras do estaleiro, houve a montagem do João Cândido, primeiro petroleiro encomendado pela Transpetro, do total de 49 unidades.

Em Itaguaí, a montagem do primeiro submarino, com tecnologia da francesa DCNS se processa junto com as obras de construção do próprio estaleiro especial para submarinos, a cargo da Odebrecht. No momento, está sendo escavado um túnel, destinado ao recebimento de peças para o estaleiro, que passará por baixo de instalação do Porto Sudeste, de Eike Batista.

Fonte: Monitor Mercantil

33 Comentários

  1. Sempre Brasil! vamos A frente com esse exelente projeto e ja vamos encomendar mais 5 nucleares construidos aqui no Brasil e mais 5 convencionais!

  2. Pessoal, esses portos tinham que ser flutuantes, pois o oceano está subindo. Daqui a 10 anos o Ártico não terá mais gelo e as geleiras da Groenlândia, que já estão derretendo, passarão a derreter velozmente, fazendo com que o nível do oceano suba para 7 metros.

  3. SE ARMA BRASIL!
    .
    .
    O Brasil deve se armar até os dentes contra o grande satã e os seus lacaios.
    .
    Embora eles os chamem de “baleia branca”(o governo americano),corroborado pelos seus simpatizante(os brazileiros).
    .
    Nós devemos encher o atlântico sul de “mobi dick’s” e expulsar esses ratos daqui.
    .
    Se arma brasil,pois brasileiros para te defender contra o mal, aqui tem e são muito bravos!

  4. Muito legal isso, agora, será que está sendo pensada uma estratégia de defesa para uma unidade deste porte? Porque ninguém deve ser ingenuo de pensar que possíveis “agressores” já não tenha assinalado está instalação como alvo prioritário.

  5. Dandolo
    então nossos problemas vão cabar,,,
    A inglaterra e a maioria dos pais norticos costeiros vão sumir, kkkkkkkk

  6. Otimas noticias..imaginem o poder de dissuasão que uns 5 Sub Nuke e uns 20 convencionais nos dariam,ninguem se atreveria a brincar em costa brasileira,principalmente se adiquirirmos misseis S-300/400 e construirmos algumas bases litoraneas para o futuro vencedor do FX2/FX3.

  7. Meus amigos esse é um dos motivos pelo qual defendo o Rafale para o Brasil,estamos construindo um estaleire para submarinos Nucleares,algo extremamente complexo,un estaleiro para um SUBNUCLEAR não é o mesmo que um esteleiro para subconvencionais,basta ver que os E.U.A se não me engano tem 3 estaleiros especificos,estamos tb capacitando uma empreiteira brasileira na construção de algo complexo,fora o processo de corte das placas,usinagem e o sistema que será tranferido,espero que os tolos de plantão acordem para a realidade,e não fiquem denegrindo algo extremamente complexo,ah cabe lembrar que só a frança topou tal transferencia de tecnologia e que os demais negaram,inclusive a Rússia e a China nossos parceiros de BRICS.
    Olhem o sistema que teremos acesso,agora basta a nós o aperfeiçoamento de tal sistema para as nossas necessidades.

    http://www.youtube.com/watch?v=TpFLG8yMmEI

  8. Dandolo agora é tarde!!!,vc deveria ter sugerido isso a MB,vc é o cara!!!,vc projetou o PLAYSTATION 3 enquanto jogava enduro do ATARI EM 1985,idealizou o freio ABS,pois o freio da sua Caloi esta com problemas,vc é o mestre da galera!

  9. Só espero que não seja um João Candido 2.

    Tal petroleiro nenhuma empresa quer. Está todo com soldas malfeitas. Ainda não saiu do cais, porque estão concertando as M! que fizeram, mão-de-obra barata sem qualificação nenhuma!.. Custou o dobro do que um navio do tipo custaria.

    Foi uma empresa de engenharia civil que ganhou a licitação para construir o joão cândido. Precisa dizer mais?.. Tomara que não esteja acontecendo o mesmo, na construção deste submarino.

  10. Dandolo como na maioria das vezes : ESTÀ ERRADÍSSIMO !

    Vai conversar fiado pra outros !

    Esse papo furado de que os oceanos estão subindo é a maior mentira já contada na história !

    Façam a experiência simples de aula de física no colégio :

    Coloque uma vasilha com água e com vários cubos de gelo dentro d’água ;
    Marque o nível da água ;
    Espere o gelo derreter e verá que o nível da água é o mesmo !

    O volume dos oceanos com o derretimento das geleiras é sempre o mesmo !

    As marés podem até mudarem e fazer algumas mudanças geográficas , mas tudo isso já foi levado em conta com a escolha do local do estaleiro e da base !

    Dandolo só enrola leigos !

    Em várias comunidades do ORKUT ele já foi secado por atrapalhar e fala besteira !

  11. .
    .
    Dandolo, CORRETÍSSIMO!!!
    .
    Mas o velhos com suas velhas mentalidades, pensaram de forma antiga, e não pensaram nesse tema da modernidade… e o ABS derivado da Caloi foi boa hein Barca!!KKK
    .
    Gostei da base, parece bem funcional, e espero que tenha um sistema para a proteção anti-torpedo nessa bahia!!
    .
    Valeu!!

  12. DANDOLO, aprecio muito seus comentários, apesar de não concordar com a maioria deles. Para esse seu comentário rondo-lhe homenagens, embora não sendo um técnico como você, acho que você está certíssimo. Um abraço.

  13. A estrategia de defesa e a defesa propriamente dita desta unidade esta a nosso alcance?Temos geoestacionario e misseis de longo alcance?Pensar em proteger esta instalações com baterias de misseis de 300 km,caças e navios é ser tolo demais e subestimar a propria sorte.Em caso de conflito com potencia superior esta base,demais estaleiros e polos petroquimicos serão os primeiros a serem pulverizados.

  14. EMPINTO porque não atualiza esta materia com o link do youtube com o documentario do Discovery.Tenho certesa que a autora se baseou nele.

  15. Eis aí uma medida estrategicamente acertada e fundamental para as pretensões da END. O tempo é o grande diferencial para o atingimento dos objetivos traçados pelo programa brasileiro de reequipamento da Marinha de Guerra do Brasil.
    Não que as outras forças disponham de tempo e condições de sobra, mão se trata disso. Mas ficou amplamente evidenciado pelo planejamento do MD que os primeiros a receberem os investimentos seriam a MB (pré-sal e submarinos, inclusive o nuclear), depois a FAB (decadência das esquadrilhas e programa de TT) e em seguida o EB (escassez total de armamentos e programa de fronteiras), porém a reviravolta na estória de aquisição dos caças todos já tem conhecimento, mas estamos perto do fim, graças a DEUS.

  16. O caminho é por aí mesmo… estamos muito atrás dos recursos de batalha dos predadores e precisamos avançar rapidamente eliminando etapas.
    E vamos todos, internautas, continuar gritando sobre tudo o que está tremendamente mal feito no nosso país.
    Nós, que estamos vivos nestes tempos de internet onipresente, precisamos aproveitar esta grande ferramenta de influência social em prol de nosso país.
    Que cada um expresse sua idéia, sobre isso ou aquilo, sendo que o mais importante não é ela ser a melhor ou a pior, entre muitas outras, mas sim ser mais uma que incomoda e dá o que pensar a todos que a lerem, principalmente aqueles pilantras, dissimulados, no nosso governo que ousam pensar em enganar a população brasileira como um todo.
    Adiante, sem medo de ser feliz, amigos.!!
    E que os nossos Subnucbras (por extenso: submarinos nucleares brasileiros) estejam o mais breve possível dentro do Atlântico Sul e parte do Norte, navegando de cabo a rabo – da latitude norte 5º16’20” até as beiradas da Antártica.
    Finalmente, se for verdade, uma notícia sobre a nossa defesa que considerei ser auspiciosa. E que outros áreas de nosso rearmamento se acelerem também.

  17. Quanto a questão das geleiras – Dandolo está corretíssimo…
    Se as geleiras da Antártica e Groelândia, que não estão sobres as águas oceânicas mas sobre a terra firme, derreterem, a elevação dos oceanos será catastrófica. Pelo jeito alguém assistiu as aulas de física mas se ausentou nas de geografia. rsrsrs!!!

  18. 1maluquinho, mais uma vez, você é 10. Mas na minha escala, tem nota 1.000, um milhão, etc, etc e tal… Tá devendo… Explico…
    Resumindo: Hoje, somente uma potência poderia nos ameaçar (por isso, muitos aqui tem medo dela). Mas ela não fará nada. Nem contra e nem a favor (sozinha, não fará nada).
    Porém, se for uma aliança composta por potências e outros`”abduzidos”, sinto dizer, somente Deus nos salvaria.
    Você pode querer e ter todos os tipos de armas e recursos mas, infelizmente, elas nada fariam contra estes “vermes” invasores.
    A nossa grande deficiência e BRECHA, para permitir a dominação externa, somos nós mesmos: o povo do Brasil. Não temos cultura suficiente para distinguir entre o justo do aproveitador, o honesto do enganador e em suma, não conseguimos distinguir entre o que é do bem e o que é do mau.
    Os pessimistas que me perdoem (se assim quizerem). Mas os primeiros culpados serão eles. Terão ajudado, com seu adubo, a florecer a famosa frase: “o brasileiro não é de nada”.
    Abraços.

  19. 1maluquinho

    Esse apelido caiu certinho pra você !

    “Em caso de conflito com potencia superior esta base,demais estaleiros e polos petroquimicos serão os primeiros a serem pulverizados.” (Seu comentário )

    Exemplo:
    Cadê o polo petroquímico pulverizado do Iraque e da Líbia ?

    Se a meta dos EUA e dos demais invasores na Líbia e Iraque foi o PETRÓLEO , o único local que eles não explodiram foram as refinarias , os polos petroquímicos !

    Acorda !

    O Play Station está fazendo mal !

  20. Submarino é o melhor custo-beneficio pra nós. Nunca seriamos supremos em uma batalha de superficie contra as grandes potencias…

  21. Ótimo, parabpéns e td essas coisa, esses subs estão com atraso de uns 5 anos no mínimo, eramos p os estar operando a mt tempo, ate pooderiam ser os U214, só -5 subs meia bocas..sacanagem,…e p ontem.

  22. Estamos construindo algo significativo e de fundamental importancia para o pais, e o que é melhor, incorporando tecnologia que não temos!Isso foi bola dentro pelo governo brasileiro, devemos reconhecer!

  23. Ademar,
    Gelos mergulhados em um copo é uma coisa, geleira acima do nível do mar derreter é outra completamente diferente.
    A água é a única substância que quando sólida aumenta de tamanho, portanto, depois que o gelo dentro do copo d’água derreter o nível vai até baixar.
    No caso do derretimento das geleiras do Polo Norte (Ártico) não ocorreria um grande aumento do nível da água porque ele flutua, mas no caso do derretimento das geleiras sobre o continente, próximas aos polos (Alasca, Groenlândia, extremo sul da AS, extremo norte da Europa e Ásia, etc), em montanhas que escorrerem para o mar (Alpes, etc), ou do derretimento do Polo Sul, Antártica, aí sim, haveria um aumento substancial do nível do mar, mesmo porque, mais de 80% do gelo na Terra está no Polo Sul, que é de terra firme e portanto não se adéqua à experiência com o gelo no copo.
    O Dandolo só exagerou na fita métrica e com certeza em 10 anos, salvo se o Sol virar uma Super Nova, rsrsss, o nível do mar vai aumentar só alguns centímetros.

  24. .
    .
    Isso ai Bosco, o gelo que está sobre a terra firme que é o problema… tem o Canadá e a Sibéria também, e na Sibéria o caso é ainda mais devastador, pois o metano esta escapando do Permafrost onde ficou aprisionado por milênios, e o metano é 20 mais danificador do que o CO2.
    .
    .

  25. Só pra constar, apesar do “João Cândido” citado pelo colega Jonnas, aqui em Pernambuco estão sendo construidos Petroleiros com tecnologia de ponta (Coreana) que nem no Japão há!!!

    São navios que, apesar de custarem mais caro (não é o dobro, com certeza), estão gerando impostos e EMPREGOS AQUÍ.

    20.000 empregos diretos.

    Esse estaleiro dos Subs, como divulgado, é da DCNS com a ODEBRECHT, então… Não sejamos pessimistas…

  26. Estaleiro Atlântico Sul

    http://www.estaleiroatlanticosul.com.br/

    Graças a Petrobras estamos retomando a indústria naval do nosso país… E ela também é responsável pela “nova” demanda (Pre-sal) pelos subs e o escambal…

    Deveriam ser destinados parte dos recursos do pré-sal para as forças armadas, não só a marinha, pois grande parte do petróleo será refinado aqui no Brasil (a refinaria de Pernambuco será para combustível naval)

  27. Eu já havia comentado aqui tres coisas:
    1 Que com a mudança do ministro da defesa iria aparecer mais resultados, por causa de política… Jobim reclamava demais.
    2 Que o Celso Amorim é um dos artíficis da política externa brasileira ainda, mesmo estando fora do Itamarati.
    3 Finalmente que muita coisa vai sair antes do conograma estipulado, para sair no governo da Dilma, nisso já conto com este primeiro mandato.

  28. Bosco,

    perfeito teu comentario como sempre, alias sem muita frescura e sem complicaçoes para q qualquer ignobil util possa entender rsrsrsrsr. Eh fato q isso ira acontecer visto q estudo cientificos mundo afora ja chegaram a esta conclusao. Eh fato tbm q este aumento da massa liquida nao sera de uma unica vez e se fazem ainda hoje previsoes para se saber em qunato os niveis do oceano irao subir. Bem…para todos os efeitos qualquer coisa q seja acima de 1 metro ja tera efeitos preocupantes, principalmente nas regioes costeiras e mais baixas, tipo a regiao da foz do Missipi (New Orleans, Bangladesh, Nilo, etc…enfim basicamente na foz de todos os Rios do planeta e nas cidades a beira mar.
    Assunto complexo este, mas vamos deixar para o futuro esta discussao……..certo ??? afinal nao moro no litoral, portanto nao to preocupado rsrsrs.
    Qto a estes subs………to pagando pra ver algum deles flutuarem ou submergir nos proximos 10 anos…….. afinal estamos discutindo o Brasil e ja sabemos aonde vao parar estes projetos faraonicos, regados a ufanismo.

    Sds

  29. Não se iludam com o pré-sal. As partilhas já foram feitas, e jamais se tornará público as entre-linhas destes acordos.
    Ninguém gosta de dizer isto porque dói, foge do nosso mundo ufanista conto-de-fadas, mas é a realidade.
    O Brasil tem PIB de 4 trilhões de reais, arrecada imposto em valor igual a 40% do PIB, e vem dizer que não tem dinheiro, e que a solução é pré-sal? Qual vai ser a próxima salvação?.. vendermos todas as nossas reservas minerais à mão beijada?.. vender a água da amazônia?..E por aí vai. E o brasileiro acreditando! ” Eu sou brasileiro e não desisto nunca!” Mais outra frase criada, para alienar a população. NÃO TEM DE HAVER ESTES PROBLEMAS. ELES SÃO CRIADOS PARA NOS MANTER FORA DA FESTA!..

  30. Porque não dão de mão beijada os códigos fonte dos sub,s e como localiza-lós no oceano ?
    Nunca vi isso , as coisas mudaram mesmo desde o fim da guerra fria ( ou até mesmo antes disso. ) , mostrarem na internet e no google eart a localização de uma base ” secreta de sub,s nuc..
    Pra piorar ainda mais as coisas , essa tal base está a céu aberto ( não está protegida no subterrâneo , nem dentro de uma montanha .) e está a cargo de estrangeiros .
    Ou eu sou muito paranóico ou tem algo de podre no reino da Dinamarca !! rsrs

Comentários não permitidos.