Homens do Exército e moradores se enfrentam no Complexo do Alemão

Uma festa no Complexo do Alemão, subúrbio do Rio de Janeiro, terminou em confusão na noite de domingo. Soldados do Exército entraram em confronto com moradores.

Em um vídeo divulgado na internet, dá para ver parte do confronto entre moradores e os militares. Os soldados recuam para uma rua. Logo depois jogam spray de pimenta e atiram balas de borracha contra moradores.

Segundo o Exército, o tumulto começou quando uma patrulha da força de pacificação, que atua na comunidade, abordou pessoas em um bar próximo ao teleférico. Depois que três homens foram detidos, moradores reagiram arremessando paus, pedras e garrafas. Só aí a tropa usou de spray de pimenta e tiros de munição de borracha.

Na versão dos moradores, as pessoas reagiram por causa da truculência dos soldados, como contou um rapaz. “Eles chegam e abordam de uma maneira desnecessária. Muitas vezes com agressividade”, disse.

A confusão se espalhou por várias ruas da comunidade, mas principalmente em frente ao bar onde o tumulto foi maior. Ficou no chão uma grande quantidade de cacos de vidro, das garrafas arremessadas pelos morados, e de cápsulas das balas disparadas pelos soldados

Vários moradores mostraram ferimentos provocados pelas balas. Segundo o Exército, dois soldados tiveram escoriações leves. O patrulhamento foi reforçado, e a situação ficou mais tranquila no fim da noite.

Fonte: G1-BomDiaBrasil

48 Comentários

  1. Exército está certíssimo ,BAIXA A BORRACHA em C*** fora do pinico , MANISFETAÇÃO TODA ORQUESTRADA POR ESSA ESCÓRIA DESSES TRAFICANTES !!! Pra cima deles SR. GENERAL !!!

  2. Esses moradores pensam que com o Exército do Brasil a coisa é bagunçada como era com os traficantes !

    O Exército está em missão de ocupação e manutenção da lei e da ordem lá no Complexo do Alemão e o povo quer bagunça !

    Esses bagunceiros são provavelmente sectários dos bandidos que ocupavam o morro e querem bagunçar !

    Tem que entrar no cacete mesmo pra aprender a respeitar as regras !

    Aquelas festas da putaria promovidas pelos traficantes acabaram e o EB deixou bem claro isso enquanto estiver lá !

    Com o Exército do Brasil não tem conversa fiada !

    Entra no cacete mesmo !

  3. Certamente os militares responderam a alguma provocação desrespeitosa. Como todo mundo sabe, uma parte dos que vivem nessas comunidades são folgados, não respeitam a lei e podem até mesmo estarem a serviço do tráfico, quem sabe desestabilizar o ambiente, daí vem uma ação mais enérgica por parte dos militares pra daí então a tal mídia suja cair de pau em cima da Força de pacificação e o governo então abreviar a retirada das tropas do local. Logicamente que com um território com menas densidade militar, o tráfico ou tantas outras atividades ilícitas ficariam com o caminho com menos obstáculos, propício para a ação dos verdadeiros ratos de esgotos.

  4. Coisa triste essa, mas o ESTADO tem que se fazer presente, os ”moradores” devem colaborar com os militares e cumprirem a lei! mas infelizmente algumas pessoas querem viver é na promiscuidade no lixo na imundice essas sofrerão os rigores da lei,mas o cidadão de bem que SOBREVIVE na favela ,(digo sobrevive por que favela não é lugar para ser humano viver) esse sim deve estar mais aliviado com a presença do exército!

  5. Exército por muito tempo no local cria tensão!.. Uma praga de baratas em uma casa. Mete veneno!.. mas não adianta! se tiver um lixão do lado da residência. O ar fica viciado de veneno!.. e não resolve. Estão enchugando gelo. Atrelado à uma política de entrosamento com a comunidade tem que também mudar a forma com que lidava no começo da invasão.

  6. Todo o apoio aos moradores do complexo, que tem suas ruas invadidas pelo interesse político e econômico, vê no dia à dia seus moradores sendo violentamente coagidos por soldados que agem como criminosos, sendo desacatados frente a suas casas, não importando idade nem sexo, essa farsa chamada ocupação é em verdade uma invasão e um crime cometido pelo estado brasileiro contra o próprio brasileiro, a favela viveu até hoje sem ajuda alguma do governo que seja e não será agora que se tornará capacho, se necessário que se inicie uma espécie de “primavera árabe” contra os invasores. A função das forças armadas é servir a seu povo e não lutar contra ele! VERGONHOSA AÇÃO!

  7. Ações orquestradas por partidários do tráfico a fim de desgastar a imagem das FA. Não são meros moradores que reagiram à “truculência” de soldados do Exército. Estes não reagiriam com firmeza se não tivessem sido provocados. Essa ralé gosta mesmo é do caos gerado pelo tráfico. Bando de vagabundos.

  8. .
    .
    Mesmo que sejam bagunceiros e tudo mais, mas é sempre o povo brasileiro, e tem que ser respeitado pelos militares!!
    .
    O povo Xingou os militares… bem seu direito democrático, os militares tem que ficar quetos e escutar os insultos com postura e disciplina, sem reagir com violência… mas jogou pedra… e dai???, os soldados estão protegidos com capacetes, coletes, escudos, armas, tem que ficar parado na posição e basta!! E as garrafas jogadas não contam??? Não, tem que manter a disciplina e conversar com o povo descontente e não fazer o repressor ditatorial e descer a lenha no povo como se fossem inimigos, coisa que não são, são somente insatisfeitos com o Brasil que temos e os oficiais deveriam ter essa sensibilidade cívica!!Mas preferiram descer o porrete no povo brasileiro como se fossem cães de rua, seres inferiores que não respeitam a autoridade dos militares!!
    .
    O exército não deveria ter reagido assim, pois a verdadeira autoridade é o povo e não o comandante do grupo que quer mostrar a força de seus homens… o povo tem que ser convencido e não forçado, o Exército errou pois não é superior ao povo, mas seu defensor… e agora o povo vai olhar para o Exército como um agressor e não como defensor, e tudo isso por que um velho comandante que tem mania de ser o “Durão” quis mostrar força contra o próprio povo brasileiro… pra mim iria em pensão hoje mesmo, o Brasil não é mais isso ai!!
    .
    O Povo é a autoridade a parte superior de toda a nossa sociedade, não o Exército, políticos ou policiais e nem mesmo o judiciário ou governo… todo poder emana do povo e não contra ele, ninguém é superior ao povo brasileiro, mesmo que arruaceiro!!
    .
    Valeu!!

  9. nao tenho duvidas que os militares agiram certo, ali naquele complexo ainda tem muito safado(lixo humano) que ganha com o trafico de drogas e preferia e muito que os traficantes comandassem ainda o local, “chumbo nesses vermes”.

  10. o coelhinho da pascoa declarou que alguns jovens estudantes e odeiros, comversavam em tom moderado na frente da residencia dos outros, la pelas duas da manha, quando um bando de mostruosos trogloditas de verde ( que queriam estar exatamente ali, longe da familia ) sem motivo algum, comecou a agredilos barbaramente, o papai noel confirmou o fato !!!

  11. interesante q quando tinha execulções em microondas e tiro de fuzil, não de borracha, niguem pegava celular p/ filmar nada !

  12. No meu entender nossos soldados devem estarem habilitados a operarem em qualquer lugar do territorio nacional mas lembram quando eu falava que em comunidades no RJ seria dificil e muitos de voces achavam que a experiencia deles no Haiti os credenciavam?Não sera bom para toda a sociedade se eles vierem a ter de sairem de la desacreditados e ainda por cima odiados por aquelas minorias.Os moradores ja estão ate mandando cartas pedindo o BOPE e alegando que não querem nem a PM e nem o Exercito e que não querem a volta dos bandidos.Acontece que muitos bandidos ainda la estão em meio a população,os crias que muitos não tem ficha na policia e por serem locais os moradores os acobertam.Os cabeçudos chamados de Os Roncas vazaram para comunidades não ocupadas ou matas no entorno do Rio e grande Rio e ja atual como uma guerrilha não oficial com infraestrutura de acampamentos,logistica de alimentação,municiamento se articulando.Outros desceram para o asfalto e o nivel de assaltos e roubos elevou-se.Eu dizia que essa politica covarde de anunciar que vai invadir e ocupar seria breve paliativo e que a bandidagem iria se beneficiar do Estado com os beneficios oferecidos as comunidades.A maioria que la residem são pessoas de bem e trabalhadores sofridos mas incitados por baderneiros que sentem falta dos bailes regados a cocaina,cheio de artistas,jogadores de futebol,depravação e sexo barato bancados pelo narcotrafico.Nenhum cidadão tem mais direitos do que nenhum outro e nos suburbios Cariocas a maioria das populações não tem do estado os beneficios e a segurança que estão sendo oferecidos a eles.O Brasileiro é mal educado do ponto de vista que apenas pensamos que temos direitos e nenhum dever.Deve ser criada regras.Quadras na entrada das comunidades com bailes com hora de começar e hora de acabarem e com a segurança e monitoramento do Estado.Regras para o comercio para que respeitem volume de som apos as 22 horas pois a grande maioria que la reside acorda cedo para trabalhar onde muitos trabalham de domingo a domingo.Eles querem o BOPE coloquem la o BOPE e quero ver eles xingarem-nos,cuspirem-nos,apedrejarem-nos se não vão receberem uma bala por dentro da cara.O problema esta se generalizando,no Turano e nas comunidades do Catumbi atacam as UPPs com granadas.Ja houve ate mesmo depedração da UPP da Cidade de Deus.Isso vai dar merda porque na hora que os caras perderem a paciencia eles vão largar o dedo e infelizmente bala perdida so acerta inocente porque os baderneiros são safos e ficam espertos e os tolos que por eles se influenciam ficam com os rabos na reta……FRANCOORP o povo tem de aprender que o direito deles termina quando começa o dos outros e não porque é apenas um favelado que passe o que passar e sempre vai ser coitadinho.Todo cidadão Brasileiro é responsavel por seus atos e por eles responde.Voce meu amigo trabalha fardado e armado lidando com o publico logico que não pois se trabalha-se assim saberia da dificuldade.Por mais que se tenha educação,condicionamento e polidez sempre te olharão com odio,com desdem,pois veem em ti a oportunidade de descarregarem todas as neuroses todos os traumas.Ninguem vai pra porta do palacio Guanabara chamar o governador de safado e ele é safado.Ninguem vai para o palacio do Itamarati ou pro congresso chamar politicios de safados e ladrões e eles são safados e ladrões.Descarregam naquele que cumpre ordens e esta ali de bucha e que tambem é ser humano como outro qualquer e que apesar do treinamento e condicionamento tambem estrapola porque ninguem suporta so ser atacado e acaba se defendendo e os animos se exaltam.É muito facil ficarmos de fora observando e apontando erros.Porque não vão la lideres religiosos,a elite chincheira e os deferensores dos direitos de bandidos e acabam com o crime e catequisem ignorantes?O narcotrafico de hoje é a narcoguerrilha de amanhã e na verdade ele ja é.É uma guerra ou a sociedade deixa de ser hipocrita e as autoridades deixam de serem covardes e acabemos com os bandidos de uma vez ou eles destruirão a sociedade.Lembra dos fujões da Vila Cruzeiro?O BOPE os botou pra correr na marra e so tiveram o apoio dos Fuzileiros e de mais ninguem,nem mesmo os helicopteros blindados da Secretaria de Segurança foram para eles disponibilizados pois se fosse não haveriam 600 invisiveis e sim 600 cadaveres.E o que vimos depois no Alemão?A fafarronagem onde todos queriam botarem as bundas de fora para aparecerem uns mais que os outros e a banda podre da Secretaria de Segurança entrando em ação fazendo a maior de toidas as magicas o desaparecimento de 600 a 800 bandidos.As armas que apreenderam eram na maioria armas em manutenção e ate armas fora de uso.Muita foi a cocaina e a maconha né e o dinheiro dos caras e os ouros dos caras que qualquer fugueteira naquela porra ostentava cordão de ouro que pagava o salario de tres o mais Caveiras que la estavam de bucha.A quem realmente interessa que esses caras não sejam presos pou executados?Somente a banda podre ou em momento oportuno eles podem serem usados como braço armado por oportunistas?O governo brinca com o povo e o povo brinca com a sorte.

  13. E.M.Pinto o senhor esta permitindo ofensas descabidas e por puro preconceito sujo desses filhinhos de papai.
    Chamando pessoas carentes de ralé e vagabundos. isso é ridiculo e sujo por favor não permita essas pessoas preconceituosas de postarem em seu maravilhoso site

  14. FRANCOORP ja pensou a autoridade neste pais estivesse como voce segere nas mãos do povo rsrs e quer dizer que os coitadinhos desassistidos mesmo sendo arruaceiros devem sempre ter a razão e serem olhados como vitimas né e ja que se compadece tanto deles leve-os para casa agassalhe-os e delhes o melhor do seu manjar porque trabalhador e chefe de familia como tem milhares la e no asfalto tambem porque tem gente bem mais pobre e sofrida no asfalto de nossos suburbios do que em todas comunidades juntas não ficam as 2 horas da manhã fazendo arruaça na rua…..DEMOROU DESCE A BORRACHA E O OTARIO QUE TELEGUIAR POR ELES E FOR PRA BAGUNÇA DESCE A BORRACHA TAMBEM E SE REVIDAREM COM ARMA DE FOGO LARGA O AÇO NELES.Alo Sra.Dilma a complacente abre um albergue de coitadinhos ai no Itamarati ja que a sra, adora coitadinhos quilombolas,indios,homossexuais,gays,lesbicas,simpatizantes,sem terras e afins.Este Brasil de minorias que estão criando e sem resolverem desigualdades vai se transformar num caldeirão de chumbo e enxofre e vai sobrar pra todo lado.Preparem-se elite chincheira e aristocracia a turba louca de ratos invadira seus castelos,mera os vossos queijos,se embriagara dos vossos vinhos,possuira vossas filhas e saqueiara os os cofres e eu quero é mais que o circo pegue fogo e quando o palhaço for o mais triste da plateia eu estarei sorrindo rsrs

  15. .
    .
    1Maluquinho e outros acima:
    .
    Aqui ninguém está defendendo direito de bandido não, bandido bom é bandido preso em solitária incomunicável!!
    .
    Mas também é bandido o elemento fardado que não cumpre a disciplina, pouco me importa, TEM QUE SEGUIR AS REGRAS DE ENGAJAMENTO E BASTA!!!
    .
    Desceram o sarrafo no favelado por insultos que foram incitados por criminais e traficantes… bem, e agora batendo no povo os militares CONFIRMARAM AOS OLHOS DO POVO FAVELADO TUDO AQUILO QUE DIZIAM OS TRAFICANTES A RESPEITO DELES,dos “Milicos”, TUDO ESTAVA CERTO… foi um verdadeiro tiro no pé, com oficiais assim quem precisa de inimigos no trafico… os Militares batendo e atirando no povão acabaram fazendo o jogo dos traficantes!!! BURRICE POUCA E BOBAGEM!!!
    .
    POR ISSO DIGO QUE DEVE-SE CUMPRIR A REGRA DE RESPEITAR O POVO A QUALQUER CUSTO, pois em caso contrario, com estes deslizes, o estado vai perdendo ainda mais sua legitimidade perante aos olhos da população… e isso tem que ser evitado a qualquer custo!
    .
    Comandante do grupamento se deixou levar pelas influencias negativas do momento, pelo bate bico, pela violência no ar, e fez aquilo que os traficantes queriam, mesmo que inconscientemente, e confirmou o que sempre diziam para o povo, que milico é violento, não confiar em homem de uniforme, são tudo matador, etc… VAI PRA RUA, pois esse país aqui não precisa de Machão nos quadros de oficiais não, precisa de gente inteligente que não se deixa manipular por traficante, pois a vaidade, o tal do “Aqui eu mando”, leva a erros muito grosseiros e pode avantajar o inimigo, como foi feito neste caso ai… OS TRAFICANTES ESTÃO RINDO A TOA DA CARA DO EXERCITO HOJE…. quem saiu ganhando com tudo isso foi o trafico e não o estado,ou a justiça ou as forças de segurança, pois agora aos olhos do povo os militares são mesmo violentos e capazes de tudo para silenciar a voz do povo, exatamente como diziam os traficantes em suas incitações… que país é esse?!?!
    .
    Muito me assusta que tenhamos essas múmias com mentalidade do regime militar em nosso quadro de oficiais das Forças Armadas, pessoas sem preparação para conquistar corações e mentes, treinadas somente para mostrar o tamanho da pistola e reprimir… vergonha isso, VERGONHA!!

  16. Ademar Vila Nova disse:
    06/09/2011 às 13:15
    Esses moradores pensam que com o Exército do Brasil a coisa é bagunçada como era com os traficantes !
    O Exército está em missão de ocupação e manutenção da lei e da ordem lá no Complexo do Alemão e o povo quer bagunça !
    Esses bagunceiros são provavelmente sectários dos bandidos que ocupavam o morro e querem bagunçar !
    Tem que entrar no cacete mesmo pra aprender a respeitar as regras !
    Aquelas festas da putaria promovidas pelos traficantes acabaram e o EB deixou bem claro isso enquanto estiver lá !
    Com o Exército do Brasil não tem conversa fiada !
    Entra no cacete mesmo !

    ———————————-
    E qual e o problema de haver festa logo que não haja drogas e que povo esteja la apenas para dançar e ficarem todos contentes não há nada de mal,agora se houver algum problema ai sim devem intervir mas não da maneira que foi e chamar a policia, controlar o problemas não dentro dos possíveis e quando a policia chegar deixar para eles

  17. Nós temos que parar com esses falsos moralismos de que o que vem da “cumunidade” é respaldado pela ética das minorias e podem passar por cima da lei e da ordem sem problemas… favelados invadem terrenos públicos, particulares e prédios… sem terras invadem fazendas produtivas e aplicam a barbárie… dai vem uns “mela-cuecas” se fazendo de vitima dizer que os “filhos de papai” tão dizendo que são vagabundos os desordeiros… ora, aqui só tem pai de família, muitos humildes, mas trabalhadores e não concordam com essa falácia de que “movimentos sociais” são intocáveis… a nação brasileira não é composta só pela plebe, mas também por estudantes, trabalhadores, empresários e políticos… lei e ordem é tudo em uma nação… se houverem excessos na repressão, devem ser combatidos… mas não podemos dar o direito de manifestação “sine certa causa” a turba, senão podemos cair na barbárie desmedida… então, não confundam POVO com COLETIVIDADE… estudar o assunto faz bem a inteligencia… outra coisa, os militares receberam essa ingrata tarefa de MANTER A ORDEM dentro do complexo de favelas… não estão lá para enfrentar a bandidagem… isso é com as policias especializadas… esse discursinho demagogico de perseguidos politicos já encheu o saco… andou fora do contexto, meu caro, é BORDUNA NELES… o duro é que depois vamos ter que pagar aposentadoria eternas a essa gente… isso sim é VERGONHA, VERGONHA…

  18. Complementando:

    Com os recursos gastos (sao bilhoes) com repressao ao comercio ilegal de entorpecentes (policial, judiciario, administrativo, social, etc..), e impostos nao recolhidos (outros bilhoes), provavelmente, daria se investidos adequadamente, reduzir em grande medida problemas de saude publica relacionados com o consumo e abuso de entorpecentes e ainda, daria para reequipar, aumentar salarios, melhorar treinamento, etc… das forcas de seguranca… Enfim, daria para colocar em um nivel muito mais alto, a qualidade dos servicos de seguranca publica e ainda, sobraria muitos recursos para investimentos em programas sociais em comunidades em risco… Estamos falando de dezenas de bilhoes ¨investidos¨ em prol da violencia e degradacao do tecido social e estatal, ao inves do contrario…

    Pagar o preco por uma moral rigida e sabidamente problematica vale a pena?

    O consenso comtemporaneo dos maiores estudiosos e autoridades sobre o tema corrobora com essa linha de pensamento, o relatorio nada tem de novo… O consenso anterior, do inicio do sec.XX, foi derrubado ha decadas, devido a inconsistencias e contradicoes graves insuperaveis… Os argumentos eram puramente de natureza passional/moral…

    Vale a pena arriscar em um ¨novo¨ pensamento sobre o tema, mais racional/logico e menos passional/moral (alguns, eram de economia sombra disfarcados) sobre o tema?

    Lembro que em varias entrevistas em midias e fontes diversas, os mais ferrenhos opositores da regulamentacao do comercio de entorpecentes sao os proprios traficantes e sua rede, por motivos obvios…

    Vale a pena o risco permamente de narcoforcas, narcoguerrilhas e narcoestados na A.L.?

    Sao muitas coisas para se pensar…

  19. Amiguinho SHAKA voce mora no Alemão e estava presente no conflito ou se sensibilizou pelo sensacionalimo da televisão pois video nenhum mostrou o incio do disturbio e so a consequencia ou voce acha que eles filmariam com seus prprios celulares eles estigando xingando e agredindo os soldados com gsrrafas e pedras.Ta com peninha deles leve-os para casa rsrs

  20. O Exército não entra em acordo com eles, por isso reagem. O MP abriu inquérito para apurar a agressão por parte dos militares (saiu na imprensa), devido a isso, acho que as Forças Armadas deveriam sair dos morros e deixar como era antes, ou então vamos ter que mudar a mentalidade do MP, ou colocar um membro do MP junto ao Exército na linha de frente, para sentir na pele a violência desse pessoal.

  21. Se no inferno Periquito não encontra alpiste sai e deixa que a Caveira resolve porque no inferno Caveira é Rei….Não é so o trafico mas tambem ficaram sem gatonet,sem tv a cabo pirata alem de estar sendo combatido o comercio irregular de gaz.Muitas familias se beneficiavam direta ou indiretamente da bandidagem e perderam status e garantias.A maioria dos moradores é de bem mas que existe um longo e profundo ciclo vicioso ali que muitos sentem falta.UPPs não resolvem nada e os bandidos se beneficiam da ocupação,pois hoje não precisam bancarem soldados pois o Estado lhes garante o territorio e não são atacados por inimigos.Eu preferia mais quando eles se matavam e a Caveirada ia depois passar o rodo nos que sobravam.Os moradores do suburbio da baixada e periferia não tem os previlegios que estão sendo disponibilizados a eles e nem a segurança que eles la tem.

  22. A função das forças armadas é a defesa da integridade do território em caso de agressão externa,e, excepcionalmente, intervenção interna no caso de ameaça a lei e a ordem. Isto é o que está na Constituição.
    E foi exatamente isso que foi cumprido quando da retomada da comunidade. Agora, ficar fazendo papel de polícia, está total e completamente errado. Não é para isso que são treinados.Não é essa sua principal missão.
    Executar missão de policia, é justamente o que querem nossos amigos do norte. Policiar fronteiras, policiar favelas etc…
    Agora, quando penso que vai terminar surge o governador pedindo prorrogação. Por que ele já não aumentou o efetivo e treinou novos policiais militares?
    Por que não utilizam a força nacional? Não é para isso que foi criada? Inclusive essa força deveria ser ampliada para exercer o papel de polícia nas fronteiras e na Amazonia.
    Soldado é treinado para matar, para ir a guerra, não para policiar. É como pedir a um pedreiro que cumpra a funçao de um marcineiro…

  23. Esse militares, (pela cor do coturno na foto são PQD), ao invés de estarem lá executando um papel que não é o seu, deveriam estar treinando e se preparando, desde o soldado até o General, da execução, aos jogos de guerra, para uma situação de conflito, que mais cedo ou mais tarde virá.
    Obviamente seu treinamento está sendo negligenciado.

  24. Só falta agora estes criminosos travestidos de moradores do alemão pedirem ajuda da OTAN (piadas a parte) a coisa é bem séria, e os trafica do rio querem dar uma de vitimas, é bom ficar de olho porque o caso da Libia (guardada as devidas proporções) esta fazendo escola.

  25. Quem foi que tomou as comunidades acaso foi o Exercito?ZÇelo que eu saiba foi a Policia do RJ que tomou e se o Exercito esta la foi porque aceitou a missão.Deixem de hipocrisia pois nossos soldados podem e tem autoridade para intervirem onde for necessario.Eles não fazem tambem papel de policiais nas fronteiras?E lhes garanto que gostariam de fazerem muito mais e de bom grado.

  26. Amiguinho PAULO SERGIO a comunidade do Alemão não quer o Exercito la e nem a Policia Militar.Eles querem o BOPE.Eles não amam o BOPE mas sim respeitam e temem e veem neles a certesa do trafico não retornar.O trafico so acaba com a prisão de todos o que tambem não resolveria mas sim com seu exterminio.É uma guerra e sobrevive quem matar.Não se vence guerras sem derrotar ou abater o inimigo.Antes eles queriam ver o Demonio la menos o BOPE agora eles querem os Caveiras.Essa politica de segurança publica de UPPs não resolve,não acaba com o crime e sempre haverão envolvimentos e desvios.Ou a sociedade cai dentro e erradica isso logo de uma vez ou seremos derrotados por eles.Quando politicos e a aristocracia tiverem seus filhos prostituidos nas drogas e no trafico olharão as coisas com mais realidade.Ações sociais do Estado não so moradores de comunidades mas toda a maioria da população Brasileira pois 75% da mesma carece.A hipocrisia neste pais de povo sem vergonha governado por Bandidos com o descaso social nos conduzira a uma guerra civil.Ou se toma uma atitude logo de uma vez não so contra o narcotrafico mas com a ladroagem tambem ou nossa sociedade ruira na lama da imundice.

  27. Voces verão amanhã nos telejornais imagens feitas pelo Exercito do trafico que ainda é operante la no local.Agora a noite foram efetuados alguns disparos em um ponto distante do Alemão como afronta ao poder publico para dizerem que estão la.Sabe no que vai dar isso?Em Cadaveres de Bandidos e depois quero ver a hipocrisia dizer que não tinham fichas na policia e que eram trabalhadores.Os buchas que estão la vendendo drogas são crias do morro que não teem passagem na policia e depois de mortos serão martires dos pobres e necessitados esculachados pelo poder publico.Sai todo mundo que em uma unica noite a CAVEIRA põe ordem nesse puteiro.

  28. E o RJ está cheio de verbas dos royalties do petróleo, dá para triplicar o efetivo policial, as F.A. já deveriam ter saído do Alemão….

  29. 1maluquinho.
    A invasão foi feita pelos policiais militares do RJ com apoio dos blindados das forças armadas (Marinha), que inclusive foi determinante para o sucesso da operação.
    Eles cumpriram a missão determinada pelo Ministério da Defesa, que por sua vez cumpriu determinação da Presidência da República, a pedido do Governo do Rio de Janeiro.
    Se gostaram ou não, não é o caso, se os moradores estão gostando ou não, é importantíssimo, mas também não é a questão principal.
    O que me referi no post acima, é que não é essa a destinação das Forças Armadas. Estão cumprindo uma missão política, negligenciando seu treinamento para sua principal aplicação determinada pela Constituição.

  30. .
    .
    Garantir a lei e a ordem não quer dizer bater no povo, e os criminosos são os traficantes não os moradores da favela… se os militares querem respeito da população terão que conquistar esse respeito, não tentar impor com a força das balas de borracha!!
    .
    Agindo com violência ou força excessiva os militares somente afastarão o povo da sua causa e sem apoio popular nada vai pra frente, nada, nem guerra contra o trafico nem guerra alguma como ja vimos no história…
    .
    Concordo que ali não deveriam estar soldados do exército, mas ali estão, e não é assim que se comporta em áreas civis, nem mesmo e principalmente em missões de paz!!
    .
    E muito me admira que certos comentaristas incitem e aprovem a violência militar contra a população, dizendo que está certo bater em quem não aceita imposição dos militares… no Brasil não existem Deuses superiores, se os militares querem respeito que deem respeito ao povo, e não trate popular como se fosse “Tudo Bandido” como muitos aqui afirmam… mas no fim veremos sempre as palavras “Democracia, Liberdade, Justiça” na boca dessa gente que apoia a repressão dos ânimos populares com a força… pra mim, troca de comando imediata ja que deverão ficar ali mais 6 meses!
    .
    E repito que vejo somente uma vitoria do trafico de drogas nessa situação ai, como ja disse no post anterior aqui neste tópico!!
    .
    Quem quer manter a ordem não precisa usar a violência contra o próprio povo, quem quer manter a lei não deve usar de posição superior contra o civil… está na hora de abolir de ver o tal do “Desacato à Autoridade”, ja que a verdadeira autoridade é o povo, e não existe essa coisa de civil ter que calar a boca por mando de policia ou quem quer que seja em uma democracia verdadeira!!
    .
    Esses resquícios da ditadura tem que ser abolidos de vez da nossa sociedade, principalmente o direito de usar a força contra civis desarmados!!
    .
    E no FIM VEMOS QUE OS TRAFICANTES ESTÃO RINDO DA CARA DESSES OFICIAIS AI… tiro no pé foi o que aconteceu neste caso especifico!!
    .
    Valeu!!

  31. O Estado do Rio de Janeiro vive uma verdadeira guerra civil, um estado de sítio, que desmascara a demagogia e a incompetência do governador 16 anos de (PMDB) e seus subordinados. Para ganhar a eleição divulgaram amplamente que a cidade e o estado estavam pacificados, que tinham, através das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), acabado com o tráfico e, consequentemente, com a violência.

    Neste exacto momento, helicópteros da Polícia Civil e da Polícia Militar sobrevoam a cidade e as comunidades do Complexo do Alemão e a de Manguinhos, tentando encontrar os culpados por esta situação. As escolas estão suspendendo as aulas e os trabalhadores estão voltando mais cedo para as suas casas. No centro da cidade as pessoas interrompem mais cedo as suas actividades. Neste momento, autocarros estão a ser incendiados e rodovias, bloqueadas por traficantes, que saqueiam os veículos e logo em seguida ateiam fogo. Nos últimos dias, mais de 40 veículos, entre autocarros e carros de passeio, foram incendiados, houve dezenas de bloqueios de estrada, para em seguida ser praticado o saque aos motoristas.
    Em vários pontos do estado, o governador aliado de Lula tenta, através de rusgas, inibir a acção dos traficantes; todos os policiais que exerciam funções internas, médicos, mecânicos, funcionários burocráticos, todos foram convocados para actuarem nas ruas das cidades como se o problema da violência fosse resolvido numa acção de guerra. Todas as medidas até agora adoptadas pelo sector de segurança do estado falharam, e o que predomina é o pânico, a insegurança e a falta de uma política que de fato enfrente a violência e a insegurança.

    Neste momento a imprensa, em particular a Rede Globo, aproveita a situação para aumentar sua audiência, alardeando o caos em que se encontram a cidade e o estado, mas não fala que tudo isso se explica, por um lado, em função da miséria em que vive uma parte da população, que é condenada a viver nos morros da cidade em casas precárias, sem empregos e com salários insignificantes, reprimida pela polícia fascista e corrupta de Sérgio Cabral, pelo tráfico ou pela milícia. Por outro lado, há a conivência do Estado com os grandes empresários, que têm ligação com o tráfico internacional de drogas e de armas. Estes senhores quando são pegos alegam que são coleccionadores de armas.

    Neste momento, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, disse que quem passar na frente do Estado vai ser atropelado. Os policiais traduzem as ordens do Estado e dizem que vai morrer muita gente. Treze pessoas já morreram, demonstrando qual é a política destes senhores fascistas. Vão exterminar os pobres, negros e jovens e vão dizer que são traficantes. Um bom exemplo que não devemos confiar nestes governantes foi a instalação das UPPs na área da Tijuca, o morro do Borel, Formiga, Casa Branca, Macacos, Morro da Liberdade, Turano, Salgueiro, todos com grande presença do tráfico, com centenas de traficantes fortemente armados, foram ocupados após acordo do governo com os traficantes, que garantiu a saída de todos, com seu armamento de guerra, antes da ocupação.

    Uma vergonha. Esta manobra do governador e de todos os seus aliados foi comemorada por Sérgio Cabral, Lula e Dilma, e seu secretário de segurança, que divulgaram amplamente que tinham acabado com o tráfico e pacificado a cidade e o estado sem dar um tiro. Disseram que os traficantes fugiram assustados. Com este discurso ganharam as eleições de Outubro. Quem não lembra da candidata Dilma dizendo na televisão que iria exportar estes exemplos do Rio para o resto do país? Na verdade, o que ocorreu foi um grande acordo do Estado com os traficantes, que se deslocaram para outras regiões da cidade e do estado, preparando a região da Tijuca e da Zona Sul para receber os turistas e os investimentos no Mundial de Futebol e nas Olimpíadas.

    O governador e os seus aliados andam de carro blindado, com escolta de seguranças, de helicóptero, enquanto nós trabalhadores ficamos vulneráveis nos autocarros, que são frequentemente incendiados. O governo aproveita esta situação para criminalizar a pobreza, está a preparar um verdadeiro extermínio nas regiões mais pobres. Está sendo preparada a invasão do Complexo do Alemão e de Manguinhos. Sabemos que quem vai pagar são os trabalhadores e a juventude; com o pretexto de atacar os traficantes, sabemos onde vai dar essa política. Se for negro e pobre, atira, e depois verifica quem é.

    Um programa socialista para enfrentar a violência

    Não achamos que as UPPs sejam a solução. Não é possível viver sob uma ocupação. Todas as medidas de maquilhagem do Estado, os cursos com os caminhões do SENAC nas comunidades (para pouquíssimas pessoas), para ensinar corte e costura e formar cabeleireiro e dar noções de informática, não garantem o que é o fundamental.

    As pessoas precisam, na comunidade e no país, de um bom emprego, com um salário decente. Por isso propomos que o salário mínimo dobre imediatamente. Propomos a construção de boas escolas com muitas vagas e com profissionais da educação tendo um salário decente, e não o vergonhoso salário de 700 reais que paga o estado ao professor. Defendemos a construção de bons hospitais para que os trabalhadores não morram por falta de leito nas emergências. Exigimos que o governador pare imediatamente com a demolição do IASERJ, com o fechamento do Pedro II, hospitais que são fundamentais. Queremos lazer decente, acesso a cultura e não maquilhagem para turista ver. Queremos moradias decentes e com infra-estrutura.

    Existe um responsável pelas acções que estão ocorrendo no estado e na cidade: é o governador, os prefeitos e o governo federal que fizeram muito estardalhaço nas eleições e que agora nos deixam nesta situação.

    Não acabaremos com a violência e com o tráfico sem descriminalização das drogas, sem colocar na cadeia os grandes empresários que traficam as armas e as drogas, sem o confisco de seus bens. Não acabaremos com violência se não tivermos empregos decentes para as nossas famílias. Precisamos dissolver essa polícia e construir uma polícia ligada à população e, principalmente, controlada por ela, com eleições para o comando e para os delegados e com mandato revogável. Exigimos o fim do extermínio dos pobres e negros. Não a invasão e ao extermínio dos moradores das comunidades.

    Cyro Garcia, presidente do PSTU – Rio de Janeiro

  32. Essa função de policia e inconstitucional, foge as atribuições da FAs BRASILeiras, q e p fazer a GUERRA,isso só trás desgastes p o EB lá presente e relembra fatos passados q desejamos sepultar…q saim logo dessa embrulhada.

  33. Acho um equivoco essa de colocar militar pra fazer serviço exclusivamente civil, é um gde enrosco sem fim, tolo imaginar que o exército vai resolver esse problema; isso tudo que vemos no rio de janeiro é fruto do descaso e inapetencia dos nossos mediocres lideres, e já faz seculo;não há politica nenhuma no Brasil pra resolver os problemas recorrentes das gdes metropolis, o rio virou efetivamente o anus do brasil – lamentavelmente;os nosso gdes lideres ignoram os gdes espaço vazios do territorio brasileiro não há politica nenhuma pra ocupá-lo; descer o porrete nos brasileiros cariocas não vai resolver o problema – se assim fosse ainda estariamos na ditadura militar;o exército poderia ser melhor usado com recrutamento dos supostos traficantes pelo serviço obrigatório por exemplo, não daria tiro nenhum, nem porrete, e, integrariam esses brasileiros a sociedade, dariam um tapa no tráfico, que só existe por que há consumo na classe educada e civilizada dos cidadãos eleitores – respeitados brasileiros; (vejo um monte de opinião aqui preconceituosas, desprovidas de fundamentos, absolutamente repulsivas, você pode dar sua opinião afinal é livre pra isso, agora pra fazer análise crítica tem que ter conhecimento sistematico pré adquirido, senão é mera opinião);a solução definitiva pra essa privada brasileira a céu aberto é a evacuação parcial dessas megalópolis, e pra isso precisa de politica de EStado que não temos e não teremos tão cedo, o gov. não está preocupado em resolver o problema, está querendo tão somente manter o controle…

  34. AMIGUINHOS as forças armadas Brasileiras podem intervir em qualquer situação inclusive de calamidade em qualquer ponto do territorio Brasileiro não misturem as coisas.Atribuições é uma coisa e necessidade do estado é outra tanto é que isto é previsto por lei e ponto.Eles não acabar com o trafico,UPPs não vão acabar com trafico e nenhuma demagogia e muito menos hipocrisia vai acabar com o trafico.Demagogos e hipocritas de gabinetes,de palanques e de esquinas tem muitos mas pra botar a cara la e dar um jeito não tem ninguem senão os buchas que la estão.Se eles fizerem o serviço estão errados se fizerem vista grossa estão errados,nada satisfaz a todo mundo e ao invez de ficarmos ao largo dando pitacos hipocritas e nos sentindo os donos da razão deveriamos darmos apoio ao Estado porque é ele que defende a sociedade.Sabe o que aconteceu,os traficantes do Adeus dispararam contra as tropas federais e enquanto trocavam tiros armamentos eram desenterrados no Alemão,foi uma ação cordenada para chamar a atenção.Eu ja citei ontem que voces veriam videos da Inteligencia do Exercito que o trafico ainda permanece.So tem um jeito,trabalhar com Inteligencia mas com a Secretaria fora.Inteligencia do Exercito e Federal,levantar,rastrear e depois a Caveirada vai e traz eles todos nos sacos pretos e ponto.Veremos daqui uns dias pois esperarão a prontidão diminuir para fazerem outras ações de franco atiradores,com isso eles trazem o panico a população das comunidades se levantam questionamentos e balas perdidas acertam inocentes porque se não fossem balas perdidas e acertassem bandidos seriam bala achadas rsrs A estrategia é não entrar na deles e trabalhar com inteligencia pois o foco são de crias da area desconhecidos do arquivos da policia e acoitados por moradores a mesma minoria que instiga os militares e inflama demais moradores.Rastrea-los,identificar os locais e esconderijos e ir la e passar o rodo e descer com os corpos deles comunidade abaixo e dei expostos no asfalto paxa-losra o mundo ver.Hipocritas,Demagogos e Defensores de Direitos de Bandidos é uma guerra e quem escolhe o meio armado mata ou morre.Os inimigos da sociedade não são os que estão la para trazer a tranquilidade e sim os bandidos então vamos pra cima deles com inteligencia e passarmos o rodo em todos mais que pudermos.Essa politica de ocupação acaba lhes favorecendo pois traz a falsa impressão da tranquilidade o que se chama SENSAÇÃO DE SEGURANÇA que existe apenas na teoria.Muitos estão escondidos nas comunidades e a maioria esta nas matas entorno do Grande Rio.Se organizam,se articulam e enbreve teremps a Copa e eles vão botar as azinhas de fora com atos de terrorismo contra a sociedade.Eles vão vir pra cima pois não lhes restam outra alternativa.Perderam status,perderam poder e muita grana.Os crimes se multiplicam nas ruas…VAMOS PRA RIBA DELES COBRADA PARA CHORAR NOSSAS MÃES QUE CHOREM AS DELES.

  35. Estamos numa guerra civil e muito violenta. Os nossos políticos estão corrompidos. A justiça não funciona. Não estou vendo uma solução para o nosso problema, sem mudar os 3 Poderes da República. Tem que haver uma limpeza geral, de cima para baixo.
    O povo tinha que cercar o Congresso Nacional e exigir a renúncia coletiva, que nem ocorreu no Egito, na Líbia,etc. Essa é a solução que eu vejo. Lula atrapalhou o Governo da Dilma, e ela perdeu a força.
    No RJ, o Exército tinha que mobilizar a reserva, passar a chefiar as polícias, e intervir em todos os morros, para prender e desarmar os guerrilheiros urbanos.

  36. Cabral e Eduardo Paes têm que sofrer o impeachment, por não ter prendido os marginais.
    O problema do Brasil é um só: Político.
    O povo não vai mais aceitar a corrupção e a omissão dos nossos políticos, bem como o domínio da marginalidade. Eu não aceito.

  37. O que alguns não entendem é que quando alguém xinga um agente do Estado, seja ele civil ou militar, ele está agredindo o Estado, e o Estado não pode tolerar afronta à sua autoridade, deve agir com rigor. Se um Agente Estatal aceita inerte xingamentos, qual será a próxima ação do agressor? Ofensas físicas. Se mesmo assim a agente se mantêm inerte, qual o próximo passo do agressor? Toma-lhe o armamento. E depois? Respeito a opinião de todos, mas algumas são desprovidas de sentido. Tenho certeza se alguns dos que criticam a ação dos militares estivessem lá teriam idéias diferentes. ABRAÇOS!

  38. .
    .
    Pra muitos quem ataca o estado é terrorista… coisa muito diferente de povo em protesto na rua!
    .
    Em 99% dos protestos de rua do mundo o passo do “Agressor” civil é no máximo pedras, e para isso tem os escudos e os capacetes e tudo mais… os manifestantes não são terroristas, não tem alguma pretensão de pegar as armas dos militares para derrubar o governo, eles depois de protestarem muito cansam e se disperdem, é assim pra todo lado… mas onde a policia ja tem tradição de usar a força desproporcional, ou usa a força grátis no protesto ai sim vemos cenas de violência gratuita!
    .
    Tem é que respeitar e o povo não quer pegar as armas dos soldados não, isso nunca aconteceu que eu me lembre, o povo quer somente ser escutado, so isso!!
    .
    Está na hora de mudar a mentalidade neste país, o povo é a autoridade, e não os funcionários do estado!!
    .
    Valeu!

  39. FRANCOORP vove esta tremendamente enganado AUTORIDADE neste pais é o poder constituido e nossas leis e independente de condição social ou cargo todos nós estamos subordinados a isso.Querer fazer de pessoas hostis manipuladas pelo crime organizado de INCAPAZES com ja fizeram com todo aquele que tem menos de 18 anos e caham que podem tudo,depredarem,roubarem,matarem,estruparem,traficarem pois são INCAPAZES segundo a vissão desse PODER MANGUAÇA que aos poucos divide nosso pais em guetos e minorias.Não é por ai não amiguinho todos temos os mesmos direitos e estamos subordinados aos mesmos deveres senão A GIRIPOCA PIA E PIA BONITINHO pois quando se perde o respeito a FORÇA SE FAZ NECESSARIO E ISSO TAMBEM É EMBASADO POR LEI.Temos direitos de cidadões mas temos deveres com a sociedade tambem senão vira bagunça,casa da mãe Joana.Para mim no meu entender infelizmente o Exercito não tem preparo realmenet para atuar ali e eu falei muito isso embora seja eu que mais os defende aqui.So temos uma tropa capaz de intervir naquele ambiente e ate em ambientes mais criticos,o BOPE,mas o BOPE não pode ficar restrito ali e agora tem 1200 homenspara trabalharem em turmos.Foi providencial a presença do Exercito e dos Fuzileiros e sempre sera mas foi em um momento inusitado de emergencia.Mas se o Estado e o Governo Federal acham que as UPPs e o Exercito ali ja esta resolvido se enganam e muito.Deveriam estarem especializando unidades militares com o BOPE que especializa policias e forças de intervenções de muitos paises.Como sempre fazem um paliativo e não investem no mesmo achando que medidas sociais complementam.Teremos a Copa e a Olimpiada quando eles os narcotraficantes investirão contra a sociedade com atos de terror pois não teem nada a perder e estão sufocados.Vitima é quem esta no meio disso tudo e paga o preço.

  40. .
    .
    1Maluquinho:
    .
    A lei é pra todos até pros militares, tivemos escoriações, ferimentos nos populares, parece que até um ficou cego devido à bala de borracha ter acertado no olho, ainda a verificar que foi essa a causa mesmo… mas tivemos violência e este é o fato, alguém tem que responder por isso, por essa violência, mesmo que sejam os traficantes que “Manipularam”, mas encontrar provas vai ser difícil… pouco importa se são ou não coniventes ou manipulados pelo trafico, os oficiais de campo abusaram do poder que tinham, eles por lei tem direito à protestar quando quiserem, sem ter que pedir autorização para o Exército…
    .
    Mas… se encontrou a droga no bolso do elemento que protestava, cadeia nele, tomara que pegue solitária, não encontrou é civil protestando livremente, mesmo que seja manipulado por alguém , alias toda manifestação publica tem sempre um fundo de manipulação, mesmo que politica, sindical, burguesa, etc, e todas devem ser livres de acontecerem!!
    .
    Pra mim menor não existe, cometeu crime tem que ir pra cadeia cumprir pena mesmo como adulto… tem nada a ver colocar isso ai no que eu disse acima…
    .
    Sim, temos os mesmos deveres e direitos, assim como o povo tem o direito de protestar e não ser agredido pelo estado, mesmo que usando linguagem ou protestando duramente… a força é sim assegurada por lei mas não é aceito abuso desproporcional… e casa da mãe Joana não é o povo protestar não, repito que a ditadura acabou, pois protestos são também assegurados por lei, não existem Deuses na sociedade para dizer que o estado tem que usar sempre a força contra o povo que protesta!!
    .
    O próprio General ja admitiu que foi um erro e esta abrindo inquérito para apurar, se o exército não tivesse errado em nada, tudo ja teria acabado, mas fica o caso de que o General percebeu que quem ganhou com isso foram os traficantes, então os seus oficiais no campo estavam realmente despreparados para o caso!!
    .
    Sem duvida o trabalho do exército por todo esse tempo foi muito importante e tem que ser reconhecido, infelizmente cometeram um erro banal, e agora limpar essa imagem na mente dos populares da zona vai demorar, mas não tenho duvidas que o povo no fim compreenderá que esses deslizes acontecem, e o importante é que não temos mortos, pois se um único elemento morresse ali ai sim que a situação do estado na zona ia piorar, se fosse um soldado ou um popular pouco importa, o estado perderia de vez o pouco de legitimidade que tenta conquistar na cabeça dos populares!!
    .
    E as medidas sociais bem aplicadas sempre complementam, o problema é que o estado parece absolutamente incompetente em implementar essas medidas sociais… pow o Exército está ali a muito tempo pacificando a zona e até hoje as medidas não foram implementadas… natural que os nativos tenham o somente senso de “Invasão” da comunidade pra mostrar pros outros que é tudo lindo e sem trafico para a copa e as olimpíadas, e fica revoltada mesmo pensando que depois disso tudo os milicos vão embora e ai fica tudo de novo como antes, nas mãos dos traficantes!!!
    .
    Desse jeito você realmente acha que os populares vão acreditar no estado, ajudar e respeitar os soldados que ali estão sendo que amanhã eles vão embora e ai nada mudou na comunidade… obvio que sejam presas fáceis da propaganda do trafico, basta eles dizerem isso: “Amanhã os Milico vão embora e Nois volta, ai Perdeu, Perdeu quem ajudou”… povo vai sentir que pode sim ser verdade, que os militares estão nem ai pra eles pois qualquer coisinha usa a arma ou o cace-tete, e que hoje dizem palavras boas e amanhã abandonam todos ao próprio destino!!
    .
    E sabemos que muitos políticos estão diretamente envolvidos nessa coisa de trafico ai, então… tudo pode ser verdade, tudo uma fachada para inglês ver!! E esse deslize das forças armadas somente mostrou ao povo o que eles ja suspeitavam, que pode ter sim o abandono total do estado ao horizonte, ja que os militares trataram eles como “Sub-Brasileiros” usando o porrete ao invés da comunicação e da tolerância humana…. então se nos batem assim é por que não se importam em nada conosco… a mensagem desse caso é sempre negativa por todos os lados que a olho, incrível!!!
    .
    Realmente a coisa fica sempre pior nesse país!! VALEU!!

  41. Pessoas protestando é direito de todo ser humano mas desde o momento que passam para agressões verbais,tijoladas,garrafadas e pedradas tem de serem reprimidas pela força e quem esta no meio do bolo esta sujeito a tomar as sobras seja idoso,melher ou criança.A reciproca é verdadeira FRANCOORP e o Comando do Exercito com receio de ficar mal visto esta é baixando a guarda.Agrediu baixa a porrada e pronto.Lembra da Copa da França?A policia Francesa baixou a porrada geral nos baderneiros e essas imagens foram vistas por todo mundo e ninguem raclamou.Estamos criando um Brasil de indignados que pensam que so teem direitos sem terem deveres.

Comentários não permitidos.