Concluídos testes de aceitação da primeira torreta de 30mm para o Exército Brasileiro

No dia 7 de setembro, a Elbit Systems Ltd. anunciou que foram concluídos com sucesso os testes de aceitação pelo Exército Brasileiro da primeira torreta UT30BR já integrada na viatura blindada Guarani (fotos: Elbit).

Os ensaios de todas as funções operacionais e de tiro contra alvos fixos e móveis foram realizados no CAEx, na Restinga da Marambaia (RJ). A torreta, estabilizada em dois eixos e combinada com um acompanhador automático de alvos, inclui um canhão automático de 30mm, uma metralhadora coaxial de 7,62mm, um sistema de alerta laser, visor panorâmica para o comandante e lançadores de granadas fumígenas.

Fonte: Segurança&Defesa

50 Comentários

  1. agora senti firmeza … finalmente tomo conhecimento de uma 30mm feita no Brasil!! posso ser um pouco desenformado em questão exercito ou marinha mas é bom ver desenvolvimento bélico em alguma das 3 áreas das forças armadas … espero mais informações técnicas sobre esse blindado verde e amarelo

  2. .
    .
    Essa torre é israelense, não é um projeto nacional não!
    .
    Mas ficou muito bem montada na viatura, um pouco alta demais e visível a distancia pelos inimigos, principalmente se forem guerrilheiros, mas o sistema tem visor infra vermelho e noturno, e o alcance da arma é bom, então os guerrilheiros também teriam problemas em ataque contra a viatura.
    .
    Boas noticias!
    .
    Valeu!!

  3. Mais um bom fruto da parceria com os israelenses,parceria boa é assim onde os dois lados saem ganhando,se não me engano o IME também participou da montagem no Guarani.
    Achei que o perfil ficou alto,mas com satélite,helis e drunes não sei se isto ainda é importante.
    Esse veículo te a grande vantagem de ser anfíbio,acho que é um bom carro de combate e talvez o melhor para as nossas necessidades.

  4. Li há alguns dias atrás no blog do Altamiro que inúmeras associações islâmicas no Brasil estão organizando uma campanha de boicote à transferência tecnológica e joint ventures entre empresas brasileiras e israelenses do setor de defesa.
    .
    Concluo que o conflito do Oriente Médio é extendido a todas as partes do mundo onde há islâmicos. Eles não querem cooperação com os israelenses que possuem tecnologia de ponta em várias áreas, mas em troca não oferecem nada.
    .
    Assistam ao documentário THE THIRD JIHAD

  5. Retirado do site da AEL:
    ————-
    UT30BR – Sistema de Armas Remotamente Controlado
    .
    Vantagens:
    .
    – Sistema eletro-óptico totalmente integrado;
    – Adaptável a armas de baixo e médio calibre, de diferentes procedências;
    – Sólida experiência em fornecimento de sistemas de armas;
    – Compatível com vários tipos de carros de combate, veículos blindados e embarcações marítimas;
    – Sistema em processo de nacionalização assegurando suporte técnico e logístico no Brasil;
    – Programa em andamento para o Exército Brasileiro;
    – Atende aos requisitos de diversas normas militares (MIL-STD).
    ———————————-
    Características
    —————–
    – Torre leve, não tripulada, retrátil, ideal para uso em forças de emprego rápido, inclusive para transporte em aeronaves tipo C130;
    – Armada com um canhão automático de 30mm e dotada de uma metralhadora coaxial de calibre 7,62mm e lançadores de granadas fumígenas;
    – Permite integração com mísseis anti-carro, entre outros;
    – Dois sistemas autônomos de observação diurna e noturna, sendo um para o comandante e outro para o atirador;
    – É montada sobre o teto da viatura, sem ocupar espaço em seu interior, conferindo maior segurança para a tripulação. – Sistema computadorizado de direção e controle de tiro, permitindo disparos de alta precisão durante movimento (contínuo, rajada ou intermitente), com contador de munição;
    – Possui também proteção de blindagem modular OTAN Padrão STANAG 4569 nível 2, expansível a 4, distribuída em toda a torre, incluindo o sistema de observação do comandante, mira do atirador e munição;
    – Possui sistema de alerta a laser contra ameaças externas;
    – Possui sistema de acompanhamento automático de alvo;
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=-4a8ODHNbuA&NR=1

  6. Parabéns, ótimo, + pq ñ uma metralhadora .50 ou serão só alguns?O q impede?São os mesmo anfíbios? ou alguns serão anfíbios..então tá, é isso aíh e td essas coisas.P Ontem.

  7. Mais um fruto maravilhoso da já prolífica e promissora parceria entre Brasil e Israel na área militar, para desespero da esquerdalha radical, burra e antiisrael.

  8. Esse Guarani vai ressuscitar o EB, Bela torreta… e tomara que ressuscite os MBT da engesa não gosto de ver o Chile exibindo Leopard 2A4 – Cade o tiu Osorio.

  9. Atualmente existem muitos meios de atingir um veículo de combate por cima o que relegou a silhueta baixa a um segundo plano.
    Tudo bem que a torreta sendo alta aumenta a possibilidade de ser detectada, mas em contra partida permite que os sensores fiquem numa posição elevada, aumentando a consciência situacional.
    Um ponto a favor dessa torreta é a existência de um sistema de observação independente para o comandante que pode procurar alvos novos enquanto o artilheiro engaja um outro.
    Arma realmente fantástica e se vierem tantas quanto esperado colocará o EB numa posição invejável dentro da AL.

  10. fico bem em nosso veiculo.. a em relasao de quem seja essa tecnologia nao importa o importante é que nos tenhamos ela tambem..
    abs

  11. Paizinho vira-lata esse meu, quando não é produto OTAN é SIONISTA…

    Quando que estrategicamente nossos prováveis inimigos são justamente esses dois… vai entender…

    Fora OTAN. Fora SIONISTAS.

  12. “Ronin disse:
    10/09/2011 às 04:51
    Paizinho vira-lata esse meu, quando não é produto OTAN é SIONISTA…
    Quando que estrategicamente nossos prováveis inimigos são justamente esses dois… vai entender…
    Fora OTAN. Fora SIONISTAS.”
    .
    Conforme previsto a esquerdalha chia. Se fosse produto chinês ou iraniano estariam exultantes

  13. My god!.. Nosso exército usando maquinas da segunda guerra!.. e ainda quando vem produto novo botam malho!.. Fizeram bem a lavagem cerebral nos brasileiros!..
    ‘Mim gosta de negoço do gringo!”Mim quer opinião do gringo!’
    Se por na pauta. Falta coisa! Como um tanque, e uma defesa anti-aérea… Mas já é um enorme avanço. Este blindado é multipropósito com certeza.

  14. Ótima noticia! Um armamento muito bom para esse tipo de veiculo. Diversos comentários querem tirar a credibilidade do veiculo mas temos que lembrar que se trata de um transportador de tropas com armamento necessário para dar cobertura ao embarque e desembarque no campo de batalha, tendo como principal vantagem em relação a outros blindados a sua agilidade. Quanto a vulnerabilidade a ataques de aeronaves temos também que levar em conta que um avião pode tirar de combate QUALQUER veiculo blindado, mesmo um MBT.

  15. Eu não entendo. Aqui neste blog tá cheio de neguinho que vive escrevendo: os malditos israelenses isso, os malditos aquilo, judeuSS sacanas, sionistaSS assassinos, genocidas, matadores de criançinhas e mais um monte de blá-blá-blá que parece oriundo de um D.A. de universisade pública. A verborréia é tanta que beira à discriminação.
    Até aí tudo bem, afinal todos têm direito de expressar sua opinião.
    ..
    O que me causa estranheza é a incoerência dos detratores do Estado de Israel, que agoram batem palmas à aquisição desta torreta.
    Eu achava que os anti-israelenses preferissem que o EB se mobiliasse com armamento iraniano, norte-coreano ou até mesmo algum fabricado artesanalmente em uma boca de porco na faixa de Gaza.

  16. “Jonnas disse:
    10/09/2011 às 11:53
    My god!.. Nosso exército usando maquinas da segunda guerra!.. e ainda quando vem produto novo botam malho!.. Fizeram bem a lavagem cerebral nos brasileiros!..”
    .
    O modus operandi da esquerdalha é esse mesmo meu nobre Jonnas. Pouco importa se o resultado é o fortalecimento do poder militar brasileiro pois, no código de ética dessa “gente”, por ser “dússiúnista mau” não merece o devido crédito. Caso fosse um sistema chinês, russo ou até mesmo iraniano, por pior que fosse, estariam enaltecendo uma suposta “aliança de forças antiimperialistas”

  17. .
    .
    HMS TIRELESS disse:
    10/09/2011 às 09:24
    .
    Eu sou de esquerda e estou muito feliz com essa torre nos nossos carros, e tem também os Drones e os aviônicos do F-5M que me agradam muito… alias, pra mim até o fuzis Tavor deveriam ser usados pelo Brasil nas tropas de paraquedistas e aeromóveis… Israel produz muita coisa boa em armas, nada de mais que tenhamos acesso a seus produtos!!
    .
    E não so deles, se vier da Russia, China eu fico ainda mais contente!! Mas dos USA nada, pois não são confiáveis!!
    .
    Mas vejo que tem muito direito-pata que tem sempre a fixação de fazer propaganda politica ideológica em todo post que escreve, colocando sempre palavras de ódio contra o outro lado… e isso é bom pro outro lado, pois falando dele trás curiosidade na mentalidade coletiva, far-se-a propaganda… e não pensar que a propaganda seja sempre negativa, pois a coisa pior do que falar de uma ideologia e não falar de fato!!
    .
    Então continuem com as cruzadas contra a esquerda, pois no fim o tiro pode sair pela culatra!!
    .
    Valeu!!

  18. Muito bom!
    Quanto mais alta a torre, maior a visibilidade da mira e seu raio de alcance de tiro, principalmente em campos com vegetação densa, como em certos lugares aqui do sul.

  19. Esse sistema de defesa de viaturas blindadas israelense e muito bom será que o Brasil adquiriu esse sistema ou só comprou a torre. Alguém que conheça melhor o sistema “Trophy” será que ele funciona tbm contra misseis disparados por aviões e helicópteros ?

  20. Será que mais alguém além de mim notou que desde que a Ares foi comprada pela Elbit, nunca mais se ouviu falar da REMAX ?

    O que aconteceu, o EB abandonou o projeto de tecnologia brasileira para dar espaço a um similar estrangeiro ?

  21. “ccc disse:
    10/09/2011 às 12:47
    Eu não entendo. Aqui neste blog tá cheio de neguinho que vive escrevendo: os malditos israelenses isso, os malditos aquilo, judeuSS sacanas, sionistaSS assassinos, genocidas, matadores de criançinhas e mais um monte de blá-blá-blá que parece oriundo de um D.A. de universisade pública. A verborréia é tanta que beira à discriminação.
    Até aí tudo bem, afinal todos têm direito de expressar sua opinião.
    ..
    O que me causa estranheza é a incoerência dos detratores do Estado de Israel, que agoram batem palmas à aquisição desta torreta.
    Eu achava que os anti-israelenses preferissem que o EB se mobiliasse com armamento iraniano, norte-coreano ou até mesmo algum fabricado artesanalmente em uma boca de porco na faixa de Gaza.”
    .
    Perfeito nobre amigo!

  22. “Francoorp disse:
    10/09/2011 às 14:21
    .
    .
    HMS TIRELESS disse:
    10/09/2011 às 09:24
    .
    “Eu sou de esquerda e estou muito feliz com essa torre nos nossos carros, e tem também os Drones e os aviônicos do F-5M que me agradam muito… alias, pra mim até o fuzis Tavor deveriam ser usados pelo Brasil nas tropas de paraquedistas e aeromóveis… Israel produz muita coisa boa em armas, nada de mais que tenhamos acesso a seus produtos!!”
    .
    Que bom! Estamos evoluindo afinal! e finalmente concordamos em alguma coisa pois também sou favorável à adoção do Tavor pelo EB
    .
    “E não so deles, se vier da Russia, China eu fico ainda mais contente!! Mas dos USA nada, pois não são confiáveis!!”
    .
    Gosto do armamento russo. Vi o Mi-35 de perto e fiquei impressionado. Armamento xing-ling, ops, chinês, melhor nem comentar. E sim, sou favorável à adoção de armamento Norteamericano afinal muitos dos produtos bélicos desse país são os melhores do mundo. Basta ver como o poderio israelense aumentou exponencialmente após a adoção maciça de armas americanas. E confiabilidade por confiabilidade, e já que estamos falando de Israel, basta lembrar que os franceses produziram um produto com conhecimento israelense mas simplesmente embargaram a entrega, quando já estavam pagos, e ainda vendeu muitos aparelhos similares aos inimigos dos israelenses. Ou seja, o embargo de armas mais vergonhoso de toda a história foi obra de nossos “parceiros estratégicos” franceses e não dos tão odiados americanos.
    .
    “Mas vejo que tem muito direito-pata que tem sempre a fixação de fazer propaganda politica ideológica em todo post que escreve, colocando sempre palavras de ódio contra o outro lado… e isso é bom pro outro lado, pois falando dele trás curiosidade na mentalidade coletiva, far-se-a propaganda… e não pensar que a propaganda seja sempre negativa, pois a coisa pior do que falar de uma ideologia e não falar de fato!!”
    .
    Não se trata de propaganda ideológica mas tão somente de denunciar a incoerência e os equívocos cometidos por alguns esquerdopatas de plantão.
    .
    “Então continuem com as cruzadas contra a esquerda, pois no fim o tiro pode sair pela culatra!!”
    .
    Não existe nenhuma cruzada mas tão somente a exposição de fatos concretos.

  23. Alguns de nós, eu por exemplo, só fico chateado com os judeuSS, por pura empatia com os invadidos Palestinos e os Curdos..use-a e vc vai tbm ficar c raiva dos mesmos.Q eles tem bons armamentos isso e inegável , ele são parte presente até na minha religião o meu Deus e o mesmo Deus deles..Uma coisa é uma coisa e outra coisa e outra coisa , e esse e o caso.Sds.

  24. Tambem achei um pouco alta e isso pode tornar a viatura vulneravel….Acho que esses blindados podem receberem outros tipos de torres tambem né e inclusive com canhão superiores né?E alguem sabe se temos algum projeto mais robusto de oito rodas?A mesma empresa Alemã dos Leopard que esta se instalando no RS produz junto com uma outra empresa o mais potente auto-propulsado do mundo.

  25. Não é alto,e nem baixo. Dependerá da situação tática. Vamos colocá-lo em um cassis baixo, acoplado a um sistema hidráulico do tipo elevador de carro de posto de gasolina, caso se precise de alturas maiores.

  26. Os árabes não são contra os judeus. Quem escreveu o Alcorão para Maomé ? Os judeus amigos dele. Maomé disse: Podem confiar no homem do livro (judeu). O que ocorre ? Os reis e ditadores dos países islâmicos precisam de um inimigo externo comum para se manterem no poder, por isso se uniram contra Israel. Eles não precisam das terras de Israel, pois os países do OM tem muitas terras sobrando. É pura manipulação do povo ignorante, tal como ocorre no Brasil e em outros países ainda sem desenvolvimento educacional pleno.
    O que ocorre na Líbia, Egito, entre outros países islâmicos, foi uma maravilha para o mundo, pois os políticos corruptos, reis e ditadores, sentiram o poder do povo. Pessoal, estou adorando o povo egípcio e líbio. São os meus heróis do momento. Só espero que eles escapem da manipulação dos aiatolás. Já se matou muito em nome de Deus,o que é uma falta grave perante o Criador.

  27. Quem tem que ter silhueta baixa é “tanque” (ou se preferirem “carro de combate”), que vai na frente.
    Veículos de combate de infantaria podem ser mais altos.

  28. Bosco ouvi boatos disso sei lá onde, que iriam adaptar o MSS1.2, espero que deem procedimento!!
    .
    Quanto a torre, um tiro de Barret M82 cega o sistema imagino, aí o bixo pega, o guarani vai mudar a cavalaria do EB, toda uma doutrina…isso é bacana já era tempo.

  29. Pessoal achei um vídeo no youtube,e vendo melhor até que
    não ficou tão alto http://www.youtube.com/watch?v=gnM2xl7fr6o .Mas como já foi dito hoje em dia não existe vida fácil para os carros de combate,pois estão sujeitos a fogo pesado tanto por terra quanto por ar,não há blindagem que resista aos diversos tipos de munição anti-tanque.O Guarani me parece um bom veículo e o fato de ser anfíbio facilita sua operação em regioes como a amazonica e pantaneira.
    “Não me importo se o gato é brano ou pardo,o importante é que ele pegue os ratos”.

  30. Muito ja se escreveu sobre a altura desse veiculo, porem reparem no Bradley americano e terao uma fonte mais coerente para comparaçoes. Se nao me negano, ambos estao equivalentes neste aspecto (altura) sendo q o objetivo final deste veiculo eh da guerra de apoio a infantaria ou guerra assimetrica (dentro de gdes cidades ).
    Observem q o resultado do uso do Bradley, ditou aos demais usuarios no mundo o veiculo mais adeguado para estas operaçoes e usos. Em Israel este mesmo Bradley foi e ainda eh muito utilizado c esta configuraçao (a torreta inclusive) sendo esta a unica maneira de enfrentar o Hezbolah na faixa de Gaza e Cisjordania.
    Se nao me falha tbm, existe outro equivalente …Pandur na Europa (nao lembro a procedencia ).
    Enfim, li recentemente tbm em revista especializada q o tocante a altura ja esta sendo analisada para efeito de eventual melhoramento….a conferir no futuro (pode ser correçao por meios hidraulicos como ja frisaram acima, ou tbm pela simples troca de pneusc perfil mais baixo).
    Para quem nao conhece a historia, em nome de Deus toda e qualquer ideologia eh porca e destrutiva, leiam as pseudo Biblias de qualquer religiao e verao(ficarao) espantados o qto se dissemina o odio e a destruiçao em nome de Deus.
    Em tempo, voltem 3000 anos no minimo nesta mesma historia e verao o qto sao BRIMOS rsrsr todos aqueles q estao no OM, tratam-se de tribos como ate hoje, com interesses entre familias e espurias alianças q nunca sao respeitadas em lugar onde nunca foi possivel estabelecer fronteiras geograficas, portanto nao existe soluçao para isso…o resto eh pura baboseira de quem pensa q sabe muito e tenta estabelecer uma ideologia para tudo (dir, esq, centro….etc,..).

    PS; antes q me critiquem, saibam q sou filho de Libaneses maronita e tenho parentes no Libano ate hoje, sei bem do que falo sobre este tema.

    Sds

  31. Aviões e helicópteros também não resistem a mísseis e nem por isso são indefesos.
    A sobrevivência de um veículo de combate não depende só da blindagem.
    Sem falar que no Guarani poderá ser instalada blindagens adicional.
    Também hoje está muito difundida a idéia de interceptar as granadas e mísseis antes que atinjam o veículo, através de vários sistemas disponíveis no mercado chamados de “sistemas de proteção ativa”.
    Especula-se se no futuro será necessário uma blindagem muito maior que essa usada no Guarani em qualquer tipo de veículo tendo em vista os “sistemas de proteção ativos”, a furtividade, sensores de maior alcance, fusão de dados, aumento da consciência situacional, armas de grande alcance, etc.
    Um dos fatores mais importantes para a sobrevivência de um veículo de combate de infantaria ou um veículo de transporte de pessoal contra ameaças no campo de combate é dada pelos próprios infantes desmontados e pela cobertura de outros veículos de combate.
    Quanto à sua fragilidade a ataque aéreo, como sugeriu o Xtreme, teoricamente ele deve operar onde há superioridade aérea ou então estar sob proteção de um sistema de defesa antiáerea baseado em veículos dedicados na linha de frente e mísseis para média e grande altitude na retaguarda.
    Se o Brasil adquirir sistemas antiaéreos móveis como o TOR , Pantsir, Crotale, etc, e baterias de mísseis como o BUK, SAMP-T, Slamraam, Meads, etc, esses veículos terão chances de sobreviver a uma hipotética guerra de alta intensidade, caso contrário serão alvos fáceis e dinheiro jogado fora e só servirão mesmo pra serem usados nos morros cariocas.

  32. DANDOLO quem influenciou Maomé a escrever e que o alfabetizou ja que ele era um simples beduino analfabeto segundo o proprio Islã foi o Anjo Gabriel não confunda porque ele citou as escrituras Judaicas.O Islã surgiu na realidade apartir do Cristianismo o que muita gente ignora ou desconhece.Culturas e costumes em toda aquela região mesmo que de muitas civilizações e epocas diferentes se assemelham em muitos aspectos e ate se confundem.As 3 maiores religiões do mundo são merdas oriundas da mesma bunda e agora fora da nadega mãe seus microbios e vermes se degladiam.Deus deu ensinamento mas foi o homem que criou a religião não para evoluir mas sim para manipular e controlar rsrs

Comentários não permitidos.