Líbia: mísseis desaparecem de paiol em Trípoli

Numa altura em que há informações que dão conta de pilhagens de armas na Líbia, desapareceu uma importante quantidade de mísseis terra-ar de fabrico russo, que estavam num paiol, em Trípoli.

A notícia está a ser avançada pela CNN, que explica que os mísseis em causa se tratam de Grinch SA-24, equivalentes aos stinger norte-americanos.

A cadeia televisiva explica que uma equipa de reportagem e elementos da organização humanitária Human Rights Watch encontraram dezenas de caixas vazias com listas de números de inventário que identificavam o armamento em falta com os Grinch SA-24, também conhecidos como Igla-S.

Este tipo de armamento, que pode ser transportado e usado ao ombro por um só homem, foi concebido para destruir aeronaves na frente de combate. Têm capacidade para destruir um avião a mais de três 3.300 metros de altitude e um alcance de quase seis quilómetros em linha recta.

Algumas testemunhas disseram à Human Rights Watch que rebeldes ligados ao Conselho Nacional de Transição levaram armas do paiol, que fica perto da base de uma unidade de forças especiais do regime de Khadafi, no sudeste da cidade.

Além da ausência destes mísseis, foram encontradas caixas vazias que deveriam conter mísseis terra-ar SA-7.

Este tipo de armamento pode ser vendido por milhares de dólares no mercado negro.

O director de emergências da Human Rights Watch, Peter Bouckaert, disse à CNN que a sua organização deu conta que nos depósitos de armas espalhados pela Líbia que foram pilhados o primeiro tipo de armamento que desaparece são os mísseis terra-ar.

«Estamos a falar de cerca de 20 mil mísseis terra-ar em toda a Líbia, e vimos carros cheios deles», disse.

A CNN salienta que o Conselho Nacional de Transição não teceu qualquer comentário sobre o tema.

Fonte: TVI24

19 Comentários

  1. Têm capacidade para destruir um avião a mais de “três 3.300 metros” de altitude e um alcance de quase seis quilómetros em linha “recta”.
    Ta certo que o site é português ,mas e o tal do acordo de unificação da ortografia?Caetano Veloso é que esta certo!
    “Que os portugais morram à míngua. Minha pátria é minha língua. Salve, Mangueiraaaaaaaaaaaaa!”

  2. foi um erro humano está bem
    E revistas,telejornais, jornais já o estão a utilizar,apenas nas escolas tanto se pode escrever tanto da maneira antiga e como a de agora só a partir de 2012(acho eu) é que é obrigatório utilizar o acordo ortográfico

  3. Este tipo de armamento pode ser vendido por milhares de dólares no mercado negro.
    .
    comprador é que não falta;a’lquaeda e os traficantes de droga no cone sul com certeza estão já com o dinheiro na mão.
    .
    Provavelmente os traficantes do rio sairão na frente do EB,pois este não tem nem uma baladeira(estilingue) para derrubar um teco teco.
    .
    ISSO É UMA VERRRRRRRRRGONHA!-Rss…

  4. .
    .
    Será que estão nas mãos de terroristas infiltrados entre os rebeldes, e poderiam ser usados para abater aviões de linha em aterrissagem ou decolagem???
    .
    Vamos ver…

  5. Esquisito essa história. Se o exército líbio tinha essas armas mesmo em seus paióis por quê não usaram para abater tanques ou aviões da OTAN? A não ser que estavam imprestáveis. Além do mais, pelas notícias que tinhamos dos ataques da OTAN, praticamente todos os depósitos militares da Líbia foram destruídos…e então?

  6. Tirando os erros… Mas Quanto aos Misseis, Creio que foram os soldados leias ao Ditador e apoio, pois afinal, ele nao massacrava os opositores … Va A Luta Gaddaf

  7. O alcance dos misseis Tsunami só serve para baixa altitude, agora se aparecer algum avião civil derrubado no pouso ou decolagem depois ninguem reclame.

  8. Não fizeram nada contra os aviões da OTAN porque eles atiram suas bombas e mísseis fora do alcance desse tipo de artilharia antiaérea, as AA.
    Quem poderá ser atingidos por eles serão os aviões civis indefesos, alvo de terroristas covardes, pois muito raramente atacam os quartéis e forças de seus supostos inimigos.

  9. meu deus,como esses portugueses sao ruinzinhos heim gente!
    alguem precisa ensina-los a “fazer reportagem” ta louco…

    armas roubadas do arsenal de kadafi,alguma novidade?

  10. Esses tipos de mísseis sao pouco efetivos contra as aeronaves mais modernas como o Rafale tendo uma taxa de acerto se Nao me engano de menos de 30%. Poderiam ser mais efetivos se fossem bem usados, como alguns disparos em seqüência, contra os helicópteros usados também nos ataques. Afinal, se nem a defesa antiaerea líbia, que acredito serem sistemas S-200 conseguiram derrubar os avioes da OTAN o que diria do Igla. Exemplo para o Brasil que aparentemente usa esses mesmos mísseis para sua autodefesa (Igla), e a Libia conta com 20000 unidades e o Brasil parece que pouco mais de 100. Espero realmente que com essa crise libia, o Brasil acorde e comece a investir. Antes que seja tarde.

  11. Vão tudo pro mercado negro. Só falta agora a OTAN dizer que não é responsabilidade dela assim como foi também a de ‘proteger os civis’! Heueheh
    Mas falando bonito e de terno é o que conta! Os barbudim de manta é que são do mal.

  12. Espero que estes misseis ja estejam nas mãos dos Heróicos soldados da resistencia anti ocupação do Hamas e Hezbollah,fogo nos gafanhotos assacinos sionistas. E que o mundo agradeça esses bravos lutadores quando esses gafanhotos sumirem.Lugar de gafanhoto é no inferno ao lado de Hitler,o Deus eterno dos gafanhotos…

Comentários não permitidos.