Censura britânica

http://www.portaldasnoticias.com/wp-content/uploads/2011/07/Twitter-censura-TT.pngPor Felipe Marra Mendonça

O Twitter teve papel fascinante nos distúrbios de Londres e mostrou o quanto podem ser importantes as redes sociais no período em que as mídias tradicionais não conseguiam acompanhar o que acontecia nas ruas da capital britânica.

Os primeiros indícios de que havia algo de errado em Tottenham, em 4 de agosto, chegaram a muitos londrinos pelo rádio. A Radio 5 Live, principal estação da BBC para notícias e esportes, começou a receber relatos de um ônibus em chamas durante a transmissão de um programa de debates sobre a pré-temporada dos times do campeonato nacional de futebol. Pouco depois um ouvinte entrou no ar e passou a relatar a batalha campal entre policiais e manifestantes, mas os canais de televisão não davam qualquer destaque ao que acontecia.

Com o passar das horas, tanto a BBC News quanto a Sky News, canais de notícias, mobilizaram equipes para o local e transmitiram imagens dos incêndios em Tottenham. O problema para os jornalistas e produtores dos canais era que as mesmas câmeras que mostravam os distúrbios para o mundo também permitiam identificar os manifestantes que tocavam fogo em carros de polícia, ônibus e edifícios. As equipes foram atacadas e tiveram que fugir rapidamente. Rádios e canais de televisão ficavam repetindo o que se sabia e mostravam imagens gravadas.

O Twitter passou assim a ser a principal fonte de notícias para quem queria informações atualizadas e confiáveis do que se passava em Londres. Dois repórteres conseguiram continuar com relatos do que acontecia na região: Paul Lewis do Guardian (@paullewis) e Ravi Somaiya, correspondente londrino do New York Times (@ravisomaiya). Somaiya chegou a comentar que gangues passaram a “confiscar” telefones celulares que ficassem expostos, mas continuou com suas notícias de 140 caracteres ao longo da noite.

Além de se tornar importante -retransmissor do que acontecia -pelos bairros- da capital, o Twitter passou também a -auxiliar os repórteres que cobriam os distúrbios. Tanto Lewis quanto Somaiya, além de produtores dos canais de notícias, passaram a guiar suas coberturas a partir de sugestões dadas por usuários distribuídos pela cidade e por outros cantos da Inglaterra que se viram tomados por saqueadores nos dias seguintes, como Birmingham e Liverpool.

É exatamente a importância desse papel informativo do Twitter que demonstra o quanto é obtusa a ideia defendida pelo primeiro-ministro conservador David Cameron perante o Parlamento britânico em 11 de agosto. O governo pretende monitorar e por vezes interromper o funcionamento de redes sociais caso sejam usadas para organizar distúrbios e saques, como de fato aconteceu por toda a Inglaterra durante aquela semana. É uma tarefa praticamente impossível, felizmente até por motivos legais. Tentar monitorar em tempo real milhares de mensagens para coibir o crime é quase impossível, além de ser um cerceamento perigoso da liberdade de expressão. Um governo que pensa seriamente em adotar essa medida não pode depois pedir a regimes autoritários, como o governo britânico fez com Tunísia, Egito, Síria e agora Líbia, que não desliguem suas redes.

Fonte: CartaCapital

14 Comentários

  1. .Esa ea Famosa Democracia Britanica
    um exemplo p mundo

    povinho que acredita nisso e suporta vive numa

    DISNEY DA INLUSAO

    Um governo que pensa seriamente em adotar essa medida não pode depois pedir a regimes autoritários, como o governo britânico fez com Tunísia, Egito, Síria e agora Líbia, que não desliguem suas redes.

    quem pensa que eles forao la pelos governos autoritarios e pelas paz e liberdade .vive num brainwash FERRADO

    tenho pena desa gente

  2. É o medo das elites da guilhotina, o próprio ministro deles quer fazer voltar o SÉCULO 19 dentro de casa, sem comunicação fica fácil de manipular as massas com mentiras que não colam mais.
    A informação ao vivo não dá pra mentir e isso não interessa. Pregam tanto a democracia e agora que a guilhotina está sendo afiada dentro de casa, o medo vem a tona, tem até rico francês querendo dar uma de robin hood.
    ———-
    http://2.bp.blogspot.com/_2BDr_EtnTVQ/TJkB5tzMstI/AAAAAAAABb4/4RRkpY0k0z4/s320/guilhotina.jpg

  3. .
    .
    E depois tem anglo-Americano filo que diz que eles pregam e praticam a democracia e que censura é coisa do Irã… vejo que agora engoliram mais essa mentira!!
    .

  4. Não e por nada mas eu sempre gostei deste site mas eu reparei que nestes últimos tempos o site tem-se tornado mas parcial e quando eu digo parcial digo anti-OTAN, eu não quero saber,mas gostava mais do dite quando este era mais imparcial
    Cumps.

  5. Taca,
    Por favor, primeiro, pode explicar o que é ser parcial ou imparcial???
    entendo que, quem escreve uma notícia pode ser parcial ou imparcial. O veículo responsável pelo contrato deste profissional, publicando a matéria, pode ser responsabilizado por ser parcial ou imparcial.
    Um blog democrático, que mostra o que está sendo divulgado na mídia, não tem espaço para ser julgado neste âmbito.
    Talvez, infelizmente, as notícias e verdades atuais não agrade você (nem a mim). Mas são mostradas aqui.
    Acho que devemos agradecer ao ” dono dele”, que na verdade, o abre, para que você e nós, também possamos nos sentir como donos.
    Abraços.

  6. esse site esta sintonizado com tudo que acontece no mundo mais uma materia que ganha nota dez na minha humilde opinião.

  7. Taca. Vou expor minha opinião como mero frequentador do blog. Talvez esteja parcialmente correto o que expos.

    O povo não é burro. QUANDO TEM CORAGEM..vai atrás de diferenciar a mentira da verdade, porque vai juntando peças, e vendo as coisas que estão errado.
    A necessidade é tão grande! De uma imparcialidade perante a chuva de notícias da grande mídia sempre! Parcial!.. Apoiando a OTAN, que muitas vezes é necessário expor mais de um dos lados. Não quer dizer que seja parcial na minha opinião. Mas acredito que seja conforme eu falei. O renomado jornalista roberto cabrini por exemplo. Veja a ultima reportagem dele em uma guerra! Eu vi recentemente na TV. O mesmo foi imparcial a todo momento! Mas sem deixar de fazer o telespectador pensar!.. no final. Com poucas frases! Expondo os reais interesses por detrás da guerra que mostrava.

  8. Sempre fui e vou em busca da verdade pois como a maioria aqui sabe, aqueles que detém o poder são mentirosos, sanguinários, e egoístas com a população civil deste mundo.

  9. Sr. Taca este espaço é imparcial pois não nos faz correções pela posição que defendemos nos comentários,mas sim sobre os assuntos que retratamos. Referente a forma com que a OTAN tem intervindo principalmente em missões comandadas pelo EUA afirmo que a mídia de massa não nos traz informações suficientes para podermos julgar ser a favor ou contra.No entanto cabe a nos o bom e velho discernimento para abordar assuntos tratados aqui buscando de alguma forma dar voz ao povo e “influenciar” nossos governantes a tomarem as atitudes corretas pois cabe a eles serem parciais ou imparciais no X da questão.
    Somos uma democracia esse é nosso dever.

Comentários não permitidos.