Comparação do poder militar entre Israel e Turquia segundo o World Military Strength

Fonte: World Military
Map of Israel
Israel
Map ofTurkey
Turkey
CURRENT GFP RANK
10
6
Total Population 7,473,052 78,785,548
Military Manpower Available 3,511,190 41,637,773
Fit for Military Service 2,963,642 35,005,326
Reaching Military Age Yearly 121,722 1,370,407
Active Military Personnel 187,000 612,900
Active Military Reserves 565,000 429,000
Total Aircraft 1,964 1,940
Total Land-Based Weapons 12,552 69,774
Total Naval Units 64 265
Towed Artillery 550 1,838
Merchant Marine Strength 10 645
Major Ports and Terminals 4 8
Aircraft Carriers 0 0
Destroyers 0 0
Frigates 0 19
Submarines 3 16
Patrol Coastal Craft 42 108
Mine Warfare Craft 0 20
Amphibious Operations Craft 0 55
Defense Budget / Expenditure $16,000,000,000 $25,000,000,000
Foreign Reserves $66,980,000,000 $78,000,000,000
Purchasing Power $219,400,000,000 $960,500,000,000
Oil Production 3,806 bbl 52,980 bbl
Oil Consumption 231,000 bbl 579,500 bbl
Proven Oil Reserves 1,940,000 bbl 262,200,000 bbl
Total Labor Force 3,080,000 24,730,000
Roadway Coverage 18,290 km 352,046 km
Railway Coverage 975 km 8,691 km
Waterway Coverage 0 km 1,200 km
Coastline Coverage 273 km 7,200 km
Major Serviceable Airports 48 99
Square Land Area 20,770 km 783,562 km

50 Comentários

  1. .
    .
    Nossa o jogo fica difícil hein, se for uma coisa ala guerra total e não aventuras militares… a Turquia no Papel da um banho, tem 24 milhões de trabalhadores, 78 milhões de habitantes, marinha absolutamente superior… na aviação os dois até se equilibram, mas no resto, no papel as coisas se complicam para Israel!!
    .
    Israel teria problemas muito grandes nessa luta direta… não vai acontecer, a OTAN não vai deixar!!

  2. E.M., acho que teria sido interessante fazer uma pequena relação com os possíveis aliados de cada um, já que em um conflito, essa aliança poderia acontecer, creio que apesar dos EUA ser um defensor e mantenedor de Israel, não teria hoje condições de entrar num conflito desse, sobraria para França, Reino Unido e Alemanha.

  3. Mesmo que Israel ganhe uma guerra com a Turqui,se for só entre eles,sem o apoio do seu capanga,os EUA;ele ficará debilitado para o Ramaz,resbolá,guarda revolucionária e a sua trupe.

  4. A melhor coisa para nós e que um país da OTAN ataque a Turquia ae a OTAN vai se esfarelar ninguém vai mais quere ser aliado de uma fação que ataca seu próprios membros.
    Se OTAN acabar o mundo vai ficar mais seguro isso e Fato.

  5. se tiver uma guerra entre israel e turquia , israel ira vencer de “lavada” (pois israel nao é so aquele pedaço de terra é os EUA tb).

  6. Israel tem armas nucleares e a Turquia não.
    Engraçado que os “patrióticos” que querem que o Brasil tenha armas nucleares e que estão com a faca nos dentes esperando os yanques e doidos pra esfolar os “traíras”, parecem esquecer esse fato.
    Se não servem de nada pra Israel por que serviria para o Brasil?
    Por que não colocam na conta o arsenal nuclear de Israel? Será que os malvados sionistas ficariam mesmo atrás da Turquia nessa classificação?
    Se a Turquia, que não tem armas nucleares, não se intimidar e for à guerra, o que levaria os EUA a se intimidar, tendo ele mesmo o maior arsenal nuclear do mundo quando vier aqui no Brasil buscar as mulatas do Sargentelli? rsrss….
    De que adianta a Turquia ser mais bem armada que Israel se na hora que o bicho não tiver pra onde correr ele irá lançar suas armas nucleares tanto na Turquia quanto no resto do OM?
    Ou não vai e vai ficar com os seus arsenais nucleares intactos e perder vergonhosamente uma guerra que poderia ser vencida e ainda por cima, ficar fragilizado para que os inimigos ao redor aproveitem da situação e ataquem?
    Será interessante ver no que vai dar.
    Afinal, armas nucleares servem ou não pra dissuadir um agressor?

  7. Turkey is one of five NATO member states which are part of the nuclear sharing policy of the alliance, together with Belgium, Germany, Italy, and the Netherlands. A total of 90 B61 nuclear bombs are hosted at the Incirlik Air Base, 40 of which are allocated for use by the Turkish Air Force.

  8. .
    .
    Interessante Bosco… Israel ja declarou suas armas nucleares e ninguém ficou sabendo??? Onde está assinalado nesse gráfico acima as NuKes de estado hebraico que eu não vi??? Obviamente estamos falando do gráfico acima, que é o tema da matéria… mas quer desviar, vamos la!
    .
    E não era você mesmo que dizia que as armas nucleares são absolutamente obsoletas, não servem pra nada na guerra moderna e que ninguém pode usar pois geraria outros riscos de retaliação de nações externas???
    .
    Bem, eu sim pensei nas armas nucleares de Israel mas não as coloquei na mesa por não estarem no gráfico, além de pensar simplesmente que eles não as usem, as Nukes eu sempre considerei como arma de dissuasão, ao contrario de ti que não quer nenhuma nem pra dissuasão no Brasil, nem pra dissuasão… e falando nisso, quem disse que eles usariam, duvido muito que a comunidade internacional deixem eles usarem estas armas assim livremente, Israel é um país muito pequeno ao contrario do nosso, quem atacar eles com nukes cancelará o país do mapa… e a Turquia não possui essas armas, então a Comunidade internacional não aceitaria o uso delas… mas em caso de dissuasão contra uma nação que as possui seriam perfeitas!!
    .
    No mais creio que estas armas sejam sim de dissuasão pra Israel contra a Turquia, e creio que nunca a Turquia atacaria Israel, primeiro pela OTAN e depois pelas Nukes de Israel! Mesmo que no PAPEL das armas convencionais como afirmei a Turquia leva vantagem em todos os aspectos… e isso pra você que defende sempre as armas convencionais estaria claro e justo, mas… politicamente falando…
    .
    A turquia poderia usar as armas nucleares em seu território sem ter que esperar ordens do estrangeiro… medida em caso os grandes viessem a ser destruídos pelos Soviéticos antes dos satélites… não sei se é assim ainda, mas antes podia usar as armas em seu território sendo um membro da OTAN.
    .
    Nas convencionais leva ou não vantagem como afirmado?? Claro que sim!! Mas Nukes em jogo eu duvido muito!!
    .
    E sim lutar contra os traíras deste nosso Brasil que defendem a nação submissa e alinhada automaticamente é necessário, e espero que todos eles estejam cadastrados nas listas de potenciais(traidores) 5° colunas inimigas na ABIN em caso de guerra pra defender o Brasil de potencia estrangeira, e que se concretizar isso tudo tenham o que merecem!!
    .
    Quanto aos outros, faca nos dentes e prontos para morrer pela nação brasileira em missões para eliminar o inimigo invasor, seja la quem for!!
    .
    Valeu!!



  9. EUA salvam os judeus…FATO!!!

    D+ ..mesmo q. tivessemos a bomba.. vamos la 05 … seriamos burros de usar contra um PA… nãooo.

    so a bomba não basta.. tem que ter meios de atingir a capital de qualquer ..futuro.. inimigo

  10. .
    .
    Se for em caso de ataque nuclear não Bosco, eles podem usar as que estão dentro do território deles sem esperar autorizações, desde que sejam vitimas ou tenham a certeza de um ataque nuclear iminente contra eles… é uma regra da Guerra Fria, onde as nações satélites poderiam até sobreviver mais tempo que a metrópole(USA) a um ataque soviético à surpresa, e obviamente a URSS atacaria os USA antes das nações periféricas da OTAN… tem que ver se vale ainda hoje essa regra, não tenho certeza que seja ainda operativa devido ao fim da guerra fria, mas pela praticidade pode ser que ainda esteja de pé!!
    .
    E aqui entra o que disse antes, a Otan não vai deixar uma guerra entre Israel e Turquia entrar nas vias de fato… muito arriscado!
    .
    Valeu!!

  11. Eu também fiquei sabendo das armas de Israel por vocês que se indignam deles terem, se não me engano, umas 200.
    Não tem não?
    Eu nunca disse que são obsoletas e sim que estão a caminho de ficarem, desde que o pretenso inimigo seja dotado de meios tecnológicos apropriados.
    No caso específico do Brasil eu só acho que demoramos demais e agora é tarde. A porca já torceu o rabo e perdemos o bonde da história.
    Basear a defesa do Brasil em armas nucleares é ineficaz e não vejo nenhum cenário que nos seja favorável tendo em vista o inimigo perpétuo do Brasil que possui capacidade de nos aniquilar.
    Pelo visto você considera traíra toda a cúpula do governo atual porque que eu saiba estamos muito bem com os EUA.
    Não vejo por parte de nossos governantes nenhuma neurose ou movimentação no sentido de achar que os EUA sejam uma ameaça iminente ou mesmo de longo prazo.
    Quando e se essa ameaça se concretizar estarei do lado do meu país. Até lá me reservo o direito de não querer que meu país faça parte da banda podre e prefiro que continuemos a ter relação com os americanos que ficar batendo palminha pra terroristas e ditadores.
    Esses brasileiros sim são traíras e devem ter seus nomes cadastrados na ABIN por incitarem nosso alinhamento automático com terroristas e ditadores às espessas do bem comum, por pura orgia intelectualoide.
    Não trarão nenhum benefício à Nação salvo nos empurrar para um beco sem saída e no final ficarão vendo tudo pela TV.

  12. .
    .
    Israel pode ter quantas quiser, basta que se use o mesmo peso para julgar eles e os outros que assinaram ou não o TNP! E sim, cerca de 200 unidades segundo alguns analistas, mais da metade delas antigas, coisa dos anos 60… deveriam fazer como a França que testou suas velhas armas para ver se funcionavam ainda no atol de mururoa, mas isso seria admitir o possesso das mesmas… e a cara dos USA ia pra chon!!
    .
    Quando foi que eu disse que devemos estar mal com os USA??? Eu digo que eles são o risco para a nossa soberania, e são mesmo o único verdadeiro risco para o Brasil, isso não quer dizer ficar antagonizando eles sempre, não, sempre falei que devemos ter sim boas relações civis com eles, mas nada de militar!! Procura ai, vai achar eu falando isso!!
    .
    E ficar nessa posição de suspeita contra os USA não quer dizer ficar a favor de ditadores e terroristas, e nem que estamos protegendo os Sauditas ou o grupo JuJullah que faz atentados terroristas encomendados no Irã, somente que em questões militares devemos ter o pé atras com eles!!
    .
    E se a porca torce o rabo no Brasil eu sou um dos chamados para a resistência até o fim contra o inimigo, ainda bem, pois ver pela TV seria depressivo demais!!
    .
    Valeu!!

  13. no caso de uma querra,se ouvesse,israel venceria por pequena margem,porem sairia FALIDO e NUNCA MAIS seria nem metade da potencia que e hoje.

    ganha um pirulito quem advinhar qual pais dominaria por completo todo o oriente medio depois do fim da guerra e como israel e turquia no bico do corvo e sem capacidade de reacao.

    so uma diquinha ta,esse pais e conhecido por fabricar os melhores tapetes persas do mundo.

  14. Se tivesse que torcer considerando estritamente a geopolítica, torceria para o embate entre Israel e Turquia, assim como disse o amigo acima, os EUA atacariam a Turquia e a OTAN ia se debandar, mas como milhares de pessoas iriam morrer, torço para que a situação entre os 2 países continue do jeito que está.

  15. Quem disse que a Turquia não tem acesso as armas nucleares que la estão?Uma cota é para uso dos EUA 9a maior) e uma cota para uso da Turqui ( a menos ) mas tem sim.Se em um conflito com Israel os EUA se meterem ou a Europa tomar partido contrario a Turquia a OTAN se esfarela e a Turquia ja flérta com BRICs a algum tempo e a OTAN lhe deu beneficios esses dias para lhes adularem.A OTAN não cogita perder a Turquia e se houver uma guerra vai ficar Israel e Turquia no mano a mano com os EUA assessorando Israel por baixo dos panos e a Europa em xeque porque terão de servirem a Turquia com assessoria espacial.E ai?Seria mais sensato Israel se desculpar publicamente e tentar botar uma pedra sobre isso mas para Judeu humildade não é virtude e sim vergonha e sendo assim preparem-se Judeus para a primeira chambada que vem acompanhada de crescente descontentamento popular e massiça votação a fovor do Estado Palestino na ONU.Seus dias de discordias,intrigas e genocidios estão contado Israel e o como diz seu proprio Deus que lhe repudiou os conhecereis por póvos extrangeiros.

  16. seria uma boa hora para ver ate onde vai a supremacia americana , turqui fas parte da Otan e israel tem como aliado estratégico do EUA . pra min a turquia leva essa os americanos não entrarão em mais uma guerra pois não tem dinheiro e se entra vai entra em um buraco econômico que vai ter de corta muitos gasto militar apos algum conflito e com isso ficar frágil militarmente, turquia e membro da Otan que não deixaria um pais não membro acabar com um de seus aliados e se deixar oque vai ter de pais comprando armas.

    BRASIL : em meu ponto de vista o brasil tem de se armar com armas nucleares sim mais não so com isso com outros armas e principalmente com sistema anti-aéreo e fragatas e submarino , caças ( sim soque deve se escolher o caça e tb um aliado no cado dos francês , suecos os americanos não iram chiar soque não adiantara nada ter caças caros ou baratos soque pouco dissuasor a outra opção seria os russo com um ótimo caça soque os EUA ia chia e futuramente poderia tem um conflito )

  17. Isarel não é essa coca cola toda. Precisa de ajuda dos EUA demais para sobreviver. Todas as armas sofisticadas que Isarel tem vem dos EUA.

    Isarel pode ter arma nuclear , mas já mais vai usar, pois usar uma arma nuclear nessa região varreria muitos paises nessa região. E uma ataque nuclear por parte da Turquia varreria Isarel, Palestina , Síria e por ai vai..

  18. rsrsr..esse site é fraco. Para se ter uma ideia olhem a classificação do Brasil. Lá somos fortes hauahau… Eles acham que guerra é videogame.

  19. Ninguém tem certeza das armas nucleares de Israel, se eles tiverem serão modelos antigos derivados dos nukes sul africanos.

    Eu mesmo duvido muito que Israel tenha esse tipo de armamento, se tivesse já teria admitido, já que o principal objetivo dessas armas é a publicidade.

    A unica certeza é que no mar, Israel levaria uma sova, já na guerra aérea a coisa ficaria interessante, com vantagem óbvia de Israel.

    E a Turquia é membro da OTAN e Isral aliado dos EUA, os ianques lavariam as mãos.

  20. Superioridade aérea conta e muito
    Na batalha de Midway drota japonesa era poderosa tinha e olhem quem ganhou os japoneses tinham 8 porta-aviões
    11 couraçados
    22 cruzadores
    65 contratorpedeiros
    21 submarinos
    Os americanos tinham ~
    3 porta-aviões
    8 cruzadores
    5 contratorpedeiros
    E Israel tem superioridade aérea que como eu ja disso e bastante importante

  21. Bosco
    Pense nisso,
    Se mais uma bomba atomica for detônada contra um povo,
    Não havera mais tratado algum que impesa sua produção…
    Vai ser um Deus nos acuda,
    Todas as nações anti-EUA, anti-Tudo, vão fazer as suas.
    .

  22. Meu povo infelizmente os EUA não estão debilitados no seu poderio militar e sim economicamente. Em caso de apoio a aliados como Israel provavelmente não faltariam fogos de artifício. Essa guerra nunca acontecerá diferente dos militares os diplomatas tem estratégias de acabar com a crise no oriente e África mostrando aos falcetas desarmados como Kadaf e outros que se não envergarem, uma crise muito maior aconteceria no quintal deles e a brilhante seleção natural de uma guerra entre Turcos E Judeus eliminaria esses governos ao seu final ganhe quem ganhar.
    Com relação a Israel incomodar os Turcos não é de hoje e se eles não tivessem permitido talvez o estado nem sequer estivesse lá.

  23. Não acredito que haja guerra entre os dois por causa do incidente nos navios de ajuda humanitária; uma guerra tem que ser pensada em seus motivos e em seus ganhos, ambos os paises perderiam sobre todos os aspectos; melhor seria Israel ceder e é isso que vai acontecer!Não esqueçam os amigos que Israel venceu guerras improvaveis e contra todos os seus vizinhos, contra todos os prognósticos de perderia!

  24. Deus protegera a terra de Israel Então não tem pra ningem
    nem OTAN.
    E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus, a qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates. E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles.” [Apocalipse 9:13-16].
    “Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação.” [Lucas 21:20].
    Eis que eu farei de Jerusalém um copo de tremor para todos os povos em redor, e também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém. E acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a carregarem certamente serão despedaçados; e ajuntar-se-ão contra ela todo o povo da terra.” [Zacarias 12:2-3].
    Jesus predisse que um dos sinais do fim dos tempos será o cerco de Jerusalém
    Quem tem um poder para recrutar 200 milhões de soldado

  25. O MUNDO NA VISÃO MARVEL
    .
    .

    Meu Deus,achar que a bomba é tudo e esquece que ela é nada ao mesmo tempo, dependendo contra quem a utilize.
    .
    Uma bomba atômica hoje ela resolve uma batalha que pode até decidir uma guerra,eu disse pode,hoje em dia,nos tempos atuais.
    .
    Na II GM,quando ela foi usada covardemente pelos EUA sobre o Japão,já rendido antes de ser massacrado pela nefasta bomba;naquela época só os yankes tinham ela,só mente eles.
    .
    Caso Israel a utilize e aniquile todo o Oriente médio,que eu não duvido,fico imaginando o estado de Israel depois disso,se acham que os árabes ou persas são como os japoneses;só em contos de revistinha em quadrinhos,mangas,gibis; para pensar assim.
    .
    Israel está em uma cruzilhada graças aos seus estúpidos governantes que não sabem dialogar,a não ser submeter e coagir os mais fracos,os palestinos.
    .
    Cada um se defende com que tem;os israelenses,com bomba atômicas,fósforo branco,armas sofisticadas ,mentira e dissimulações;os palestinos com os seus corpos(Homens bombas)e foguetes caseiros e uma táticas que eles,os palestinos,aprenderam com os israelitas quando estes chegaram na palestinas,o terrorismo;afinal, os israelitas foram pioneiros no Oriente Médio, utilizando tal tática contra os britânicos e palestinos que já ali residiam.

  26. Israel não tem apoio dos EUA contra a Turquia, afinal, ela é fundamental para deter o avanço do Irã e da Russia. Uma Turquia fora da OTAN e aliado do Irã e da Rússia seria mais um desastre para os EUA, Israel não vale isso, e os EUA sabem disso.

  27. A verdade amigo Bosco, e que nao estamos no OM, e se o brasil tivesse armas nucleares nunca pensariam em nos invadir,ficar babando ovo de americanos e facil(escravos para sempre) dificil e se impor e dizer nao. Apoiar ditadores eu tbm nao concordo, porem os E.U.A impoem sua ditadura no mundo e ninguem fala nada,pelo contrario ate elogiam, dizem ser a favor da intervencao em outros paises e tudo mais. Concordo com o francoorp e discordo da sua sujeicao aos E.U.A para o Brasil sobreviver, Independencia ou morte!!!!!

  28. Discordo de alguns comentários e acho que Israel sairia vitorioso mesmo sem usar Armas Nucleares. E Também Nao sairia falido. Eles tem muita experiência em guerras e provavelmente Nao esperariam um ataque turco para se defenderem, atacariam primeiro ao menor sinal em que percebessem que a guerra fosse inevitável. So isso já acabaria com grandes chances de uma resposta eficiente da Turquia. Na Guerra do Yon Kippur, Egito e Síria tinham pessoal e equipamentos numericamente MUITO superiores aos Israelenses, e mesmo assim Nao obtiveram êxito na sua campanha. Agora o cenário pode ser diferente, mas Israel tem garras mais afiadas que qualquer pais da região.

  29. Os israelenses conhecem mais o f-15 do que os próprios americanos. E não podemos deixar de expor que este caça é um grande! caça.
    Deveriam eleger uma comissão independente composta pelos mais diferentes países para fiscalizar as ajudas humanitárias para lá. E que fosse transparente!.. mostrando ao mundo o conteudo das embarcações. Mas isto é pedir demais né? Melhor continuar esta briga de criança: ‘ eu quelo! quelo!’
    Torço pela turquia. Se o lado palestino começar a atacar com o que tiverem em suas mãos será pior para eles mesmos. Por isto acho improvável. Aquele campo de concentração tem de acabar. Porque não tem revolta popular na palestina? Alguém já se perguntou quanto a isto?

  30. Israel e Turquia são aliados dos EUA, e este não pode apoiar esse ou aquele, vai tentar colocar panos quentes e acalmar o povo por lá.

    Concordo com o R22, Israel deve ser a Força Militar mais bem treinada e capacitada do mundo, e são capazes de bater de frente contra forças maiores em número. Sua IAF é capaz de equilibrar as coisas.

    []’s

  31. R22 se israel fazer um ataque prevetivo a Turquia invocar a cláusula de defesa mútua da Carta da OTAN para a assistência.

  32. Meu caro Game_Over,
    Eu não babo os americanos e nem sou a favor que o Brasil se sujeite aos EUA.
    Simplesmente não fui acometido do vírus da americanofobia, que vem acompanhado do antesemitismo, antiredeglobismo e antiotanismo. Sem falar de outros efeitos colaterias comuns a todos.
    E olhe que no caso da Líbia sempre me mostrei radicalmente contra a intervenção da OTAN.
    Eu sou a favor de que o Brasil seja um país responsável, com o peso que merece no cenário mundial.
    Ao contrário de muitos não tenho baixa auto-estima e não julgo o Brasil uma rapariga de americanos e não acho que se comprarmos esse ou aquele caça, esse ou aquele helicóptero, esse ou aquele míssil, nos tornamos submissos.
    Não pinto o diabo mais feio do que já é.
    O problema é que muitos aqui já entram no blog não para analisar a matéria, mas para postarem palavras de ordem.
    Não importando o tema e não vendo o contexto recitam o mantra independente do conteúdo da matéria, sempre no sentido de demonizar esse ou aquele outro.
    Tudo é pretexto para sentar a lenha ou nos EUA, ou em Israel, ou na OTAN, ou nos britânicos, etc, mas se calam quanto a outros tão ruins ou piores.
    Ou seja, se representa um antagonismo aos americanos automaticamente é nosso amigo.
    Eu de minha parte, mesmo que tivéssemos que nos alinhar automaticamente com os EUA talvez achasse melhor que a solução encontrada pelos cubanos, norte coreanos, venezuelanos, iranianos, iraquianos, afegãos, etc, que pensam igualzinho muitos colegas aqui.
    Prefiro exemplos como da Alemanha e Japão, só pra citar dois exemplos de países que foram completamente arrasados e agora seus povos gozam de índices de qualidade de vida invejáveis.
    Quanto à defesa nacional, sou a favor de forças armadas convencionais modernas e poderosas.
    Podemos sim ter num primeiro momento forças convencionais capacitadas e só então acarpetar o caminho para se necessário no futuro termos forças estratégicas dissuasivas.
    Não adianta é ficar arrotando caviar agora, onde temos os piores índices de qualidade de vida, de corrupção e de eficiência do serviço público mundial.
    Essa patriotada ingênua, barulhenta e histérica é um desserviço à Nação que só satisfaz a uma corrente que teima querer que o Brasil continue como é ad eternum, já que parece estarem se dando bem do jeito que as coisas estão.
    Não me admiraria se todos não mamam nas tetas do Estado, pra não dizer, do governo.
    Uma nação que busca ter um bomba nuclear e ICBMs antes de dar o mínimo de condição de vida para a maioria de seus cidadãos seria uma nação detestável e seus governantes não seriam dignos de crédito e de respeito nem no cenário interno e muito menos no externo.
    Nós não precisamos ser uma Coréia do Norte ou um Irã.
    A maneira mais fácil de se conseguir colocar a charrete na frente dos bois é criar a eminência de perigo ao nosso país e a possibilidade da nossa soberania sobre a Floresta Amazônica ser contestada e para isso seríamos, pasme, “invadidos” pelos americanos ou pela OTAN.
    Do ponto de vista estritamente militar a melhor dissuasão é termos forças armadas convencionais de alto nível.
    Isso sim poderia ter capacidade de dissuasão.
    Armas nucleares para evitar a “tomada” da Amazônia não teria serventia pratica alguma já que não poderíamos usá-las sob pena de sermos devastados.
    Diferente do que ocorre no caso de Israel que teria sua sobrevivência em jogo e pode sim apelar para armas nucleares, caso os antisemitas estejam certos e eles a tenham mesmo.
    Se tivéssemos uns 15 submarinos convencionais, a longo prazo mais uns 5 ou 6 submarinos nucleares, mais uns 120 caças de última geração, um exército profissional, bem equipado e altamente móvel, ninguém nos faria reféns de nossa própria vulnerabilidade e aí sim poderíamos vender caro uma agressão.
    Num futuro mais distante, onde já seríamos uma peça forte no tabuleiro estratégico mundial, poderíamos reivindicar o direito de termos armas nucleares caso julgarmos oportuno.

  33. Parece que esse site quer saber mais da quantidade do que a qualidade
    Desde quando e que a Etiópia tem umas forças armadas melhores que o Chile
    A Etiópia pode ter mais 400 aeronaves que o Chile,mas de que e que isso serve se a maioria e obsoleta
    Quantos aos primeiros lugares parece ta tudo bem mas quando passa a partir do 15 e só asneirada

  34. Comparar os atores da guerra dos seis dias com a Turquia atual é uma grande viagem, a turquia tem equipamentos tão bons quanto os israelenses e tem uma força bem treinada , fora o PIB quatro vezes maior, então não seria a mesma coisa daquela guerra em que os “inimigos” de israel combatiam com armas obsoletas nas 3 forças.

  35. Mas não se esqueça que a Turquia não esta ligada por terra a Israel
    Israel venceu praticamente todas a guerra em que estava em desvantagem: na 1ª guerra Israelo-Árabe Israel estava a combater contra Egipto( 5.000 homens) Siria(4.000 homens, apoiados por tanques franceses R-35) Jordânia(5000

    homens) Líbano (2000 homens) Iraque (7000 homens) Israel tinha 60000 homens e apenas 10000 espingardas, 4 canhões de um modelo anterior à I Guerra e 3600 espingardas-metralhadoras,e adivinhem que ganhou a guerra Israel.
    E na guerra dos seis dias as 3 forças estavam obsoletas devido ao ataque da força aérea de Israel que destruí mas de 400 aviões e graça a isso teve superioridade aérea ganhando facilmente a guerra

  36. Então veremos se Deus vai descer do céu e destruir os Turcos pois eles escoltarão seus navios e Israel como é intrasigente,orgulhosa e não conhece a humildade vai fazer gracinhas e vai ter merda.Ai vamos ver se voces vão ficar recordando as muralhas de Gerico e a guerra dos seis dias porque para todo arrogante a primeira derrota é a ultima porque como diz seus livros de supersticionismo enfabulado NÃO RESTARA PEDRA SOBRE PEDRA rsrs E voces acham que tanto os EUA e a Europa vão bancar um racha na OTAN?Lhes garanto que a manutenção da OTAN unida nesse momento é mais importante do que a intransigente Israel.Não fomentaram ventos de guerra agora ate o povo Judeu ja esta se cansando de pagar e muito caro a manutenção deste sistema xenofobico genocida.Muchachas que ver vossas caras cheias de experteases e adoração de Vampiros como vai ficar quando o primeiro Dracula receber uma estaca de madeira no meio do peito rsrs Isso aqui vai virar o muro da lamentações rsrs e seus profetas ressuscitarão para lamentarem juntinho com voces rsrs O Senhor Deus odeia o soberbo e foi ele mesmo quem amaldiçoou Israel rsrs

  37. rsrs rsrs o Chile né e que supremacia heim F16 carecas e banguelas e agora ate parafusos e arruelas para eles estão condicionados por falta de GRANA rsrs rsrs

  38. Garanto q em uma escaramuça entre os Turcos e os judeuSS os ianks vão trair os Otomanos,dando ligistica aos seus srs.de sião…fizeram isso em 1982 c a argentina x ingleses, trairam o TIAR…Quem viver verá.

  39. Só queria deixar um comentario, quem acha que armas nucleares não faz diferença esta totalmente enganado, logicamente que em uma gerra estas seria utilizadas em uma ultima opção quando não restarem mais alternativas quando a soberania do Pais estiver em xeque e não restar mas nenhum recurso. No caso do Brasil estas armas seria importantes uma vez que somos o pais que mais tem recursos naturais do mundo, mesmo que não houvesse condições de agressão a outros paises estas armas poderiam em ultimo caso ser utilizadas ate mesmo dentro do proprio territorio em ultima decisão a ameaça a soberania da nação. Pode acreditar quem tem armas nucleress sempre tem coragem de ultiliza-las caso necessite. Imagine o Brasil invadido pelo Estados Unidos, será que o fato do Brasil possuir uma bomba nuclear não os faria pensar muitas vezes tendo em vista que estamos no mesmo continente e portanto bem proximos? pense nisso! Infelizmente a unica maneira de se impor é pelo poder Belico.

Comentários não permitidos.