Pelo fim do serviço militar obrigatório

http://www.jfolharegional.com.br/fotos/dia%20do%20soldado.jpg

Forças Armadas modernas são compostas por soldadas e soldados qualificados; são intensivas em capital humano e equipamentos

Em plena segunda década do século 21, choca o anacronismo representado pela obrigatoriedade do serviço militar, relicário equivalente ao elixir do atraso que mantém vivo o patronato político brasileiro, o voto obrigatório.
Entre os países onde o serviço é obrigatório, podemos pinçar Equador, Colômbia, Cuba, localidades do norte da África, Israel, Rússia e China. Essas nações têm de lidar com problemas internos, como guerras civis e estados de guerra permanentes, disputas de fronteira e projetos hegemônicos de superpotências.
Qual é o sentido de o Brasil pertencer a tal grupo de países? Em julho deste ano, o serviço obrigatório foi abolido na Alemanha, alinhando-a aos Estados Unidos, onde há um registro dos jovens aos 18 anos somente para uso em contingentes emergenciais.
O serviço obrigatório não existe, e nem mesmo há tal cadastro em boa parte dos países europeus, em vários da África subsaariana (incluindo a África do Sul) e da península Arábica, e tampouco na Austrália, na Índia e no Paquistão.
O Brasil enfrentará novos desafios, relacionados ao pré-sal, à atuação na ONU, à defesa dos recursos naturais, das fronteiras secas e da plataforma continental. Tal tarefa não demanda um contingente grande de pessoal desqualificado, mas um grupo de homens e mulheres qualificados e motivados, que disponham de salários e equipamentos adequados.
As forças Armadas estão sucateadas. Os principais armamentos (aviões, blindados e navios) estão, em grande parte, inutilizados. Alguns exemplos: 132 dos 318 equipamentos da Marinha estão parados; dos 1.953 blindados do Exército, somente metade funciona. Por fim, a Força Aérea tem disponíveis 85 dos seus 208 caças.
Todo esse problema exige um plano urgente de recuperação. As forças Armadas devem buscar eficiência com um projeto de profissionalização. Saltam aos olhos distorções como esta: nos EUA, há um oficial-general para cada 1.400 soldados, ao passo que aqui existe um para cada 971 homens.
Diante de quadro tão desalentador, qual seria a racionalidade do serviço obrigatório? O serviço militar seria um dos poucos momentos de socialização republicana dos cidadãos de todas as classes sociais no Brasil (se fosse estendido às mulheres). Mas tal papel poderia ser desempenhado com o serviço civil alternativo.
Forças Armadas modernas são compostas por soldadas e soldados qualificados; são intensivas em capital humano e equipamentos, não em trabalho desqualificado.
Em 1910, nossa frota naval, em quantidade e qualidade, perdia somente para a britânica. Mas nossos marinheiros eram analfabetos e desqualificados. Ironicamente, João Cândido Felisberto, um deles, sabia como conduzir uma das naus com esmero. Mas isso foi apenas fruto do acaso.
O Brasil precisa de forças Armadas modernas e profissionais, onde não prevaleçam Felisbertos, sucateamento e preceitos atávicos.

MARCOS FERNANDES G. DA SILVA é economista da Fundação Getulio Vargas, autor de “Ética e Economia”, “Economia Política da Corrupção no Brasil” e “Formação Econômica do Brasil

Fonte: Folha de S.Paulo via Notimp

28 Comentários

  1. “MARCOS FERNANDES G. DA SILVA é economista”,discordo sobre isso totalmente,ele não é especialista,ou menlhor é um suposto especialista que volta e meia aparece para lançar abobrinhas,os E.U.A mesmo que ele tanto cita tem problemas relacionado a recrutatamento para soldados participarem de suas guerras e devido a esse problema é comum mas não divulgado a contratação de mercenários por parte do Exército Americanos.

  2. AS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS,tem que mudar a sua filosofia,se atualizar com a realidade que esta ai,contudo;no serviço militar, agrega e soma valores patrióticos e fortalece o federalismo brasileiro.
    .
    Sou a favor da escolha de serviços voluntário,dando mais opções aos jovens;não necessário ser militar,porque não civil?-(existe más é puco divulgado,muito pouco)
    .
    O projeto rondon, é uma boa alternativa,levando jovens universitário,da rede publica e bolsistas; para as regiões menos assistidas em saúde e Educação infantil e juvenil,deveria ser mais aperfeiçoado este projeto.
    .
    Há muitos agricultores de assentamentos que não tem apoio técnicos em suas lavoura(agricultura familiar),e defensoria pública para os menos afortunados.
    .
    Quando aqueles que não tem estudo universitário,a maioria ;poderiam engajar nas forças armadas e o governo custear a sua formação acadêmica e profissional.(mais verbas para isso,existe esse propósito mais é muito insipiente e acanhado)
    .
    Sou a favor de uma força armada mais qualificada ,mais comandos especializados;em especial nas fronteiras desse meu Brasil de portas abertas para o mundo.

  3. Barca , anualmente cerca de 1.600.000 jovens(do sexo masculino) em idade se alistam e somente 90.000 são incorporados ao exercito,portanto,não haveria o menor problema em um sistema de serviço militar profissional no brasil.

  4. Faço apenas uma ressalva ao texto:

    “Em 1910, nossa frota naval, em quantidade e qualidade, perdia somente para a britânica”

    Não há nenhum fundamento no escrito acima. O fato de termos 2 encouraçados modernos, 2 pequenos cruzadores e 10 contra-torpedeiros não nos dava o segundo lugar.

  5. Achei preconceituoso a afirmação do economista ao se referir ao ”ALMIRANTE NEGRO”João Cândido Felisberto talvez ele não saiba o valor da Revolta da Chibata para a modernização da Marinha Brasileira!
    Sou contra o fim do alistamento obrigatório,isso faria com que nossas F.A fossem composta somente por pessoas que se alistariam só para estarem empregadas ou seja só pobres e menos afortunados iriam se alistar para fugirem do desemprego!
    As F.A devem ser o retrato da nação como um todo!

  6. Também não concordo com o fim do serviço militar abrigatório!Ele poderia ser muito melhor aproveitado, que não foi até o momento, é a forma que temos pra consertar alguma das mazelas nacional, sobretudo nas áreas socialmente problematica e também pra colocar os privilegiados do pais em contato com a nossa realidade e que sempre são dispensado no excesso de contingente nacional!O porém, é que os nossos governantes, pro mediocres, não vislumbram no serviço militar obrigatório uma alavanca pra promover o desenvolvimento nacional!E nessa circunsntancia é um disperdicio de recursos humanos extremamente valioso há bem da nação!

  7. Sou favorável ao Serviço a Nação Obrigatório, militar e civil, por um ano, para todas as pessoas com mais de 18 anos, prestados durante a semana para os jovens sem emprego e aos finais de semana para que já trabalha. Uma grande organização deveria ser lançada para trabalhar nisso.

  8. A obrigatoriedade é uma piada. FIlhos da elite não vão para quartéis onde só se houve falar de put….. Unidades militares são sinônimo de gente ignorante, sem educação, gente desqualificada e sem coragem de enfrentar a vida que optam por um empreguinho público mal remunerado.
    .
    Inúmeros são os casos que conheço de pessoas ligadas as forças armadas e que traficam drogas, para não coisas bem piores.
    .
    Piada também é um país que tem forças armadas não equipadas, como se as guerras do século XXI fossem feitas com tacape, arco, flecha e com os velhos fuzis que há nos quartéis.
    .
    Sorte do Brasil é que é um povo entreguista. As nações do primeiro mundo não precisam invadir e matar para obter o que querem. Basta subornar o Congresso Nacional, ou na pior das hipóteses, esperar que o governo mude. Bem sabemos a sanha de um determinado partido por privatizar coisas. Tem líderes partidários loucos por entregarem nosso petróleo para empresas estrangeiras (e o farão com o passar do tempo).

  9. O Autor não sabe o que fala..

    O serviço militar é importante para a formação da maioria dos jovens e para a integração do território nacional.

    E pode muito bem ter o serviço profissional em paralelo, porém, também não são necessários tantos generais como diz a artigo, pois a comparação feita com países que estão em constante guerra é um absurdo.

    O que no meu entender deveria ser repensado é a idade dos Oficiais Superiores e Oficiais Generais, pois deveriam abrir caminho para mais jovens alcançar o generalato.

  10. Na verdade o serviço militar deveria ser um direito não uma obrigação. Todos sabemos que mesmo tendo forças profissionais sempre chega a hora dos cidadão terem que pegar em armas. Se eles tiverem um treinamento minimo, as coisa ficam mais faceis. Imagine se o Brasil e agredido e as forças profissionais são emagadas ou pior, junta-se ao inimigo, tenho certesa que muitas pessoas iriam se levantar para lutar. Áte pessoas que nunca estariam aptas a servir profissionalmente.
    Ao inves de serviço militar deveria era ter uma EDUCAÇÃO MILITAR BÁSICA PARA TODOS OS CIDADÃES.
    Mutas dessa habilidades seriam uteis na vida civil: sobrevivencia, defesa pessoal, vigilancia e observação, primeiro socorros, etc.
    Pessoas com um treinamento minimo, poderiam ser organizadas mais rapidamente em caso de emergencia.
    Na minha opinião podem acabar com o serviço obrigatorio, mas que seja garantido um contingente minimo e com treinamento de nivel de elite. e que as forças armadas tenha escolas proprias para quem quiser term o treinamento básico.

  11. Serviço militar obrigatório eu não concordo. Porque acho que tem de servir quem quiser, ou precisar. Quem não precisar ou não quiser não tem que ser obrigado a tal. Se bem que atualmente tem até concorrencia pra servir.
    Tem que enchugar mais o numero de soldados nas cidades, e ampliar nas fronteiras.
    Acho ideal o modelo de serviço militar da suiça. Mas é um país socialmente evoluido, não se encaixaria aqui. Já pensaram? Um jovem ter de cuidar do seu fuzil em sua residencia como se fosse um bebê em plena favela?.. Não ia dar certo!..heheh

  12. Descordo totalmente do texto!!!!!
    Na minha adolescencia eu apenas ia em festas e não sentia vontade de estudar e muito menos servir ao exercito. Mas quando fui convocado, foi uma das melhores coisas que me aconteceu. Aprendi com meus oficiais que eramos capazes de ser qualquer coisa que desejassimos, e isso foi o que me fez ser um cidadão melhor e me influenciou muito em entrar em uma universidade.

    O EXERCITO BRASILEIRO NÂO TREINA APENAS SOLDADOS, MAS TAMBEM TREINA CIDADÃOS DE BEM.

  13. O ideal seria o sonho dos militares de passarem a serem Forças Armadas Civis como nos moldes da Suecia onde seriam melhores remunerados e teriam mais beneficios.Ter um contigente profissional permanente onde permaneceriam no quadro efetivo todos os especialistas essenciais e o contigente completado com serviço obrigatorio ao invez de voluntario.Todos os cidadões devem aprenderem a defenderem sua Patria pois todos somos soldados.Tenho alguns primos e primas em segundo grau que ao fazerem 16 anos foram e vão para Israel onde ficam no minimo 2 anos em Kibuts apredendo a sobreviverem no deserto e tecnicas de combate.Depois quando retornam são cidadões comuns.Sou vidrado nas jaquetas que trazem do MOSSAD mas ate agora não consegui rapinar nenhuma rsrs

  14. É obrigatório a apresentação, Mas ninguem Fica lá obrigado, fica quem quer e se tiver vaga, hoje é quase uma loteria,
    .
    É um dever de todos nos, eu sou a favor…
    Não a nada de mais em se apresentar,

  15. Sr Rogério Schnaider, com certeza o sr não tem nem idéia do que são nossas forças armadas, sem contar que o sr transparece ser um preconceituoso. A Aman, Epcar, Essa, Afa,etc; são escolas/academias militares de excelência em nosso país, nossos militares de carreira em alguma delas estudou, mas em um ponto o Sr tem razão, eles são muito mau remunerados, talves porque quem detém o poder civil tenha a mesma vizão tacanha como o Sr, de que nossos militares são ignorantes. Na minha umilde opinião são grandes patriotas por se submeterem a toda essa umilhação inclusive a sua, e ainda servirem a nossa nação com grande patriotismo e dedicação. Quanto aos Que cumprem o período obrigatório, o fazem com prazer(quase a totalidade), incluindo aí os pobres, negros ignorantes como o senhor mesmo diz, mas há também os “nobres” da nossa sociedade que têm consciencia da sua contribuição para com a nação.

  16. 1maluquinho, saudações!Daqui a pouco vc vai ser convocado pro amargedon judaico pelo divino,rsrsrs!Tou contigo e não abro!

  17. Sou a favor da obrigatoriedade. Assim caso precisarmos devender a pátria todos deveriam estar lá por dever e não como em muitos casos nos Estados Unidos, não há obrigatoriedade e muitos jovens são aliciados nos mais diversos lugares com promessas de salários vultuosos, assim se alista qualquer jovem desempregado que terá pouco treinamento e depois vão fazer m… no país dos outros. Me orgulho dos soldados brasileiros pois são bons profissionais e humanos em campo.

  18. Sou a favor e digo mais deveria ter para os civis, após o periodo de serviço obrigatório, treinamento de forma voluntária, como uma especie de voluntários da patría, mas em tempo de paz, e se preparando para que nunca haja guerra.

  19. somente paises que sofrem com baixo nivel de homens jovens e que profissionalizam suas forcas armadas.
    fazer isso gera gastos absolutamente desnecessarios e enfraquece o sentimento de patriotismo na elite brasileira(que sempre foram entreguistas diga-se de passagem).

  20. O que eu não entendo ,estando no seculo XXI ,já que temos os mesmo direitos os homens e as mulheres ,porque elas não fazem o serviço obrigatório também,mais como profissonal elas vão mais como obrigatório não e tampouco pidem os direitos iguais,isso para mim é uma discriminação de sexo para os homens como ir a uma discoteca sempre as muheres pagão menos que os homens isso é para denunciar as discotecas por discriminação.

  21. Tenho muito orgulho de ter servido à pátria. O serviço militar forma cidadãos. E para muitos, é a única alternativa de uma vida melhor. Provavelmente, esse senhor é um daqueles que “pediu pra sair”. Em Israel, o serviço é obrigatório e são das mais preparadas forças armadas do mundo. Claramente, o autor não sabe do que escreve. Queria saber como implantariam a disciplina no tal serviço civil obrigatório. Acordariam as 5:30 da manhã para ir prestar serviço?! Concordo no ponto que deveria ser estendido o serviço militar às mulheres. Em Israel é, e se precisar, todo mundo entra na briga. “Se queres a paz, prepara-te para a guerra”….

  22. Porque um economista merece crédito em assuntos militares? Não sou militar mas participo do tema segurança. É como dar atenção ao que disse um membro do greenpeace, sobre o submarino nuclear, de como deveria ser a composição da esquadra. Aliás, foi igual mesmo: primeiro falou um monte de besteiras e finalizou dizendo o que o Brasil precisa nas forças armadas. Fico indignado com aquela matéria!
    Comparar o Brasil com outros países e sem levar em consideração os interesses do país com serviço militar obrigatório, passa a idéia de que o Brasil depende da forma como outros povos lidam com essa questão.
    Ironizar João Cândido por ele saber executar suas tarefas foi algo inaceitável!!! O autor lança um livro que fala de ética, mas que valor é esse que ele atribui ao marinheiro dizendo que ele é fruto do acaso? Um herói nacional ser tratado como desqualificado para o Brasil, que lutou contra a própria humilhação que sofriam (e como sofriam!!), não apenas nos conveses mas também pela origem dos castigos da escravidão mantida nos navios, é mais um exemplo trágico de que o povo brasileiro despresa a própria história. Esse cara devia ter vergonha por manchar o nome de João Cândido. Sempre existiu analfabetismo nesse país por ser uma nação governada por elites, onde prevalesce seus interesses. A própria revolta da chibata aconteceu por causa dessa política.

    Tomemos cuidado com quem fala de ética para não esquecermos de quem lutou por justiça. Que prevaleçam Felisbertos!

  23. Sou absolutamente contra a obrigatoriedade do serviço militar.

    Se o jovem brasileiro, ao chegar nos seus 18 anos, pode tirar sua carteira de habilitação de motorista, participar do processo eleitoral nacional e, no caso de ser condenado em processo judicial penal, ir para uma penitenciária e não mais para a Fundação Casa, porque o seu querer não pode ser respeitado no período de alistamento ?

    Até a Sérvia (que passou por recentes conflitos bélicos desde o desmembramento da antiga Iugoslávia) optou pelo final da obrigatoriedade do serviço militar.

    A idéia dogmática de que o serviço militar “transforma o jovem num homem de verdade” cai por terra quando, apenas para citar exemplos, vemos um sargento no Tiro de Guerra de Batatais sendo pego com cocaína, ou vemos milicos formando milicias e extorquindo a população em serviços e atividades ilícitas, ou quando indicam aos criminosos onde ficam as armas em quartéis muitas vezes facilitando a entrada dos mesmos lá.

    Dentro do quartel o jovem vai ter contato com tanta coisa ruim como com coisa boa (tenho a impressão de que será a moralidade aprendida anteriormente pelo jovem em sua vida que decidirá qual o rumo que seguirá ou que se deixará influenciar).

    Para quem acha que militarismo é a solução, ainda me lembro da época em que comandantes de polícia militar se recusaram a aceitar que seus comandados eram corruptíveis porque tinham uma moralidade superior devido a vida militarizada que tinham. Hoje, o mais comum são esses comandantes pedirem desculpas a população por seus comandados usarem suas fardas e seu tempo para cometerem crimes contra quem recolhe impostos para pagar os soldos dos mesmos.

    Pra mim, obrigatoriedade de serviço militar é neurose.

Comentários não permitidos.