Commodities: Índios querem participar da mineração

http://www.professorjuniorpaiva.com.br/wp-content/uploads/2011/06/indios-contra-belomonte.jpg

Por PAOLA CARVALHO

Índios da chamada Amazônia Legal -cerca de 25% do território brasileiro onde é proibida atividade econômica- se mobilizam para defender a mineração nessa área.

Representantes de etnias do Brasil, da Colômbia, do Canadá e do Alasca preparam uma “carta declaratória” aos governos brasileiro e colombiano.

O documento, resultado de encontro na Amazônia, aborda os direitos indígenas à terra e o apoio à mineração.

“Solicitamos ao Estado brasileiro a aprovação da regulamentação sobre mineração em territórios indígenas, porque entendemos que a atividade legalmente constituída contribui com a erradicação da pobreza”, diz a carta à qual a Folha teve acesso.

A mineração em terras indígenas é debatida desde a Constituição de 1988, que permitiu a atividade nessas áreas, caso regulamentadas.

O projeto de lei nº 1.610, que trata dessa regulamentação, está em tramitação no Congresso desde 1996. Em junho, foi criada uma comissão especial para as discussões.

“Já passou pelo Senado e pela Câmara e está em comissão especial, que levará o texto ao plenário”, diz o senador Romero Jucá (PMDB-RR), autor do projeto.

Marco Antônio Oliveira, superintendente do Serviço Geológico do Brasil, ligado ao Ministério de Minas e Energia, diz que a atividade pode ser o caminho para os índios saírem da miséria.

“A ideia é que o pagamento de royalties seja distribuído entre as comunidades e que os índios sejam capacitados para trabalhar na cadeia produtiva”, afirma.

“A mineração pode melhorar muito a nossa situação”, diz Bonifácio Baniwa, que nasceu na tribo Baniwa, na Amazônia, e hoje é secretário de Políticas Indígenas do governo do Amazonas.

Mas não há consenso entre os índios. Para Francisco Apurinã, da Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), a atividade pode levar danos ambientais, culturais e sociais às tribos. Segundo ele, essa discussão deve estar no Estatuto dos Povos Indígenas, não em projeto de lei.

Fonte: Folha de S.Paulo via Resenha

22 Comentários

  1. .
    .
    HA.HA.HA… está ai a sementinha do mau que muitos sabíamos que viria à tona mais cedo ou mais tarde… do you speack english??? Yes, I’m Indio in Brazil!!!
    .
    Vergonha… Culpa de todos nós!!

  2. Eles estão corretos !

    O Governo Federal ha muito tem abandonado o seus cidadãos incluindo os índios !

    O governo só se movimenta na marra !

    Agora eu quero ver se não fazem alguma coisa !

    Os índios querem estudar , ir pra faculdade , trabalhar , produzir , ganhar dinheiro , querem remédios e hospitais de qualidade , água limpa pra beber , acesso á tecnologia e tem muito pra oferecer ao Brasil e ao planeta !

    Esses políticos e juízes ladrões , agora terão que resolver na marra e rápido !

    A conversa fiada das ONG’s PICARETAS de que índio quer viver no mato peladão pra sempre , comendo macaco , onça ,tapioca , caçando e pescando feito o homem de Nendertal é conversa fiada para o Brasil não se desenvolver e povoar a Amazônia e se tornar a maior pot~encia do planeta , pois , após esse desbravamento só precisaría-mos da dissuasão nuclear pra nos tornar a maior potência econômica e militar do planeta e os EUA e seus asseclas sabem disso !

    Eu apóio os índios !

  3. e aqueles cabecudos de brasilia querendo isolar os indios,como o general heleno mesmo diz:”depois que o indio experimenta dorflex,nao quer mais saber de xaman”

  4. Desde quando são os índios que estão pleiteando ROYALTIES???? São índios mesmo???? Índio, pela Constituição Federal é OUTRA COISA e, antes de ser TERRA OU RESERVA INDÍGENA, é TERRA DA UNIÃO, então, é DE TODOS.

  5. Indio não qué mais pipoca… indio qué po… em homem branco, naturalmente…rsrsrsr… isso que dá dar asa pra cobra… qndo digo que essa historia ja tem mais de 80 anos, os lagartichas esperneiam… tai… vamos ter que passar o rodo geral pra poder livrar o pais dos proprios brasileiros… vou dar uma de Dandolo: encontrou gringo na selva sem autorização do governo… tiro na nuca e deixa la mesmo pras onças… o problema é que provavelmente estão lá com conhecimento e autorização do nosso governo… se não, então porque o ILUSTRISSIMO SR. luiz ingnacio assinou aquele documento lesa-patria da RAPOSA SERRA DO SOL? hein, hein?… com a palavra os nobres defensores dos oprimidos selvagens… não tão selvagens assim… rsrsrrsrs…

  6. Agora eu me pergunto, por que as “etnias” do Canadá e do Alasca estão preparando uma “carta declaratória” aos governos brasileiro e colombiano, e não aos seus respectivos governos?

  7. índios… querem dinheiro para manter sua cultura , dinheiro para sair da miséria só falta eles pedirem aluguel por nos usar a terra que e do povo brasileiro . os índios estão intendendo o capitalismo.

  8. Territórios Indígenas – tai o Estado Brasileiro abençoado por tantos legisladores idiotas, vai começar a experimentar o gostinho da ganancia dessas minorias. Aliás, eu também quero minha parte nesse dinheiro, pois, sou fruto de miscigenação entra indio, branco e negro. PARABENS POLÍTICOS.

  9. É melhor acabar com essa historia de uma vez por todas e iniciar um processo de aproximação com esses índios e mostrar a lei a eles antes que coloquem os pés pelas mãos.
    Os caras querem doce de bala a eles!
    Acorda índio brasileiro esses 25% de Amazônia não vão ser tocadas,nem por índio de fora muito menos por brancos de fora!
    Selva!!!

  10. Era esse tipo de coisa q eu e mt outros pedimos oa mLula q evitasse, o próximos será a raposa terra so sol, com alguma atitude bem pior e + com consequências p td o país…tem q se colocar mt soldados dentro da mesma e mt bem equipados e expulsar td os estrangeiros q lá se encontram, as todas das ONG’s e p ontem, srs, p ontem e mt urgente tal ação.Sds.

  11. Ademar Vila Nova ….. até poderia ser do jeito que vc sugere, mas antes deve-se mudar a forma que o estado brasileiro enxerga legalmente o indígena e passar a trata-los (ao menos os já aculturados, que são a maioria)como cidadão comum, passiveis de responder por seus atos na justiça como qualquer brasileiro….O que nao pode é dar mais beneficios como direito a royalties o que significa ter muita grana na mão e consequentemente poder….em todos os sentidos, poder de compra poder de pressão.
    torna-los poderosos dentro do territorio brasileiro ja contando com o apoio das grandes potencias….dai pra declararem autonomia ou independencia é facinho facinho…alias acho que isso tudo ja esta sendo orquestrado de fora pra dentro.
    Vamos mudar o modelo indigenista….vamos inseri-los na sociedade respondendo de igual para igual com os outros cidadãos brasileiros perante a justiça … tendo direitos e deveres….com direito a propriedade….mas com obrigações com o estado, sem benéces características do modelo atual..
    Cuidado gente…sento um movimento nefasto por tras disso.
    Nao existe indios brasileiro…existe brasileiros indios……o estado precisa mudar sua postura….acho que seria bom para todos….principalmente para os indios…que irao gozar de um vida muito mais saudavel que eles tem hoje no meio da floresta…vamos evoluir gente…manter indios isolados só interessa aos nossos adversarios no mercado internacional.

  12. É né antes perdermos para os Indios do que para os gringos né rsrs Isso tudo é uma orquestração extrangeira.Primeiro querem dinheiro e depois pleiteiam suas independencias e os extrangeiros trocam com eles apitos por nossas riquesas rsrs Não são voces mesmo que endeuzam politicos e diplomatas Brasileiros?Sabem de uma coisa esse Brasil de minorias fracionado e se esfarelando vai sobrar tudo para todos menos para os Brasileiros rsrs Todo povo de merda tem os politicos de merda que merece rsrs A reciproca é verdadeira rsrs Que é um povinho de merda adiministrado e gerido por bandidos de todos os tipos não resta a menor duvida rsrs mas eu os amo mesmo assim rsrs porque infelizmente tambem sou um deles rsrs Pra frente Brasil porque pra taz fica tudo o que temos rsrs e o deserto nos aguarda rsrs Vamu ki vamu Cambada.

  13. Porque indio do Alaska se metendo por aqui, ai tem, minerar em reserva indigena somente brasileiros, inclusive trabalhadores e sem ONGS estrangeiras ou bancada por estrangeiros, e a renda disso revertida em prol da União que ai vai ditar como aplicar nas reservas, nada de dinheiro direto para os indios, ora eles dizem que não queriam nada da chamada civilização porque agora querem o pior que é o dinheiro, é cada uma.

  14. David Queiroz, boa pergunta! Se a mão daquele que estiver conduzindo o Brasil não for forte e corajosa, vamos ver o território brasileiro sendo todo loteado, por americanos, canadenses, franceses, e outros bichos mais. A Constituição brasileira diz que o Brasil é soberano na sua extensão territorial, então não tem o que índio reivindicar nada, o governo tem que dar uma vida digna para todos os brasileiros, incluindo aí os índios, e cuidar para que o nosso dinheiro não saia pelo ralo da corrupção.

  15. É simples, indio quer $ para poder estudar, ir pra faculdade e trabalhar na cadeia produtiva? Então vamos fazer o bolsa passagem de ida e volta. Funciona assim:

    O indio que quer estudar, ir pra faculdade e trabalhar ganha passagem quando concluir o ensino medio para alguma cidade e lá ele vai fazer uso da cota indigena pra entrar na faculdade, que desistir ganha passagem de volta e volta a ser indio de verdade.

    Resumindo, se quer ser um cidadão comum ele tem que sair de onde está e possuir apenas os direitos civis comuns.

    Se quer o que existe fora da floresta, QUE SAIA DA FLORESTA.

    Resolveriamos dois problemas juntos: Falsos indios e a possivel perda da soberania sobre estas areas.

  16. Uma pergunta!! Como diz aquela marchinha de carnaval…Indio não quer apito??.Bem pessoal já que chegamos a esse ponto,fica claro aquela hipocrisia de ongs,ibama,para manter os indios em estagio primitivo e depois retalhar grandes porções do territorio nacional pra doar a eles.Sou contra essa politica burra,mas tambem concordo com o Adilson.Oferecer pra eles royaltes seria com um tiro no pé,pois se tornarian poderosos demais dentro do territorio nacional,além do mais,poderian ser influenciados por certas nacões do norte a usar esse dindin pra comprar armas e pleitear uma possivel emancipação.O que fazer??????????.Bem como todos sabem toda a nossa vida social é regida pela constituição,sendo os indios cidadãos brasileiros,os mesmos deven estar sujeitos a ela.Que seja definido isso pelos parlamentares!!.Cumprido isso,sou a favor de realizar a exploração das reservas,distribuindo uma pequena parcela dos royaltes para melhorar as condições de vida nas aldeias,como escolas,hospitais,universidades etc,e o restante do dinheiro depositado em fundo estrangeiro,como no caso do pre-sal,a ser usado pelas futuras gerações.A proposito!!Isso deve ser feito por empresas credenciadas e fiscalizadas por IBAMA,POLICIA FEDERAL,RECEITA FEDERAL,feito isso nada contra eles quereren ser civilizados!!!!!!!!

Comentários não permitidos.