Egito declara estado de emergência após invasão da embaixada de Israel

http://wscdn.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2011/09/10/110910002533_asalto_304x171_ap_nocredit.jpgO governo do Egito declarou estado de emergência no país depois que centenas de manifestantes invadiram o prédio onde fica a embaixada de Israel na capital, Cairo, nesta sexta-feira.

O estado de emergência foi declarado pelo ministro do Interior egípcio, de acordo com a TV estatal do país.

Segundo a agência de notícias estatal do Egito, o primeiro-ministro do país, Essam Sharaf, convocou um gabinete de emergência para discutir a situação.

Agências de notícias informam que o embaixador de Israel no Egito, assim como sua família e os funcionários da missão diplomática, estão no aeroporto do Cairo esperando para deixar o país.

Uma autoridade de segurança egípcia disse que os manifestantes estavam em um apartamento embaixo da embaixada, mas não entraram na sede da missão diplomática israelense propriamente dita.

Nesta sexta-feira, manifestantes destruíram um muro em torno do prédio onde fica a embaixada. Em seguida, cerca de 30 pessoas invadiram o local e jogaram documentos pelas janelas.

A agência de notícias Reuters citou uma autoridade israelense em Jerusalém, dizendo que os documentos aparentemente eram “panfletos e formulários que eram mantidos no hall de entrada”.

A mídia estatal egípcia diz, no entanto, que alguns dos documentos eram identificados como confidenciais.

A correspondente da BBC no Cairo Bethany Bel afirma ainda que alguns manifestantes atearam fogo a um veículo da polícia.

Um comunicado divulgado pelo gabinete do ministro de Defesa Israelense, Ehud Barak, afirma que ele falou com seu colega americano, Leon Panetta, “pedindo a proteção da embaixada contra os manifestantes”.

Já uma declaração emitida pela Casa Branca pede ao Egito que cumpra com as suas obrigações internacionais e proteja a embaixada.

O presidente americano, Barack Obama, conversou com o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, dizendo que os EUA estavam tomando medidas para ajudar a resolver a situação sem mais violência, afirmou ainda o comunicado.

Policiais mortos

A embaixada era alvo de protestos desde a morte de cinco policiais egípcios, no dia 18 de agosto, supostamente em uma ação das forças israelenses.

Autoridades egípcias dizem que os cinco foram mortos quando as forças de segurança de Israel perseguiram supostos militantes através da fronteira.

No mesmo dia, atiradores haviam atacado ônibus civis israelenses perto do resort israelense de Eilat, localizado no Mar Vermelho, matando oito pessoas.

Centenas de egípcios protestaram em frente ao prédio da embaixada de Israel na noite seguinte, queimando uma bandeira do país e exigindo a expulsão do embaixador.

Depois do incidente registrado no mês passado na fronteira, Cairo definiu a morte dos policiais como “inaceitável”. Israel não admitiu responsabilidade no caso, mas lamentou as mortes.

O ministro de Defesa de Israel disse ter ordenado um inquérito em conjunto com o Exército egípcio.

Tensão

Correspondentes consideram que o incidente marcou uma escalada nas tensões entre os dois países.

O seu tratado de paz, que tem 30 anos, já estava sendo testado depois da saida de Hosni Mubarak da Presidência do Egito, após quase 30 anos no poder, no início deste ano.

Durante o regime de Mubarak, as relações entre os dois países se mantiveram estáveis, depois de uma história de conflitos.

No entanto, a sua saída gerou temores entre autoridades israelenses de que um governo menos moderado possa chegar ao poder no Cairo.

Além disso, segundo a correspondente da BBC, o sentimento contrário a Israel tornou-se mais explícito entre a população do Egito desde a queda de Mubarak.

Fonte: BBC Brasil

22 Comentários

  1. Bem faz o governo egípcio em declarar estado de emergência após o ocorrido e mobilizar as forças de segurança. Embora isso seja de difícil compreensão para a esquerdalha sedenta por “sangue sionista” e absolutamente abominado por seus irmãos siameses fascistas, o fato é que com tal medida o Egito visa proteger o Direito Internacional e os acordos anteriormente firmados.

  2. Israel está cada vez mais isolado, porque tem uma política fascista. As coisas estão começando a esquentar, a primavera árabe é mais anti-sionista que os países controlados por ditadores. As coisas vão esquentar para os judeus.

  3. coitado de israel cercado de paises que não gostam dele deve ser muito ruim ser um pais que é odiado por varios outros e seu povo israelence que tem que viver com medo esperando a guerra financiando os anglo saxiao pensando que os mesmos possam ajudar em vez de tentar o dialogo com os paises que fazem fronteira nos brasileiros cristão não queremos o seu mal só deixem de ser imparciais na imprensa pois voces sequem a cartilha dos anglo saxiao que na verdade inventaram o nazismo

  4. O que aconteceu com os guerreiros da paz e justiça? não foi em nome deles que o mundo se movimentou para defender a liberdade do Egito? ou será que alimentaram os maiores inimigos de Israel e sua ascensão ao Poder?
    Pelo visto bastou chegarem no poder e já começam a quebradeira e algazarra, será que querem repetir a década de 60?
    Pelo visto Turquia, Israel, Síria e Egito estão sendo empurrados novamente para o conflito e só não vê quem não quer que é por interesses escusos.
    Israel não quer o confronto, mas estão agindo de toda a forma para desencadeá-lo.
    A provocação é clara, invadir uma embaixada é crime e uma afronta declarada.
    resta saber, quem é que financia estes invasores.
    sds
    E.M.Pinto

  5. eu fico pensando…. por que israel é tão odiado ???
    MEU DEUS! ELES SÃO TÃO BONZINHOS… COITADOS NÉ ?? (sarcasmo)

  6. “resta saber, quem é que financia estes invasores.”… aposto que é uma fraternidade financiada e cooptada pelo Irã… o nome nem preciso dizer… 1maluco, de uma olhada na sua CP.

  7. .
    .
    Antes com o Mubarack existia uma garantia na região… não so ele, como o Edilson disse acima, muitos países com essa primavera árabe estão mudando o rumo, e realmente isso tudo está parecendo muito calculado e manipulado por alguém!!
    .
    Nada é pior no direito internacional que a invasão de uma embaixada, mas nesse caso aqui tem a desculpa de civis em protestos “Espontâneos”, alguém controla os ânimos dos civis em revolta, é assim pra todo lado, vamos esperar pra ver quem Israel acha que é o senhor das marionetes…
    .
    Mas algo esta se complicando no cenário, os novos poderosos que derrubaram os antigos lideres servis, estão se voltando contra o velho sistema Ocidental que os controlava e começam a entrar novamente em confronto com os velhos rancores, e isso tudo foi calculado por alguém, sabiam que tirando o “Lider” do poder outros poderiam seguir os velhos objetivos, contra os velhos inimigos… Quem fez tudo isso???
    .
    Quem teria mais a ganhar em uma época de crise com um novo conflito generalizado no Oriente Médio??? Quem teria a ganhar com a venda de armas, comida, medicamentos, transportes, roupas, calçados, água, energia, etc, pois a guerra pede tudo isso e mais um pouco… quem ganha com a politica do Quanto Pior Melhor na região??? Obviamente alguém em crise econômica, alguém que precisa de compradores dos seus produtos, pois uma guerra gera empregos aumenta a produção e faz circular dinheiro na economia do produtor!!!
    .
    O problema é que devido a uma propaganda do politicamente correto, um único lado não poderá vender para os dois lados em conflito, pois assim creio que teremos mais de um “Vendedor”, ou até mesmo mais de dois lados no conflito, o que significa mais vários países combatentes em vários lados doo problema, e vários fornecedores de tudo o que precisarem… o que poderia ainda aumentar o numero de “Vendedores” que ganhariam com uma nova guerra generalizada na Região…
    .
    Sempre o velho retornelo, guerras para aumentar o poder econômico… esse roteiro ja esta ficando batido demais… os senhores dominadores do mundo, amantes de uma ditadura servil, deveriam tentar pelo menos mudar um pouco esse roteiro, ja está ficando muito repetitivo, daqui uns dias nem a TV dominada consegue mais convencer ninguém de que as guerras atuais são justas!!
    .
    Obviamente algum interessado ai está em Washington e em Moscow… e os outros, estão em Pequim??? Pois isso ai é jogo de cachorro grande, pequenos como o Irã ou a Arabia Saudita não tem cacife pra tanto… nem produção pra vender aos países conflitantes!!
    .
    Valeu!!

  8. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    09/09/2011 às 23:13
    “resta saber, quem é que financia estes invasores.”… aposto que é uma fraternidade financiada e cooptada pelo Irã… o nome nem preciso dizer… 1maluco, de uma olhada na sua CP.
    ==
    Deve ser o PT numa conexão com Chaves e Hugo Morales.

  9. E.M., creio que não pode ser jogado de lado também as décadas de crimes cometidos por Israel contra árabes, que de fato um conflito está cada dia mais perto, e que hoje esse seria bem mais sangrento que os anteriores, não tenho dúvida, que há interesses patrocinando, não tenho dúvida, mas os israelenses (governo) conseguiram criar além de situações políticas, um certo rancor no árabes quantos aos israelenses, e isso de fato ajuda muito, e se essa “Primavera Árabe” criar um certo nacionalismo, será pior ainda para Israel, um banho de sangue se desenha, também pelo fato de sementes terem sido plantadas.

  10. CHEGOU A HORA DO JUÍZO PARA O JACÓ!
    .
    .
    Como diz um ditado popular:
    .
    “Quem planta vento colhe tempestade”
    .
    Pelo visto já chegou a hora da ceifa em Israel,depois que estes passaram anos aprontando com os árabes.

  11. Se não houvesse desmando e injustiça a esquerda não se justificaria.

    Israel só está colhendo o que plantou, ao construir o seu estado artificial eles prejudicaram milhões de palestinos que ali viviam. Europa e EUA apoiaram tal medida sem consultar as nações vizinhas ou o próprio povo palestino, o resultado são 6 décadas de conflitos.

  12. Acredito que uma grande guerra esta sendo fomentada entre o Isla e o Sionismo Judeu, e quem tem a ganhar com isso sao aqueles que venderao as armas e controlarao as riquezas enquanto os sionistas e os mulcumanos se matam.

  13. felipe augusto disse: “não pode ser jogado de lado também as décadas de crimes cometidos por Israel contra árabes”

    é óbvio, jogar a culpa no Irã é brincadeira, para o povo egípcio o inimigo era a ditadura do Mubarak sustenta pelos EUA e aliada do regime sionista, por que devemos esperar que gostem do Israel?
    .
    Mas acho que os que procuram comprar um conflito com Israel são só uma minoria, a grande parte do povo egípcio pelo que a gente viu, está olhando pra o futuro e não quer saber de guerra.
    .
    Acho o Brasil deve ficar fora de tudo isso, nós não somos responsáveis pelos crimes dos EUA nem do seu satélite Israel, são países amigos mas não podemos ficar ligados a eles.
    Também deve-se levar em conta que no país existem 10 milhões de árabes e só 200 mil judeus.
    Aqui nos comentários participam 2 ou 3 sionistas e vários árabes acho.
    Os sionistas sempre estão procurando briga (ver Tireless repetindo mentiras mil vezes como fazem os sionistas -Adolfadinejad,Irã estado fascista-) não são bons aliados.
    .
    O BR deve manter boas relações com os EUA [Europa e Israel], mas é óbvio que não é conveniente depender militarmente dos americanos, nem ficar ligados a sua estratégia maluca de semear guerras civis em todos os restantes países do mundo.

    O objetivo deles não é ganhar guerras mas destruir a economia dos restantes países e fomentar a corrupção [se cuida Pindorama] para ‘negociar’ melhor seus recursos naturais.

    Para isso gera
    [1]guerras entre países (Irã-Iraque) e
    [2]guerras civís (Iraque Líbia etc).
    .
    É clara a diferença com o império Romano ou com os nazistas, eles invadiam, não procuravam a destruição económica dos países, era uma política ‘expansionista’ distinta da americana.
    .
    Os EUA com o objetivo de enfraquecer o resto do mundo e de aquecer sua indústria bélica (e vendas tb) fomentam a guerra em todos os cantos do globo.

    Resulta óbvio que se os anglo-americanos tivessem perdido a Guerra Mundial haveria menos guerras, o mundo seria mais pacífico e não existiria Israel.

    Francoorp, brilhante teu comentário e para o editor Pinto meus parabéns, são espaços como este blog os que estão acordando o povo brasileiro para o grave risco que significa ser um país rico mas indefeso.

  14. concordo q os judeuSS sempre deram motivos p serem ódiados, q os mesmos devolvam as terras dos Palestinos p acabar essa ira incubada dos seus irmãos Árabes.Os tambores da guerra estão sendo afinados.E antes da assembléia geral da ONU q vai reconhecer os Palestinos e seus Estado conforme resolução .242 do CS..sejam + pro-ativos, sejam + piedosos, leiam o passado ñ mt diatanta, e sem essa de povo escolhido, afinal o inefável JEOVÁ Deus de todos os deuses ñ e parcial ou burro.Ro,2:11,Gal.3:7e 29 Sal.82:6 e mt outros p citar…só lembrei-me sestes.Sds e tudo de bom p ambos os povos.

  15. Meu caro Milton:
    .
    Você estava indo tão bem meu caro, fez uma análise muito boa do episódio da invasão da embaixada. Mas aí preferiu percorrer estranhos caminhos e terminou por cometer equívocos sérios. Quer dizer então que eu seria um mentiroso a repetir mil vezes uma “mentira” segundo a qual o Irã não seria um Estado fascista e que não haveriam semelhanças entre seu celerado presidente e Hitler. Vamos ver então: Regimes fascistas caracterizam-se por retórica antissemita? Ela está lá! Basta ver a eloquencia com a qual Adolfinejad nega o holocausto! Tirania com forte apelo às massas, que esmaga a divergência e mata os opositores, sempre incitando o “povo” a fazer com as próprias mãos, se preciso, as vontades do regime tal como o nazismo fez na Alemanha dos anos 30 incitando e alimentando o ódio do povo contra judeus, comunistas, ciganos e outras minorias? Está lá também!.Mobilização contra um inimigo externo? que coisa! está lá também! Racismo, xenofobia, misoginia e a homofobia? igualmente estão presentes….E as semelhanças entre Hitler e Ahamadinejad? Visual ridículo? confere! Personalidade messiânica? também! Discurso inflamado de ódio contra os judeus? Não precisa nem dizer né?…então meu caro, antes de me tachar como mentiroso, melhor analisar os fatos e elementos de forma mais detalhada e criteriosa…..
    .
    Eu poderia ficar por aqui mas a assertiva abaixo me intrigou:
    .

    “Resulta óbvio que se os anglo-americanos tivessem perdido a Guerra Mundial haveria menos guerras, o mundo seria mais pacífico e não existiria Israel.”
    .
    Confesso não ter acreditado quando li isso. Talvez o amigo sonhasse com a vitória do totalitarismo Nazi-fascista para que se concretizasse o mundo ideal sob a sua ótica. Um mundo onde as tais “raças superiores” eliminariam todos os elementos ndesejáveis: Negros, homossexuais, judeus, eslavos, comunistas,etc….talvez fosse essa a essência de “mundo mais pacífico” fundada na escravidão e na existência de uma “raça superior e dominante” sonhada por você. E por que motivo não existiria Israel? óbvio!Provavelmente nesse “mundo utópico” os “siúnistas maus”já teriam sido todos eles exterminados….é, de uma certa forma a sua “brilhante e lapidar” assertiva explica as afirmações contra mim….

  16. sobre a segunda grande guerra ainda bem que os aliados venceram pois nos somos do time dos aliados mas hoje em dia nos vemos que os estados unidos joga um conta o outro so para vender armas segurança e etc e tal os alemaes bombardiaram os nossos navios mereceram perder o que acontece hoje os gringos vendem uma falsa segurança a israel que coitado acredita nos anglo saxiao piamente em vez deles mesmo ja terem resolvido essas pendencias com os arabes

  17. Tireless disse:

    “Você estava indo tão bem meu caro, fez uma análise muito boa do episódio da invasão da embaixada.”

    Tireless, acho vc responde ao tipo do militante, o militante de uma causa, não vê cinzas, ele só presta para os caras que opinam a favor ou contra, os que opinam na zona cinzenta como eu, para um militante, somos rara avis.
    Eu ia bem com o caso do ataque a embaixada, mas….parece não penso como você em tudo, pois é, assim é o ser humano, vai ser melhor se acostumar.
    .
    Enquanto a repetir…bem, aí está o Google onde está documentado que vc repitiu exatamente as mesmas frases muitas vezes acho com o fim de que ficassem gravadas nos nossos cérebros.
    .
    É óbvio que Irã não tem nada a ver com o nazismo, acho não é preciso citar, mesmo seu presidente, não tem nada a ver com Hitler, o Hitler queria invadir, e invadiu todos os países possíveis, não vejo esa atitude nos persas.
    .
    Eu vi um documentário na DeutscheWelle sobre o Irã onde mostravam que a coletividade judaica vivia normalmente.
    Também comentaram que mais da mitade dos estudantes universitários é mulher.
    .
    Um país grande e moderno com uma democracia que até agora só teve um problema: as últimas eleições, onde parece o governo esteve perto de perder ou fraudou (quem pode saber né).
    .
    Tireless, vc se preocupa tanto pelo Irã mas nada diz de uma grande quantidade de regimes que deveriam receber suas críticas, mas é claro muitos deles são ditaduras americanas ou países tão grandes (China) que melhor é ficar calado né?
    Sua preocupação pelo Irã já virou obsessão.
    .
    Enquanto a como seria o mundo se os americanos tivessem perdido a guerra, bem, isso é um debate que está flutuando no ar há um tempo.
    Mas acho que pronto tudo mundo vai estar debatendo isso.
    .
    Eu sempre simpatizei com os americanos, eles foram uma influência muito forte para nós, mas depois da demolição das torres, acho já não dá nem para falar.
    Acho que ficou claro que todas as teorias conspiratórias desde o assassinato do Kennedy estavam falando de algo sério.
    .
    A mentira é a base do regime americano. É uma democracia de mentira.
    Apoiam quanta ditadura existe no mundo, sempre que seja criada por eles. São uma ameaça para a humanidade.
    Guerras Civís
    Como coloquei, sem simpatizar com o nazismo, devemos reconhecer que o método deles era a invasão, um jogo de crianças se comparado com o método de provocar guerras civís dos americanos.
    Obviamente podemos ver muitas semelhanças e diferenças, alguns aqui no blog já adelantaram muitas semelhanças, mas também existem muitas diferenças como a citada.
    .
    BRASIL
    Por fim, o Brasil! rsrs, aquí acho que morte de fome já não tem, mas muitas pessoas morrem a diário por doenças curáveis, problemas de nutrição, violência urbana e outras mazelas.
    Mas aqui estamos tranquilos, o Islã não é o nosso problema.
    Nunca no Brasil vão ser maioria, porque o nosso povo tem uma consciencia limpa, não tem culpa, não tem remorsos por coisas feitas no passado.
    O índio foi integrado desde o começo, até chegar agora a quase todos os ministros ter dna índio ou indio-negro.
    A própria presidenta não é búlgara pura, é meio mulata, o Pindorama é uma grande miscinagem.
    (É muito pouco provável os americanos consigam uma guerra civil aqui).
    .
    Isso é o contrário do que acontece na Europa e nos States, naqueles países o Islã irá crescendo dia após dia, porque tem muitos que se revoltam contra os crimes dos seus países.
    .
    Também é um fator diferencial o fato do brasileiro ser um cara idealista com fé no futuro.
    No primeiro mundo isso se perdeu há muito tempo, nem com a militáncia pseudo-ecologista conseguiram recuperar.
    O europeu e o americano não têm espíritu, só são cúmplices dos crimes dos seus governos.
    .
    Entanto nós, nada temos a ver com os conflitos e aflições daqueles países, nem temos culpa por regimes e crimes onde Brasil não participou.

Comentários não permitidos.