Do lado errado da história

POR CLÓVIS ROSSI

Os Estados Unidos têm uma longa história de cooperar com tiranos como o ditador líbio, Muammar Gaddafi

Você tem todo o direito -até o dever- de indignar-se com a revelação de que os serviços secretos dos Estados Unidos e do Reino Unido cooperaram com o ditador Muammar Gaddafi.
Só não tem o direito de se surpreender. Os Estados Unidos, fora de suas fronteiras, ficaram incontáveis vezes do lado errado da história, para usar expressão do presidente Barack Obama. O lado certo seria o da democracia e do reinado das liberdades públicas de que, internamente, tanto se orgulham os EUA.
Na América Latina, então, o desempenho de Washington é realmente terrível. Quase dá para tomar como emblemática da ação norte-americana no subcontinente a frase atribuída ao então presidente Franklin Delano Roosevelt sobre o ditador nicaraguense Anastacio Somoza: “Ele pode ser um f. da p., mas é nosso f. da p.”.
Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos cansaram-se de desestabilizar governos absolutamente legítimos, mas inconvenientes do ponto de vista ideológico, para instalar criminosos da estirpe dos Somoza. A lista é tão grande e tão conhecida que me dispenso de reproduzi-la aqui.
Basta mencionar o Chile de Allende, talvez o caso mais bem documentado nos anais do próprio Senado norte-americano de envolvimento da CIA em uma conspiração.
Acabou levando ao poder o general Augusto Pinochet, cuja única diferença com Gaddafi é que não falava árabe nem se alojava numa tenda de luxo em viagens ao exterior.
No mais, mereceria de qualquer presidente norte-americano do período a mesma descrição que Roosevelt aplicou a Somoza. A Guerra Fria, primeiro, e a “guerra contra o terrorismo”, depois, serviram como explicação para alianças com o lado errado da história. Pegue-se o Afeganistão: os Estados Unidos ajudaram, até com armas, os talebans quando lutavam contra a ocupação soviética. Os talebans ganharam, e Washington se viu compelida a aliar-se ao ditador paquistanês Pervez Musharraf para combater o grupo fundamentalista, que dava abrigo a Osama bin Laden e a Al Qaeda.
O caso agora revelado mostra como é torpe uma política baseada em achar que o inimigo do meu inimigo é meu amigo. Pelas informações disponíveis, os serviços secretos ocidentais forneceram a Gaddafi informações de inteligência que suposta ou realmente levaram à captura de Abdul Hakim Belhadj, suspeito de terrorismo.



Gaddafi, em defesa de seu reinado, perseguia os inimigos de seus ex-inimigos (EUA e o Ocidente em geral), o que convinha a ambos os lados, princípios inteiramente à parte. Pois bem: agora Belhadj é um dos principais comandantes dos rebeldes que estão derrubando Gaddafi, com apoio dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Só faltaria, para fechar a cruel ironia, que Belhadj funcione, na Líbia, como os talebans no Afeganistão. Talvez seja supina ingenuidade pretender que a política externa de um país seja coerente com os princípios que defende -e pratica- internamente. Mas tem se revelado alto demais o custo -financeiro, moral e de imagem- de aliar-se com regularidade a quem viola sistematicamente tais princípios.

Fonte: Folha de S.Paulo via Resenha

22 Comentários

  1. Esse namoro dos EUA com as atrocidades vem de longe,começou com o extermínio dos peles vermelhas e depois se expandiu para todos os continentes!
    Muitas vezes os filmes de Hollywood invertiam a situação mostrando um Indiana Jones que rouba os pobres, Tio Patinhas viajando para o 3ºmundo para fazer saques e etc.
    Coisas que passam despercebidas mas que aparecem aos olhos mais atentos!

  2. Exelente texto, artigo repleto de verdades. A politica americana é : liberdade e democracia, é um beneficio que somente o povo americano merece e tem direito. Para os demais países (pincipalmente do terceiro mundo), ditadura de esquerda e direita, desde que os EUA tenha o contole direto ou indireto sobre os ditadores.

  3. Não se pode comparar O Xá e Sadam com Kadhafi, é um nada haver, os outros dois primeiros foram aliados dos EUA, já Kadhafi, dizem os falsos rebeldes que os EUA teria ajudado a torturar alguns deles, é bom se pensar a respeito. É bom lembrar que mandato de bombardeio da OTAN acaba no fim de setembro, portando, isso daí nada mais é do tentar justificar um novo pedido, seja este qual for.

  4. Eu me indiginar com a maquina Angla rsrs eu a conheço de cór e salteado quem se ilude com eles e com Israelenses é otario que acredita em Peter Pan.Assim tambem como jamais acreditei na França……….O Camelo bebera agua no Sena…Uma importante cidade do velho mundo e uma importante cidade do novo mundo serão atacadas e os dois irmãos gemeos sucumbirão…Assim como Jesus preferiu se deixar levar por Romanos ao invez de esconder-se ou fugir,fez valer as escrituras como Franceses,Ingleses e Americanos farão valer as profecias de Nostradamus e nos lembraremos eternamente AMEM rsrs

  5. Só um detalhe que não está muito claro:
    o cidadão Abdul Hakim Belhadj posto em questão é realmente um jihadista ou como outros tantos na história, pago o preço por estar contra quem fazia (ou faz) as leis?

  6. .
    .
    Novidade??? Eles sempre pregaram uma coisa e fizeram uma outra, mesmo que pra isso tenham que matar civis de outros povos por mãos de ditadores locais, e foi assim no Brasil também, alguns chegam até mesmo a encontrar desculpa para o fato indiscupavel de que militares nacionais mataram brasileiros para satisfazer um país estrangeiro!!
    .
    Outros Falam tanto do Irã de hoje e se esquecem do Irã da antes Aiatolás… era muito mais violento contra o próprio povo, era um verdadeiro homicídio coletivo em todos os sentidos, tendo até torturados treinados pela própria CIA… e viva a liberdade que defendem os USA no mundo!!
    .
    E tem gente que ainda vive forçando a interpretação de que esses Yankees são os PALADINOS DA LIBERDADE E DEMOCRACIA, mentira… por sempre frisar que isso é uma mentira ja sofri perseguições na internet, obviamente por gente que gosta de acreditar e defender essa mentira USA no Brasil!!
    .
    Quem quer acreditar em mentira que fique a vontade, mas eu prezo muito a minha saúde mental, tente fazer o mesmo você também!!
    .
    Valeu!!

  7. Quando leio um artigo como ese .so me faz lembra alguns

    Brainwash que viven na Disney da Inlusao .acreditando junto

    com o Pateta e compania. que os Yankes sao interamente so pela

    PAZ E LIBERDADE eu faco e ri na cara deses pobres inludidos

    hahahhahahahahahahahha

  8. Qual a novidade nisso?As primeiras tribos ja faziam essas “alianças” de interesses.Estudem as civilizações e terão muitos exemplos da politica do “inimigo do meu inimigo”.

  9. Prezados patriotas, estamos muito preocupados com a segurança do nosso pais, ficamos aqui sofrendo esperando uma solução do governo para reaparelhar nossa forças armadas, mas parece q isso não é preocupação da companheirada, vamos nós mesmo tomar providencia juntos somos mais forte q o governo, vamos usar a internet a nosso favor, vamos criar uma comundade de patriotas onde faremos doações e iremos equipar nossa forças armadas, vamos nessa A HORA É AGORA PARTICIMPEM, ESTE DIA ENTRARÁ PARA A HISTÓRIA, MEU E-MAIL leucom94@hotmail.com BRASIL ACIMA DE TUDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  10. Este artigo é ompregnado de esquerdismo, como se o zelaia fosse um anjinho e o Brasil ”errou” também paises agem de acordo com seus interesses.

  11. QUANTA RESIGNAÇÃO POR AQUI
    .
    .
    O interessante de algumas posições aqui serem altamente contraditória.
    .
    Quando se fala das mazelas de governos parias, ai é questionável o artigo de quem as publica ou vem com esse papo de resignação;
    .
    “Que é normal e que na história sempre existiu,…”;ou seja,sempre serão uns submisso das coisa do império,perfeitos cordeiros resignados para o abate.
    .
    Já virá um desses tipinho querendo justificar um erro com o outro,mostrando as podridões dos outros;como sempre.
    .
    Quem nasceu para ser um tatu nunca verá o horizonte do firmamento, devido a sua miopia.
    .
    Ou preferem viver no mudo da Disneilândia ,na ilusão;como bem disse o colega KLM.

  12. Eles fazem como sempre fizeram os reis e principes conquistadores do velho mundo; essa é moral que permeia a natureza humana; simples – sobreviva a isso!Justiça é a razão do mais forte, sempre foi assim e sempre será; Deus só é justo porque é onipotente! (ou vocês não leram a biblia e viram que ela mais se parece com um livro de terror!Matar é a tonica recorrente nela!)

  13. Não se pode apoiar reis e ditadores de nenhuma espécie. Que esse exemplo sirva para o Brasil. Por exemplo: Eu não apoio as famílias reais da Europa e do Japão. Isso não é certo. Também não apoio regimes populistas, teocracias e plutocracias. Políticos sem cultura e idoneidade, também não deve ter vez numa nação séria.

  14. O PB está acertando em cheio nestas últimas postagens, está mostrando claramente que não devemos ser submissos a NENHUM país, mas que a história mostra que principalmente os EUA foram e sempre serão os mais escrotos e imperialistas no pior sentido da palavra. O exemplo americano é aquele que não devemos seguir em termo de politica externa.

  15. Deixando de fora questões políticas à esquerda e à direita,o fato é que nossos governos não estão aparelhando as Forças Armadas como deveriam.Isso é um perigo porque o que ocorreu com a Líbia(e vai ocorrer com a Síria) pode ocorrer conosco.
    Basta uma nação indígena dessas declarar independência para que qualquer ação do Estado brasileiro seja tachada de “crimes contra os direitos humanos”.
    Aí,dali da Guiana Francesa(que faz parte da OTAN), choverão bombas contra nós por causa de nossas riquezas naturais.
    Não é à toa que o alto comando do EB esteve com o General Giap,no Vietnã,para aprender como se defender contra um inimigo muito mais poderoso.

  16. ‘Gaddafi’ tinha toda a razão desde o começo. A Alqaeda está por trás deste golpe e agora os americanos não combate mais esse grupo. Dez anos depois e a Al Qaeda virou uma aliada dos EUA.

Comentários não permitidos.