"Roteiro líbio não se repetirá na Síria", diz chanceler russo

Ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou neste domingo que o grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) não permitirá, se estiver ao seu alcance, a repetição do “roteiro líbio” na Síria.

“No que depender dos países do Brics, o roteiro líbio não se repetirá ali (na Síria)”, disse o chefe da diplomacia russa em entrevista coletiva ao fim de uma reunião com o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota.

Rússia acusou a Otan de excessos no cumprimento das sanções da ONU contra a Líbia ao apoiar militarmente os rebeldes opositores ao regime do ditador Muammar Kadafi. Na opinião de Lavrov, o Conselho de Segurança da ONU, do qual Rússia e China são membros permanentes, não terá uma “atitude de indiferença” em direção ao cumprimento das resoluções na Síria.

O chanceler russo declarou que o Brics propôs que o Conselho de Segurança “se pronuncie firmemente contra todo tipo de violência na Síria e exija das partes, o governo e oposição, o respeito aos direitos humanos e que sentem para dialogar”. “Não se pode instigar certas forças opositoras do país (Síria) para que continuem rejeitando as ofertas de diálogo (do governo)”, ressaltou.

Lavrov assinalou que quem atua dessa maneira “está fazendo um chamado à repetição do roteiro líbio”. “O Brics é contra todo tipo de violência, pela segurança da população civil, pela observância dos direitos humanos e do direito humanitário internacional, e, infelizmente, o que ocorre na Líbia não nos satisfaz”, ressaltou o chanceler russo.

Fonte: Terra

21 Comentários

  1. Enfim alguém diz com todas as letras oque todos sabíamos ,mas a grande mídia tentava nos iludir a respeito da verdade!
    ”Rússia acusou a Otan de excessos no cumprimento das sanções da ONU contra a Líbia ao apoiar militarmente os rebeldes opositores ao regime do ditador Muammar Kadafi.”

  2. Vocês viram o que está acontecendo?
    Está criada aí um pacto, inclusive militar, ainda que não esteja no papel, e o Brasil tá dentro.
    EuA e royal imploraram por isso, devem estar satisfeito com quanto pior melhor.
    Bom, ao menos surge alguém para se contrapor a Otan, se isso não for parte de um plano maior e macabro, espero não estarmos sendo usados nisso.

  3. Falar é fácil,ainda duvido do poder de veto da Rússia e da China. Nunca foi usado e talvez nunca será. No máximo conseguirão favores do Império para fecharem os olhos na hora certa.Poder de veto, para que serve se não pode usá-lo.Conselho de Segurança, ONU, tudo bobagem…

  4. Melhor é se armar até os dentes, com nukes é claro, para não ser mais um alvo desse bando de aves de rapina que controlam o mundo… Porém ainda torço para que o Império caia, como todos os outros impérios que o antecederam e que o BRICS seja o futuro, um futuro de mil anos de paz como propaga a China, do contrário Fallout 3 vira realidade.:)

  5. O Russos são os unicos no mundo que falam direto na lata para os Lobos.Os Chineses fazem pirracinha mas se calam.Quanto a um pacto militar BRICS é a consequencia de uma causa que mais cedo ou mais tarde se tornara oficial.E quem não garante a voces que o Brasil não ja tenha um pacto militar de reciprocidade em segredo?Voces acham que nosso MRE foi la tratar so do Balet Bolshoi né e termos ninfetinhas carentes bailando alegresinhas né rsrs Minha Cobrada eu ja falei a 2 anos para voces preparerem as pistolas de tinta para pintarem o Cocar do Senta Puá na fuzelagem do SU35BM/S Obrigado mais uma vez Entreguista Vendilhão covarde FHC por ter contigenciado o FX1 por imposição Americana>Agora teremos o SU35BM versão 4.75 Serial muito mais moderno e mortifero uhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuh Brasil

  6. Os russos perderam um cliente e não querem perder outro(s).Quando o “cheque” da OTAN chegar eles ainda se manterão nessa postura,não se esqueçam do Iran.

  7. A Russia esta fazendo o mesmo que fez com a Libia. Se opor a qualquer ataque e depois virar as costas e aceitar uma intervenção americana. Coitado do Khadafi que acreditou que os russos iria salva-lo

  8. Eu seria um insensato se eu afirmasse que eu torço para os EUA cairem.E seriamos o que nessa vida,todos vestiriamos uniformes padronizados cinzas e duas vezes por dia parariamos para fazermos educação fisica e teriamos nossos direitos e liberdades condicionados rsrs Eu torço sim para que a crise financeira destrua o coração de pedra do congresso Americano e que eles tornem-se mais humildes e passem a tratar aos demais como iguais.A Europa é questão de tempo ja esta em processo irreversivel de falencia e dependem em tudo dos Americanos ate para matarem suas fomes srs A queda do imperio Americano causaria a ascenção do imperio Chines e nem a Russia deseja isso.A formação BRICS em pacto militar sera um contraponto a OTAN ja que ONU é um fantoche nas mãos dos EUA e OTAN.Então quer dizer que Russos e Chineses nunca usaram o poder de veto né e acham que por não terem usado que não usariam rsrs Uma invasão na Siria causara um envolvimento direto do Irã e subsequentemente da Russia e da China.Sera o aniquilamento do Estado Judeu com serias consequencias a Europa e a deflagração de uma guerra sem precedentes onde o primeiro que usar artificios atomicos desencadeara uma sequencia imprevisivel de resposta atomica o que podera levar ao exterminio da vida no planeta e alquem quer isso?Então pagem pra ver mas esperem pelo menos chegar 21 de dezembro de 2012 ate que as ETzudas de imem complascentes aqui chegarão para me resgatarem desse mundo podre com criaturas inexcrupulosas.Vem logo ETzudas o tempo se esgota aiaiai uiuii vou fazer amor nas estrelas enquanto voces aqui se destroem rsrs

  9. Mais uma lorota russa a caminho… e coitada da Síria se depender das palavras ou ações dos russos na ONU para impedir uma ação EUA/Europa no país. As lideranças russa são politica e moralmente corruptas e não dá para levar a sério o que eles falam sobre política internacional. Porém, se a China disser pelos BRICs que impedirá essa agressão à Síria eu acredito. De outra modo, é bom nos prepararmos para mais um epsódio de mudança de regime e de governo no Oriente médio.

  10. Falou grosso gostei vamos ver se os brircs são capazes de lutarem contra o verdedeiro eixo do mal EUA & OTAN, ONU não tem moral a tempos sei muito bem aos quais interesses para quem ela defende e trabalha.

  11. É como já disse, a bolha estourou, igual a preservativo velho, agora é esperar o resultado, nada poderá evitar o nascimento de um novo tempo, só espero que o parto não sejam as dores do mundo, eis que o povo dos EUA talvez não aceitem a queda do seu imperio. Deveriam aceitar, e ser humildes como foi a Rússia, que dispensou os aneis (os paises satelites da URSS) e ficou com os dedos, ou seja, a propria existência dos EUA. Esta conjunção de forças dos BRICS significa que os EUA e a UNIÃO EUROPEIA resolveram dominar o mundo, e que não devemos cometer os mesmos erros de antes da 2ª Guerra Mundial que deixaram a Alemanha dominar meia Europa para depois gritarem tarde demais, se é que este erro já não foi cometido, espero que não.

  12. O problema Nao e a Russia ou a China vetarem qualquer intervenção. O problema e se os EUA e a OTAN vão respeitar isso. Dependendo do que estiver em jogo e claro, quanto, vão intervir de qualquer forma ” pelo bem dos civis inocentes”. A questão e: se acontecer, alguem vai encarar?!

  13. Será que não?
    Será que a Rússia vai se contrapor mesmo à OTAN/EUA ?
    Como disseram aí em cima, acho mais provável a China colocar quente em cima dessas ações ‘ocidentais’ que a Rússia, que afinal é ‘europeia’…

  14. Seria engraçado uma guerra mundial entre EUA/OTAN e o PACTO dos BRICS, especialmente se o Brasil fosse obrigado a enviar suas Forças Armadas para defender um páis como a Síria ou Iran. Seria cômico se não fosse trágico.

    []’s

  15. Meu caro Ronin não esquecemos a tal base russa no litoral sírio. Mas eu lhe pergunto, para que ela serve mesmo? Depois você pode nos responder também porque a Russia mesmo já vivenciando de longa esses movimentos da OTAN já permitiu inúmeros ataques ao território sírio, aceitou a objeção isarelenses e americanos e não vendeu pelo menos o já obsoleto s-300 para a Síria e o Irã? Nem Rússia, nem Irã nem Síria conseguiriam em se defender da OTAN só com isso obviamente mas com certeza provocaria estragos do grandes na ofensiva ocidental pois isso os obrigaria em empreender uma guerra de larga escala que, ao que parece, não estão nos seus objetivos, aja visto estar em curso um estratégia gradual que ocupação de domínios geopolíticos a qual a Rússia resmunga mas prática não se opõe.

Comentários não permitidos.