Relações Rússia e Brasil, têm grande potencial

Aleksandr Lukashévitch, porta-voz do ministério russo das Relações Exteriores. Foto: TASS.

Aleksandr Lukashévitch, porta-voz do ministério russo dos Negócios Estrangeiros, classifica como relevante o potencial das relações entre a Rússia e o Brasil. O anúncio foi feito em entrevista à agência Ria-Nóvosti durante a próxima visita do chanceler brasileiro, Antônio Patriota, ao país.

Quais são os objetivos da visita do ministro das Relações Exteriores do Brasil a Moscou? Pode citar os principais itens da agenda de próximas negociações?

O chanceler Antônio Patriota fará, nos dias 3 e 4 de setembro, uma visita de trabalho à Rússia a convite do ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguêi Lavrov. Esta visita deverá ser um novo passo no fortalecimento da parceria estratégica entre os dois países, em conformidade com o Plano de Ação da Parceria Estratégica assinado em 14 de maio de 2010. O encontro também poderá dar um novo impulso à cooperação russo-brasileira e ao desenvolvimento das relações bilaterais nas áreas econômica, comercial, científica e tecnológica.

Os dois ministros pretendem discutir a definição dos acordos entre os presidentes da Rússia e do Brasil, Dmítri Medvedev e Dilma Rousseff, alcançados na reunião de cúpula dos Brics em 14 de abril, em Sanya. Outros pactos foram debatidos em reuniões da Comissão de Alto Nível de Cooperação Rússia-Brasil – no dia 17 de maio, comandada pelo primeiro-ministro russo Vladímir Pútin e pelo vice-presidente brasileiro Michel Temer – da Comissão Rússia-Brasil de Cooperação Econômica, Comercial, Científica e Tecnológica e da Comissão Política mista.

Os governantes pretendem também trocar opiniões sobre os principais temas da agenda mundial e sobre a colaboração mútua em assuntos como a diplomacia, o primado do direito internacional e o papel central da ONU nos assuntos internacionais, bem como a promoção do desarmamento e o combate aos novos desafios e ameaças. Além disso, será abordada a situação no Oriente Médio, no norte da África e em outras regiões conflagradas; a situação econômica e financeira mundial; e as vias de aprofundamento da cooperação dos dois países na ONU, no Conselho de Segurança, no Conselho de Direitos Humanos e em outros foros especiais.

Os ministros deverão ainda identificar as possibilidades de aprofundamento da cooperação bilateral no âmbito do Brics. Os resultados da III Cúpula do BRICS estimulam a Rússia e o Brasil a dar continuidade aos esforços para a consolidação do grupo como um importante mecanismo de diálogo, que desperta cada vez mais a atenção da comunidade internacional.

Deverão ser analisadas ainda as perspectivas dos contatos bilaterais nas áreas cultural e humanitária. Um dos melhores exemplos de cooperação nesta área é a escola de balé do Teatro Bolshoi em Joinville (Santa Catarina) que funciona com sucesso há 11 anos. A Rússia, em contrapartida, possui uma escola de futebol brasileiro. E as partes dispensarão atenção às questões relativas à organização e a realização da Jornada de Cultura Russa no Brasil e da Jornada de Cultura Brasileira na Rússia, que visam contribuir para o fortalecimento da amizade e a aproximação dos dois países e povos.

Como pode ser avaliado o nível geral de cooperação russa com o Brasil? Há bons exemplos no cenário internacional?

O Brasil é o maior parceiro comercial russo na América Latina e, entre todos, está entre os principais. Por essa razão, as negociações em Moscou darão especial atenção ao ajustamento e à implantação de projetos e programas promissores de cooperação em vários setores científicos: o uso do espaço para fins pacíficos, energia nuclear, de petróleo e gás, tecnologia avançada e agricultura. Os países consideram isso importante para a intensificação das relações econômico-comerciais, que implica um esquema de pagamentos recíprocos em moedas nacionais.

A cooperação nos assuntos internacionais – particularmente, no âmbito de organismos internacionais, sobretudo a ONU – tem uma longa tradição. Além das Nações Unidas, os dois países têm mantido uma estreita cooperação no âmbito do G-20, foro global destinado à agenda econômica internacional. Além disso, queremos desenvolver a cooperação bilateral em associações regionais dos países da América Latina e do Caribe como o Mercosul e o Unasul. Em uma palavra, as potencialidades das relações entre a Rússia e o Brasil são muito grandes e é preciso aproveitá-las da melhor forma possível.

Fonte: Gazeta Russa

10 Comentários

  1. Excelente. Rússia e Brasil possuem economias complementares. Os dois países sairão ganhando.
    O BRICS foi uma ideia extraordinária. Precisamos urgentemente dos mísseis russos para a defesa do nosso espaço aéreo. Vamos adquirir alguns caças russos para testá-los, e quiçá um submarino nuclear.

  2. Grande potencial tem, mais cadê as ações para torná-las realidade?
    Fugindo do assunto do post…
    Eu acho q os políticos de forma ainda bastante lerda estao acordando para o assunto da DEFESA E SOBERANIA, pela primeira vez na minha vida eu vi uma propaganda partidária (específicamente do PRB) dizendo que a DEFESA E SOBERANIA do país é um dos compromissos do partido. Na hora quando vi na televisão nem acreditei… É um ato pequeno e insignificante, mas quer dizer q a mentalidade política está mudando, pelo menos é o que eu acho.

  3. SOBE NOVA DIREÇÃO
    .
    .
    Ultimamente é no grupo BRICS onde se vê mais dinamismo no cenário global do comércio,os grupos mais tradicionais,como G-7 por exemplo;já estacionaram.
    .
    Hoje a China e a Russia buscam lucrar em parcerias estratégicas;o Obama esteve aqui a nada de substancial aconteceu depois disso…eu disse substancial,se comparado com a queles dois.
    .
    Aos poucos a China economicamente irá se sobrepor com os EUA e a Europa,é ai onde está o grande receio americano.
    .
    Forças armadas poderosa, se faz com riqueza…dinheiro, e muito.

  4. Nossos políticos direitistas e entreguistas é que precisam ser banidos do planalto central, eles não querem uma relação Bielo russo brasil, pois temem o enfraquecimento des suas relações e negocios com o lado estadunidense, ainda bem que a Dilma está limpando os ministerios e deixando o minimo de tucanos por lá, por isso estamos evoluindo espero que continue assim por um longo tempo e que façamos bons negocios com os russos especialmente no setor armamentista.

  5. Sempre alimentei as esperanças numa relação bilateral e estratágica com a Russia e o Brasil, acho que agora vai…vamos torcer pra que seja exitosa e tenhamos as tecnologia que tanto queremos, se eles transferiram aos chineses e indianos, também podem transferir pra nós!

  6. Sou a favor dessa relação, aliás sou a favor de toda relação que dê lucro ao BRASIL, não me importa sinceramente se é Rússia , China ou EUA, eu não concordo é ficarmos na esfera de influência de alguns e fecharmos as portas para outros, perdendo oportunidades de bons negócios.
    O país está numa miséria danada educacional, alimentar, de empregos, de saúde , de defesa, de segurança pública e por aí vai.
    Temos e podemos fazer negócios com quem quisermos, isso é SOBERANIA.

  7. O Brasil tem que fazer igual a Venezuela fez um crédito com russos e adiquirir alguns armamentos que mais necessitamos se possivel conseguir produzir alguns equipamentos sob licença helicopteros mi28,sistema anti áreo bukm2, mais misseis iglas .

Comentários não permitidos.