Comunismo – História De Uma Ilusão

http://drpinna.com/wp-content/uploads/2011/03/3559827659_5e9b8a2844.jpg

Sugestão Gérsio Mutti

Documentário de de Peter Glotz e Christian Weisenborn

As pessoas e os acontecimentos que mais ilustraram a ascensão de uma ideia revolucionária e a queda de um império.
Uma fascinante série documental que começa na época de Lenin e acaba com Gorbachev. Ao longo de três episódios dá-se relevo às pessoas e aos acontecimentos que mais ilustraram a ascensão de uma ideia revolucionária e a queda de um império. Como é que é possível que esta ideia possa fascinar tanta gente, incluindo centenas de intelectuais? De que modo é que milhares de pessoas acabam com a repressão a indignidade e a opressão econômica e mesmo assim continuam fiéis ao conceito de comunismo? Neste programa esta questão é posta a políticos e conceituados cientistas. Inclui ainda depoimentos de Sergei Khruschev, filho de Nikita Khrushchev, e de antigos elementos do KGB como Vladimir Kryuchkov.
Comunismo – História De Uma Ilusão – Parte 1
Comunismo – História De Uma Ilusão – Parte 2
Comunismo – História De Uma Ilusão – Parte 3

34 Comentários

  1. Não assisti ainda aos vídeos, más somente comentando o título,se pode afirmar sem medo de errar, que a história humana é feita de ilusões, inclusive as “inlusões da disney”, como diz o colega KLM…hehehe
    .
    Temos também o dogmatismo ideológico do neo liberalismo, na verdade apenas um disfarce para muita roubalheira graúda:
    …………………..
    Privatas do Caribe:
    ……………………
    http://www.viomundo.com.br/denuncias/privatas-do-caribe-livro-de-reporter-identifica-esquema-de-espionagem-tucano.html

  2. O CINISMO A TODO CUSTO…UMA NOVA IDEIA DE CONTROLE DA POPULAÇÃO POR UM GRUPO DE ESCOLHIDOS… NO FIM SÓ MORTE, DESGOSTO E AUTORITARISMO… A PRAGA DO SECULO XX… AINDA ESTÃO TENTANDO MATAR O ESPIRITO HUMANO… O DRAGÃO ESTÁ FERIDO, MAS NÃO MORTO… SUA FERIDA MORTAL PARECE ESTAR CICATRIZANDO… AGORA COM UMA NOVA ROUPAGEM NEO-COLONIALISTA CONFECCIONADA PELO INTERNACIONAL FALSO PROFETA PROPAGANDISTA… MUITOS O ADORARÃO… VENDERÃO SUAS CONVICÇÕES POR UMA FALSA ILUSÃO DE PROTEÇÃO E IGUALITARISMO…
    como de fosse possivel aos homems serem iguais… nem no amor, quanto mais na dor…

  3. Visão e ilusão de poucos, morte e sofrimento de milhões.
    O Czar passou a ser chamado de Secretário-Geral do Partido, e a Duma de Soviete Supremo.
    Esquerda não é se apropriar do poder, é dar alternativa para pessoas. Aliás, isso é democracia, coisa que o comunismo nunca foi.

  4. SÓ NO CÉU QUE EXISTEE
    .
    .
    A ilusão foi querer colocar em práticas idéias filosóficas de uma forma de governo sem levar em conta a ganância de poucos em detrimentos da maioria.
    .
    Eis a vantagem do capitalismo sobre o socialismo,ele aceita esse paradigma,” o homem é o lobo do homem”,assim para a ganância humana,essa filosofia cai como uma luva,em especial para o capital selvagem.
    .
    “Governo do povo para o povo e pelo povo”.
    .
    Essa frase que entrou para a história, embora dita por um grande estadista americano,presidente de um país extremamente capitalista,resume muito bem e em essência como deveria ser o comunismo.
    .
    Assim como a verdadeira democracia,que existe mais em tese;o verdadeiro comunismo(socialismo)entre as pessoas, também só existe em conto de filósofos bem intencionado.
    .
    Creio que só lá no mundo dos anjinhos,é que existe essa utopia(ilusão);más esse é o horizonte que a humanidade deve buscar,embora sendo ela inatingível e incompreendida por alguns.

  5. Não sou comunista, mas gostaria que o Brasil adotasse o mais rapidamente possível, o Regime da China com TIRONANUCA de todos os políticos corruptos, assassinos contumazes e omissos em punir.
    O OMISSO em punir é pior do que os assassinos e corruptos.

  6. O Brasil precisa urgentemente adotar o Regime da China, pois está tudo dominado e contaminado. A impunidade de políticos corruptos é praticamente total.

  7. Só no papel, na teoria, no ideario próprio, na realidade sempre existiu e existe um classe melhor q tem acesso a td , enquanto a maioria ñ tem quase nada ou até nada , vide à Coréia do Norte.Sds.

  8. Sabe-se que Lenin comprou aquele trem blindado com dinheiro de Jacob Schiff-um dos banqueiros sionistas que criaram um dos instrumentos que escravizam os EUA: a empresa privada FED.
    Achar que o capitalismo de Estado da URSS,conhecido pela esquerda como “comunismo em um só país”,de “comunismo” é forçar muito a barra.
    O próprio Lenin introduziu elementos capitalistas na Rússia,na década de 20,com a NEP-Nova Política Econômica.Esse povo,depois,formou a máfia russa que foi dizimada por Putin.
    Antes de paranóia anticomunista,é melhor oferecer conhecimento.

  9. Andre e claudio, com 1,3 bilhões de escravos zumbis, até a Bolivia se torna 2ª economia do mundo… Marco Aurelio, conhecimento vc parece ter acima da media… na minha perspectiva, comunismo como ideologia compreende um tipo de REGIME POLITICO aplicado a um estado… esse regime pode ou não adotar moeda como sistema de troca… o grande problema é que, ao transitar do sistema monetarista para um outro, que na minha optica é utopico, sem atravessadores, corre-se o risco de produzir uma casta de burocratas que tem tendencias totalitaristas com finalidade de se manter no poder… advem dai o exemplo da mafia russa, que antes pertencia aos altos escalões do partido comunista russo que detinha o poder na epoca… a grosso modo é isso…

  10. .
    .
    Interessante… percebo que quase ninguém assistiu o DOC dos que comentaram até agora, pois se tivessem assistido não falariam certas coisas assim “Simplistas” e cheias de clichês!!
    .
    Muito bom esses doc, muito analítico e sem muita tendencia ideológica direitopata desinformadora…
    .
    Era um tempo onde os homens pelo menos acreditavam em algo, lutavam e morriam por suas ideias, hoje não é mais assim… mas hoje o sistema se reforma, o da URSS não, coisa muito importante para se sobreviver neste planeta, pois aqui nada é estático!
    .
    A teoria está certa, mas precisa ser modernizada, ser menos radical como na época, mais voltada para alguns conceitos humanos de posse e de competição… o problema foi que os homens errados instalaram os sistemas errados para tentar alcançar objetivos que eles mesmos erraram em determinar, e assim fugiram do foco principal que era o povo e decidiram ficar com o poder pelo poder, exatamente como vemos hoje com os capitalistas do mundo financeiro dos grandes banqueiros, quebraram o sistema mas não ficaram com a culpa ou a despesa… alias eles ficam com o grosso do $$$, o povo com quase nada e muito divida impagável… dois sistemas que no fim representaram somente a mesma coisa, a ganancia humana, seja por poder, seja por dinheiro!
    .
    Partindo do principio que um regime caiu e deu espaço a outro, todo novo sistema tem obrigatoriamente que passar por um período de adaptação e de mudança do que era o antigo regime… se nada for mudado não se trata de um novo sistema, mas somente de mudança de governo!
    .
    Realmente o ocidente, ainda no 800, preferiu instalar alguns conceitos do Marxismo nas próprias sociedades, e reduzir um pouco os efeitos da grande concentração de riquezas que o capitalismo produz, usando pra isso o chamado “Bem estar Social”, nada além de uma copia dos ideais socialistas de serviços públicos pedidos pos sindicatos de trabalhadores ainda na metade do 800, como saúde e educação, prestados pelo estado a todos os cidadãos… mas nos radicais da época isso não bastava, tudo deveria ser feito sem diferenças de classes, o que não funcionou na época.
    .
    O erro principal dos Bolchevichs foi acreditar que o ser humano é “Bom” em sua essência, que aceita tudo em nome da coletividade… erro dramático, pois a coisa ser implantada sem a força era impossível, ninguém cedia nada do que possuía para ser objeto de reformas para a sociedade como um todo, grandes proprietários da nobreza apenas deposta não cediam suas grandes propriedades para se instalar um conjunto habitacional ou outras coisas como centros de distribuição de comida, postos de saúde, etc… para se fazer tais reformas o novo regime deveria usar a força e a ocupação física dos imoveis e das propriedades. O novo sistema legal ainda não estava pronto e implantado, e esse foi outro erro, pois tinha-se que fazer tudo de forma legal, mas os ânimos eram revolucionários, e não acreditavam que “Tinham tempo” pra isso, e assim passaram os carros na frente dos bois!
    .
    Mas dai vieram outros movimentos organizados contra a nova ordem, o principal deles foram os atos de sabotagem dos latifundiários escondendo alimentos para forçar a alta dos preços e o descontentamento popular com o governo e dos poucos industriais que não produziam mais nada e simplesmente fechavam as linhas de produção por tempos indeterminados, ja que os bolsos dos grandes empresários estavam cheios e podiam muito bem ficar sem fabricar nada, tentando forçar a queda da revolução por insatisfação popular que ficaria sem produtos… mas de revolucionário tinha pouco, o novo sistema nasceu das cinzas de um período de transição democrática do feudalismo dos Czares para uma democracia temporária, ja que os poderosos e potentes queriam o velho sistema.
    .
    Não tinha como implantar o verdadeiro comunismo em um país sem industrias de todo tipo e sem uma agricultura capaz de abastecer a todos na sociedade interna… o perda da realidade pelos Bolchevichs estava so no inicio, servia muitas mudanças, e uma longa e duradoura fase de socialismo para se tentar começar de fato o comunismo, e isso não foi feito, ja que “revolucionários” acreditam não ter tempo para tudo isso! Mas sem essas fases nada pode dar certo para se fazer a transição do Capitalismo para o Comunismo!
    .
    E como sempre muitos paladinos da democracia apoiam ditaduras, o mesmo fizeram os Bolchevichs vendo que sem o poder do voto popular ao seu lado, fazendo-os perder tempo precioso para implantar o seu “Pseudo-Marxismo”, fez o mesmo que os regimes militares da América latina fizeram, derrubou a democracia e instalou a ditadura do seu movimento sobre o país, coisa sombria para a Russia!
    .
    Depois veio a repressão, perseguiu os Mencheviches e os Socialistas, dizendo que o Socialismo era a adoração da cultura burguesa sem o burguês, feita por cidadãos cooperados em prol do lucro, uma continuação da atividade burguesa com um nome diferente em suma! Mas depois usará ele mesmo esse nome para tentar acalmar as massas resistentes à onipotência da propriedade estatal absoluta no país… servia uma mentira de ocasião, e funcionou!!
    .
    Interessante que no inicio da década de XX Lenin abre a economia do país ao capital privado, à Burguesia, próprio contra aquilo que lutou no passado proximo, legaliza a propriedade privada e o comércio livre de produtos… pra muitos ele traiu a Revolução e a guerra civil, Stalin era o primeiro a dizer isso!!! Então se ver alguém falando que Lenin era o pai do comunismo mais absoluto e Marksista da história, está mentindo, faz so propaganda politica, pois assim não foi, nunca foi um Marksista!!
    .
    A ditadura passou a usar o mesmo método de controle dos civis que usaram os revolucionários franceses de Rosbespierre, instalaram um período de “Terror Generalizado” para injetar o medo na população civil e assim conseguir que somente o pensamento de “Resistir” ao regime ja os faria tremer de medo, o mesmo sistema usado nas Ditaduras Capitalistas da A.L… e novamente funcionou, os Gulags que ja existiam durante o regime dos Czares passaram a ser verdadeiras construtoras de obras usando a mão de obra dos prisioneiros, passaram a construir estradas, pontes, represas e até enormes canais, “reeducar” os dissidentes ficava mais barato que pagar empresas privadas para construírem tudo, e ainda mantinha-se a oposição politica fora da cena… discutível método, pois assim fazendo não se gerava muito na economia interna que ainda usava o dinheiro como recurso de troca pelo trabalho e produtos, assim não se girava com salários, encargos sociais, compra de produtos à empresas, etc, o que poderia ter ajudado a fundamentar o novo regime na mentalidade coletiva como um regime “Construtor” e igualitário.
    .
    Serviu para instalar somente o medo e passou-se a confiscar as empresas privadas que produziam materiais de construção, pois elas seriam à base da nova industrialização do país em prol da implantação do regime Comunista… o resultado foi a estatização generalizada da inteira sociedade, mas não uma capacidade real de produção dos bens de consumo para todos, se tivessem realizado isso estariam até hoje no poder, pois a humanidade é materialista, e essa necessidade básica é o pilar de um regime de governo, seja ele democrático ou ditatorial!
    .
    No mais vemos mortes por fome no período transitório após a guerra civil e o período das estatizações gerais Rurais, onde o sistema estatal ainda não conseguiria suprir as necessidades populares, gerando carestia, mas depois disso veio ainda uma nova reforma com o Stalin, que arrebentou de vez com a agricultura da URSS, e gerou fome para milhões de pessoas nas décadas de 20 e 30, mas fome existe até no capitalismo, onde vemos pelo mundo que muitos não tem $$$ para COMPRAR comida morre de fome, ali foi o mesmo, pois o dinheiro ainda exista na sociedade como referencia de valor!!
    .
    No mais tudo começou errado, e os remendos não foram suficientes para estabilizar o sistema e acudir as verdadeiras necessidade dos seres humanos, e assim ruiu sobre ele mesmo, e NUNCA TENDO IMPLEMENTADO DE FATO O COMUNISMO, mas implantado o Leninismo, o Stalinismo e o Brejnevismo, que foi a ultima forma de remendo que tentaram, mas nem essa funcionou, tendo depois Gorbachiev tentando fazer outra reforma mas foi infeliz nos métodos, abrindo tudo de uma vez, sem fazer as coisas mudarem por fases, e tudo acabou por ali!!
    .
    E isso tudo sem contar com a Guerra civil no inicio do sistema onde os USA, GB mandaram Armas e treinadores para a Russia a se unirem ao exército Branco e combaterem os vermelhos no país, isso também gerou pesadelos de intervenções estrangeiras no país pelas décadas a seguir, aumentando a perseguição do regime contra os que pregavam coisas vindas de fora, novas politicas com Idea ocidental ou exemplos exteriores como propostas internas… e em 1941 terão a confirmação de que os capitalistas intervencionistas não os deixariam em paz por suas imensas reservas naturais estratégicas, e o decorrente inicio da operação Barbarossa dado por Hitler!
    .
    ENQUANTO ISSO A CHINA SEGUIU OUTRA ESTRADA, manteve o livre comércio, o que nào quer dizer capitalismo nem democracia, exemplo disso sào mais uma vez as ditaduras militares da A.L. onde tinha liberdade economica mas nào politica nem social vendo os direitos civis capados… e assim segue a China, não a livre politica, e os serviços sociais estão em pleno andamento e funcionamento, a prosperidade do modelo Chinês não para nunca e quem, mesmo que membro do partido comunista, fizer o espertinho tem a pena de morte e a família paga a conta!!
    .
    O tema muito vasto e complexo, para alguns que somente patrulham a internet é tudo muito simples, mas basta analisar o tema superficialmente para se render conta de que o tem inclui muitos pontos diferentes, assim como é o ser humano e o sistema que fizemos pra viver!
    .
    Valeu!!

  11. Em um nível mais amplo de compreensão se percebe que “direita e esquerda” não são uma simples questão de ideologia politica/econômica.
    .
    Por isto é ridículo achar que esquerda ou direita podem morrer, ou acabar… sequer isto é desejável, seria como deixar o ser humano com uma perna só , pior ainda, como arrancar um dos hemisférios cerebrais!
    .
    Mesmo no seio de uma comunidade extremamente conservadora, de direita, existirão aqueles “menos à direita” que constituirão uma esquerda relativa dentro desta comunidade e vice-versa em relação a esquerda…Onde se reunirem duas pessoas (marido e esposa então…), já teremos “esquerda & direita”!
    .
    Apesar do sistema político chinês autoritário, do ponto de vista econômico os chineses buscaram e buscam implementar um modelo que supere uma dicotomia divergente:
    .
    “esquerda direita”
    .
    substituindo por convergência:
    .
    “esquerda –> <– direita"
    .
    .
    Algo como unir o "Yin e o Yang", opostos complementares…Para entrar nesta panela, tem que derreter o "sabão" dos 'pré conceitos'
    ocidentais…
    .
    Debates e disputas são essenciais, más
    quem estimula e exacerba as diferenças e disputas, ao ponto do conflito irreconciliável, são justamente aqueles que lucram e obtêm poder com a velha estratégia de "dividir para conquistar e reinar"…

  12. Como disse o colega acima, “o mundo é feito de ilusões”, segundo, a China não é um estado comunista e sim um estado que prática o capitalismo de estado, a USSR também não era comunismo e muito menos socialismo, era também capitalismo de estado, o que existe sobre comunismo é uma falsa propaganda de um regime que nunca foi implantado em local algum, o colocando sempre como vilão, para louvar o capitalismo que é tão cruel e genocida quanto, de fato é que aonde o mais próximo de comunismo é implantado, alguns países árabes, o socialismo funciona muito bem, pena os regimes de governo serem intensamente cruéis e tiranos, tirando lá, só nos países nórdicos mesmo, aonde o socialismo funciona muito bem para o terror dos yankees, mas óbvio que a propaganda deles não fala disso!

  13. Bom eu acho que em parte esse documentário está certo em falar das atrocidades,mas errado nessa visão maniqueista do comunismo,temos que ver qual a realizade que levou a Rússia ao Comunismo,temos que ver os Regimes hóstis a URSS,mesmo com a crueldade sovietica esse sistema economico levou um país agricola a quase dominar o mundo e a repartir o mundo com os E.U.A,claro a custas do sangue de milhoes,quando a gente avalia a revolução Russa é preciso ver o periodo de Lênin e depois de Stalin,Lênin adotou medidas capitalistas no seu período de comando da Rússia,mas ai veio Stalin o tirano que consolidou a Revolução,geralmente toda revolução precisa de um tirano sanguinario para consolida-la depois da tomada de poder,manter tb a unidade da URSS,não foi fácil,e outra se não fosse o comunismo estariamos sendo explorados com jornadas de trabalho semelhantes as de 1912,sem direitos trabalhistas e explorados por uma elite gananciosa.Para os cidadãos do Ocidente o Comunismo foi bom,pois forçou muito dos grandes pensadores economicos,a criarem uma política de bem estar social,algo quase impensavel antes da revolução russa.

  14. O comunismo fracassou por onde passou. A China só é comunista na sua política, que quase caiu em 1990, quando tiveram que mandar tanques para massacrar seu povo.
    .
    A economia chinesa é totalmente capitalista, dominada pela iniciativa privada onde os milionários ditam as regras do jogo por trás das cortinas

  15. Marco Aurelio, a NEP produziu apenas algo entre 5 e 10 milhões de mortos na na antiga URSS, de fome e outros sofrimentos. Afetou principalmente camponeses.

  16. Pergunta:
    Teria o Plano Brasil, a sensibilidade de colocar também o laureado documentário “Inside Job” nestas páginas?
    .
    Confesso que gostaria de ver a opinião de alguns trolls, que pouco respeito exibem pelos demais, ato visível no uso abusivo da caixa-alta (equivale a berros e gritos), no tocante ao referido laureado documentário (Inside Job), que é muito mais atual e tocante a nós, do que a peça de propaganda fora de contexto, que tanto agrado faz aos trolls.
    .
    Trago aqui o link do documentário “Inside Job”, com legendas traduzidas para o português. Está com acesso livre no Vimeo:
    http://vimeo.com/25142692

    ###############
    Ilya, se houver a versão disponível no youtube, sem dúvidas.
    As sugestão enviadas pelos leitores são aceitas em quase a sua totalidade.
    basta perguntar aos demais sugestores.
    Se houver a versão, é só enviar.
    Sds
    E.M.Pinto

  17. Tenho as tres partes completas desse documentário que consegui já há uns dois anos. É mais um dos tanto patrocinados no ocidente para dar a visão de apenas um lado da história. Sem mais delongas. Quem quiser uma compreensão mais global deve se perguntar (e estudar principalmente) primeiramente porque, quando e como as idéias libertárias da humanidade como o socialismo anarquismo e comunismo surgiram e se desenvolveram. Mas advirto de que não se deve ter preguiça mental, tem muito estudo de história, economia, política e fundamentalmente muita filosofia pela frente. Marx e Lênnin podem ser contestado em muitos aspcetos das suas obras e idéias mas a verdade é que ainda não surgiu pensadores tão eruditos e perspicazes quanto eles. Um resumo bem suscinto do que falo pode ser percebido no artigo de Lênnim “As três fontes e as três partes constitutivas do marxismo”.

  18. .
    .
    “Andre e claudio, com 1,3 bilhões de escravos zumbis, até a Bolivia se torna 2ª economia do mundo…”
    .
    Zumbis estes que compram mais casas, eletrodomésticos, moveis e automóveis que os United States of America… tudo comprovado por números brutos e não percentuais do ano passado… bom ser zumbi assim né!! Poderia informar melhor invés de desinformar!!
    .
    Mas o povo não é bobo e conhece quem mente!!
    .
    Alias o verdadeiro comunismo nunca foi implantado em lugar nenhum, à não ser em tribos indígenas onde tudo o que era produzido era dividido entre todos… mas o pessoal se deixa levar por nomes, se for assim então a Republica Democrática Popular da Coréia(Coréia do Norte) é a maior democracia que existe, e assim também a Republica Democrática do Congo…
    .
    Sabe como é não medem esforços para fazer politica barata!!

  19. .
    .
    —-
    “AJ disse:
    07/09/2011 às 14:49
    Marco Aurelio, a NEP produziu apenas algo entre 5 e 10 milhões de mortos na na antiga URSS”
    —-
    .
    Aqui a gente vê o nível de desconhecimento do que se fala por ai pra fazer politica barata sem dar informações precisas, a NEP aumentou o consumo de alimentos e reduziu quase que completamente a fome na URSS, mas isso o senhor não sabe… foi depois que Stalin acabou com a NEP que as coisas entraram mal no período de transição… mas nada muito diferente do capitalismo não, ja que os mortos de fome da época da grande depressão também foram muitos no mundo inteiro, pois não conseguiam comprar comida por falta de dinheiro(capital)!
    .
    E até hoje o capitalismo mata de fome, pois sem capital não come… a ONU mesmo lançou um alerta essa semana dizendo que mais de 700 mil pessoas podem morrer nos próximos meses de fome em todo o mundo… mas para muitos isso não entra na conta do capitalismo, mas é sim parte do capitalismo, pois a produção mundial de alimentos é maior do que necessita a inteira população humana no planeta, so os USA e EU consomem mais de 5 vezes o que o inteiro continente africano consome em um ano, e isso sem contar os desperdícios obviamente!!
    .
    Então se tem produção o bastante pra todos, por que tem tanta gente passando fome no mundo pos guerra fria?? Por que não pode comprar, falta capital… e essa coisa de governo distribuir alimento grátis pro povo é coisa de comuna e não de Capitali$ta, pois este ultimo quer grana!!
    .
    Valeu!!

  20. Ilya, concordo com vc em muita coisa.
    Quanto a peça de clara propaganda institucional é fruto de contrapropagandas, o que não deixa de ter um lado positivo, pois lavagens cerebrais é uma tática frequente que precisa de contrapontos, ainda que isso seja por meio de uma prática tendenciosa e sorrateira.
    Mas…
    O exercício do voto. O governo que se alterna em períodos de poucos anos. O povo que interage com suas lideranças. Essa herança da experiência grega de democracia…
    Ainda, passados milhares de anos, tem provado ser o melhor e mais justo sistema político exercido pelos homens.

  21. .
    .
    Estranho, eu assisti os três videos, sou de esquerda, e não vi tudo isso de propaganda reacionária anti comunista não…. relatou fatos históricos e analises bem elaboradas… eu gostei dos DOC, alias muito explicativos sobre os passos que o Stalinismo deu e depois dele também.
    .
    Valeu!!

  22. Paulo disse:
    07/09/2011 às 14:45

    ” A China só é comunista na sua política, que quase caiu em 1990, quando tiveram que mandar tanques para massacrar seu povo.”
    ……………………………………..
    Paulo, o “massacre da Praça da Paz Celestial”
    é um dos grande engôdos da máquina de propaganda ocidental, na realidade ele nunca ocorreu.
    .
    Quem depende da mídia comercial supostamente “livre” e “aberta” para se informar, sem sombra de dúvidas acreditará que o governo chinês massacrou “centenas, talvez milhares” de estudantes na Praça da Paz Celestial, em 4 de junho de 1989. Desde então, essa frase foi repetida milhares de vezes pela mídia dos Estados Unidos.
    .
    Mas isso é um mito. Ainda por cima, o governo dos Estados Unidos sabe que é um mito. E todas as grandes mídias também sabem disso. Mas elas se recusam a corrigir a informação, por causa da guerra de propaganda americana contra a China.

  23. O ser humano não é capaz de de viver num mundo socialista/
    comunista.
    Sempre iremos querer mais que o próximo.
    Mesmo se tivéssemos o mesmo salário, desde o lixeiro até o mais renomado médico, encontraríamos algo para invejarmos e nos matarmos.

  24. Olá Fran…
    Bom te ver novamente.
    .
    .
    Tudo que está nos documentários eu já sabia. Não tenho os olhos voltados para o passado, sim para o futuro.
    .
    .
    A pergunta que se faz presente para a humanidade é: Como poderemos sobreviver, em um sistema que consome os recursos naturais numa proporção cinco vezes maior daquele capaz de ser suportado pelo planeta?
    .
    .
    Não queira saber a resposta, rsrs.

  25. Caro E. M. Pinto…
    .
    .
    No Youtube eu não achei… Mas no Video tem embed…
    ############
    Salve Ilya, envie-me o link, verei se consigo baixá-lo e remetê-lo ao Youtube.
    A questão é que não temos plugin para vídeos em outros formatos.
    Apenas os da BBC é que são possíveis ser aqui exibidos sem problemas, em geral só podemos reproduzir via Youtube.
    sds
    E.M.Pinto

  26. Assiná-lo com prazer a reprodução de um documentário passado no segundo canal da televisão pública portuguesa – RTP2.

    Na minha opinião pessoal, as pessoas, o ser humano, agem de acordo com os seus interesses pessoais. Podem ser bons, ou maus. O que a História nos ensinou é que raramente são coincidentes, e quando são têm um limite temporal.

    A errada – ou optimista – percepção da natureza humana está na origem da disfuncionalidade do comunismo.

    O resto, lá está, é a consequência dessa percepção; vícios, desvios, totalitarismo, etc.

    Em última análise foram as pessoas que destruíram a ideia. Embora, também não acredite que não hajam ideias más.

  27. Falta a cara de Dilma… (antiga guerilheira comunista). O comunismo á uma das vertentes práticas do socialismo(este “socialismo” consiste no predomínio da sociedade sobre o individuo para impor uma ideia, algo completamente injusto, pois a sociedade devia estar sim ao serviço do individuo)

  28. Imaginem como seria o mundo sem ter existido a URSS.
    Só na segunda guerra já…
    Hoje aguentamos a arrogância e interesses dos USA. Mas eles sabem que mesmo apos o colapso da URSS, ainda não venceram o melhor jogador no xadrez.
    E mais jogadores estão chegando.

Comentários não permitidos.