Rússia legitima utilização de suas Forças Armadas no estrangeiro

O presidente russo assinou ontem as alterações à Lei da Defesa que autoriza a utilização das Forças Armadas nacionais no estrangeiro em casos de ataques contra forças de paz, bases militares, delegações diplomáticas ou cidadãos da Rússia, assim como contra piratas ou países que agridam os aliados de Moscovo. Alguns analistas consultados pelo RBC Daily afirmam que, na prática, esta lei não será aplicada fora do país.

“A nova lei pode ser perfeitamente utilizada como elemento de pressão política mas a sua implementação prática noutros países, por exemplo, no território da península ucraniana da Crimeia, não é provável”, considera Vladímir Yevséyev, analista militar do Instituto de Economia Mundial e Relações Internacionais da Academia das Ciências da Rússia. “É uma lei técnica (…) Não tem nenhuma função autónoma e serve apenas como um complemento aos acordos internacionais com países específicos. Um hipotético ataque contra os marinheiros russos em Sevastopol, por exemplo, não significa que a Rússia tenha o direito de introduzir as tropas na Crimeia, pois a permanência de sua base naval na península está regulamentada e há um tratado russo-ucraniano “, disse Yevseyev.

Um ex-funcionário do Ministério da Defesa russo, Leonid Ivachov, pensa que a Rússia não tem tropas ou recursos suficientes para implementar a nova lei, mas reconhece que esta “é necessária” e “poderá ser aplicada nalgumas situações”. “Temos consultores em outros países que precisam de protecção, temos forças de paz e compromissos com os aliados e poderá surgir a necessidade de proteger estas pessoas”, disse ele.

Tanto Yevseyev como Ivachov concordam que o novo documento visa legalizar uma prática existente, porque, de facto, a Rússia já usou seu exército em várias ocasiões fora do território nacional, por exemplo, durante a guerra civil no Tajiquistão, na década de 90, ou na Ossétia do Sul em Agosto de 2008, ou para libertar o navio Artic Sea, com tripulação russa a bordo.

Fonte: Voz da Russia

23 Comentários

  1. .
    .
    Falou muito somente para tranquilizar os Ucranianos hein… mas a finalidade desta lei ja vemos qual é, copiar o ocidente nas intervenções externas “legalizadas”, o que é normal!!
    .

  2. Um aviso ao ocidente de que a Russia esta pronta para proteger seus interesses. Talvez estejam de olho em alguma futura aliança com algum pais que possa ser também um “futuro alvo” da OTAN e aliados. Afinal de contas com a intervenção na Libia e provavelmente na Síria, Moscou esta perdendo muito dinheiro e muitas futuras oportunidades de negócios com esses pAises.

  3. A Rússia está querendo enviar tropas para defender os sírios, iranianos e venezuelanos ? Vai morrer muito russo … kkkkkkkkkk

  4. e pra variar os cegos criticando os russos,mas se fossem os eua invadindo a siria “por motivos humanitarios” eles ja estariam aplaudindo de pe.
    a russia esta certissima,e pra variar estamos “dormindo em berco esplendido”.

  5. DE VOLTA PARA A ERA MEDIEVAL
    .
    .
    A humanidade com esses parias na governança mundial,está definitivamente em perigo.
    .
    Como uma concorrente da OTAN e dos EUA,a Russia que uma fatia neste novo mercado que fora reaberto pelos “nobres do norte”.
    .
    Já a china quererá dar uma bocanhada nesse naco também.

  6. Ué?? O Putin ta certo…A coisa já virou bagunça mesmo. E quem chutou o pau da barraca primeiro foi o Busch Jr. na mentirada do 11/9 e das armas químicas. Até a OTAN anda saindo para brincar por aí.. Porque os russos não podem sair pra brincar por aí tb?? O Brasil é que é bobo; e deixa seus brinquedos largados no quintal para qualquer um pegar..

  7. Eles só fazem isso porque tem armas nucleares, e pensam que tem autorizaçao pra usar,tal qual o EUA; ou seja, tenha poder bélico se não quiser ser invadido; e nós aqui fazendo parceria com a argentina pra vender carrinhos de lata!Tá brincando!Esse nossos governantes tão pensando pequeno, dado o tamanho do território brasileiro precisamos de uns dez mil super tanques. Essa história de integraçÃo é bonitinho pra vendermos nossos produtos, porque na hora de tomar partido, não pensem duas vezes todos os hermanos latinos se oporão ao Brasil e teremos todos como nossoS inimigos, que teremos que combater (eles mesmos nos rotulam de imperialista); eu penso que essa integração deve ter duas vertentes, uma da suposta união defensiva, e outra, da provável união ofensiva contra nós; porque desconfiança e péatrás não faz mal a ninguém…

  8. O mundo está voltando o que era antigamente o mais forte domina o mais fraco roubando suas riquezas os proprios paises fazem suas leis a ONU nao serve para nada , nao representa nada quem manda sao os paises permanentes do conselho .Nós temos que tomar uma atitude agora reforçando nossas forças armadas quanto demoramos mais ameçados seremos ACORDA BRASIL ANTES QUE SEJA TARDE .

  9. E quem voces acham que é o mais estrategico parceiro aos olhos da Russia hem?A Siria,o Irã,a Venezuela rsrs É o Brasil seus tontos.Tratados reciprocos de defesa podem ser selados e mantidos em segredo embora a intenção seja um recado geral aos sedentos pelos nutrientes dos outros pois todos sabemos que Vampiros e Lobos sempre quando estão na decadencia se lançam encima dos fracos e dos desprotegidos para lhes sugarem e fomentam minorias para vender-lhes armamentos e se darem bem economicamente e comercialmente em essenciais depois.

  10. olha,isto é muito perigoso,podemos esta assistindo o inicio de uma grande guerra,entre os brincs ( china e russia ) e a otan.

  11. Bobagens a parte,acredito que este e´um caminho natural que deve ser percorrido pela segunda maior referencia militar do planeta,boa sorte aos Russos,ou melhor boa sorte aos incaltos que cutucarem o URSO PHENIX,e que venha T50 e outras joias da inventiva RUSSA.Te cuida gigante bobao e babao!O brasil deveria tomar um coquitel de viagra ,cialis e livitra ,,,pra ver se acelera seu poderio militar.

  12. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! realmente quem chutou o balde foi o bush.anos 90 tava tão calminho ai vem o bush e invade o iraque e o afeganistão por merd* nenhuma,porque é a maior burrice que eu já vi,morrem 3.000 pessoas no 11 de setembro ai o bush manda soldados pro afegnistão só para morrer outros 10.000,ai vem o brasil todo bobão com o FX que já deveria ter sido decidido a muito tempo(eu opto pelo su-35),os franceses loucos para ganharvão para líbia todo cheio de pose manda rafale,manda mirage,manda tudo que tem direito e que não tem direito(é a primeira vez que eu vi uma intervenção aéreo com soldado atirando no chão.)inglaterra,itália e uma cambada de outros países só na nice bombardeando camelo,ai a alemanha que parece ser a única inteligente naquela bagaça manda 11 homens pra uma base na itália e vai ganhar um monte de petróleo,ai vem um bando de doido dizendo “o brasil tem que se armar”,brasil tem que se armar mesmo,mas os caras parece que não sabem aonde vivem,metade do pib no bolço bem fundo dos políticos,ai é estudante que vai fazer merd* la em brasília ai depois passa a aula todinha no facebook e no twitter,ai é favelado reclamando de crime,se a gente bota o exército pra cima e a bandidagem e a venda de drogas não para eles querem que os chefões façam o quê?joguem uma bomba naquela bçt ,e o povo morrendo em corredor de hospital,nas forças armadas sem torpedo,sem míssil,sem munição,sem comida,sem fardamento,ai vcs querem o quê,que nós compremos armamento pra defender cada pedaço do nosso território.ME POUPE!

  13. Na verdade isso pé um recado as forças da Otan sobre Tartus ns Siria,quem está feliz com essa atitude dos Rússos são os judeuSS, o seu velho inim,igo terá uma sobre vida, o diabo e ele mudar de postura frente a colina de golan,mt bom …Sds.

  14. caso a Russia realmente resolva proteger aliados, seja onde for no globo!! Duvido que a OTAN tenha coragem de infrentar a empreitada de que seria um luta contras os Russos e o povo do país em questão.

Comentários não permitidos.