Rapidinhas: Tempestade a vista

http://ladylibertytoday.files.wordpress.com/2011/06/israel-turkey-relations-july-2010.jpg

Após expulsar embaixador, Turquia suspende comércio com Israel no setor de defesa e faz ameaças

O governo da Turquia voltou a dar demonstrações de que está determinado a retaliar Israel pela resistência do país a se desculpar pelo ataque que matou nove ativistas turcos em 2010. Menos de uma semana após rebaixar os laços diplomáticos com o país, expulsando o embaixador e outros diplomatas, o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, disse nesta terça-feira que a Turquia estava “suspendendo totalmente” os laços na indústria de defesa com Israel.

Em tom de ameaça, o premier também afirmou que a Turquia iria estabelecer novas sanções contra Israel e disse que os navios turcos “serão vistos com mais frequência naquelas águas”, referindo-se ao leste do Mediterrâneo.

– Laços comerciais, militares e referentes à indústria da defesa, estamos suspendendo completamente. Este processo será seguido por diferentes medidas – disse Erdogan a jornalistas em Ancara, capital da Turquia.

Erdogan afirmou que poderia visitar a Faixa de Gaza, decisão que seria tomada após negociações com o Egito. Ele pretende ir ao Cairo ainda neste mês.

A viagem ao território palestino pode abalar ainda mais as relações entre os dois países, que voltaram a se estremecer na quinta-feira passada, quando o vazamento de um relatório da ONU irritou a Turquia.

O relatório da comissão que investiga o ataque militar de Israel contra a chamada Flotilha da Liberdade, que em maio de 2010 tentou levar ajuda a Gaza, diz que o bloqueio naval israelense ao território é legal, embora tenha considerado excessiva a violência na operação que terminou com nove turcos mortos.

Israel reagiu à expulsão de seus diplomatas prometendo trabalhar para reparar as relações com a Turquia. Mas o ex-aliado vem demonstrando estar no rumo oposto.

Um dia depois de anunciar a expulsão do embaixador e de todos os diplomatas israelenses com status superior a segundo secretário, o chanceler turco, Ahmet Davutoglu, afirmou que a Turquia levará a questão do bloqueio à Corte Internacional de Justiça , em Haia.

Fonte: O Globo

Israelenses denunciam humilhação na Turquia
0
Passageiros dizem ter sido submetidos a interrogatórios de até 90 minutos no aeroporto de Istambul, em meio à deterioração dos laços diplomáticos
Israelenses que chegaram à Turquia ontem afirmaram ter sido segregados e revistados de maneira embaraçosa quando passaram pelo aeroporto de Istambul. As denúncias ocorreram três dias após Ancara ter expulsado o embaixador de Israel, diante da recusa de Tel-Aviv em se desculpar pela ação que matou nove turcos que integravam a flotilha de ajuda a Gaza atacada por forças israelenses em 2010.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores de Israel, os passageiros tiveram de esperar até 90 minutos para conseguir entrar na Turquia. A empresária israelense Hayuta Leibovich afirmou que esse processo costuma durar 15 minutos, normalmente.
Outra israelense, que não se identificou, contou que teve de tirar as roupas durante a revista que sofreu, juntamente com outras 20 pessoas. Turcos que chegaram a Tel-Aviv ontem fizeram denúncias de constrangimentos similares.
Um funcionário do aeroporto de Istambul disse que a ação contra os israelenses é ordem do Ministério do Exterior da Turquia e está sendo realizada “de acordo com princípios de reciprocidade”. “Trataremos os israelenses da mesma maneira que os turcos são tratados em Israel”, declarou Ahmet Aydin.
O jornal israelense Haaretz afirmou que há cerca de um ano o constrangimento contra os turcos é recorrente em Tel-Aviv. Segundo fontes da chancelaria de Israel, dezenas de denúncias de humilhação por parte das autoridades de Israel foram registradas por turcos no período. Além dos questionários a que passageiros de todas as nacionalidades são submetidos ao pisar em Israel, quase todos os turcos têm de tirar a roupa durante as revistas, de acordo com o jornal.
Ancara disse ontem que apoiará o reconhecimento do Estado palestino na ONU e deu dois dias para diplomatas israelenses saírem da Turquia.

Fonte: Estadão via Resenha

24 Comentários

  1. Ótimo, mt bom, finalmente uma voz dissonante no O.Médio contra os judeuSS. E os ianks vão ficar numa sinuca daquelas, precisam dos Turco,os novos radares,e como aliados e ponte na Otan,e dos judeuSS seus patrões e donos das > midias nas terras do tio sam, aliás, o barck e leso, pq ñ será reeleito,p ficar na história e ser bem visto pelos Árabes, então , poderia impor uma certa mudança nas ações dos judeuSS como uma saida parcial das terras dos Palestinos ,e mt outros benefícios aos mesmos,sobre à ameaça de reconhecimento dos mesmo pelos iankSS, em setembro na ONU…mt leso p se dizer o mínimo, sds.

  2. Deixa eu entender meu caro Carlos Argus, voce esta dizendo ” enfim UMA VOZ dissonante no OM ” há tá eu não sabia que o Irã ficava em MARTE.

  3. Xiii Israel deu passo maior que a perna e comprou uma briga que não pode vencer, até porque esta errado, assassinaram pelas costas a maioria dos ativistas turcos e não pediram nem desculpas.

  4. Que sera que vence? Mas ai teriamos ainda o Egito, A Siria, A Jordania deve entrar… Libano… A coisa ficaria linda ali. Mas tambem teriamos EUA… Mas vai saber… Dificil uma intervencao da OTAN com o Gaddaf por ai… os EUA a Franca e o reino Unido nao vao bancar mais uma guerra, ou vao?

  5. Os Turcos também não são são arabes.
    Pertencem a grupo étnico distinto, apesar de ambos os povos serem muçulmanos, pois possuem a religião islâmica oficialmente.

  6. Bom vamos imaginar uma suposta guerra entre Turquia e Israel (não creio que chegue a tanto), seria interessante pois a Turquia tem o maior poderio bélico da região, mas não tem armas nucleares, e Israel tem armas nucleares, quem venceria…???

    Depois disso talvez a politica militar e estrategias de combate fossem revistas…

  7. Israel teve inúmeras chances de fazer a paz,mas continua arrogante,ocupando os territórios palestinos,matando indiscriminadamente e hoje só burro acredita naquela balela de povo escolhido por Deus!
    Acredito que em breve teremos até uma revisão histórica imparcial sofre o holocausto !para sabermos até que ponto isso tudo é verdade,pois ninguém pode contestar nada sofre isso, mesmo que possua documentos!

  8. É interessante que tantos falam ao longo de décadas que Israel será destruído. Tantas pragas são rogadas, mas o que vejo é exatamente o contrário; uma sociedade próspera, enquanto seus vizinhos vivem no caos.
    .
    Judeus foram o povo que, per capita, mais obtiveram o prêmio Nobel contribuindo para o progresso da humanidade.
    .
    – Por sinal, qual tem sido a contribuição dos árabes?????????? Atentados à bomba, guisado de seres humanos e muita massa de tomate?
    .
    Cesar Pereira disse: “só burro acredita naquela balela do povo de Deus”.
    .
    Sou um cristão fundamentalista, assim como milhões de outras pessoas que crêem, que de uma forma ou outra, que Deus único, criador e autoexistente, detém os rumos da história da humanidade, embora não concorde com a morte, em suas muitas formas.
    .
    O discurso ateu impressiona a desavisados, mas não conheço obras de caridade feitas por nenhum de vocês: antes, apenas cristãos tratam de leprosos, desabrigados, dementes, órfãos, doentes e outras pessoas consideradas rejeitos pela sociedade consumista.
    .
    O renascimento de Israel, em 1948, após Adolf Hitler ter anunciado o Terceiro Reich e a decisão de exterminar os judeus, foi algo inesperado e totalmente contrário ao ritmo da história. Os campos de concentração e de extermínio se fizeram seguir de uma nação próspera, pujante em tecnologia, cultura, e que é luz em meio a ignorância e caos do Oriente Médio.
    .
    Israel busca sobreviver em meio à intolerância das nações islâmicas que não admitem sua existência.
    .
    Surpreende-me ver como que pessoas que vivem no Ocidente não se se apercebem que o objetivo derradeiro dos islamitas é a destruição de nossa civilização cujos três pilares são: ética herdada do judaísmo-cristão, o humanismo grego e o iluminismo europeu.
    .
    Quanto a esta suposta “crise” que se refere a matéria do titular do blog, o primeiro ministro Erdogan está às voltas querendo de todas as maneiras fazer fisiologismo perante as nações árabes. A causa “palestina” sempre esteve disponível para manipular as massas árabes, frustradas pela falta de liberdade, falta de desenvolvimento e por seus países serem atrasados.
    .
    Quanto ao mais, sugiro que os apoiadores da causa palestina, se mudem para Gaza e tentem usufruir da mesma liberdade que possuem no Brasil ou em Israel.
    .
    ASSISTAM AO DOCUMENTÁRIO ‘THE THIRD JIHAD”

  9. Engraçado esse tal de Erdogan.
    Antes de encher o saco por causa de meia dúzia de ativistas vagabundos, alguns simpáticos ao terror e outros apenas idiotas úteis, ele deveria RECONHECER OS CURDOS como um povo autônomo e digno de sua independência.
    Ah entendi, entregar um pedaço da Turquia aos Curdos ele não quer não é?

    Rogerio Schneider disse:
    07/09/2011 às 12:36

    “Tantas pragas são rogadas, mas o que vejo é exatamente o contrário; uma sociedade próspera, enquanto seus vizinhos vivem no caos.”

    Disse tudo, Rogério. Permita-me assinar embaixo.

  10. Só se a Turquia passar a produzir armas nucleares, pois Israel é um país nuclear.
    O Brasil precisa produzir armas nucleares urgentemente, caso contrário não terá soberania. Já disse isso aqui várias vezes.

  11. Que se fassa jus a este povo avarento e ganancioso que são os Judeus 🙂 Hitler ja dizia os judeus foi quem leveram a europa a geurra.

  12. ROBERTO SCHNEIDER Não é praga do mundo não amiginho esta nas escrituras Judaicas que não ficara pedra sobre pedra e o perseguido e coitadinho povo Judeu não faz por onde vivenciar isso não né?E agradeça aos Judeus do mundo todo e a muitos governos tambem que sempre contribuiram monetariamente para fazer brotar uva naquelas terras aridas.O expansionismo la não é so belico não tem o expansionismo economico que Israel e o mundo fingem não existir.Fazendas mecanizadas de alta tecnologia que atraem todo um comercio especializado encarecendo muito o comercio local levando Palestinos que não conseguem acompanhar essa dinamica de mercado a venderem suas terras a preço de bananas e adentrarem mais para o interior.Amiguinho Judeus e todos os demais póvos contribuiram muito para alguma coisa mas ninguem olha o outro lada né em que uma tribo foi banidada do meio de seu povo e deve ter sido por um motivo bem forte né e vagou por milenios pelo deserto disseminando discordias,intrigas e guerras por todo lugar que passaram acumulando odios e ressentimentos.Se tem algum invasor ali é o povo Judeu que não tinha Patria e que tomou terras de outros póvos.E mesmo esqueceram não é mesmo que viveram dispérsos por toda a Europa e por todos na Europa eram escurraçados e perseguidos e não tolerados e porque heim?Porque nasceram para serem vitimas?Ninguem lhes suportavam mas eles esqueceram disso e coube este odio apenas para os Nazistas não é!Os que tinham grana foram para os EUA os que tinham menos grana imigraram para outros paises e os que não tinham posses foram acondicionados em navios cargueiros e despejados na Palestina.De la pra ca os que se erradicaram em outros paises e prosperaram contribuem com fortunas para Israel ser hoje o que ela é e tem.Mas isso é pouco né mesmo pois o mal costume do passado esta em seus DNAs e discordias,intrigas e guerras suas ferramentas de expansionismos.Voce acha que a humanidade é tola e vai viver redendo homenagem para o Holocausto e fabulas Biblicas fazendo vistas grossas para as atrocidades de Israel eternamente?Tire o cavalinho da chuva ou Israel se faz humilde coisa que nunca foi pois nem mesmo é capaz de pedir desculpas quando erra como no caso da tripulação pacifista humanitaria Turca ou Israel por propria vontade sera infelizmente riscada do mapa mesmo.E sabe mais a maioria do povo Judeu esta de saco cheio de toda essa intransigencia e de toda manipulação e quer paz.

  13. Senhores israel tem armas nucleares, mais a Turquia tbm as possuem, em território turco há 90 ogivas nucleares, 50 para uso das força armadas do EUA e 40 ogivas para uso das forças armadas da Turquia, a Turquia faz parte do acordo de partilha nuclear da OTAN alem disso com a implantação do escudo antimísseis da OTAN em território turco israel não conseguira no futuro nem jogar um traque na Turquia. Uma guerra entre israel e Turquia seria uma coisa incrível de ser ver pela lei a OTAN deve apoiar a Turquia e o EUA ficaria entre a cruz e a espada.

  14. Acho que o país Israel será extinto, pois a qualquer momento os islâmicos irão jogar umas 10 bombas atômicas de surpresa nesse povo religioso,que luta por sua Terra Santa. Eles são fanáticos, por isso farão isso.

  15. Eu posso até defender a causa Palestina,e sempre farei isso assim como as dos curdos + isso ñ significa q tenha de mudar-me p GAZA o > campo de concentração do mundo, ou vc , falou roberto , com esse nome vc deve ser judeu, ótimo ,meus respeitos + BRASILeiro, o pano de fundo é: Respeito ao outro,ao n próximo, até pq são filhos do mesmo pai,vide Gen.16:4,Por 2 Estados livres e independentes vivendo lado a lado e em paz.
    .Vide resolução da ONU de número .242 sobre isso. Sds amigo,e shalom.

  16. Interessante esta peleja,mas ta na cara as pretençoes da Turquia,fica ate chato eu tocar neste assunto ,os amigos devem considerar a hipotes deque a Turquia realiza um jogo digno de mestre,com esta atitude a Turquia isola o Ira,ou seja:Aos olhos do povao da regiao a Turquia assume o papel para precionar Israel,esvaziando e desqualificando as tentativas do Ira,assim deixa feliz a turma sunita da regiao e,com certeza sao mais favoraveis a um acordo com Israel doque o IRA ´.Aguarde o fechamento desta peleja e confirao o resultado! Modestia parte eu sou foda e bem informado.

  17. Sr.Rogerio Schneider o povo árabe deu inúmeras contribuições para a humanidade é só procurar nas enciclopédias e você verá, Prêmio Nobel até o Obama tem e pasmem é o da paz!
    Se você quer acreditar que Deus tem um povo predileto que pode fazer oque quiser com os demais e tudo será perdoado tudo bem,o BRASIL é uma democracia,aqui você pode se expressar livremente!
    Mas essa história de povo de Deus é balela, o povo palestino também e filho de Deus, o brasileiro, o chinês, o cubano, o russo até os dos EUA que vivem guerreando!
    Quando os judeus chegaram a Canaã aquela região já era habitada portando aquela terra é terra de conquista terra de sangue !
    Eu ia dizer mais coisas mas o Sr.1maluquinho (07/09/2011 às 14:35) disse muito do que eu ia dizer, recomendo que leia o comentário dele lá há muitas opiniões que também compartilho!

  18. Essa história de “povo de Deus forte e poderoso” é pura balela, até nas “igrejas” o povo é alienado, não sabem nada sobre a região. Porque eles não visitam a Faixa de Gaza? Terra Santa? Terra Santa uma ova. São certos cristãos que apoiam golpes militares, Tea Party e acham o sionismo uma maravilha. Diante do que foi abordado (e do que tenho visto), tenho as minhas convicções mas me recuso a ser chamado de cristão. Só faço o bem e me recuso a ser confundido com essa gente alienada.

  19. Tirar a roupa em visita a israel era normal aos turcos, agora não é mais. Isso é grave!
    De repente os turcos não querem mais tirar suas roupas, estão com vergonha. Isso tb é grave!
    Não pedir desculpas tb pode ser gravíssimo…

Comentários não permitidos.