Militares custearam isolamento de Brizola

Ditadura pagou aluguel e alimentação de líder gaúcho por quase quatro anos

Inimigo número 1 da ditadura, Leonel Brizola teve as contas de aluguel e alimentação pagas pelo regime militar durante quase quatro dos 15 anos em que foi forçado a viver no exílio. O ex-governador recebeu US$ 30,1 mil da embaixada brasileira no Uruguai entre 1967 e 1971, época em que tinha de se manter a pelo menos 300 quilômetros de distância da fronteira.

http://www.pdt-rj.org.br/images/brizola_saoborja.jpg

Documentos obtidos pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos descortinam detalhes da intimidade do líder trabalhista entre os anos de 1965 e 1971 no Uruguai. O ex-governador obteve asilo político em junho de 1964, um mês depois da fuga para o país vizinho. Radicado na capital, ele potencializou a ira dos generais brasileiros ao atrair uma romaria de simpatizantes para Montevidéu, enquanto acalentava o sonho de derrubar os militares do poder por meio de uma luta armada.

As atividades conspiratórias levaram a cúpula do regime a retaliar o exilado ilustre. Invocando a Convenção de Caracas, que arbitrava sobre as regras de asilo político em países sul-americanos, o governo brasileiro solicitou às autoridades do Uruguai, em 4 de fevereiro de 1965, que o gaúcho fosse enquadrado no regime de internamento. Brizola deveria ficar a pelo menos 300 quilômetros do território brasileiro, sob estreita vigilância.

Banido da capital, o então expoente do PTB transferiu-se para o balneário de Atlântida, a 45 quilômetros de Montevidéu, e reivindicou que suas despesas de moradia e alimentação passassem a ser pagas pelo Ministério do Interior do Uruguai. Como ele desfrutava do status de asilado, o Palácio Estevez concordou.

Em 1966, contudo, o esvaziamento das verbas para patrocinar o crescente número de perseguidos políticos de países vizinhos fez com que as autoridades uruguaias intimassem o Brasil a arcar com os gastos de Brizola. Em correspondência ao governo brasileiro, comunicaram que, se o Planalto pretendesse manter Brizola confinado, deveria arcar com os gastos. Interessados em manter o gaúcho distante, os militares aceitaram pagar a conta, estipulando uma diária de US$ 22 para o caudilho. A ajuda foi paga entre 10 de agosto de 1967 e 11 de maio de 1971.

– Brizola passou por dificuldades financeiras, mas reivindicou esse benefício por vingança. Ele afirmava: “Vocês querem me confinar, então, terão de me sustentar” – diz Jair Krischke, do Movimento de Justiça e Direitos Humanos.

Fonte: ZeroHora via Notimp

14 Comentários

  1. Nada contra Brizola,mas isso só mostra como era patético o regime militar brasileiro !
    Pagando hospedagem para o ”inimigo”!

  2. Todo político se acostuma a viver das tetas da União.
    O Governo Militar caiu no meu conceito por causa disso. Que absurdo!

  3. O CARA ERA VENAL,UM PROSTITUÍDO DE IDEIAS
    .
    .
    Brizola com certeza faria um excelente papel no filme do batman como os duas-caras,o cara leva jeito,nem precisava interpretar o personagem.

  4. Saiu mais barato para a ditadura pagar para o opositor ficar longe…Mas sinceramente não ponho 100% de fé nesta história.

  5. Tem gente que adora o Brizola, teve seu valor, mas não foi assim uma Brastemp não!Minha mulher que é gaúcha endeusa ele, esse “de cujus” governou o RJ duas vezes, não fez nenhuma revolução, elegeu o juruna, acabou com o banerj, e alimentou a pelegada!Agora o que ele fez de bom foi o CIEPS!Os militares jogaram dinheiro fora, achando que ele “comunista” iria ser o próximo presidente civil e iria conduzir um caça as bruxas fardadas! Isso não ocorreu a história conta outros fatos, além do que ele brigou com a globo logo de cara e perdeu a chances de se tornar presidente!Deixe ele em paz tergiversando com lenin, ou stalin, ou mao se tung, em qualquer lugar do céu!

  6. EU disse nada contra Brizola,para discutir mais a ação do regime militar ao gastar verbas com a hospedagem do inimigo!
    Mas quanto a pessoa de Brizola eu concordo com muitos aqui,acredito até que parte da revolta dele no momento do golpe foi para defender interesses pessoais já que o mesmo era cunhado de JOÃO GULART !
    Brizola era egocêntrico e desequilibrado!

  7. E essa foi a Dita Dura?? KKKKKK
    Recebe grana pra ficar no exterior, depois voltam e ganham mais ainda com a indústria da indenização.
    Faça-me o favor.

  8. Muitos se esquecem tb que Brizola foi Presidente da Internacional Socialista,foi governador do RS que na época era o braço armado do Brasil,se os comandantes do RS fossem contra a Revolução,simplesmente não haveria pois viriam as tropas do SUL e acabariam com a festa,os militares d RJ,MG e SP,não teriam condições para uma luta contra o RS.Somem a isso a população desses respectivos Estados contra revolução,ela teria nascido morta,de todas as figuras realmente Brizola era a mais perigosa,até mais que Prestes.

  9. Não tenho nada contra a figura emblematica de Brizola e não o vejo como potencial subversivo a democracia Brasileira e duvido que ele intentava a luta armada.Falta sim a muitos Brasileiros um atriotismo de Leonel Brizola que não dava mole para gringo.No RJ governou por duas vezes sim e quis se impor com a Poliçada limitando suas incursões e favorecendo assim ao narcotrafico lucrar e se articular e o resultado foi que a Poliçada meteu em cana seu filho e sua filha no trafico de cocaina e depois disso ficou quietinho e se matou muito bandido no segundo governo Brizola rsrs A Poliçada passou a rodo geral e botou ordem no puteiro.Bandido bom é bandido morto e esse slogan surgiu do ex-delegado Sivuca hoje politico.Não havia nesse tempo milicias no RJ e grupos de exterminio composto por policiais,exterminadores e bandidos conhecido como Mineiras porque ainda existia o ESQUADRÃO DA MORTE que passava o rodo na bandidagem simplesmente por limpesa publica e não condicionado por interesses escusos.A bandidagem quando via uma viatura de policia não ficava nenhum.Hoje quando a bandidagem ve um comboio policial eles afrontam e desafiam.Não se tem mais respeito por nada e nem por ninguem.Pessoas de bem saem a rua sem saberem se voltam para casa e grande parte da Policia infelizmente é corrompida e bandida.So com a Caveira e o EM cravado no peito deles o Carioca tinha mais sossego.

  10. NO RIO GRANDE DO SUL,BRIZOLA E UMA LENDA,EM DOIS ANOS DO GOVERNO CRIOU MAIS ESCOLAS NO ESTADO DO RS ,QUE EM TRINAT ANOS DE GOVERNOS FEDERAIS FIZERAM NO BRASIL,CRIOU REFORMA AGRARIA,FEZ BRIZOLETAS DINHEIRO ESTATAL,SE OPOS FEROZMENTE AOS MILITARES APOIOU O PRESIDENTE DE DIREITOQUE ERA PARA SER JOAO GULLAR QUE TERIA DE ASSUMIR DE DIREITO POR SER VICE DE JOAO DE QUADROS,QUANDO GOVERNARDOR DO RIO DE JANEIRO FEZ MAIS DE 500 CIEPS ,CRIANÇA ENTRAVA DE MANHA ESDUDAVA TINHA LAZER ESPORTE COISA DE PRIMEIRO MUNDO E AINDA TEVE CORAGEM DE PEITAR A GLOBO,IMAGINE QUANTO DE PUBLICIDADE NEGATIVA RECEBEU E VENDO ESTES QUE ASSITEM TEVE AGREDITAM NESTA MER…QUEM QUIZER DICUTIR ESTE TEMA ENTRA NO MEU EMAIL .TEM MUITO A FALAR .vilsonfadell@hotmail.com.BRASIL ACIMA DE TUDO.

  11. “Meus herois morreram de over dose, meus inimigos, estão no poder”.
    Como sou adepto da filosofia confuciana, Herói bom, é herói morto.
    sim, porque herói que sobrevive é raro, e quase sempre trata-se ou de traidor delator, ou de covarde.
    Para mim , trata-se de mais um caso como de muitos os “sobreviventes” do golpe que receberam favores de quem eles diziam combater, extranho não?, ou foram cooptados ou nunca foram o que diziam ser.
    Se investigarem de verdade vão desenterrar ossos de muita gente viva…
    Sds
    E.M.Pinto

  12. Tem também o verdadeiro herói que luta e vence o inimigo, se estabelece e vira herói, o que não é o caso nem deste nem dos outros “Martires”.
    “ideologia, eu quero uma pra viver…”
    sds
    E.M.Pinto

  13. se fossemos uma ditadura mesmo, nem tinha chegado no uruguai…
    tinha sumido antes.
    que descansem em paz os miliatares que morreram defendendo a patria do comunismo apos 64, sao herois!!!!

Comentários não permitidos.