Parabéns aos Brasileiros, hoje é 7 de Setembro


No dia 7 de setembro de 1822, o príncipe regente dom Pedro, irritado com as exigências da corte, declarou oficialmente a separação política entre a colônia que governava e Portugal. Em outras palavras, ele proclamou a Independência do Brasil.

Um mês depois, mais precisamente em 12 de outubro de 1822, dom Pedro foi aclamado imperador e, em 1º de dezembro, coroado pelo bispo do Rio de Janeiro, recebendo o título de dom Pedro 1º.

Resumidamente, a conquista da independência do nosso país poderia ser contada dessa forma, mas a história não é tão simples assim. Começa realmente com o enfraquecimento do sistema colonial e a chegada da corte portuguesa ao Brasil (1808) e só termina em 1824, com a adoção da primeira Constituição brasileira.

Os motivos da separação

Entre os séculos 18 e 19, cresceram no Brasil as pressões externas e internas contra o monopólio comercial português e a cobrança de altos impostos numa época de livre comércio.

Diversas revoltas – a exemplo da Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana e a Revolta Pernambucana de 1817 -, aliadas à Revolução Francesa e à independência dos Estados Unidos, provocaram o enfraquecimento do colonialismo e reforçaram o liberalismo comercial no Brasil. Em 1808, com a abertura dos portos, o Brasil passou a ter mais liberdade econômica e, com sua elevação à categoria de Reino Unido, deixou de ser, formalmente, uma colônia.

Em 1820, a burguesia portuguesa tentou resgatar sua supremacia comercial, promovendo a Revolução Liberal do Porto. No ano seguinte, o parlamento português obrigou dom João 6º a jurar lealdade à Constituição e a voltar para Portugal. Seu filho dom Pedro foi deixado no Brasil, na condição de príncipe regente, para conduzir uma eventual a separação política.

O rompimento
As pressões contra o controle de portugal cresceram na colônia, e a metrópole passou a exigir a volta de dom Pedro. O príncipe deu sua resposta a Portugal no dia 9 de janeiro de 1822 (Dia do Fico), com a célebre frase “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, diga ao povo que fico”.

Iniciou-se um esforço político por parte dos ministros e conselheiros de dom Pedro, pela permanência dos vínculos com Portugal, mantendo um pouco de autonomia para o Brasil. Queriam uma independência sem traumas, mas as críticas ao colonialismo ficaram insustentáveis. Dom Pedro, então, se viu pressionado a oficializar o rompimento.

Foi assim que, em 3 de junho de 1822, dom Pedro convocou a primeira Assembléia Constituinte brasileira. Em 1º de agosto, declarou inimigas as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil e, dias depois, assinou o Manifesto às Nações Amigas, justificando o rompimento com as cortes de Lisboa e garantindo a independência do país, como reino irmão de Portugal.

Em represália, os portugueses anularam a convocação da Assembléia Constituinte brasileira, enviaram tropas à colônia e exigiram o retorno imediato do príncipe regente a Portugal. No dia 7 de setembro de 1822, durante uma visita a São Paulo, nas proximidades do rio Ipiranga, dom Pedro recebeu uma carta com as exigências das cortes e reagiu proclamando a independência do Brasil. Bahia, Maranhão e Pará, que tinham juntas governantes de maioria portuguesa, só reconheceram a independência em meados do ano seguinte, depois de muitos conflitos entre a população e os soldados portugueses.

No início de 1823, houve eleições para a Assembléia Constituinte que elaboraria e aprovaria a Carta constitucional do império brasileiro, mas, em virtude de divergências com dom Pedro, a Assembléia logo foi fechada. A 1ª Constituição brasileira foi, então, elaborada pelo Conselho de Estado e outorgada pelo imperador em 25 de março de 1824.

Com a Constituição em vigor, a separação entre a colônia e a metrópole foi finalmente concretizada. Mesmo assim, a independência só é reconhecida por Portugal em 1825, com a assinatura do Tratado de Paz e Aliança entre Portugal e Brasil, por dom João 6º.

16 Comentários

  1. Os militares estão decepcionados, pois estão recebendo um salário de fome do PT + PMDB.
    Os políticos corruptos também não foram para a cadeia.
    Que 7 Setembro triste.

  2. .
    .
    Fiquei decepcionado com o desfile de Brasilia, espera mais Pompa-Magna como era antes… o lado positivo foi a participação maior dos civis no desfile, pois no fim a festa é de todos os Brasileiros!!
    .
    Feliz dia da Independência pra todos vocês!!

  3. Será que temos alguma coisa mesmo para comemorar ?
    sabendo que as boas e grandes empresas nacionais na área de defesa se encontram nas mãos de estrangeiros ou em estado de falência.
    Resumindo , o Brasil está ” terceirizando sua defesa “.
    Somos dependentes de alto conteúdo tecnológico esterno , pouco se investe em alta tecnologia nacional , nossas FAA,s estão defasadas .
    Viva a independência nacional !!!!!!

  4. Parabéns BRASILeiros, por essa (semi-)independência e por manter n vontades em sermos livres , pacificos e desarmados nessa selva, cheia de monstros…Qdo teremos + Ge, Heleno p nos mostrar , a todos, o perigo que nos cerca.salve as n FAs,Parabéns BRASIL.

  5. Para mim o dia 7 de Setembro de 1822 foi o dia do começo da luta pela independencia verdadeira. Uma luta que continua ainda hoje e irá continuar ainda.
    Mas aos poucos o Brasil vai conseguindo soberanias em muitas áreas.

  6. Sou patriota, amo meu país e por isso sei separar os *** lá de brasília que se tornou um estado independente do brasil diga-se de passagem…

    Mas, não gosto do termo “independência” e entendo o porque esse dia é mais um feriado a ignorante massa de acomodados brasileiros.

    Nossa “independência” não foi conquistada com sangue e luta, e sim com grana, pois após o grito de D.Pedro, o Brasil teve que pagar uma alta quantia a Portugal para eles nos reconhecer, a velho, aí é sacanagem né……só podia dar merda isso!

  7. *** Felicidades e saúde brasileiros no nosso dia nacional!!
    *** Reclamações sem fim deixarei para outros posts, mas…
    *** Quanto a mim o que vejo de bom em viver no Brasil, carregado de violência (que assassina mais gente anualmente que muita guerra) e pilantragem impune é…
    *** Não estar vivendo no Paraguai, Argentina, Chile, USA, França, Inglaterra, China, Índia etc e escambau a mil…
    *** E apenas para não deixar na maldade simples (equivocadamente interpretada por algum leitor) vou exemplificar o porquê da citação da França, quanto aos outros países o nivel de informação do crítico que lhe municie de suas próprias respostas.
    *** França (como outros países europeus) possui duas elites sociais – fidalgos e burgueses, e nesta ordem, (ou como a Rainha Elizabeth da Inglaterra diz: A nobreza e os outros), pois bem, para mim que sou um pobretão (classe baixa) mas sempre que posso vou a lugares chiques (classe alta) e não sou barrado aqui em Sampa ( uma boa aparência sua ou de sua acompanhante adicionada de boa articulação ajuda as portas e olhares a serem simpáticos) em nenhum lugar, é algo que seria impossível de acontecer nesse país da Europa.
    *** Portanto meu lazer lá cairia, e bastante, de nível, comparado com o que desfruto no Brasil. Mas, para quem não sabe do que estou falando…
    *** Você já entrou numa loja grã-fina e foi ostensivamente ignorado pelos funcionários? Sua entrada num restaurante já foi sumariamente recusada? Pior, vc já foi não ignorado mas ostilizado socialmente, aqui no Brasil?
    *** Talvez já, contudo se fosse na França a palavra não seria talvez mas certamente.
    *** E há várias outras coisas lamentáveis no estrangeiro: Mal cheiros, povos grosseiros no trato interpessoal, lugares bolorentos, taxis e conduções sujas, lugares e pessoas sem higiene, comidas péssimas (lhe retrucam que é só ir num restaurante -dos caros- para comer então sim… bem) etc.
    *** Por essas e outras… viva 7 de setembro… VIVA BRASILLLL!!!!
    “Quem não está gostando que se mude. rsrsrs!!”

  8. Não seria mais conveniente comemorarmos em Outubro quando realmente o povo aclamou D.Pedro I com Imperador e realmente o Brasil se fez independente pois sabemos que o ato do Ypiranga tem muito de fantasia e nem o quadro pintado retrata o episodio como se deu mas ja que ta dentro relaxa.Não mostram mais aos Brasileiros o melhor e mais completo desfile embora ja contigenciado a uns 10 anos continua o mais vibrante enfrente ao Pantheon de Caxias.A Bombeirada estava la ocupando a arquibancada defronte as autoridades e fazendo valer seus direitos de se manisfestarem pacificamente seus direitos sem interferirem no brilho do desfile.Viva a Independencia do Brasil,viva os Brasileiros.Brasil acima de tudo liberdade mas meus parabens so terão QUANDO FIZEREM O DEVER DE CASA.

  9. Não tem o que se comemorar não, o congresso esta patrocinando a pilantragem, os militares fazendo acrobacia em motocicleta sem armas, sem salário, em alguns lugares tem até escola de samba desfilando, que vergonha…, é um carnaval de erros.

  10. Sou brasileiro e não desisto nunca de tentar fazer este país entrar nos eixos. Não se enganem, não existe “país das maravilhas”, país sem injustiça ou corrupção (como EUA e europa quer que acreditemos). A luta não acabou. Há pessoas que só sabem reclamar do nosso Brasil. Ele está melhorando, só que ele não vai mudar do jeito que muitos querem, do dia para a noite, precisa haver uma mudança contínua. Espero que esses reclamões não estejam apenas chorando as pitangas na frente de um computador.
    Há outras coisas para buscarmos a independência. Não me sinto um brasileiro independente (ideologias baratas e modos de vida são importados e injetados nas nossas veias).

  11. Pena que o blog não noticiou os protestos do povo contra a corrupção politica, com a realização de uma marcha contra a corrupção que reuniu 25 mil pessoas.

  12. Pena que o blog não noticiou os protestos do povo contra a corrupção politica, com a realização de uma marcha contra a corrupção que reuniu 25 mil pessoas em Brasilia.
    Os protestos ocorreram paralelamente à parada militar que comemora o 7 de setembro. A principal manifestação contra a corrupção começou por volta das 10 horas próximo ao local da parada. Os manifestantes levaram carros de som, cornetas, tambores e apitos para chamar a atenção da presidente Dilma e dos políticos. A Presidência, no entanto, tomou o cuidado de isolar a região do desfile de forma que Dilma não veja nem ouça o protesto.
    Os protestos foram convocados via redes sociais como iniciativa da cidadania e não querem ter cor partidária.
    A poiando o movimento popular contra a corrupção que se dissemina por 34 cidades em 17 Estados brasileiros e pedindo o “aprimoramento” dos três Poderes, a aplicação da Lei da Ficha Limpa e uma maior transparência nos gastos do governo.
    A OAB lançou um manifesto conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
    Cadê a CUT? Onde estão os raivosos barbudos que dirigiam a entidade e, de tão oposicionistas, costumavam se recusar a atender a convites de presidentes eleitos pelo povo para dialogar no Palácio do Planalto (aconteceu com Collor e com FHC)? Onde estão seus atuais dirigentes para protestar contra a roubalheira em vários Ministérios, contra a impunidade e a safadeza?
    Cadê a UNE? (Eu sei a resposta: está amortecida pelo dinheirão que vem do governo direto para os cofres dos picaretas que a dirigem).
    Cadê o MST, que protesta contra tudo e todos?
    Nem sequer nos sites da UNE e da CUT, até agora há pouco, havia qualquer referência a protestos, e praticamente nada ao evento 7 de setembro em si
    Seu silêncio, hoje, é cúmplice — e vergonhoso

    ####################
    Antônio
    eu sei que a sua intenção era fazer do Site uma plataforma de protesto anti-governo e partidária em prol dos seus interesses.
    Nós também não noticiamos ontem a receita de bife cravinhos que a Ana Maria Braga apresentou no seu programa. Houve também um especial sobre o novo estádio do Corintians, ou juri sobre o caso do Michel Jakson e um especial sobre agronegócios na Angola.
    Todos estes temas também não foram aqui citados, o que nos fazem cúmplices dos atos, segundo a sua ótica.
    Mas veja meu caro, o Plano Brasil não foi feito pra servir a interesses partidários ou ideológicos, nem muito menos servir de palanque para os “cara Pintadas”.
    Passeatas são manifestações de direito dos cidadãos e há inúmeors sites que as referenciaram, nenhum deles é da linha do Plano Brasil Geopolítica, Estratégia, inteligênica e defesa.
    Deixamos estas matérias para os sites da área que se dedicam a estes temas, até porque, não podemos abraçar o mundo e seria muita pretensão nossa querer tomar partido sobre manifestos dos quais não conhecemos ou que não fomos previamente informados pelos seus organizadores.
    sds
    E.M.Pinto

  13. OLhem a verdade ae seus cegos, todos vivem no mundo da matriz, so conhecem um lado da história, professor refuta na tora a moral do Brasil, é melhor refletirmos sobre tudo que falamos é sabemos pois é nos ensinado errado, é tomamos isso como verdade. sem mais olhem o video pra crer..
    http://www.youtube.com/watch?v=1g-N7ZKDOdw

Comentários não permitidos.