Um mês depois, mais precisamente em 12 de outubro de 1822, dom Pedro foi aclamado imperador e, em 1º de dezembro, coroado pelo bispo do Rio de Janeiro, recebendo o título de
dom Pedro 1º.Resumidamente, a conquista da independência do nosso país poderia ser contada dessa forma, mas a história não é tão simples assim. Começa realmente com o enfraquecimento do sistema colonial e a chegada da corte portuguesa ao Brasil (1808) e só termina em 1824, com a adoção da primeira Constituição brasileira.
Os motivos da separação
Diversas revoltas – a exemplo da
Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana e a Revolta Pernambucana de 1817 -, aliadas à Revolução Francesa e à independência dos Estados Unidos, provocaram o enfraquecimento do colonialismo e reforçaram o liberalismo comercial no Brasil. Em 1808, com a abertura dos portos, o Brasil passou a ter mais liberdade econômica e, com sua elevação à categoria de Reino Unido, deixou de ser, formalmente, uma colônia.Em 1820, a burguesia portuguesa tentou resgatar sua supremacia comercial, promovendo a Revolução Liberal do Porto. No ano seguinte, o parlamento português obrigou
dom João 6º a jurar lealdade à Constituição e a voltar para Portugal. Seu filho dom Pedro foi deixado no Brasil, na condição de príncipe regente, para conduzir uma eventual a separação política.O rompimento
As pressões contra o controle de portugal cresceram na colônia, e a metrópole passou a exigir a volta de dom Pedro. O príncipe deu sua resposta a Portugal no dia 9 de janeiro de 1822 (Dia do Fico), com a célebre frase “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, diga ao povo que fico”.
Iniciou-se um esforço político por parte dos ministros e conselheiros de dom Pedro, pela permanência dos vínculos com Portugal, mantendo um pouco de autonomia para o Brasil. Queriam uma independência sem traumas, mas as críticas ao colonialismo ficaram insustentáveis. Dom Pedro, então, se viu pressionado a oficializar o rompimento.
Foi assim que, em 3 de junho de 1822, dom Pedro convocou a primeira Assembléia Constituinte brasileira. Em 1º de agosto, declarou inimigas as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil e, dias depois, assinou o Manifesto às Nações Amigas, justificando o rompimento com as cortes de Lisboa e garantindo a independência do país, como reino irmão de Portugal.
Em represália, os portugueses anularam a convocação da Assembléia Constituinte brasileira, enviaram tropas à colônia e exigiram o retorno imediato do príncipe regente a Portugal. No dia 7 de setembro de 1822, durante uma visita a São Paulo, nas proximidades do rio Ipiranga, dom Pedro recebeu uma carta com as exigências das cortes e reagiu proclamando a independência do Brasil. Bahia, Maranhão e Pará, que tinham juntas governantes de maioria portuguesa, só reconheceram a independência em meados do ano seguinte, depois de muitos conflitos entre a população e os soldados portugueses.
No início de 1823, houve eleições para a Assembléia Constituinte que elaboraria e aprovaria a Carta constitucional do império brasileiro, mas, em virtude de divergências com dom Pedro, a Assembléia logo foi fechada. A 1ª Constituição brasileira foi, então, elaborada pelo Conselho de Estado e outorgada pelo imperador em 25 de março de 1824.
Com a Constituição em vigor, a separação entre a colônia e a metrópole foi finalmente concretizada. Mesmo assim, a independência só é reconhecida por Portugal em 1825, com a assinatura do Tratado de Paz e Aliança entre Portugal e Brasil, por dom João 6º.
Os militares estão decepcionados, pois estão recebendo um salário de fome do PT + PMDB.
Os políticos corruptos também não foram para a cadeia.
Que 7 Setembro triste.
NOSSA ETERNA LUTA,EM BUSCA DA LIBERDADE
.
.
Sempre foi esse luta dos brasileiros,de um lado os que querem ser livres sem coleira e sem submissão a terceiros;e do outro lados,os brazileiros que adoram dizer sim com uma coleira no pescoço,com uma lealdade canina defendem até os dentes seu amo-senhor.
.
Como esse ai da foto,um grande exemplo:
.
.
.
.
Fiquei decepcionado com o desfile de Brasilia, espera mais Pompa-Magna como era antes… o lado positivo foi a participação maior dos civis no desfile, pois no fim a festa é de todos os Brasileiros!!
.
Feliz dia da Independência pra todos vocês!!
Obtivemos naquela data, a independência política. Quanto a soberania plena, ainda tenho minhas dúvidas.
Será que temos alguma coisa mesmo para comemorar ?
sabendo que as boas e grandes empresas nacionais na área de defesa se encontram nas mãos de estrangeiros ou em estado de falência.
Resumindo , o Brasil está ” terceirizando sua defesa “.
Somos dependentes de alto conteúdo tecnológico esterno , pouco se investe em alta tecnologia nacional , nossas FAA,s estão defasadas .
Viva a independência nacional !!!!!!
Parabéns BRASILeiros, por essa (semi-)independência e por manter n vontades em sermos livres , pacificos e desarmados nessa selva, cheia de monstros…Qdo teremos + Ge, Heleno p nos mostrar , a todos, o perigo que nos cerca.salve as n FAs,Parabéns BRASIL.
Para mim o dia 7 de Setembro de 1822 foi o dia do começo da luta pela independencia verdadeira. Uma luta que continua ainda hoje e irá continuar ainda.
Mas aos poucos o Brasil vai conseguindo soberanias em muitas áreas.
Sou patriota, amo meu país e por isso sei separar os *** lá de brasília que se tornou um estado independente do brasil diga-se de passagem…
Mas, não gosto do termo “independência” e entendo o porque esse dia é mais um feriado a ignorante massa de acomodados brasileiros.
Nossa “independência” não foi conquistada com sangue e luta, e sim com grana, pois após o grito de D.Pedro, o Brasil teve que pagar uma alta quantia a Portugal para eles nos reconhecer, a velho, aí é sacanagem né……só podia dar merda isso!
A luta continua.
—–
http://piripiri40graus.com/fotos/zoom-o-processo-de-independencia-do-brasil-58.jpg
*** Felicidades e saúde brasileiros no nosso dia nacional!!
*** Reclamações sem fim deixarei para outros posts, mas…
*** Quanto a mim o que vejo de bom em viver no Brasil, carregado de violência (que assassina mais gente anualmente que muita guerra) e pilantragem impune é…
*** Não estar vivendo no Paraguai, Argentina, Chile, USA, França, Inglaterra, China, Índia etc e escambau a mil…
*** E apenas para não deixar na maldade simples (equivocadamente interpretada por algum leitor) vou exemplificar o porquê da citação da França, quanto aos outros países o nivel de informação do crítico que lhe municie de suas próprias respostas.
*** França (como outros países europeus) possui duas elites sociais – fidalgos e burgueses, e nesta ordem, (ou como a Rainha Elizabeth da Inglaterra diz: A nobreza e os outros), pois bem, para mim que sou um pobretão (classe baixa) mas sempre que posso vou a lugares chiques (classe alta) e não sou barrado aqui em Sampa ( uma boa aparência sua ou de sua acompanhante adicionada de boa articulação ajuda as portas e olhares a serem simpáticos) em nenhum lugar, é algo que seria impossível de acontecer nesse país da Europa.
*** Portanto meu lazer lá cairia, e bastante, de nível, comparado com o que desfruto no Brasil. Mas, para quem não sabe do que estou falando…
*** Você já entrou numa loja grã-fina e foi ostensivamente ignorado pelos funcionários? Sua entrada num restaurante já foi sumariamente recusada? Pior, vc já foi não ignorado mas ostilizado socialmente, aqui no Brasil?
*** Talvez já, contudo se fosse na França a palavra não seria talvez mas certamente.
*** E há várias outras coisas lamentáveis no estrangeiro: Mal cheiros, povos grosseiros no trato interpessoal, lugares bolorentos, taxis e conduções sujas, lugares e pessoas sem higiene, comidas péssimas (lhe retrucam que é só ir num restaurante -dos caros- para comer então sim… bem) etc.
*** Por essas e outras… viva 7 de setembro… VIVA BRASILLLL!!!!
“Quem não está gostando que se mude. rsrsrs!!”
Não seria mais conveniente comemorarmos em Outubro quando realmente o povo aclamou D.Pedro I com Imperador e realmente o Brasil se fez independente pois sabemos que o ato do Ypiranga tem muito de fantasia e nem o quadro pintado retrata o episodio como se deu mas ja que ta dentro relaxa.Não mostram mais aos Brasileiros o melhor e mais completo desfile embora ja contigenciado a uns 10 anos continua o mais vibrante enfrente ao Pantheon de Caxias.A Bombeirada estava la ocupando a arquibancada defronte as autoridades e fazendo valer seus direitos de se manisfestarem pacificamente seus direitos sem interferirem no brilho do desfile.Viva a Independencia do Brasil,viva os Brasileiros.Brasil acima de tudo liberdade mas meus parabens so terão QUANDO FIZEREM O DEVER DE CASA.
Não tem o que se comemorar não, o congresso esta patrocinando a pilantragem, os militares fazendo acrobacia em motocicleta sem armas, sem salário, em alguns lugares tem até escola de samba desfilando, que vergonha…, é um carnaval de erros.
Sou brasileiro e não desisto nunca de tentar fazer este país entrar nos eixos. Não se enganem, não existe “país das maravilhas”, país sem injustiça ou corrupção (como EUA e europa quer que acreditemos). A luta não acabou. Há pessoas que só sabem reclamar do nosso Brasil. Ele está melhorando, só que ele não vai mudar do jeito que muitos querem, do dia para a noite, precisa haver uma mudança contínua. Espero que esses reclamões não estejam apenas chorando as pitangas na frente de um computador.
Há outras coisas para buscarmos a independência. Não me sinto um brasileiro independente (ideologias baratas e modos de vida são importados e injetados nas nossas veias).
Pena que o blog não noticiou os protestos do povo contra a corrupção politica, com a realização de uma marcha contra a corrupção que reuniu 25 mil pessoas.
Pena que o blog não noticiou os protestos do povo contra a corrupção politica, com a realização de uma marcha contra a corrupção que reuniu 25 mil pessoas em Brasilia.
Os protestos ocorreram paralelamente à parada militar que comemora o 7 de setembro. A principal manifestação contra a corrupção começou por volta das 10 horas próximo ao local da parada. Os manifestantes levaram carros de som, cornetas, tambores e apitos para chamar a atenção da presidente Dilma e dos políticos. A Presidência, no entanto, tomou o cuidado de isolar a região do desfile de forma que Dilma não veja nem ouça o protesto.
Os protestos foram convocados via redes sociais como iniciativa da cidadania e não querem ter cor partidária.
A poiando o movimento popular contra a corrupção que se dissemina por 34 cidades em 17 Estados brasileiros e pedindo o “aprimoramento” dos três Poderes, a aplicação da Lei da Ficha Limpa e uma maior transparência nos gastos do governo.
A OAB lançou um manifesto conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Cadê a CUT? Onde estão os raivosos barbudos que dirigiam a entidade e, de tão oposicionistas, costumavam se recusar a atender a convites de presidentes eleitos pelo povo para dialogar no Palácio do Planalto (aconteceu com Collor e com FHC)? Onde estão seus atuais dirigentes para protestar contra a roubalheira em vários Ministérios, contra a impunidade e a safadeza?
Cadê a UNE? (Eu sei a resposta: está amortecida pelo dinheirão que vem do governo direto para os cofres dos picaretas que a dirigem).
Cadê o MST, que protesta contra tudo e todos?
Nem sequer nos sites da UNE e da CUT, até agora há pouco, havia qualquer referência a protestos, e praticamente nada ao evento 7 de setembro em si
Seu silêncio, hoje, é cúmplice — e vergonhoso
####################
Antônio
eu sei que a sua intenção era fazer do Site uma plataforma de protesto anti-governo e partidária em prol dos seus interesses.
Nós também não noticiamos ontem a receita de bife cravinhos que a Ana Maria Braga apresentou no seu programa. Houve também um especial sobre o novo estádio do Corintians, ou juri sobre o caso do Michel Jakson e um especial sobre agronegócios na Angola.
Todos estes temas também não foram aqui citados, o que nos fazem cúmplices dos atos, segundo a sua ótica.
Mas veja meu caro, o Plano Brasil não foi feito pra servir a interesses partidários ou ideológicos, nem muito menos servir de palanque para os “cara Pintadas”.
Passeatas são manifestações de direito dos cidadãos e há inúmeors sites que as referenciaram, nenhum deles é da linha do Plano Brasil Geopolítica, Estratégia, inteligênica e defesa.
Deixamos estas matérias para os sites da área que se dedicam a estes temas, até porque, não podemos abraçar o mundo e seria muita pretensão nossa querer tomar partido sobre manifestos dos quais não conhecemos ou que não fomos previamente informados pelos seus organizadores.
sds
E.M.Pinto
OLhem a verdade ae seus cegos, todos vivem no mundo da matriz, so conhecem um lado da história, professor refuta na tora a moral do Brasil, é melhor refletirmos sobre tudo que falamos é sabemos pois é nos ensinado errado, é tomamos isso como verdade. sem mais olhem o video pra crer..
http://www.youtube.com/watch?v=1g-N7ZKDOdw