França critica 'crimes' da Síria e cobra apoio da Rússia a sanções

Chanceler francês classifica de ‘inaceitável’ a repressão aos protestos antigoverno, enquanto violência continua em Homs.

O chanceler francês Alain Juppé afirmou nesta quarta-feira que o governo da Síria comete “crimes contra a humanidade” ao reprimir violentamente os protestos contra o presidente Bashar Al-Assad. Em entrevista em Moscou, ele também cobrou o apoio da Rússia a uma decisão do Conselho de Segurança da ONU sobre novas sanções contra o regime sírio.

“O modo como a Síria oprime sua população é inaceitável”, afirmou Juppé, ao lado do chanceler russo, Sergei Lavrov. “Espero que a Rússia nos apoie no Conselho de Segurança, mesmo que nossas posições não sejam exatamente iguais.”

Mas Lavrov reafirmou seu apelo para que a oposição dialogue com o governo de Assad. “A Rússia apresentou uma resolução no Conselho de Segurança que pede o fim de todo tipo de violência, dos dois lados”, afirmou. “E também pede que a oposição não recorra à provocação armada, como já vimos acontecer, e não recuse um convite à negociação.”

Violentos confrontos continuam acontecendo na Síria, quase seis meses após os protestos anti-Assad terem começado. Nesta quarta-feira, forças de segurança atiraram contra opositores na cidade de Homs, onde nove foram mortos, de acordo com ativistas. Outras duas mortes teriam sido registradas em Sarameen.

Homs, a terceira maior cidade da Síria, é alvo de uma operação militar há vários dias. “Houve tiros durante doa a noite”, afirmou um morador em entrevista à Associated Press. “Não posso dizer exatamente o que está acontecendo porque é muito perigoso sair de casa.”

Ainda segundo moradores, serviços de telefone e internet foram cortados em várias partes de Homs nesta quarta-feira. Estradas ao redor da cidade estariam bloqueadas por forças de segurança.

Com AP e BBC

17 Comentários

  1. .
    .
    A Russia ja falou que vai vetar essa ai pra ficar como a outra, assim como veta sempre a favor da Republica Democrática popular da Coréia… vamos ver se vendem a Síria como venderam a Líbia!
    .
    Valeu!!

  2. Sarkosy esta querendo botar a mão onde não alcança e esta se fiando em quem heim rsrs E o tolo Brasil ainda pensa em comprar Rafale deste Rapina da OTAN rsrs Quando precisarmos ficaremos com os Rafales no chão se ate la tivermos algum rsrs

  3. A França que desmontrar ao resto do mundo que é uma super potencia! tanto politica quanto militar são bravos guerreiros, mais digo a ele que o mundo da volta, da mesma forma que eles querem sair ” Invadindo” territorio terra a dentro, Eles sofreram! Assim como os EUA passou no atentado de 2001.. Maluquinho tenho certeza que o ganhador do FX-2 será o rafale, O quê se passa na frança não interessa ao brasil .. Enquanto mativemos na defensiva seremos um pais bem visto =)

  4. Olha a maior traira nessa história da Líbia é a Rússia,ela na hora de vender armas ao Kadaffi jurava apoio,na hora da votação ela literalmente amarelou,para a Otan,isso sim é trairagem,os E.U.A podem ser imperialistas,gananciosos,mas não amarelam assim,quanto a Rússia ganhou para permirtir,se ela tivesse coragem ela vetaria a resolução,basta lembrar que se um membro permanente votar contra a resolução,essa se torna nula e sem efeito,alguém aqui ainda não quer ver o brasil como membro permanente ?,a Rússia não entregou os S-300 ao Irã que pagou pelos sistemas,agora vem falar em proteger a síria,Tremendos trairas esses Russos.

  5. Sarkosy,está pavimentando uma imensa avenida que levará tudo isso para a Europa;esse é o grande jogo aqui,desse francês cretino.
    .
    O mercado negro de armas,nunca lucrou tanto com esse bastardo francês ai.
    .
    A’quaeda que o diga.

  6. Francoorp …acho que desta vez a Rússia não vai aceitar nada menos que a entrada definitiva na OMC (Organização Mundial do Comércio), algo pelo qual eles “babam” há muito tempo. Mas que eles vão “vender” à Síria eu não tenho dúvidas que vão.

  7. barca,
    .
    A história sempre mostrou que os russos não são muito confiáveis,não é a primeira vez que eles se vendem.
    .
    Caso aconteça de novo,demostrará para o mudo os ratos que eles são ou sempre foram.
    .
    Eu particularmente,não confio neles; no que se trata em uma parceria estratégica.
    .
    Más já com os franceses,eu aposto mais,visto que os franceses tem a guiana francesa como garantia,caso ele nos dê uma punhalada nas costas,como os russos adoram fazer.
    .
    Com tudo isso,a Russia irá pensar duas vezes de fazer com a Síria como fez com o irã(tenho as minhas dúvidas,basta vê a situação do Irã).
    .
    Já a Líbia do Gaddafi, estava fazendo jogo duplo,basta vê as pessoas com que ele estava se relacionando ultimamente ,tudo traíra;não deu outra.
    .
    abraços.

  8. 1maluquinho disse:
    07/09/2011 às 18:56
    Sarkosy esta querendo botar a mão onde não alcança e esta se fiando em quem heim rsrs E o tolo Brasil ainda pensa em comprar Rafale deste Rapina da OTAN rsrs Quando precisarmos ficaremos com os Rafales no chão se ate la tivermos algum rsrs

    Maluquinho, a estratégia mundial muda muito rápido.
    Até antes da guerra com a Líbia o esforço da Líbia em vender os Rafales ao Brasil era descomunal. Agora já pensam em rever os contratos. Será? Lembram do execício simulado que fizemos e que disseram que nosso F5 derrubou um Rafale? Será mesmo?
    .
    Já começo a perceber o nosso futuro. Seria a OTAN capaz de entrar em conflito com alguém aqui no sul do atlântico? O Brasil quem sabe? Porque tanta indignação contra o Brasil por ele não concordar com as táticas da ONU, opss, OTAN, opss dos países ricos, opsss, dos países detentores de bombas atômicas, opsss, dos países que estão numa tremenda crise financeira, opsss etc.

  9. Pessoal,não podemos apoiar reis e ditadores. A Rússia e a China têm a tendência de fazer isso, mas é uma grande furada.

  10. Está uma hipocrisia só!.. Uma bagunça. Já não existe moral faz é tempo entre as nações. Só um tolo para considerar a ‘camaradagem’ na atual conjuntura. Ninguém está seguro! É ‘meter o dedo no gatilho’ e esperar!..

  11. lucena e barca
    Concordo com vocês dois, também não vejo a Rússia como essa nação magnífica quase lendária, que alguns pregão, bem pelo contrario. A história está aí, não são melhores que ninguém, tão pouco devem algo a nós então não devemos esperar nada de especial. Vejo a estratégia do ex-presidente como correta, fazer negócios sem ideologias comprar dos EUA, Rússia, França e de quem mais for necessário, mas não seguir as idéias de alguns que só querem comprar de fulano ou beltrano, isso é um erro infantil.
    Não se deve confiar em ninguém nesse mundo e por isso mesmo deve se fazer muitos aliados para se caso um o traia tem outros a quem recorrer.

    sds

  12. PORQUE A EMBRAER NÃO DESENVOLVE NOSSO PRÓPRIO CAÇA NACIONAL?

    QUAIS INTERESSES IMPEDEM ESTE DESENVOLVIMENTO? SERÃO OS MESMOS SOBRE O VLS?

    LEMBREM-SE QUE JÁ TEMOS CAÇAS SUBSONICOS E PARA CRIARMOS OS SUPERSONICOS COM A TECNOLOGIA QUE TEMOS SERIA ALGO MUITO SIMPLES. BASTA QUERER….

    PRECISAMOS CORTAR AS AMARRAS QUE NOS MANTEM SUBMISSOS A INTERESSES OBSCUROS.

  13. Daniel, essa pergunta eu faço td x q pergunto qdo eles vão desenvolver um caça nacional, ainda q a turbina. e aviônicos q seja estrangeiro, ou seja um caça frankstein…+ feito aki no BRASIL qdo e p ontem. Sds.

Comentários não permitidos.