Chávez incentiva Kadafi a resistir aos ataques de rebeldes

O presidente venezuelano Hugo Chávez afirmou nesta segunda-feira que o coronel Muamar Kadafi não deixou a Líbia e o incentivou a resistir aos ataques rebeldes.

“Ninguém sabe por onde anda Kadafi, mas estou seguro de que está muito longe de pensar em deixar a Líbia”, declarou Chávez em entrevista ao canal VTV.

“O que ele tem que fazer é resistir e tomara que esta resistência permita que se busque o caminho da paz e se derrote o caminho da guerra”, acrescentou.

Chávez, principal aliado de Kadafi na América Latina, defendeu o ex-líder líbio desde o início das revoltas em fevereiro passado, e se opôs às sanções econômicas e à intervenção da Otan.

Líbia: da guerra entre Kadafi e rebeldes à batalha por Trípoli

Motivados pelos protestos que derrubaram os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em fevereiro para contestar o coronel Muammar Kadafi, no comando desde a revolução de 1969. Rapidamente, no entanto, os protestos evoluíram para uma guerra civil que cindiu a Líbia em batalhas pelo controle de cidades estratégicas de leste a oeste.

A violência dos confrontos gerou reação do Conselho de Segurança da ONU, que, após uma série de medidas simbólicas, aprovou uma polêmica intervenção internacional, atualmente liderada pela Otan, em nome da proteção dos civis. No dia 20 de agosto, após quase sete meses de combates, bombardeios, avanços e recuos, os rebeldes iniciaram a tomada de Trípoli, colocando Kadafi, seu governo e sua era em xeque. Na dia 23 de agosto, os rebeldes invadiram e tomaram o complexo de Bab al-Aziziya, em que acreditava-se que Kadafi e seus filhos estariam se refugiando, mas não encontraram sinais de seu paradeiro. De acordo com o CNT, mais de 20 mil pessoas morreram desde o início da insurreição.

Fonte: Terra

14 Comentários

  1. Chavez ou seu sucessor serão o próximo Kadafi, não tenho dúvida.
    O problema é a OTAN entrar na Venezuela, e aproveitar o embalo para invadir o Brasil, Colômbia, Peru e Bolívia.Isso deve acontecer.
    Chávez e os narcotraficantes estão colocando o Brasil em perigo.
    Pessoal, europeus e americanos têm o DNA dos povos bárbaros. Eles adoram guerrear por prazer.



  2. ta vivo ainda chaves ??? q. demora !!! a água especial que te deram.. segundo alguns sites… se não tomou toda né… o dó…

    quanto ao ditador-militar africano … se render-se será enforcado.. melhor mesmo ir para o tudo ou nada e virar carne moída…

  3. minha profunda e sincera solidariedade ao chaves,,espero que ele tenha exito nesta guerra particular contra esta desgraça que o aflige! Suas atitudes sao consequencias de ideologias equivocadas,,,ele sinceramente acredita estar fazendo o correto,,espero que ele vença para tambem repensar alguns pontos !Força e esperança senhor CHAVES!!!

  4. Esse cara é muito doidão…
    Gosto muito dele. Excelente Ator,
    Ele é só um “Bobo da corte”, formado em teatro internacional,,,
    Faz muito bem o seu papel de contrariar os Americanos.
    Deve ganhar uma nota “Preta”

  5. Pelo menos o Chavez Nao e traira como americanos e europeus que num dia Tao tirando fotos juntos e no outro apunhalando pelas costas como fizeram com o Kadafi.

  6. Ai da America Latina se Chaves morrer, depois não digam que não avisei, o estranho é que tudo que é lider da America Latina tem câncer, vejamos: O presidente do Paraguay, Dilma, e Chaves. Temos ainda morte de Kichiner (escrevi errado acho), e quem não se lembra foi por causa de um problema estomacal muitos anos atrás e com isso derivou para outros problemas de saúde, isso sem contar que Fidel Castro, também anos atrás apresentou problamas no intestino, que falam mil coisas, então é bom a gente se ligar, porque não vejo nenhum lider da direita doente no mundo.

  7. O chaves é uma linha de defesa na america do sul, bom tê-lo como aliado, como ele nao nos prejudica em nada… ainda mais agora sendo a venezuela a dona da maior jazida de petroleo do mundo… com certeza vai dar merda

  8. Eu até gosto do Chávez. Nada contra ele, mas tenho 100% de certeza, de que se ele vier se armar mais ainda, os americanos irão cair de pau em cima dos venezuelanos, sem dó e piedade. E quem for amigo do Chávez, vai entrar também. Chávez coloca o Brasil em alto risco, pois os americanos irão entrar na Reserva Raposa do Sol para atacá-lo, e não irão mais sair dali. Quem mandou o Lula tirar os fazendeiros da Reserva Raposa Serra do Sol ? Vai ser base dos americanos e da OTAN, não tenho dúvida. Lula vai afundar o Brasil. Ele tem que ser afastado da política brasileira o quanto antes. Está prejudicando demais o governo da Dilma.

Comentários não permitidos.